segunda-feira, 20 de julho de 2020

“Campeonato Nacional de Clubes de Cross da Federação Triatlo Portugal”


O cross regressou em Abrantes no dia 19 de julho com o Campeonato Nacional de Clubes.
Realizou-se no dia 19 de julho, domingo, o X Duatlo João Campos, prova que recebeu a segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Cross, uma das competições que assinalou a retoma do calendário. Foi uma prova disputada em formato de contrarrelógio individual, com a ordem de partida, de 30 em 30 segundos, a ser definida pelo ranking. Os últimos a partir são os primeiros do ranking, o que pode funcionar como uma motivação extra para alcançar os atletas da frente.
Apesar de um dia quente, as temperaturas tiveram uma ligeira descida em relação ao dia anterior, o que aliviou os atletas de cross para fazer a sua prova que teve um trajeto exigente.

O percurso era composto por uma primeira corrida de duas voltas, com sobe e desce em terreno irregular e incluiu zonas de passagem estreita; o BTT teve alguma exigência técnica, à medida da maioria dos atletas, e era fisicamente muito duro, com subidas difíceis e zonas de pedra solta.
Foi uma prova muito disputada, que contou com uma participação muito interessante, com três equipas femininas a pontuar, com destaque para o elevado nível do Alhandra Sporting Club.
João Ferreira participou também no Triatlo no dia anterior onde foi 4º. classificado da geral
João Ferreira participou também no Triatlo no dia anterior onde foi 4º. classificado da geral
De salientar a prestação de João Ferreira, primeiro classificado na geral, depois da excelente competição no triatlo no dia anterior, prova em que obteve a 4.ª Posição da geral.


Resultados coletivos masculinos
O Amiciclo de Grândola venceu esta prova, com Rui Dolores, com o tempo de 01:12:02, João Jesus, que fez o tempo de 01:14:46 e Hugo Baluga, com 01:16:02.
A segunda posição foi alcançada pelo OutSystems Olímpico de Oeiras, com Rui Narigueta, com 01:13:32, Bernard Lehmann, com o tempo de 01:17:44 e Nuno Carvalho com 01:19:07.
O Clube Praças da Armada conquistou o terceiro lugar na classificação com Marco Miguel, com o tempo de 01:14:33, David Gonçalves, que em estreia nos duatlos fez a marca de 01:17:15 e Ricardo Esteves, que fez o tempo de 01:19:26.

Resultados coletivos femininos
Pauline Vie, que também venceu na geral, conquistou com o Alhandra Sporting Club o primeiro lugar por equipas totalizando o tempo de 01:29:56, juntamente com as suas colegas de equipa Ana Ramos, que teve uma excelente prestação com 01:37:24 e Ana Martinho, com 01:50:07.

O OutSystems Olímpico de Oeiras alcançou o segundo lugar com Sheila Azevedo Marques, que no regresso às competições fez o tempo de 01:33:42, Susana Pontes com a marca de 01:44:34 e Céu Nunes com 01:46:36.
A fechar o pódio das equipas ficou o Núcleo do Sporting da Golegã, com a júnior Beatriz Ferreira com 01:41:02, Ana Vintém com o tempo de 01:43:29 e Susana Mateus com 01:57:16.

Resultados absolutos femininos
Este Duatlo foi ganho em femininos por Pauline Vie, do Alhandra Sporting Club, seguida de Sheila Azevedo Marques, do Outsystems Olímpico de Oeiras e de Cristina Pereira, do GCA Donas – TRIATLO, que conquistou a terceira posição com 01:34:26.
João Ferreira, do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa, foi o vencedor desta competição com 01:11:41, seguido de Rui Dolores, do Amiciclo Grândola, com  
Muitos parabéns a todos!

As provas Triatlo de Abrantes e X Duatlo Cross João Campos são uma organização do Município de Abrantes com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal e parceria com a Associação Aventurirequinte (Clube Triatlo de Abrantes).
Consulte todos os resultados aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/resultados/
Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Grandes Prémios O Jogo e Jornal de Notícias marcados para depois da Volta”


Os Grandes Prémios O Jogo e Jornal de Notícias em bicicleta foram marcados para depois das novas datas da Volta a Portugal.
Os Grandes Prémios O Jogo e Jornal de Notícias em bicicleta foram marcados para depois das novas datas da Volta a Portugal, no mês de outubro, segundo um novo calendário publicado hoje pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
Segundo o calendário, o prémio O Jogo decorre em 10 e 11 de outubro, antes da corrida do JN, de 13 a 18 do mesmo mês, encerrando a época de estrada já depois da prova ‘rainha’, a Volta a Portugal.
A Federação assumiu a organização da prova e apontou como novas datas para o evento uma corrida de nove dias, sem dia de descanso, entre 27 de setembro e 05 de outubro.
No novo calendário, nota para a antecipação dos Nacionais de estrada, para os quais a União Ciclista Internacional (UCI) tinha apontado, como referência, o fim de semana de 21 a 23 de agosto.
Em Portugal, o campeonato vai decorrer em 14 de agosto, na especialidade de contrarrelógio, enquanto a prova de fundo para sub-23 está marcada para dia 15 e os corredores de elite discutem o título no dia 16.
Além do campeonato nacional de rampa, nota também para o Grande Prémio de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho, marcado para 19 e 20 de setembro, dia dos Nacionais de contrarrelógio no feminino, juniores e veteranos.
A FPC publicou ainda novas datas para as vertentes de BTT, BMX e ciclocrosse, com o nacional de ‘downhill’ no dia 20 de setembro, o nacional de ‘cross country’ olímpico em 27 de setembro, o nacional de enduro em 25 de outubro e a Taça do Mundo de ‘downhill’ de 29 de outubro a 01 de novembro.
O campeonato nacional de BMX está marcado para 17 de outubro.
Segundo comunicado da federação, foi dada prioridade "a corridas individuais, de risco baixo, e criaram-se normas específicas para a organização de eventos de cada uma das vertentes" tendo em conta a pandemia de covid-19.
O pelotão de estrada regressou à competição com a Prova de Reabertura, em Anadia, vencida por Rui Costa (UAE Emirates), em 05 de julho, depois de ter estado sem competir desde meados de março.
Ainda assim, o regresso foi curto, uma vez que o Troféu Joaquim Agostinho foi adiado para setembro, devido a um caso positivo na organização, enquanto a Volta a Portugal ganhou nova data após a federação assumir a organização, depois de já ter feito aprovar um plano de segurança por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Fonte: Sapo on-line

“Covid-19: Ciclistas colombianos aterram na Europa em voo fretado pelo governo”


Regresso oficial à competição a partir do dia 28 de julho, com a Volta a Burgos
Por: Lusa
Foto: EPA
Um voo fretado pela Colômbia para transportar desportistas de alto rendimento para a Europa colocou lado a lado ciclistas como Egan Bernal (INEOS), Nairo Quintana (Arkéa Samsic) ou Rigoberto Urán (Education First), aterrando esta segunda-feira em Madrid.
Bernal, que em 2019 venceu a Volta a França, prepara-se, como Quintana ou Miguel Ángel López (Astana), que viajaram no mesmo voo, para voltar a enfrentar o Tour, embora agora esteja apenas preocupado com aferir o nível de forma em que se encontra.
O voo, que saiu de Bogotá com cerca de 110 passageiros e foi fretado pelo governo daquele país para contornar as dificuldades de deslocação devido à pandemia de covid-19, reunia alguns dos melhores ciclistas da atualidade, como a bicampeã olímpica de BMX, Mariana Pajón, e atletas colombianos de outras modalidades, de judocas a futebolistas.
"Por agora, quero descansar, encontrar-me com a minha equipa em Andorra e começar a preparar as corridas que aí vêm", indicou Bernal.
O jovem colombiano quer "recuperar a concentração competitiva" e ir melhorando a forma "passo a passo", depois dos efeitos da pandemia de covid-19, que restringiu a forma de treinar e suspendeu, cancelou ou adiou todas as competições velocipédicas durante quase quatro meses.
Os atletas colombianos foram todos testados à covid-19 antes da partida de Bogotá, não tendo de fazer quarentena à chegada, tendo abandonado o país num momento em que a pandemia se expande em solo colombiano, em estado de emergência desde 18 de março, com um aumento de quase 1.500 mortes, de cerca de cinco mil para 6.500, em pouco mais de uma semana.
O ciclismo internacional retoma a competição a partir de 28 de julho, com a Volta a Burgos, em Espanha, estando as três grandes Voltas agendadas entre o final do verão e o início do outono: a Volta a França arranca em 29 de agosto, a Volta a Itália em 03 de outubro e a Volta a Espanha em 20 de outubro.
Fonte: Record on-line

“Ricardo Batista e Gonçalo Balbino, vencem em Abrantes, no regresso do Triatlo”

Por: Paulo José Catarino Vieira
Foi debaixo de um calor tórrido no Parque Aquapolis em Abrantes, que o Triatlo teve o seu regresso à competição, no passado sábado, dia 18 de julho, com a realização das provas de apuramento em Elites e Juniores, para o Campeonato da Europa, que se realiza em Tartu na Estónia no final do mês de agosto, e também da 2ªetapa da Taça de Portugal de Triatlo.
Numa retoma às competições muito positiva do Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, Ricardo Batista venceu a prova de apuramento em Elites, enquanto Gonçalo Balbino venceu a prova de apuramento em Juniores.
Ainda na prova de Elites, tivemos a participação de Guilherme Pires que terminou no 7º lugar,  e nas Elites femininas, Joana Miranda obteve o 5º lugar. Em Juniores, de Afonso do Canto que alcançou o 2ºlugar. Abel Afonso foi vítima das elevadas temperaturas que se fizeram sentir em Abrantes, e não conseguiu concluir a sua prova de Juniores.

Na 2ªetapa da Taça de Portugal, disputada em distância sprint, tal como as provas de apuramento (750m/natação, 20kms/ciclismo e 5kms/corrida), o Clube de Natação de Torres Novas ao ver-se privado dos seus principais atletas que competiram nas provas de apuramento, tentou defender a sua liderança nesta competição, com a participação dos seus mais jovens atletas.
Com a sua estreia no escalão de Cadetes, João Nuno Batista (ainda juvenil) surpreendeu com um 12ºlugar à geral (1ºCadete), e com o restante pódio de Cadetes desta etapa a ser preenchido por atletas torrejanos, Duarte Santos no 2ºlugar (17º à geral) e José Tadeia no 3ºlugar (20º à geral), e ainda Gustavo do Canto no 4ºlugar (28º à geral).

Os resultados destes jovens atletas permitiram à equipa do Clube de Natação torrejana alcançar coletivamente o 4ºlugar, e consequentemente o 2ºlugar na Taça de Portugal de Triatlo, demonstrando que o trabalho desenvolvido pelo treinador Paulo Antunes continua a dar frutos em Torres Novas, e não só.
No Grupo de Idades 45-49 anos, o vencedor foi Gonçalo Neves (40º à geral) e Marco Sousa obteve o 6ºlugar (60º à geral), e no Grupo de Idades 50-54, Vítor Santos classificou-se na 11ª posição (108º à geral). David Paiva em séniores, não conseguiu concluir a sua prova.
Fonte: Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas



“Provas agendadas Federação Portuguesa de Ciclismo”


Calendários de estrada, BTT, BMX e ciclocrosse ganham forma
Por: José Carlos Gomes
O calendário nacional de ciclismo para o segundo semestre vai ganhando forma, estando já agendadas mais de 20 provas de distintas vertentes e disciplinas da modalidade. Espera-se que outras sejam adicionadas nas próximas semanas.
As competições agora calendarizadas têm em conta o atual estado pandémico e as normas estritas que devem ser cumpridas para que decorram com total segurança sanitária. Nesse sentido, deu-se prioridade a corridas individuais, de risco baixo, e criaram-se normas específicas para a organização de eventos de cada uma das vertentes.
O calendário hoje divulgado comporta algumas novidades, como o Campeonato Nacional de Rampa, em estrada, e o Campeonato Nacional de Cross Country Eliminator (XCE), em BTT. Além disso, haverá qualificações inter-regionais para o Campeonato Nacional de Cross Country Olímpico (XCO) e para o Nacional de Rampa, de forma a diminuir o número de participantes na final, medida indispensável para mitigar os riscos.
No BTT prevê-se ainda a realização de duas etapas da Taça de Portugal de Downhill (DHI) e de três provas pontuáveis para a Taça de Portugal de Enduro, ainda não calendarizadas, porque decorrem negociações com os organizadores para o melhor agendamento dessas corridas.
Na estrada admite-se, desde já, a realização de eventos em pelotão, de risco mais elevado, mas aplicando as medidas acordadas entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Direção-Geral da Saúde, tendo em vista a Volta a Portugal.

Calendário 2020
Estrada
14 de agosto: Campeonato Nacional de Contrarrelógio: Elite e Sub-23 Masculinos, e Paraciclismo
15 de agosto: Campeonato Nacional de Fundo: Sub-23 Masculinos
16 de agosto: Campeonato Nacional de Fundo: Elite Masculinos
5 e 6 de setembro: Qualificações Inter-Regionais para o Campeonato Nacional de Rampa
13 de setembro: Campeonato Nacional de Rampa: todas as categorias de Cadetes a Masters
19 e 20 de setembro: GP Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho
19 e 20 de setembro: Campeonato Nacional de Contrarrelógio para camadas jovens, femininas e masters
27 de setembro a 5 de outubro: Volta a Portugal
10 e 11 de outubro: Grande Prémio O Jogo
13 a 18 de outubro: Grande Prémio Jornal de Notícias

BTT
30 de agosto: Campeonato Nacional de XCE
12 e 13 de setembro: Qualificações Inter-Regionais para o Campeonato Nacional XCO
20 de setembro: Campeonato Nacional de DHI
27 de setembro: Campeonato Nacional de XCO
11 de outubro: Campeonato Nacional de XCM
25 de outubro: Campeonato Nacional de Enduro
29 de outubro a 1 de novembro: Taça do Mundo de DHI

BMX
10 de outubro: 3.ª Prova da Taça de Portugal de BMX Race
17 de outubro: Campeonato Nacional de BMX Race

Ciclocrosse
1 de novembro: 1.ª Prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse
22 de novembro: 2.ª Prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse
6 de dezembro: 3.ª Prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse
20 de dezembro: 4.ª Prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse
Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com