quinta-feira, 9 de julho de 2020

“UAE Emirates quer ser a melhor equipa de ciclismo do mundo em dois ou três anos”


Formação conta com os portugueses Rui Costa, Rui Oliveira e Ivo Oliveira
Por: Lusa
Foto: Facebook UAE Team Emirates
O diretor geral da UAE Emirates quer que a equipa dos portugueses Rui Costa, Rui e Ivo Oliveira seja a melhor do mundo "em dois ou três anos", pretendendo que os seus ciclistas sejam protagonistas em 2020.
"No plano desportivo, queremos ser, não sei se num ano, em dois ou em três, num tempo prudente, a melhor equipa do mundo. É difícil e temos de respeitar os rivais. A INEOS leva muito tempo [de trabalho] e é uma grande estrutura, e a Jumbo-Visma está a crescer em passos gigantes. Sabemos que é complicado, mas também temos de ter objetivos importantes para os tentarmos conseguir", disse Josean Fernández Matxin, diretor geral da equipa.
Em declarações ao portal especializado Biciciclismo, Matxin diz que esta temporada quer que os seus ciclistas sejam "protagonistas".
"Não nos fixamos numa corrida em concreto, temos um plantel grande, de 30 corredores, e partilhámos ambições entre todos e queremos ser competitivos em todas as corridas em que vamos participar", disse.
Com a temporada perto de recomeçar após uma longa pausa causada pela covid-19, Matxín considera que a nova normalidade "é o menos mau", agradecendo o esforço de União Ciclista Internacional (UCI), equipas e organizadores para o regresso da competição.
Em relação à Volta a França, Matxín apontou o italiano Fabio Aru, vencedor da Volta à Espanha em 2015, secundado pelo esloveno Tadej Pogacar, terceiro na Vuelta em 2019.
"Aru será o líder principal, porque é o que tem mais experiência, enquanto Pogacar chegará com o objetivo de aprender, sem pressão e com a ideia de ver onde pode chegar", disse.
Fonte: Record on-line

“Chris Froome vai correr na Israel Start-Up Nation até ao final da carreira”


Britânico é o único ciclista a ter quatro triunfos na Volta a França
Por: Lusa
O ciclista britânico Chris Froome vai representar a Israel Start-Up Nation (Israel) até ao final da carreira, anunciou esta quinta-feira a equipa israelita, momentos depois de a INEOS confirmar a saída do quatro vezes vencedor da Volta a França.
"A equipa Israel Start-Up Nation está muito orgulhosa de anunciar que o quatro vezes vencedor da Volta a França, Chris Froome, liderará a equipa a partir da próxima temporada", lê-se numa nota partilhada por aquela formação na rede social Facebook.
A equipa israelita e "o lendário campeão" vão assinar um contrato a longo prazo, em 1 de agosto, que, segundo o comunicado, levará a que Froome envergue "a camisola azul e branca da Israel Start-Up Nation até ao final da sua ilustre carreira".
"Este é um momento histórico para ISN, para Israel, para o desporto israelita, para os nossos fãs em todo o mundo e, obviamente, para mim a título pessoal - um momento de enorme orgulho", assumiu um dos donos da equipa Sylvan Adams.
"O Chris é o melhor ciclista da sua geração e vai liderar a nossa equipa na Volta a França e nas grandes voltas. Esperamos fazer história em conjunto, uma vez que o Chris persegue novos triunfos no Tour e nas grandes voltas, feitos que tornariam muito provável que o Chris fosse considerado o melhor ciclista de sempre", sustentou.

Chris Froome, de 35 anos, venceu a Volta a França em 2017, 2016, 2015 e 2013, sendo o único ciclista a ter quatro triunfos na prova francesa. O britânico está a apenas uma vitória de entrar no lote de recordistas da Grande Boucle e de juntar-se aos franceses Jacques Anquetil e Bernard Hinault, ao belga Eddy Merckx e ao espanhol Miguel Indurain, os únicos com cinco triunfos.
"Estou muito entusiasmado por ir juntar-me à família da ISN. Estou desejoso de desafiá-los e ser desafiado pelo seu talento e continuar a aspirar pelo sucesso que alcancei até agora. [...] Sinto que podemos alcançar grandes sucessos juntos", declarou Froome, citado em comunicado.
O britânico mudar-se-á para a equipa israelita no final da temporada, depois de mais de uma década na estrutura da INEOS - fez parte da formação inicial da equipa britânica, a Sky, desde 2010.
Além das vitórias na Volta a França, Froome é um dos sete ciclistas - e um de dois no ativo (o outro é Vincenzo Nibali) - a ter vencido as três grandes voltas: conquistou a Vuelta em 2017 e 2011 e o Giro em 2018.
Fonte: Record on-line

“Chris Froome deixa INEOS no final da temporada”


Saída do ciclista britânico permitirá a outros membros da equipa "terem as oportunidades de liderança"
Por: Lusa
Foto: Reuters
 ciclista britânico Chris Froome vai deixar a INEOS no final da temporada, confirmou esta quinta-feira a equipa britânica, colocando um ponto final nas especulações sobre o futuro do quatro vezes vencedor da Volta a França.
"O atual contrato do Chris termina em dezembro e tomámos a decisão de não o renovar. Estamos a fazer este anúncio mais cedo do que seria habitual para por um ponto final nas recentes especulações, de modo a permitir que a equipa se centre na próxima época", justificou o diretor geral da INEOS, Dave Brailsford, numa nota publicada no site da formação britânica.
O divórcio anunciado esta quinta-feira ocorre depois de semanas de especulações sobre o futuro do quatro vezes vencedor do Tour (2017, 2016, 2015 e 2013), que perdeu peso na equipa após os triunfos na prova francesa dos seus colegas Geraint Thomas, em 2018, e Egan Bernal, no ano passado.
"O Chris está connosco desde o início. Ele é um grande campeão e partilhámos muitos momentos memoráveis ao longo dos anos, mas creio que esta é a decisão certa para a equipa e para o Chris. Dado os seus feitos na modalidade, o Chris compreensivelmente deseja ser o líder único de uma equipa no próximo capítulo da sua carreira - o que é algo que não podemos garantir-lhe neste momento. A saída da INEOS pode dar-lhe essa garantia", assumiu Brailsford.
Ao mesmo tempo, refere o patrão da INEOS, a saída de Froome também permitirá a outros membros da equipa "terem as oportunidades de liderança que mereceram e procuram justamente".
Numa declaração mais sucinta, o britânico, de 35 anos, recordou a década "fenomenal" que passou na formação mais poderosa do ciclismo mundial - integrou a equipa desde o seu início, em 2010, ainda enquanto Sky.
"Alcançámos tanto juntos e guardaremos para sempre essas memórias. Estou ansioso para novos desafios ao evoluir para a próxima fase da minha carreira, mas por agora o meu foco está em ganhar uma quinta Volta a França com a INEOS", pontuou.
O ciclista, que esteve oito meses parado devido a uma queda grave no Critério do Dauphiné em junho do ano passado e acabou mesmo por falhar a última edição do Tour, aponta assim, na despedida, para um quinto triunfo na Grande Boucle, agendada entre 29 de agosto e 20 de setembro, que lhe permitia igualar o recorde de vitórias na prova francesa.
O britânico vai representar a equipa Israel Start-Up Nation, da categoria Profissional Continental, que permitirá continuar no papel de líder.
Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com