segunda-feira, 3 de abril de 2023

“Ethan Hayter é o primeiro líder da Volta ao País Basco”


Rúben Guerreiro foi 26.º, Nelson Oliveira acabou em 63.º e Rui Costa em 77.º

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista britânico Ethan Hayter (INEOS) venceu esta segunda-feira ao sprint a primeira etapa da Volta ao País Basco, tornando-se no primeiro líder da classificação geral individual após a chegada a Labastida.

Hayter, de 24 anos, cumpriu os 165,4 quilómetros entre Vitoria-Gasteiz e Labastida em 4:01.24 horas, batendo sobre a meta o suíço Mauro Schmid (Soudal-QuickStep), segundo, e o espanhol Jon Aberasturi (Trek-Segafredo), terceiro.

Por causa das bonificações atribuídas na meta e noutros pontos da corrida, Hayter tem quatro segundos de vantagem para Schmid e seis para Aberasturi.

Todos os portugueses em prova chegaram com o mesmo tempo do vencedor, com Rúben Guerreiro (Movistar) em 26.º, Nelson Oliveira (Movistar) em 63.º e Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) em 77.º.

Na terça-feira, a segunda de seis etapas liga Viana a Leitza em 193,8 quilómetros, com uma contagem de montanha de segunda categoria instalada pouco antes da meta.

Fonte: Record on-line

“CRP Ribafria no Porto Gaia Granfondo”


Decorreu a 02 de abril, o Porto Gaia Granfondo, com partida no coração da cidade invicta e final no quartel situado na Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia.

O percurso não se limitou a estas cidades, passando por Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca, Santa Maria da Feira.

Uma prova aberta a todos os ciclistas, onde alinhara a partida cerca de 800 atletas.

A equipa do CRP Ribrafia | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, marcou presença com 2 atletas (Pedro Dias e Edson Baron), que foram a esta prova com a finalidade de melhorarem a sua condição física.

Os dois atletas participaram no evento mais longo, com 160 km e cerca de 3300 de acumulado.

Pedro Dias conseguiu andar sempre no grupo, tendo perdido o contacto nos km finais numa descida técnica e onde o grupo já estava reduzido a 6 elementos, não conseguindo vir juntar-se ao grupo, cortando a meta na 7ª posição, conquistando o 1º lugar de Elites. Edson Baron cortou a meta na 24ª posição, obtendo o 5º lugar M40.

Embora não sendo uma prova federada, tem sempre o significado e importância na divulgação dos patrocinadores e do CRP Ribafria.

Fonte: EQUIPA DE CICLISMO - CRP RIBAFRIA | GRUPO PARAPEDRA / DINAZOO / RIOMAGIC - CRP RIBAFRIA

“Volta ao País Basco em destaque esta semana no Eurosport”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Com a chegada da primavera, o calendário de ciclismo ganha força e em abril o Eurosport emite uma série de competições de grande qualidade que prometem muitas horas de ação a todos os fãs da modalidade.

Esta segunda-feira arranca a 62.ª edição da Volta ao País Basco ou Euskal Herriko Itzulia, uma competição de ciclismo de estrada por etapas de importância igual à Volta à Catalunha e só superada pela Vuelta a España. Criada em 1924, a Itzulia é famosa pelo traçado montanhoso, ideal para os trepadores.

Daniel Felipe Martínez está de volta para tentar repetir o triunfo na Itzulia no ano passado. O colombiano da INEOS terá a concorrência de estrelas como Jonas Vingegaard, vencedor do Tour 2022, Richard Carapaz, vencedor do Giro 2019 e campeão olímpico de estrada, Enric Mas, David Gaudu, Adam Yates, Juan Ayuso, Egan Bernal, David Gaudu, Mikel Landa, Pello Bilbao entre outros. Rui Costa (Intermarché – Circus – Wanty), Ruben Guerreiro e Nélson Oliveira (Movistar) são os únicos portugueses que vão rolar na prova espanhola.

A Itzulia 2023 discute-se até sábado, dia 8 de abril, entre Vitoria-Gasteiz e Eibar e ao longo de seis etapas. Esta edição passa por cidades como Labastida, Viana, Leitza, Errenteria, Amasa-Villabona, Santurtzi ou Amorebieta-Etxano tendo o pelotão de cumprir um total de 992,5 quilómetros.

Pode acompanhar toda a ação da Volta ao País Basco diariamente, em direto, no Eurosport, a partir das 14:30h, até sábado, 08 de abril.

Fonte: Eurosport

“Ana Santos e Cristofer Bosque Fãs de pódio!”


Por: David Simo

A X-Sauce Factory Team mais uma vez deixa a sua marca no calendário peninsular de BTT com as suas excelentes performances. A portuguesa Ana Santos conquistou a vitória geral na segunda paragem da Taça de Portugal, em Abrantes, enquanto Cristofer Bosque conseguiu um terceiro lugar na geral e segundo lugar na categoria Elite da penúltima paragem da Taça de Espanha em Saragoça.

Ana Santos não deixou dúvidas no teste português, dominando a corrida do início ao fim: "Fui da primeira volta em primeiro lugar, conseguindo distanciar-me com o segundo concorrente desde o início, e nas restantes voltas tentei aumentar cada vez mais a distância. Estou feliz por voltar a ganhar uma competição no XCO depois da minha paragem!" A piloto da X-Sauce Factory Team continua a demonstrar a sua qualidade e forma física, e a sua equipa está mais do que orgulhosa dela.


Em Saragoça, Cristofer Bosque esteve muito perto de conseguir a liderança da Taça de Espanha, mas teve de se contentar com o terceiro lugar geral e segundo na Elite: "Estou muito contente com o desempenho, vim muito motivado de Alpedrete e queria assaltar a liderança do circuito nacional, mas os meus rivais dificultaram-me muito". Apesar das dificuldades que encontrou no circuito e do vento forte, o piloto da X-Sauce Factory Team deu o seu melhor e conseguiu um merecido lugar no pódio.

A X-Sauce Factory Team continua a ter um bom desempenho nas competições de Mountain Bike XCO, com uma equipa empenhada e talentosa.

Fotos: @ciclismomaistv/@RFEC/@MoisesMechanic&Photo

Fonte: X-Sauce Factory Team

“‘Pedala com a Cofidis’ regressa a Lisboa, ao Parque Ribeirinho Oriente, para ensinar crianças e adultos a andar de bicicleta”


Por: Ana Martins

‘Pedala com a Cofidis’, a iniciativa que a Cofidis promove em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, está a percorrer o país, de norte a sul, para ensinar crianças e adultos a andar de bicicleta. Com uma programação que se estende até meados de outubro, a quarta edição da iniciativa prossegue este ano com 40 ações em diferentes pontos do País para ajudar os interessados a aprenderem a andar de bicicleta, relembrando-os que esta é uma forma de se manterem ativos e de se deslocarem de forma mais sustentável. O Parque Ribeirinho Oriente, em Lisboa, é a próxima localização a receber esta ação já no próximo dia 6 de abril.

Para cada dia de ação, serão abertas 40 vagas para que os participantes possam beneficiar de aulas dadas por técnicos devidamente habilitados da Federação Portuguesa de Ciclismo. Os interessados poderão ainda contar com pistas insufláveis de iniciação, bicicletas e capacetes, que vão permitir criar um ambiente descontraído e favorável à aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas básicas de domínio da bicicleta, num perímetro delimitado, seguro e sem tráfego.

A participação no ‘Pedala com a Cofidis’ é gratuita, mas requer inscrição prévia aqui: Pedala com a Cofidis Bilhetes, Dom, 26/03/2023 às 10:00 | Eventbrite

Para mais informações sobre o programa, consulte o site oficial da iniciativa e as páginas de Facebook e Instagram da Cofidis.

Fonte: Hill+Knowlton Strategies

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com