sábado, 16 de março de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Presidente da federação destaca momento histórico do triatlo”


Sérgio Dias comenta apuramento da estafeta mista para os Jogos Olímpicos

 

Por: Lusa

O presidente da Federação de Triatlo de Portugal congratulou-se esta sexta-feira pelo momento histórico para a modalidade, que garantiu quatro vagas em Paris'2024, apontando a um top 8 na estafeta mista e "trazer algo ao peito" em individuais.

"Sinto-me feliz, mas, acima de tudo, sinto-me feliz pela modalidade e pelos atletas que conquistaram este lugar. É um resultado histórico, ou é um momento histórico, qualificarmos quatro atletas. É inédito nesse sentido e, acima de tudo, porque temos igualdade nos Jogos, que era algo que nunca tinha acontecido. Já tínhamos tido três homens, dois homens e uma mulher. E, agora, finalmente, dois homens e duas mulheres e podermos alinhar na estafeta mista, é um grande orgulho", enalteceu Sérgio Dias, em declarações à Lusa.

A estafeta mista portuguesa de triatlo qualificou-se para Paris2024, com a modalidade a garantir a maior delegação de sempre em Jogos Olímpicos, uma vez que estará também representada com dois triatletas nas provas individuais feminina e masculina.

Após o cancelamento da etapa de Abu Dhabi da Taça do Mundo - a última que contava para o apuramento -, devido ao mau tempo, a World Triathlon decidiu dar por finalizado o processo de qualificação, com a estafeta mista lusa a assegurar uma vaga graças ao nono lugar que ocupa no ranking mundial.

"[Quando a etapa foi cancelada] desenhámos todos os cenários, como tínhamos desenhado uma ferramenta para simularmos todos os resultados que podiam acontecer, ou pelo menos os mais prováveis. Obviamente que o cancelamento é algo que nos deixou apreensivos, mas também confiantes na capacidade da estafeta. Sempre disse que tínhamos a capacidade de acreditar e os atletas mais do que eu ou qualquer dirigente acreditaram que tínhamos a capacidade de nos qualificarmos com mérito próprio e foi com esse mérito que nos qualificámos", destacou.

Com lugares reservados às seis estafetas mais bem pontuadas no ranking, à exceção da França, Alemanha e Grã-Bretanha, já qualificadas, Portugal ficou com a sexta vaga, atrás de Nova Zelândia, Suíça, Austrália, Estados Unidos e Itália.

"Digamos que o cancelamento de Abu Dhabi acabou por adicionar aqui mais alguns cenários de incerteza, mas acho que num cenário normal nos qualificaríamos de pleno direito", reforçou.

O presidente da Federação de Triatlo de Portugal assumiu que a prata conquistada pela estafeta mista composta por Ricardo Batista, Melanie Santos, Vasco Vilaça e Maria Tomé na Taça do Mundo de Napier, na Nova Zelândia, foi determinante.

"Era algo que perseguíamos há muito tempo. Já tínhamos estado muito perto [...]. A verdade é que em Napier as coisas nos correram de feição, mas quem viu a prova tem o exemplo perfeito de que numa prova de estafetas tudo pode acontecer. E a prova não arrancou da melhor forma, mas a verdade é que com o empenho de todos os atletas acabaram por conquistar esse lugar. Isso deu um 'boost' de confiança tremendo e eu acho que é isso que vamos levar para os Jogos", defendeu.

Sérgio Dias confessou já estar a perspetivar Paris2024 "eu penso nos Jogos desde que fui eleito", brincou, dizendo não ser de "esconder aquilo que são as ambições" da estafeta portuguesa.

"Eu acredito que a parte mais difícil era chegar aos Jogos e acredito que temos tudo para lutar por um lugar dentro dos oito primeiros da classificação. Acho que é um lugar de pleno direito pela capacidade dos nossos atletas. Obviamente, depois dentro daí, depende muito do desenrolar da prova, se ficamos uns furos mais acima ou uns furos mais abaixo", estimou.

No entanto, é nas provas individuais que o responsável federativo deposita mais esperanças: "A nossa ambição é um bocadinho mais alta, pelo menos com alguns dos atletas. Não estão todos no mesmo patamar e a própria perspetiva deles não é igual, mas aí ambicionamos um bocadinho mais, sim. Ambicionamos trazer algo ao peito. Já o disse, não o escondo. É para isso que temos andado a trabalhar, nós dirigentes e os atletas em particular".

Os Jogos Olímpicos Paris2024 decorrem entre 26 de julho e 11 de agosto, com Portugal a ter já 40 atletas apurados em 11 modalidades.

Fonte: Record on-line

“Jasper Philipsen vence clássica Milão-São Remo”


Tadej Pogacar fechou o pódio em Itália

 

Por: Record

Ainda não foi este ano que Tadej Pogacar (Emirates) juntou a Milão-São Remo às outras clássicas que já venceu. O esloveno foi terceiro na edição 115 da corrida italiana, a mais longa do calendário mundial, com 288 quilómetros.

Pogacar chegou integrado num pequeno grupo de 12 unidades que cortou a meta com 35 segundos de vantagem um outro grupo. E na frente estava também Mathieu van der Poel, igualmente um dos candidatos, mas que acabou a trabalhar para a vitória do companheiro de equipa, Jasper Philipsen, que bateu ainda Michael Matthews (Jayco).

Fonte: Record on-line

“Estafeta mista portuguesa de triatlo qualifica quatro atletas para os Jogos Olímpicos”


Modalidade garante a maior representação de sempre em Paris'24

 

Por: Lusa

Foto: Federação de Triatlo de Portugal/Instagram

A estafeta mista portuguesa de triatlo qualificou-se para Paris2024, com a modalidade a garantir a maior representação de sempre em Jogos Olímpicos, uma vez que estará também representada com dois triatletas nas provas masculina e feminina individuais.

"Estamos em Paris2024. A nossa estafeta mista está qualificada para os Jogos Olímpicos deste ano na capital francesa", confirmou a Federação de Triatlo de Portugal numa publicação na sua conta nas redes sociais.

A federação explica que a World Triathlon deu como finalizado o processo de qualificação na sequência do cancelamento da prova de Abu Dhabi, devido ao mau tempo, com Portugal a assegurar a qualificação graças ao nono lugar que ocupa no ranking mundial, uma posição cimentada com a prata conquistada na etapa da Taça do Mundo de Napier, na Nova Zelândia.

Com vagas reservadas para as seis estafetas melhores pontuadas no ranking, à exceção da França, Alemanha e Grã-Bretanha, já qualificadas, Portugal ficou com a sexta vaga, atrás de Nova Zelândia, Suíça, Austrália, Estados Unidos e Itália.

A medalha de prata conquistada na etapa de Napier, por Ricardo Batista, Melanie Santos, Vasco Vilaça e Maria Tomé, permitiu à estafeta nacional subir três lugares e entrar em posição de qualificação.

"Com este feito, o triatlo português consegue a sua maior representação de sempre em Jogos Olímpicos", sublinha ainda o organismo.

A modalidade terá assim quatro representantes nos Jogos Olímpicos Paris2024, que decorrem entre 26 de julho e 11 de agosto, sendo a primeira vez que haverá duas mulheres portuguesas nas provas individuais de triatlo.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Iúri Leitão sexto classificado no omnium da Taça das Nações”


Por: José Carlos Gomes

O português Iúri Leitão foi hoje o sexto classificado no concurso de omnium da etapa de Hong Kong da Taça das Nações de Pista, que decorre até amanhã.

O campeão mundial desta disciplina olímpica fez uma prova em crescendo até à terceira das quatro corridas pontuáveis. Iúri Leitão começou com um sexto lugar em scratch, melhorou uma posição na corrida tempo e venceu a prova de eliminação.

Este arranque de concurso permitiu ao vianense chegar à corrida por pontos, última e decisiva prova pontuável, na terceira posição.

Nos 25 quilómetros (100 voltas) da corrida final, Iúri Leitão dobrou uma vez o pelotão e somou mais um ponto num dos dez sprints. Acabou por fechar o concurso de omnium com 123 pontos, o que lhe valeria a sexta posição final.

Provando-se que a corrida por pontos pode revolucionar completamente a classificação, o neozelandês Aaron Gate entrou na prova final no sexto lugar da classificação, mas, com uma corrida por pontos quase perfeita, levaria a medalha de ouro. Gate deu três voltas ao pelotão e pontuou em três sprints, finalizando com 144 pontos.

O francês Oscar Nilsson Julien comandou desde o Scratch, mas teve de contentar-se com o segundo posto, apenas a um ponto do vencedor. No terceiro lugar ficou o japonês Naoki Kojima, com 133 pontos.

“O Iúri fez um bom programa de omnium, deu o seu melhor. Não foi possível manter o lugar de pódio, mas fizemos um.muito bom lugar, cumprindo plenamente os objetivos, num concurso exigente e com muita qualidade competitiva”, considera o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

A ronda asiática da Taça das Nações, penúltima competição pontuável para o apuramento olímpico, termina neste domingo. Os três portugueses sobem à pista nesta jornada. Maria Martins enfrenta a qualificação de omnium às duas da madrugada (hora portuguesa). Apurando-se terá a última prova do concurso às 11h05. Às 4h00 inicia-se a qualificação de Madison, na qual João Matias e Iúri Leitão irão bater-se pelo acesso à final, marcada para as 9h00.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Sabgal / Anicolor disputa amanhã a 7.ª edição da Clássica da Arrábida”


Amanhã, dia 17 de março, chega a 7.ª edição da Clássica da Arrábida, prova internacional com um percurso que atravessa os três concelhos da Arrábida: Setúbal, Sesimbra e Palmela. Ao longo de 175,1 km, o pelotão vai percorrer e promover o território unido pelos três concelhos da serra da Arrábida, que dá nome ao evento. 

Trata-se de uma prova muito especial para Rafael Reis, por estar a correr em casa, sendo ele um dos sete corredores da Sabgal / Anicolor que vai alinhar no domingo. Esta clássica marca também a estreia do novo reforço da equipa, o dinamarquês Julius Johansen, que acaba de chegar à estrutura de Águeda. A estes dois atletas vão juntar-se André Carvalho, Frederico Figueiredo, Artem Nych, Oliver Rees e Mathias Bregnhøj. 


A 7.ª edição terá partida na Avenida Luísa Todi, em Setúbal (11H30), passagem em Sesimbra e chegada a Palmela, na Avenida da Liberdade (15H43), num total de 175,1 km. Nos últimos 46 km, o pelotão vai enfrentar três Prémios de Montanha de 3.ª categoria, no Alto da Serra (129 km), Sesimbra (141,8 km) e a 11 km da meta, no Alto das Necessidades (164 km).  

Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor, referiu que “a Clássica da Arrábida é uma corrida bastante exigente, com um percurso muito seletivo. As edições passadas foram sempre muito bem disputadas, é uma corrida que certamente vai ser muito atacada e nós queremos fazer o melhor possível para sair da Clássica da Arrábida com um bom resultado e dignificar os nossos patrocinadores e parceiros”.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Seleção Nacional/Ana Santos e Diogo Neves no top 10 em França”


Por: José Carlos Gomes

Ana Santos, sétima classificada na prova de sub-23 feminina, e Diogo Neves, nono classificado na corrida masculina do mesmo escalão etário, foram os melhores elementos da Seleção Nacional nas provas da Taça de França de Cross Country Olímpico (XCO) hoje disputadas em Luminy, na região de Marselha.

Num circuito de grande exigência técnica, Ana Santos partia com a responsabilidade de colocar-se no melhor lugar possível da classificação, dado que Portugal está na luta pelo apuramento olímpico no setor feminino de XCO.

A corredora portuguesa esteve à altura da responsabilidade e conseguiu um desempenho de destaque, terminando na sétima posição. Ana Santos gastou mais 7m12s do que a vencedora, a britânica Ella Maclean-Howell. A segunda classificada, a 36 segundos, foi a francesa Olivia Onesti. A espanhola Marta Cano fechou o pódio, a 2m06s da vencedora.


Portugal contou com três corredores na prova masculina. Diogo Neves também conseguiu destacar-se e entrar nos dez melhores. Foi o nono classificado, a 3m21s do francês Luca Martin, que venceu isolado. Yannis Musy foi o segundo, a 41 segundos. O neerlandês Chris van Dijk ocupou o lugar imediato, a 56 segundos.

Rafael Sousa acabou a corrida na 25.ª posição, a 7m23s. João Cruz não terminou a corrida, devido a avaria na bicicleta.

“Nestas idades, o mais importante é o processo de formação. Esta corrida tem uma relevância especial, devido à exigência do percurso, que tira os nossos corredores do seu contexto habitual, obrigando-os a trabalhar fora da zona de conforto. Os resultados aqui conquistados mostram que o desempenho dos nossos corredores tem vindo em crescendo, mesmo quando a exigência aumenta”, salienta o selecionador nacional, Pedro Vigário.

A participação nacional nesta ronda da Taça de França de XCO, pontuável para os rankings UCI, termina na manhã deste domingo. Às 10h15 Beatriz Guerra alinha na prova feminina de juniores.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com