sexta-feira, 30 de abril de 2021

“Nova edição mensal da Revista Notícias do Pedal”


A “Revista Notícias do Pedal” acabou de lançar a edição número 308, a edição de Abril, a mesma contém uma grande diversidade de notícias, nas mais diversas modalidades, descubra e conheça as mesmas, e ainda outras novidades, e outros projetos, e participe.

A nossa publicação pode ser visualizada em: www.noticiasdopedal.com edição mensal, onde vai encontrar todos os nossos projetos e links para os mesmos.

Temos ainda o nosso espaço diário em:

https://revistanoticiasdopedal.blogspot.com registe-se e receba diariamente as mais diversas notícias.  


 

A sua notícia é importante para nós…

Temos espaço para divulgar o seu evento antes e após a realização do mesmo, pode divulgar ainda tudo o que se relaciona com a bicicleta, como um acontecimento, um passeio onde participou, uma novidade.

Temos espaço diário, e mensal, e damos liberdade aos nossos leitores, de se pronunciarem, e fazerem as suas divulgações, para que isso aconteça, basta enviarem um pequeno texto, algumas fotos, ou cartazes, e nós tratamos do resto.

 

Todas as notícias podem ser enviadas para os nossos mails:

 

noticiasdopedal@gmail.com ou geral@noticiasdopedal.com  

 

Boas leituras…

“Bélgica será o retorno às competições internacionais de ciclismo paralímpico para os ciclistas colombianos”


Foto: Federação Colombiana Ciclismo

O Paracycling Classics Ronde será realizado no dia 2 de maio e a Copa do Mundo de Ostend será realizada de 6 a 9 de maio, com nove ciclistas a representar a Colômbia na última prova antes de Tóquio 2020.

A seleção colombiana (Colombiana La Nuestra – Ministério do Desporto) já está na Bélgica para retornar as competições internacionais após mais de um ano de pausa desportiva. Os atletas Paula Ossa, Carolina Munévar, Edwin Matíz, Diego Dueñas, Javier Serna, Marlon Pérez, Carlos Vargas, Juan José Betancourt e William Cegua preparam-se para participar no dia 2 de maio na competição Paracycling Classics Ronde em Bruges, Bélgica e de 6 a 9 de maio na Copa do Mundo em Ostend, também neste país.

Os Clássicos de Paraciclismo Ronde será o primeiro evento preparatório para os colombianos, mais tarde, na Copa do Mundo, o For Cyclists terá a oportunidade de competir e conseguir mais uma vaga para a Colômbia para os Jogos Paraolímpicos, atualmente o país tem três vagas para homens e duas para mulheres

"Os principais objetivos desses dois eventos são o diagnóstico para saber que desempenho os ciclistas, terão depois de toda a preparação durante a pandemia e concentrações, e como são as sensações de cada um deles, podemos mostrar isso no teste da Paracycling Classics em Bruges; e na Copa do Mundo de Ostend, queremos obter o maior número de pontos e estar nas primeiras posições das provas, a fim de conseguir mais um lugar na seleção que vai para Tóquio 2020", diz Gabriel Corredor, paraciclista do Comitê Paralímpico Colombiano

Diego Germán Dueñas, um ciclista que compete na categoria C4 e que representará o país, espera poder ter bons resultados nas competições e deixar a Colômbia em cima, com o objetivo de se aproximar cada vez mais de Tóquio 2020: "Já estamos na Bélgica, estamos treinando em Bruges e com a expectativa, de querer continuar representando o nosso país , em breve vamos correr a Copa do Mundo de Estrada, vamos fazer o Primeiro Clássico da Flandres, estamos muito felizes e esperamos que com estas provas possamos conseguir mais pontuação para Tóquio 2020".

Todos os ciclistas da For prepararam o seu melhor junto com o seu técnico José Castro, para dar tudo nesta prova europeia, e pedalar para o sonho dos Jogos Paralímpicos mais esperados.

Fonte: Comitê Paralímpico Colombiano

“Giro de Itália 2021, apresenta principais participantes à vitória final”


Por: José Morais

Foto: Organização Giro Itália

A dez dias do início da 104ª edição do Giro de Itália, a organização apresentou a lista dos inscritos, os ciclistas vão partir no sábado 8 de maio de Turim, pedalaram a longo de 21 dias pela península italiana, e vão terminar em Milão a 30 de maio, onde será coroado o camisola rosa de 2021.

Entre os que irão lutar pela vitória da classificação geral estará Egan Bernal da Ineos Grenadiers, que vai sair com o número 1, Simon Yates será a aposta da BikeExchange, o qual mostrou estar em forma no Tour dos Alpes, a Trek-Segafredo confirmou o bicampeão do Giro Vincenzo Nibali, onde o mesmo vai retomar depois da queda com lesão no pulso, e Bauke Mollema, o vencedor da Il Lombardia de 2019.    

Dois potenciais líderes são Jai Hindley, que terminou em segundo no Giro de 2020, e Romain Bardet, que subiu ao pódio duas vezes no Tour de France ambos da equipa DSM, a Deceuninck-QuickStep com João Almeida que em 2020 andou de camisola rosa durante 15 dias, conseguindo um honroso 4º lugar no final na geral, e ainda Remco Evenepoel, que volta após o acidente na Lombardia de 2020 


A aposta da Bahrain Victorious será de Mikel Landa com três vitórias de etapa no Giro e um pódio, e de Pello Bilbao que foi 5º na geral no ano passado e vice no recente Tour dos Alpes, entre os ciclistas participantes vão estar os jovens talentos Aleksandr Vlasov da Astana – Premier Tech, Emanuel Buchmann da Bora – Hansgrohe, 4º no Tour de França em 2019, e Hugh Carthy da EF Education – Nippo, 3º na Volta a Espanha em 2020; Dan Martin da Israel Start Up Nation, George Bennett da Team Jumbo-Visma e Domenico Pozzovivo da Equipe Qhubeka Assos.


No seio dos velocistas marcam presença Peter Sagan da Bora-Hansgrohe tricampeão mundial, campeão italiano e europeu Giacomo Nizzolo da Team Qhubeka Assos, ainda Caleb Ewan da Lotto Soudal, que já conquistou três vitórias em etapas no Giro, Elia Viviani da Cofidis, e vencedor da classificação por pontos da Camisola Rosa de 2018, Dylan Groenewegen da Jumbo-Visma que vai retornar as corridas depois de ter sido suspenso por ter causado a queda na chegada do Tour da Polónia em 2020, e ainda Tim Merlier da Alpecin-Fenix.

Porem muitos irão ser os candidatos a vitória em etapas, o caso de Ruben Guerreiro da EF Education – Nippo que conquistou uma vitória numa etapa e a camisola azul da montanha em 2020, Giulio Ciccone da Trek-Segafredo que foi vencedor de duas etapas e uma camisola azul, Gianni Moscon da Ineos Grenadiers vencedor recentemente de duas etapas do Tour dos Alpes, Matej Mohoric da Bahrain Victorious) que venceu uma etapa do Giro em 2018, e ainda Giovanni Visconti da Bardiani CSF Faizane.

 

As equipas participantes e os seus principais ciclistas são os seguintes:

 

Ineos Grenadiers: Egan Bernal, Filippo Ganna

AG2R Citroen: Tony Gallopin, Andrea Vendrame

Alpecin-Fenix: Tim Merlier, Dries De Bondt

Androni Giocattoli – Sidermec: Jefferson Cepeda, Simon Pellaud

Astana – Premier Tech: Aleksandr Vlasov, Luis Leon Sanchez

Bahrain Victorious: Mikel Landa, Pello Bilbao

Bardiani CSF Faizane ‘: Giovanni Visconti, Enrico Battaglin

Bora-Hansgrohe: Peter Sagan, Emanuel Buchmann

Cofidis: Elia Viviani, Natnael Berhane

Deceuninck- QuickStep: João Almeida, Remco Evenepoel

EF Education – Nippo: Hugh Carthy, RubenGuerreiro

Eolo-Kometa: Luca Wackermann, Vincenzo Albanese

Groupama – FDJ: Tobias Ludvigsson, Rudy Molard

Intermarché – Wanty – Gobert Matériaux: Jan Hirt, Andrea Pasqualon

Israel Start-Up Nation: Daniel Martin, Alex Dowsett

Jumbo-Visma: George Bennett, Dylan Groenewegen

Lotto Soudal: Caleb Ewan, Thomas De Gendt

Movistar: Marc Soler, Dario Cataldo

BikeExchange: Simon Yates, Mikel Nieve

DSM: Jai Hindley, Romain Bardet

Qhubeka Assos: Giacomo Nizzolo, Domenico Pozzovivo

Trek – Segafredo: Vincenzo Nibali, Bauke Mollema

UAE Emirates: Davide Formolo, Diego Ulissi

 

As etapas da 104ª edição do Giro de Itália:

 

Etapa 1 – 8 de maio – Turim – Turim (ITT) – 8 km

Etapa 2 – 9 de maio – Stupinigi – Novara – 173 km

Etapa 3 – 10 de maio – Biella – Canale – 187 km

Etapa 4 – 11 de maio – Piacenza – Sestola – 186 km

Etapa 5 – 12 de maio – Modena – Cattolica – 171 km

Etapa 6 – 13 de maio – Grotte di Frasassi – Ascoli Piceno – 150 km

Etapa 7 – 14 de maio – Notaresco – Termoli – 178 km

Etapa 8 – 15 de maio – Foggia – Guardia Sanframondi – 173 km

Etapa 9 – 16 de maio – Castel di Sangro – Campo Felice – 160 km

Etapa 10 – 17 de maio – L’Aquila – Foligno – 140 km

 

18 de maio – Primeiro dia de descanso

 

Etapa 11 – 19 de maio – Perugia – Montalcino – 163 km

Etapa 12 – 20 de maio – Siena – Bagno di Romagna – 209 km

Etapa 13 – 21 de maio – Ravenna – Verona – 197 km

Etapa 14 – 22 de maio – Cittadella – Monte Zoncolan – 205 km

Etapa 15 – 23 de maio – Grado – Gorizia – 145 km

Etapa 16 – 24 de maio – Sacile – Cortina d’Ampezzo – 212 km

 

25 de maio – Segundo dia de descanso

 

Etapa 17 – 26 de maio – Canazei – Sega di Ala – 193 km

Etapa 18 – 27 de maio – Rovereto – Stradella – 228 km

Etapa 19 – 28 de maio – Abbiategrasso – Alpe di Mera – 178 km

Etapa 20 – 29 de maio – Verbania – Valle Spluga-Alpe Motta – 164 km

Etapa 21 – 30 de maio – Senago – Milão – 29,4 km (ITT)

“Ciclista da DSM atacado e agredido por condutor enquanto treinava”


Equipa alemã não revelou identidade do corredor e o caso está a ser investigado

 

Por: Record

Foto: Cycling Weekly

Um ciclista da equipa DSM foi atacado por um condutor durante um treino, revelou esta esta sexta-feira a revista 'Cycling Weekly', que teve acesso ao vídeo do incidente.

De acordo com a publicação britânica, que não detalha a data do incidente, o condutor não terá gostado que dois ciclistas circulassem lado a lado, saiu do carro e enfrentou um deles enquanto o outro filmava.

A revista dá pormenores do sucedido e diz que o automobilista agarrou o ciclista pelo pescoço, empurrou-o e fez com que este saísse da bicicleta, antes de se afastar. O corredor reagiu e tentou dar um soco ao condutor, mas sem sucesso, acabando por ser novamente agredido. O incidente só terminou quando uma mulher saiu do carro e chamou o condutor.

Segundo a 'Cycling Weekly', a equipa alemã, que até à época passada corria como 'Sunweb', não revelou a identidade do ciclista, mas confirmou que foi apresentada uma queixa à polícia e o caso está agora sob investigação.

Refira-se que este é 'apenas' mais um caso de ciclistas agredidos por automobilistas durante os treinos. Só no último ano, a título de exemplo, o italiano Andrea Vendrame e o belga Harm Vanhoucke foram atacados.

Fonte: Record on-line

“Nelson Oliveira termina primeiro dia na Volta às Astúrias no 8.º posto”


Nairo Quintana venceu a etapa inaugural da prova após chegada a solo

 

Por: Lusa

Foto: Epa

O português Nelson Oliveira (Movistar) foi esta sexta-feira oitavo classificado na primeira etapa da Volta às Astúrias, ganha de forma isolada pelo colombiano Nairo Quintana (Arkéa Samsic).

Quintana, de 31 anos, triunfou em Pola de Lena, após uma tirada de 184,5 quilómetros saída de Oviedo, cortando a meta isolado ao cabo de 5:03.45 horas.

O espanhol Antonio Pedrero (Movistar) foi segundo, 26 segundos mais lento do que o antigo colega de equipa, com o francês Pierre Latour (Total Direct Energie) em terceiro, a 27.

Um ataque de Quintana, a sete quilómetros da meta, permitiu-lhe chegar sozinho ao Alto de Carabanzo, num dia com sete subidas categorizadas, uma delas de primeira categoria.

Nos últimos 30 quilómetros, foi a Movistar a tentar fazer a diferença, com o espanhol Héctor Carretero à cabeça, mas Latour e Quintana anularam a vantagem e depois o colombiano fez a diferença.

Nelson Oliveira foi um de três homens da Telefónica no 'top 10' da etapa, ocupando o oitavo lugar na geral, a 59 segundos do líder, confirmando a boa forma recente, que o levou ao segundo lugar final na Volta à Comunidade Valenciana.

Além de Oliveira, outro luso esteve em destaque no arranque da prova, com Daniel Viegas (Eolo-Kometa) na primeira fuga do dia, na disputa pela classificação da montanha, em que é agora segundo, a seis pontos do espanhol José Manuel Gutiérrez (Gios). É 94.º à geral.

Por fim, a equipa portuguesa do Louletano apresentou-se nas Astúrias com uma formação com apenas um português, Nuno Meireles, que foi 82.º classificado, tendo como melhor representante o espanhol Jesús del Pino (45.º).

A equipa, que será quase a mesma que iniciará, no dia 5 de maio, a Volta ao Algarve, conta ainda com o colombiano César Paredes (48.º), o espanhol David de la Fuente (65.º), o chileno Carlos Oyarzún (73.º), o argentino Tomas Conte (81.º) e o venezuelano Roniel Campos (93.º).

Neste sábado, a segunda de três etapas liga Candás a Cangas del Narcea em novo dia de alta montanha, com destaque para o Alto del Acebo, já perto da meta.

Fonte; Record on-line

“Marc Soler vence 3.ª etapa da Volta à Romandia e Rui Costa sobe a 10.º na geral”


Dinamarquês Magnus Cort foi segundo e Peter Sagan terceiro na tirada

 

 Por: Lusa

Foto: EPA

O português Rui Costa (UAE Emirates) subiu esta sexta-feira ao 10.º lugar da geral individual da Volta à Romandia, ao acabar nesse lugar a terceira etapa, ganha pelo espanhol Marc Soler (Movistar), novo líder.

Após 168,7 quilómetros sob chuva forte, com partida e chegada em Estavayer, o espanhol foi o mais forte, após um ataque nos últimos quilómetros ter rendido frutos, chegando isolado, 22 segundos à frente de cerca de duas dezenas de ciclistas.

O dinamarquês Magnus Cort (Education First-Nippo) foi segundo, à frente do eslovaco Peter Sagan (BORA-hansgrohe), terceiro, com Rui Costa em 10.º, todos a 22 segundos do vencedor.

A tirada ficou marcada pela queda do antigo líder da geral, o australiano Rohan Dennis (INEOS), que ia na frente desde o prólogo mas esta sexta-feira cedeu, caindo para 23.º, a mais de um minuto do novo camisola amarela.

Soler lidera agora com 14 segundos para dois corredores da INEOS: o britânico Geraint Thomas é segundo e o australiano Richie Porte é terceiro. Também a 14, está o italiano Sonny Colbrelli (Bahrain Victorious), quarto.

Rui Costa subiu dois postos para 10.º e está agora a 24 segundos do líder, procurando um sétimo top 10 na classificação final da corrida, na qual tem como melhor resultado o segundo lugar de 2019, além de três terceiros lugares.

Neste sábado, a quarta e penúltima etapa liga Sion a Thyon em 161,3 quilómetros, terminando numa subida de categoria especial, já depois de outras duas primeiras categorias.

A partida da etapa rainha foi, de resto, antecipada em duas horas, uma vez que se preveem condições climatéricas muito adversas para a zona.

Fonte: Record on-line

“Evenepoel garante que vai trabalhar para João Almeida na Volta a Itália”


"Sinto que este ano não vou ganhar", disse o ciclista belga

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep) garantiu esta sexta-feira que vai trabalhar para o português João Almeida na Volta a Itália, que decorrerá entre 8 e 30 de maio.

"Sinto que este ano não vou ganhar. Vou partir de Turim com o objetivo de ganhar experiência. O nosso homem para a geral é o João Almeida", disse Remco Evenepoel, em declarações ao site Procycling.

Remco Evenepoel, de 21 anos, garantiu que ele e João Almeida "são bons companheiros", acrescentando: "Ele trabalhou para mim no passado, agora farei o mesmo por ele. Juntamente com Masnada e Honoré, tenho a tarefa de ajudar o João para que chegue o mais alto possível. No ano passado ele perdeu o pódio por pouco".

No ano de 2020, o belga ganhou todas as provas em que participou em 2020, quer antes quer depois da paragem devido à pandemia de covid-19, nomeadamente a Volta ao Algarve, antes de ter sofrido uma queda grave na Volta à Lombardia.

João Almeida liderou, em 2020, uma das mais importantes provas do calendário velocipédico mundial, o Giro de Itália, no qual envergou a camisola rosa, símbolo de líder, durante 15 dias, terminando a competição em quarto lugar.

Fonte: Record on-line

“Efapel corre Clássica da Arrábida no domingo”


Domingo, 2 de maio, é dia da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL voltar à estrada para disputar a 4.ª edição da Clássica da Arrábida. Trata-se de uma corrida internacional, com 181,2 km de percurso por uma das regiões eleita por muitos como das mais bonitas do país. A estrutura de Águeda vai correr para entrar na discussão da prova, esperando manter o nível com que deu início à época.

Do alinhamento fazem parte os corredores Frederico Figueiredo, Javier Moreno (espanhol), António Carvalho, Karel Hník (checo), Fábio Fernandes, Fábio Costa e Rafael Reis, que ao correr em casa terá motivação extra, sendo natural de Palmela, concelho onde está a linha de chegada.

É da Avenida Luísa Todi, em Setúbal, que vai ser dado o tiro de partida, às 11.40 horas, para um trajeto longo, que vai serpentear o verde da Serra da Arrábida conjugado com o azul do mar como cenário de fundo. O pelotão internacional – no total de 16 equipas, cinco delas internacionais de categoria ProTeam – pedala em direção a Sesimbra e corta a meta na vila de Palmela (cerca das 16.30 horas), após atravessar toda a região que dá nome ao evento.

O percurso apresenta seis contagens de montanha de terceira categoria. Em Palmela, na zona de chegada, os corredores vão passar duas vezes pela meta antes de medir forças para conquistar o pódio. A mítica subida da Estrada da Cobra, em "sterrato", um caminho de terra batida já considerado imagem de marca da Clássica da Arrábida, vai ser uma das dificuldades finais da prova.

Para o diretor desportivo da EFAPEL, Rúben Pereira, esta é “uma corrida com um percurso bastante seletivo. Tem uma zona de espetáculo, o 'sterrato', que pode ser importante na decisão final da prova. Vamos tentar estar o mais à frente possível e dignificar os nossos patrocinadores e parceiros, como sempre temos feito. Pretendemos também dar continuidade ao bom início de época da nossa equipa”.

Fonte: Efapel

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com