domingo, 19 de agosto de 2018

“Matej Mohoric vence o Binck Bank Tour”

Esloveno triunfou na prova belga, onde Nuno Bico foi 78.º

Por: Lusa

O ciclista esloveno Matej Mohoric (Bahrein-Merida) foi o vencedor final do Binck Bank Tour, que este domingo terminou em Geraardsbergen com uma etapa ganha pelo australiano da Sunweb Michael Mathews.

No conjunto das sete etapas, Mohoric foi creditado em 25:13.01 horas, com Mathews a cinco segundos e o belga Tim Wellens (Lotto Soudal), a 20.

Nuno Bico (Movistar) terminou a competição no 78.º lugar, a quase meia hora de Mohoric, enquanto Ruben Guerreiro (Trek-Segafredo) desistiu nesta sétima e última etapa.

Fonte: Record on-line

“Tiago Machado foi 37.º na Artic Race na Noruega”

Russo Sergei Chernetski (Astana) venceu prova

Por: Lusa

Foto: Filipe Farinha/Arquivo

Tiago Machado (Katusha Alpecin) terminou este domingo na 37.ª posição a Artic Race na Noruega, prova ganha pelo russo Sergei Chernetski (Astana).

O corredor natural de Famalicão concluiu a quarta e última etapa no 73.º posto, a 1.24 minutos do vencedor, o holandês Mathieu van der Poel (Corendon-Circus), que concluiu os 145,5 quilómetros da ligação entre Kvalsund e Alta em 3:21.02 horas.

Na classificação geral, Chernetski segurou o triunfo final, com 11 segundos de vantagem sobre o norueguês Markus Hoelgaard (Joker Icopal), segundo classificado, e 12 sobre o norte-americano Colin Joyce (Rally Cycling), terceiro.

Fonte: Record on-line

“Equipa Portugal/Tiago Antunes em fuga e Rui Oliveira sétimo na chegada”

Por: José Carlos

Rui Oliveira voltou a ser o melhor português na terceira etapa da Volta a França do Futuro, cortando a meta na sétima posição, depois de percorridos os 171,2 quilómetros que uniram Lude a Châteaudun. Tiago Antunes andou em fuga, mas foi alcançado nas últimas centenas de metros, ao contrário do francês Damien Touzé, que conseguiu levar a escapada até à meta para vencer a tirada.

A terceira jornada da Volta a França do Futuro foi, até ao momento, a mais exigente da competição. À alta velocidade, semelhante à das etapas anteriores, juntou-se hoje um percurso ondulado e a fadiga acumulada. O resultado foi uma corrida em que as primeiras fragilidades foram postas a nu.

No pólo oposto estiveram aqueles que tentaram aproveitar as dificuldades para medir o pulso à concorrência. Entre estes mostrou-se o português Tiago Antunes, que passou cerca de metade da etapa integrado num grupo de sete fugitivos, aos quais o pelotão, comandado pela França e pela Noruega, nunca deu grande margem, acabando por aproximar-se decisivamente nos quilómetros finais.

Apesar da aceleração do grupo principal, quatro dos sete fugitivos conseguiram fazer singrar a escapada. O francês Damien Touzé venceu, relegando o italiano Edoardo Affini e o holandês Thymen Aensman para a segunda e terceira posições, respetivamente. Rui Oliveira foi o terceiro do pelotão, sétimo na tirada, a 7 segundos do vencedor. Tiago Antunes foi 35.º, João Almeida, 71.º, Marcelo Salvador, 92.º, e André Ramalho, 104.º, todos a 12 segundos. Ivo Oliveira foi 118.º, a 57 segundos.

O francês Alan Riou matém-se no topo da geral, seguido pelo norueguês Hakon Lunder Aalrust e pelo dinamarquês Magnus Bak Klaris, ambos a 1 segundo. Rui Oliveira é o melhor português na geral, ocupando a nona posição, a 2m11s do primeiro. Tiago Antunes é 32.º, João Almeida 65.º, Marcelo Salvador 73.º e André Ramalho 84.º, todos a 2m16s. Ivo Oliveira é 110.º, a 3m01s.

A Equipa Portugal está no sétimo lugar, entre 25 seleções.


“A corrida foi muito rápida e muito atacada. Houve constantes tentativas de fuga. Sabíamos que seria perigoso não ter ninguém num grupo que viesse ter sucesso, mas também era um risco colocar um ciclista a trabalhar de igual para igual na fuga. O Tiago assumiu o risco, pois trata-se de um corredor com pouco mais de 50 quilos a puxar em terreno plano com outros que têm uns 80 quilos. Poderíamos beneficiar da situação, se o grupo chegasse com algum tempo de vantagem, o que não aconteceu”, lamenta o selecionador nacional, José Poeira.

A quarta etapa, marcada para esta segunda-feira, é uma das mais importantes da competição, pois poderá marcar diferenças muito significativas entre candidatos. Trata-se do contrarrelógio por equipas, com 20,2 quilómetros a ser disputado em redor de Orléans. Prevê-se uma jornada difícil para a Equipa Portugal, que terá de defender-se das formações mais dotadas de roladores possantes, que, neste tipo de exercícios completamente planos, levam vantagem sobre os portugueses.

Fonte: FPC

“ASFIC EM DIA DIFÍCIL ALCANÇA 3 LUGAR GERAL E 2 COLETIVAMENTE”

Decorreu sábado, 18 de Agosto, na localidade do Juncal, Concelho de Porto de Mós, o 42 circuito de ciclismo de S. Miguel, prova federada e incluída na Associação de Ciclismo de santarém.

Um circuito composto por 25 voltas de 2,5 km, num traçado bastante duro e que a aumentar a dificuldade, teve como aliado o forte calor que se fez sentir.

A ASFIC deslocou-se para esta prova com 9 unidades, Rui Rodrigues, Humberto Careca, Anibal Santo, Edgar Oliveira, João letras, João Portela, Claudio Paulinho, Jorge Letras e Pako Ochoa.

A partida foi dada um pouco depois das 16 horas, para os cerca de 80 atletas presentes, que iniciou com um ritmo forte e com vários ataques de várias equipas.

Na passagem da segunda volta, dois atletas de equipas adversárias conseguiram escap, ar e iniciar uma fuga, a qual o pelotão levou algum tempo a reagir, dando espapaço aos fugitivos. Desse espaço resultou uma vantagem confortável dos fugitivos, pelo seu ritmo de andamento, traçado da prova e dureza, impôs dificuldades na anulação da fuga, a qual não conseguiu ser anulada pelo pelotão até final.

No entanto, um dos fugitivos a faltar cerca de 9 voltas, não conseguiu acompanhar o seu companheiro de fuga, e foi alcançado por um grupo intermedio com o pelotão, composto por de cerca de 10 atletas.

A dureza da prova e ritmo imposto, foi de tal ordem, que apenas finalizaram a prova cerca de 17 atletas, os outros uma maioria desistiu e outra foi obrigado a parar por ser dobrado pelo pelotão.

O atleta fugitivo rodou até final a solo, e cortou a meta isolado. Na chegada do grupo intermédio, que ocorreu ao sprint, João Letras conseguiu cortar a meta na 3ª posição e Rui Rodrigues na 6 posição. Acabaram ainda a prova, Claudio Paulinho e Humberto Careca.

Com esta classificação, a ASFIC venceu nos escalões Elite e M40 Por João Letras e Rui Rodrigues e obteve o 3º lugar no escalão M40 por Humberto Careca.

Coletivamente, a ASFIC obteve o 2 lugar.

No próximo domingo, a ASFIC irá competir em casa, no tradicional circuito de ciclismo de Rio Maior, pelo que convidamos todos os Riomaiorenses e amantes do ciclismo, a virem apoiar a a equipa.

SEMPRE JUNTOS

Fonte: ASFIC

“Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite e Sub-23”


Márcio Barbosa vence em dobradinha louletana

Por: José Carlos Gomes

Márcio Barbosa (Aviludo-Louletano-Uli) ganhou este sábado o Grande Prémio de Mortágua, terceira prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite e Sub-23, competição que assistiu ao domínio da equipa de Loulé, que colocou Luís Mendonça no segundo lugar. David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista) foi o terceiro, subindo ao topo da geral da Taça.

A corrida de Mortágua foi disputada num traçado de grande exigência, o que, associado ao calor registado neste sábado, provocou diferenças assinaláveis entre os corredores.

A equipa Aviludo-Louletano-Uli foi a que melhor se adaptou às condições, desferindo um poderoso ataque que deixou a corrida decidida a favor dos algarvios. Márcio Barbosa e Luís Mendonça cortaram a meta juntos, com vitória do primeiro. O duo da frente cumpriu os 144 quilómetros da corrida em 3h40m30s.

David Rodrigues foi o único adversário que ficou a menos de dois minutos, cortando a meta na terceira posição, a 1m32s do vencedor. Este resultado catapultou o beirão para o topo da classificação geral da Taça Jogos Santa Casa na categoria de elite.

O corredor boavisteiro soma agora 121 pontos, seguindo-se Marcos Jurado (Efapel), com 93, e o anterior primeiro classificado, António Barbio (Miranda-Mortágua), com 92. Faltando ainda duas provas para a conclusão da Taça, pode dizer-se que tudo continua em aberto, embora David Rodrigues esteja em posição privilegiada e com uma vantagem significativa sobre os demais concorrentes.

O melhor sub-23 na corrida de hoje foi um corredor da equipa da casa, Jorge Magalhães (Miranda-Mortágua), que se adiantou ao colega de equipa Francisco Campos e ao rival André Carvalho (Liberty Seguros-Carglass). Com este resultado, André Carvalho segurou a primeira posição na geral de sub-23 da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, mas passa a estar em igualdade pontual com Francisco Campos. Carvalho e Campos somam 190 pontos, mais dez do que Hugo Nunes (Miranda-Mortágua).

O domínio da Aviludo-Louletano-Uli no Grande Prémio de Mortágua permitiu à formação algarvia vencer coletivamente a prova deste sábado, mas na geral coletiva manda a Rádio Popular-Boavista, com 52 pontos, mais cinco do que a Miranda-Mortágua e mais 19 do que a W52-FC Porto, que ocupam os postos imediatos.

Entre as equipas de clube, a melhor na geral da Taça é a Fortunna/Maia.

Fonte: FPC

“Galeria Multimédia” divulgação das Fotos da “13ª Clássica Afonsoeiro.2018”

Já estão on-line na “Galeria Multimédia”, 13ª Clássica Afonsoeiro.2018”

realizado este domingo no Afonsoeiro, Montijo, as mesmas podem ser visualizadas em: https://photos.google.com/share/AF1QipPO-_3bhQuxkr9NJ2JdplKO8K1Gc-y-A4dIcsE2h302bSUIOP1nIUrtnrKX_oAHxg?key=SksxSGJ6SlNaeUxIU2VKa3RNbWhWM21jUEZWekFR

“13ª Clássica, Afonsoeiro/Canha/Afonsoeiro, ao rubro”

Texto e fotos: José Morais

O Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro nasce da participação de dois dos seus atuais elementos, o atual presidente e tesoureiro, num passeio realizado pelo Estrela F.C. Afonsoeirense, em 1995, aos quais se foram juntando depois mais elementos. Em 2000 resolvem fazer a legalização do Grupo, denominado de Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro.

O agosto, mês escolhido por excelência para muitos portugueses para férias, onde os passeios são em número reduzido, este é um dos dois realizados neste mês do calendário da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), este ano juntou duas centenas de amantes das bicicletas, num evento organizado pelo Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro, o qual contou com os apoios da Câmara Municipal da Montijo, União de Juntas de Freguesia do Montijo e Afonsoeiro, Moveis Jolar, Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro, entre outros apoios.

Pelas 8 horas começavam a movimentar-se as bicicletas no Afonsoeiro, a chegada dos primeiros participantes ocorreu bem cedo, com cicloturistas oriundos da área da grande Lisboa, algumas equipas de fora, caso de Estremoz, Arraiolos, Almeirim e Marinhais, entre outras que marcaram presença.

Confirmadas as inscrições, dar os últimos retoques nas máquinas, dois dedos de conversa, tudo isto antecedeu a partida para o passeio que foi dada pelas 9,15 horas. Na linha de partida estavam  cerca de 200 participantes, com a equipa da casa a realçar o pelotão, pela frente havia um percurso de cerca de 75 quilómetros aproximadamente para percorrer, entre o Afonsoeiro, Canha e Afonsoeiro, com paragem para abastecimento líquido e sólido em Canha, com o pelotão a chegar pelas 12,50 ao local da partida, o Polo Cultural do Afonsoeiro.

Pedalada a pedalada:

Tivemos um belo passeio, uma pedalada regular, com o pelotão a rolar quase sempre compacto, num trajeto de dificuldade baixa, onde o convívio esteve sempre presente, e muitos participantes tiveram uma animada cavaqueira, sem pressas, e descontraídas eram as pedaladas, que tinham como objetivos, a divulgação da prática desportiva e do uso da bicicleta, ao mesmo tempo que divulgar a freguesia e o concelho, tentando desta forma que as pessoas pratiquem também algum desporto, e acima de tudo andem de bicicleta.

Poder conviver, aliviando assim em parte o stress acumulado ao longo da semana de trabalho, num domingo onde o tempo esteve excelente, com uma manhã agradável, e o sol a aquecer os participantes, onde existiram zonas a atingir os 35 graus de temperatura, o imenso em nada desmotivou quem pedalavam, que o fez com muita alegria e vontade.

E a satisfação estava também expressa na parte da organização, que esteve de parabéns pela forma como dirigiu o passeio, sempre com a equipa da casa na frente a marcar o ritmo e a manter o longo pelotão todo junto, já que o trajeto também era propício a isso, ainda pelo excelente convívio proporcionado a todos, e a forma como soube receber na sua terra, o que fará com que muito já ficassem com vontade de poderem marcar presença na próxima edição.

No final, que ocorreu pelas 12,30, foi tempo de um belo banho, já que o calor apertava, depois seguiu-se um excelente almoço, onde os participantes puderam conviver tarde dentro.

Especial, foram os momentos que marcaram, e antecederam a entrega de lembranças, primeiro pela parte do Vitória Clube de Lisboa, e na pessoa do Ricardo Figueiredo, quis homenagear duas pessoas, a primeira seu filho o Gabi, que atualmente se encontra doente, marcou presença, e o pai ofereceu-lhe um T-Shirt, assinada por mojitos amigos cicloturistas, momento de grande emoção.

Depois, a sua mulher, a qual renovou os votos de amor pela mesma, elogiando as duas dezenas de anos que estão casados, pelo apoio que lhe tem dado ao longo da vida que estão juntos, algo talvez inédito neste tipo de evento, mas onde oa Ricardo quis comemorar entre amigos da familia cicloturistico.

E antes da entrega das lembranças, ainda existiu tempo para cantar os parabéns a uma aniversariante. Depois algumas palavras pela organização, e pela Veradora do Municipio.

Foi sem dúvida um bonito passeio, temos de dar os parabéns ao exelente trabalho feito pela GNR Brigada de Trânsito, como ainda Bombeiros e Cruz Vermelha, e em especial à organização por tão bons momentos que proporcionou a todos, cicloturistas e acompanhantes.

Pouco mais para dizer, fical os votos de bons passeios, boas pedaladas, e esperamos marcar presença novamente em 2019, parabéns.

Podem visualizar mais fotos em:

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com