segunda-feira, 10 de maio de 2021

“Tiago Santos entra a ganhar na Taça de Portugal de Cadetes”


Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) ganhou este domingo em Arruda dos Vinhos, a primeira corrida da fase inter-regional sul da Taça de Portugal de Cadetes.

O jovem corredor da equipa alcobacense foi claramente o mais forte do pelotão, impondo-se em solitário. Tiago Santos cortou a meta com 1h42m15s, menos 1m30s do que Miguel Batista (Centro Ciclismo de Loulé) e Tiago Silva (Grupo Desportivo de Lousa), segundo e terceiro, respetivamente.

O Centro Ciclismo de Loulé ganhou por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Daniela Pereira impõe-se em Arruda do Vinhos”


Daniela Pereira (Clube BTT de Matosinhos) venceu este domingo, na categoria de elite, a primeira prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, disputada em Arruda dos Vinhos.

O arranque da Taça juntou mais de cem participantes, distribuídas pelas diversas categorias em competição. As corredoras de elite cumpriram 70,8 quilómetros, sobressaindo as ciclistas que, habitualmente, competem em BTT.

Daniela Pereira foi a melhor, cortando a meta ligeiramente destacada relativamente às rivais mais próximas, ao fim de 2h19m00s de prova. Seguiram-se quatro corredoras a 2 segundos. A sub-23 Rafaela Ramalho, também do Clube BTT de Matosinhos, foi a segunda classificada. Ilda Pereira (Korpo Activo/Penacova) fechou o pódio de elite.

Os 47,2 quilómetros das juniores decidiram-se num mano-a-mano entre duas ciclistas. Beatriz Pereira (Bairrada) impôs-se diante de Beatriz Roxo (Academia de Ciclismo de Paredes). Sofia Gomes (Vesam/Blok - Vilanovense Cycling Girls) foi a terceira classificada, a 47 segundos.

As cadetes e as masters completaram 35,4 quilómetros. Entre as mais jovens brilharam as corredoras da equipa Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais, que ocuparam as seis primeiras posições. Marta Carvalho ganhou, seguida por Cassilda Carvalho e Margarida Teodósio.

Nas categorias de veteranas impuseram-se a master 30 Nádia Mendes (Vesam/Blok - Vilanovense Cycling Girls), a master 40 Ana Neves (Bike & Nutrition Shop) e a master 50 Ana Oliveira (Korpo Activo/Penacova). Por equipas venceu a formação Vesam/Blok - Vilanovense Cycling Girls.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“De Mateos fecha top 20 na Volta ao Algarve em Bicicleta”


Fotos: CD Feirense/João Fonseca

De 5 a 9 de maio, disputou-se a 47ª edição da Volta ao Algarve em Bicicleta, prova internacional de categoria ProSeries com a participação de 25 equipas, sete delas pertencentes ao escalão WorldTour, a prova contou com transmissão televisiva em direto para todo o mundo através da Eurosport e também pela CM TV.

A equipa ANTARTE – FEIRENSE, realizou uma prova regular com um bloco coeso que soube dar apoio aos seus líderes, mas também procurar as suas oportunidades.

Sendo que na primeira etapa, com chegada ao sprint, com vitória do irlandês Sam Bennett (Deceuninck-Quick Step), Vicente de Mateos e Rafael Silva foram os primeiros corredores Antarte-Feirense a cruzar a meta na 34ª e 35ª posições, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

A segunda etapa, com final no exigente alto da Fóia, montanha de primeira categoria, Vicente de Mateos foi o primeiro corredor Antarte-Feirense a cruzar a linha em 36º lugar, na vitória do britânico Ethan Hayten (Ineos-Grenadiers).


Na terceira etapa, a equipa esteve em várias frentes, na fase inicial procurou integrar a fuga do dia, mas como tal não foi possível, assumiu a frente do pelotão na parte final da etapa com o objetivo de proporcionar ao seu sprinter, Rafael Silva, oportunidade de disputar os lugares cimeiros na chegada a Tavira, contudo, numa das quedas finais, que assolaram o pelotão neste dia.

O Rafael viu-se obrigado a colocar o pé no chão, perdendo a oportunidade de entrar na luta pela vitória. Gonçalo Amado em defesa dos interesses da equipa e respondendo a um ataque de um adversário, acabaria por se isolar dentro dos 10 quilómetros finais, mas o duo não conseguiria levar o intento a bom porto, sendo que o irlandês Sam Bennett (Deceuninck-Quick Step) repetiu a vitória alcançada no primeiro dia e Vicente de Mateos foi novamente o primeiro corredor da Antarte-Feirense a cruzar a meta em Tavira na 18ª posição


Na quarta etapa, disputada em sistema de contra-relógio individual de 20,3 km, em Lagoa, Vicente de Mateos foi o corredor mais veloz da Antarte-Feirense, ficando a 2m15s do vencedor Kasper Asgreen (Deceuninck-Quick Step), subindo a 26º na geral.

Na quinta e última, com chegada no mítico alto do Malhão, o nosso corredor espanhol Vicente de Mateos, chegou no 25º lugar, a 57s do vencedor Élie Gesbert, da Arkéa-Samsic, sendo a classificação geral final ganha por João Rodrigues, da W52-FC Porto.

No balanço final Vicente de Mateos fechou o Top 20, António Ferreira foi 13º na Juventude e a equipa Antarte-Feirense ficou em 13º na classificação por equipas, entre as 25 classificadas.

Declarações Do Diretor Desportivo, Joaquim Andrade:

 

“O balanço final é positivo, procuramos as nossas oportunidades, e a equipa foi coesa e realizou o trabalho programado. No capítulo individual foi pena na terceira etapa a queda nos quilómetros finais ter impedido o Rafael Silva de culminar o excelente trabalho coletivo realizado nesse dia, O Vicente era o nosso homem para a geral, esteve no terreno montanhoso com os melhores, mas ainda lhe falta apurar um pouco o seu momento de forma, a cada corrida que faz tem sido evidente a sua progressão.

Parabéns aos meus corredores pelo trabalho realizado e parabéns ao João Rodrigues e á equipa W52-FC Porto pela vitória histórica desta importante competição”

 

Classificação Geral Final:

 

1º João Rodrigues (W52-FC Porto)

2º Ethan Hayter (Ineos-Grenadiers) +9

3º Kasper Asgreen (Deceuninck-QuickStep) +28

20º Vicente de Mateos (Antarte-Feirense) +3:47

40º Gonçalo Amado (Antarte-Feirense) +9:08

57º Rafael Silva (Antarte-Feirense) +15:27

72º Venceslau Fernandes (Antarte-Feirense) +21:34

83º António Ferreira (Antarte-Feirense) +25:18

103º Bruno Silva (Antarte-Feirense) +29:52

125º Fábio Oliveira (Antarte-Feirense) +36:17

Geral Juventude:

1º Sean Quinn (Hagens Berman Axeon)

13º António Ferreira (Antarte-Feirense)

Geral Equipas:

1ª W52-FC Porto

13ª Antarte-Feirense

Próximas competições ANTARTE - FEIRENSE:  5 e 16 maio > GP O JOGO.

Fonte: ANTARTE - FEIRENSE

“Copa do Mundo de MTB: Koretzky vence Schurter; Avancini é 10º, Mathieu Van Der Poel termina em 8º”


O francês Koretzky acelerou nos metros finais e venceu Schurter na abertura da competição do XCO em Albstadt, na Alemanha

 

Fotos: UCI

O francês Victor Koretzky abriu o calendário da Copa do Mundo de MTB com uma vitória em Albstadt, na Alemanha, neste domingo (9 de maio). Koretsky, que esteve sempre no grupo da frente, levou a melhor no sprint com o suíço Nino Schurter e fechou as seis voltas no circuito de 7km em 1h20min23s.

“Durante o aquecimento eu não me senti bem, mas depois das primeiras duas voltas fui ficando melhor e melhor. Eu não me arrisquei e foquei em terminar. Eu fiz o mesmo sprint do short track e foi incrível. Hoje estava quente e se você andar no seu máximo fica impossível de recuperar nesta pista, então minha tática foi a de seguir o primeiro grupo”, disse Koretsky.


O suíço Mathias Fluckiger, que liderou as duas últimas voltas, teve problemas e terminou em terceiro, a 23 segundos. O tcheco Ondrej Cink foi o quarto (a 25 segundos). O britânico Thomas Pidcock, campeão mundial da Sub-23 em 2020, estreou-se na categoria Elite e foi o quinto colocado, a 29 segundos, depois de uma prova consistente após ter largado na 74ª posição.

O holandês Mathieu Van Der Poel, que venceu com uma ótima apresentação o short track, andou bem nas primeiras duas voltas, mas sentiu o ritmo, perdeu contato com os líderes e terminou em oitavo, a 41 segundos.


O brasileiro Henrique Avancini largou bem e manteve um bom ritmo entre os líderes até a terceira volta, quanto começou a perder contato com o primeiro grupo. Avancini terminou na 10ª colocação, a 2min05s.

 

RESULTADOS

 

1 – Victor Koretzky (FRA) – 1h20min23s

2 – Nino Schurter (SUI) – a 2s

3 – Mathias Flückiger (SUI) – a 23s

4 – Ondrej Cink (CHE) – a 25s

5 – Thomas Pidcock (BGR) – a 29s

10 – Henrique Avancini (BRA) – a 2min05s

36 – Luiz Cocuzzi (BRA) – a 4min53s

71 – Ulan Galinski (BRA) – a 8min20s

DNF – Guilherme Gotardelo (BRA)

 

Feminino

 

A prova da categoria elite feminino foi realizada pela manhã, antes da prova masculina, com cinco voltas no percurso. A francesa Loana Lecomte surpreendeu as favoritas com um ataque logo na primeira volta. A jovem ciclista de 21 anos liderou de ponta a ponta e não parou de abrir vantagem até cruzar a meta com o tempo de 1h21min38s.

Sua compatriota, a experiente e favorita à vitória Pauline Ferrand Prevot, campeã mundial de XCO, perseguiu sozinha e sem sucesso para concluir na segunda colocação, a 53 segundos. A norte-americana Haley Batten travou um duelo com sua compatriota Kate Courtney e garantiu o pódio na terceira colocação, a 1min15s.

 

RESULTADOS

 

1 – Loana Lecomte (FRA) – 1h21min38s

2 – Pauline F. Prevot (FRA) – a 53s

3 – Haley Batten (EUA) – a 1min15s

4 – Kate Courtney (EUA) – a 1min20s

5 – Yana Belomoina (UCR) – a 1min30s

74 – Raiza Goulão (BRA) –  -1 volta

93 – Jaqueline Mourão (BRA) –  – 2 voltas

 

No sábado (8 de maio) a fluminense Giuliana Morgen, de 17 anos, disputou a prova da categoria Júnior e terminou na 21ª colocação.

 

PRÓXIMAS ETAPAS

 

A próxima etapa da Copa do Mundo será no próximo final de semana (15 e 16 de maio), em Nove Mesto, na Repúblia Checa.

O campeonato tem sua terceira etapa nos dias 12 e 13 de junho em Leogang, na Áustria, e a quarta etapa em Les Gets, na França, nos dias 3 e 4 de julho. A quinta etapa será nos dias 4 e 5 de setembro em Lenzerheide, na Suíça. A etapa final será nos dias 18 e 19 de setembro, em Snow Shoe, nos Estados Unidos.

Fonte: Bikemagazine Brasil

“Algarvio João Rodrigues (W52-FC Porto) agarrou a grande oportunidade de concretizar um sonho: vencer a Volta ao Algarve”


O algarvio voltou a vestir-se de amarelo numa grande corrida em Portugal, depois de ter conquistado a Volta a Portugal de 2019

Foto: W52-FC Porto

O ciclista algarvio João Rodrigues aproveitou uma oportunidade única para conquistar a ‘sua’ Volta e, magistralmente escoltado pela W52-FC Porto, roubou a amarela a Ethan Hayter (INEOS) no Malhão, ponto final da 47.ª edição.

Há muito que a W52-FC Porto era apelidada de INEOS portuguesa, mas hoje, na subida ao ponto mais alto de Loulé, os ‘dragões’ vulgarizaram a formação britânica – com um Ethan Hayter visivelmente debilitado depois da violenta queda da véspera -, numa demonstração de força e tática, consumada na vitória final de João Rodrigues, a primeira de um português na ‘Algarvia’ desde o já longínquo ano de 2006.

Cortada a meta na segunda posição, com as mesmas 4:10.10 horas do vencedor, o francês Élie Gesbert (Arkéa-Samsic), o ciclista de Faz Fato, de 26 anos, fez um compasso de espera antes de fazer a festa com os seus companheiros, celebrando entre abraços a concretização de um sonho: a 47.ª ‘Algarvia’ era sua, já que o jovem britânico, que tinha 12 segundos de vantagem à partida para a quinta etapa, perdeu 21 no Malhão.

“Estou muito contente, depois de todo o esforço da minha equipa. Para mais, é a Volta ao Algarve e, sendo eu algarvio, é especial. Sempre tive a ambição de vencer aqui. Sabia que era muito complicado com os melhores do mundo, que costumam cá vir no início de temporada. Este ano, tive uma grande oportunidade por a corrida ser disputada mais tarde, e aproveitei da melhor forma possível. Sinto-me muito contente, claro, é incrível”, resumiu, já depois de chorar, emocionado, ao vislumbrar a namorada e a irmã.

A jornada da consagração de João Rodrigues começou 171,1 quilómetros antes, em Albufeira, e decorreu a ritmo apressado, com os ciclistas a cumprirem a primeira hora de corrida a 47,8 km/h, muito por ‘culpa’ da iniciativa de 13 homens, maioritariamente ‘sprinters’, que saltaram do pelotão ao quilómetro 24.

O camisola verde Sam Bennett, acompanhado do seu fiel lançador Michael Morkov (Deceuninck-QuickStep), seguiu no encalço do ‘repescado’ Danny van Poppel (Intermarché-Wanty-Gobert), unindo-se a um grupo no qual seguiam ainda Pascal Ackermann e Michael Schwarzmann (Bora-hansgrohe), Benjamin Thomas (Groupama–FDJ), Ryan Gibbons (UAE Emirates), Oliver Naesen (AG2R), Héctor Sáez (Caja Rural), Mauro Finetto (Delko), Joan Bou (Euskaltel-Euskadi), Luís Fernandes (Rádio Popular-Boavista) e Pedro Pinto (Tavfer-Measindot-Mortágua).

Além da disputa pela camisola dos pontos, na fuga travou-se também a luta pela montanha, com Luís Fernandes (Rádio Popular-Boavista) a vencer as duas primeiras contagens de montanha do dia para garantir a conquista da classificação dos trepadores.

Na sucessão de subidas até à meta, a fuga foi perdendo elementos e acabou mesmo por ‘extinguir-se’ a sete quilómetros do alto, já depois de Kasper Asgreen ter tentado destacar-se, sem grande resultado a não ser o de encolher o pelotão, numa missão na qual foi, posteriormente, auxiliado por Bennett, irrepreensível no trabalho de equipa no dia em que foi anunciada a sua saída da Deceuninck-QuickStep no final da temporada – o dinamarquês acabaria por ver o seu esforço premiado com o terceiro lugar final, a 28 segundos do vencedor.

Mas foi apenas a quatro quilómetros da meta, quando o super-bloco da W52-FC Porto entrou ao serviço, que o desfecho da 47.ª edição começou a desenhar-se: depois de vários ataques e contra-ataques, um Rodrigues de pedalada fácil ficou na frente na companhia de Élie Gesbert, enquanto Ethan Hayter, em evidentes dificuldades, tentava não perder o rasto do português.

Inquieto, o algarvio olhava repetidamente para trás, para controlar o britânico, sempre escoltado por Sebastián Henao – o colombiano teve mesmo de ‘travar’ várias vezes para ‘rebocar’ o seu líder – e por Amaro Antunes que, quando atestou o ‘naufrágio’ do ainda camisola amarela, acelerou para juntar-se ao seu colega.

Com a ajuda do vencedor da edição especial da Volta a Portugal, Rodrigues ganhou mais um punhado de segundos, consumando o assalto bem-sucedido à amarela final, numa jornada que só não foi mais perfeita para os ‘dragões, que ainda conseguiram o terceiro lugar na tirada com Jóni Brandão e a vitória por equipas, porque Gesbert foi mais forte na luta pela quinta e última etapa.

Perante uma plateia de amigos e familiares, que fizeram o seu nome ecoar no Malhão, o algarvio voltou a vestir-se de amarelo numa grande corrida em Portugal, depois de ter conquistado a Volta a Portugal de 2019.

"Todas as camisolas amarelas têm um carinho especial, todas foram conquistadas com muito trabalho e todas elas têm um sentimento especial. A Volta ao Portugal foi algo magnífico nos Aliados, e esta aqui, no Malhão, foi incrível, não consigo escolher", confessou, sem decidir-se sobre qual dos triunfos foi mais especial.

Fonte: Sapo on-line

“Ethan Hayter: «Não correu bem e eles foram muito fortes»”


Ciclista da INEOS partiu na liderança, mas terminou em 2º. na geral da volta ao Algarve

 

Foto: LUSA

Ethan Hayter partiu para a última etapa da Volta ao Algarve como líder da geral, mas as dificuldades sentidas na derradeira tirada fizeram-no cair uma posição, cedendo a vitória para João Rodrigues. O britânico admitiu que o dia não lhe correu de feição.

"Foi um dia duro, hoje. O ritmo estava muito alto no início da subida. Não consegui encontrar o meu ritmo na subida, sempre a batalhar, o que não é o meu estilo. Não correu bem e eles foram muito fortes", revelou.

No último lúgar do pódio terminou o dinamarquês Kasper Asgreen (Deceuninck-QuickStep), que também passou por problemas na etapa, que culminou no Alto do Malhão. "Foi muito duro. Não sou exatamente um trepador, por isso sabia que seria difícil. O [João] Rodrigues e o [Ethan] Hayter estavam muito bem na subida e tive dificuldades em seguir. Tentámos antecipar, criar uma vantagem na última subida. Não conseguimos, e tentei ir o mais rápido possível. Não foi suficiente", afirmou.

Já Élie Gesbert (Arkéa Samsic) arrecadou o triunfo na derradeira etapa, algo que diz servir como motivação para as próximas corridas. "Estou muito feliz pela vitória. Foi uma etapa muito rápida. Durante todo o dia tive boas sensações e pensei que poderia fazer qualquer coisa na subida. Esta é uma bela corrida, com etapas para todos os gostos. Foi um bom incentivo para o que resta da temporada", vincou o francês.

Fonte: Record on-line/ com Lusa

“Telmo Pinão quarto na prova de fundo da Taça do Mundo de paraciclismo”


Em C1, Bernardo Vieira acabou por não concluir a prova, enquanto Hélder Maximino foi 18.º em C5

 

Foto: DR/FPC

O português Telmo Pinão ficou este domingo à porta das medalhas na prova do fundo C2 da Taça do Mundo de paraciclismo, em Ostende, com um quarto lugar ao fim de 70 quilómetros.


O atleta luso acabou a um segundo do vencedor, o francês Alexandre Leaute, e do segundo, o belga Ewoud Vromant, com o mesmo tempo do terceiro classificado, o britânico Matthew Robertson, no que foi, ainda assim, o melhor resultado português na prova que hoje terminou em Ostende.

Em C1, Bernardo Vieira acabou por não concluir a prova, enquanto Hélder Maximino foi 18.º em C5.

Fonte: Sapo on-line

 

“João Rodrigues e a força da W52-FC Porto: «Não sei se somos a INEOS portuguesa...»”


Ciclista português venceu a Volta ao Algarve e elogia a sua equipa

 

Foto: Filipe Farinha

João Rodrigues (W52-FC Porto) venceu a Volta ao Algarve, este domingo, após terminar em segunda na quinta e derradeira etapa da prova, a qual foi ganha pelo francês Élie Gesbert (Arkéa Samsic). Após a etapa, já recuperado do esforço, o ciclista português mostrou-se naturalmente satisfeito pelo resultado que conseguiu.

"Estou muito contente, depois de todo o esforço da minha equipa. Para mais, é a Volta ao Algarve e, sendo eu algarvio, é especial. Sempre tive a ambição de vencer aqui. Sabia que era muito complicado com os melhores do mundo, que costumam cá vir no início de temporada. Este ano tive uma grande oportunidade por a corrida ser disputada mais tarde, e aproveitei da melhor forma possível. É incrível. Só tenho que agradecer à minha equipa, ao meu treinador a todos que estiveram ao meu lado", começou por dizer o português, de 26 anos, que é o primeiro ciclista luso a vencer a prova desde 2006, depois do João Cabreira.

"Todas as camisolas amarelas têm um carinho especial, todas foram conquistadas com muito trabalho e todas elas têm um sentimento especial. A Volta ao Portugal foi algo magnífico nos Aliados, e esta aqui, no Malhão, foi incrível, não consigo escolher. Tem sempre um sabor especial quando ganhamos, não sei se somos a INEOS portuguesa ou não, sabemos que fazemos o melhor trabalho possível, foi assim que nos incutiram no FC Porto. Queremos vencer e vencer, não nos contentamos com o pódio", explicou.

"Partimos com esta missão, a de atacar. Quando estamos de amarelo temos que defender, quando estamos atrás temos que atacar para recuperar segundos e era assim que tínhamos que abordar a etapa. Foi uma etapa de loucos, de alta velocidade, a fuga nunca teve muito tempo, esteve sempre controlada. Felizmente, conseguimos estar melhor do que os adversários e conquistar esta corrida", analisou, detalhando a estratégia usada pela W52-FC Porto.

"Se perdemos 12 segundos, tínhamos que conquistar 12 segundos, era o tudo ou nada, fazer quinto ou sexto era igual. Assim delineámos esta estratégia, o Amaro [Antunes] esteve incrível, toda a equipa foi incrível."

Fonte: Record on-line/com Lusa

“Giro: Taco van der Hoorn vence isolado terceira etapa, Filippo Ganna segue líder, João Almeida termina em 34º mantem 4º lugar”


O ciclista dos Países Baixos, de 27 anos, integrou a fuga do dia e triunfou na ligação de 190 quilómetros entre Biela e Canale ao cabo de 4:21.29 horas

O holandês Taco van der Hoorn (Intermarché-Wanty-Gobert-Matériaux) fez hoje ‘vingar’ a fuga para vencer a terceira etapa da Volta a Itália em bicicleta, com o italiano Filippo Ganna (INEOS) a conservar a liderança da geral.

O ciclista dos Países Baixos, de 27 anos, integrou a fuga do dia e triunfou na ligação de 190 quilómetros entre Biela e Canale ao cabo de 4:21.29 horas, chegando quatro segundos à frente do pelotão, no qual o italiano Davide Cimolai (Israel Start-Up Nation) ‘sprintou’ para o segundo lugar, com o eslovaco Peter Sagan (Bora-hansgrohe) no terceiro posto.

Na geral, Filippo Ganna conservou a liderança, agora seguido do norueguês Tobias Foss (Jumbo-Visma), no segundo lugar, a 16 segundos, e de Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep), terceiro a 20 segundos, o mesmo tempo que João Almeida, colega do belga, tem para a 'maglia rosa', no quarto posto.

Na terça-feira, a quarta etapa da 104.ª edição do Giro liga Piacenza a Sestola, com 187 quilómetros e três contagens de montanha, duas de terceira categoria e outra de segunda, quase na meta.

Os portugueses na classificação geral, João Almeida está em 4º, Nelson Oliveira (Por) Equipe Movistar em 5º, Ruben Guerreiro (Por) EF Education-Nippo em 51º

Fonte: Sapo on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com