quinta-feira, 30 de novembro de 2023

“Arranque da Volta a França de 2025 privilegiará os sprinters”


Revelação foi feita na apresentação das três etapas inaugurais da prova

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O 'Grand Départ' da 112.ª Volta a França em bicicleta privilegiará os sprinters, foi esta quarta-feira revelado na apresentação das três etapas inaugurais da edição de 2025, que arrancará em Lille.

Há duas semanas que se sabia que o Tour'2025 iria começar em Lille, masem conferência de imprensa, a organização da prova francesa desvendou o percurso das três primeiras etapas, com a jornada inaugural a ser favorável aos ciclistas mais rápidos do pelotão.

"Será a primeira vez após uma meia dúzia de anos que um sprinter poderá vestir a primeira camisola amarela", evidenciou o diretor da Volta a França, Christian Prudhomme.

Depois de nos últimos anos a organização da 'Grande Boucle' ter dado primazia a tiradas acidentadas no arranque da prova, na 112.ª edição a primeira etapa, agendada para 5 de julho de 2025, será uma volta essencialmente plana de 185 quilómetros em redor de Lille.

No entanto, será logo na segunda jornada que os 'puncheurs' terão a sua oportunidade, nos 209 quilómetros entre Lauwin-Planque e Boulogne-sur-Mer, uma vez que os derradeiros 10 quilómetros incluem duas dificuldades: as subidas a Saint-Etienne-au-Mont (900 metros, com uma pendente média de inclinação de 11%) e a Outreau (800 metros a 8,8%).

Nessa segunda etapa, os favoritos já terão de estar atentos num final que, segundo Christian Prudhomme, será "absolutamente formidável".

A terceira etapa, por sua vez, ligará Valenciennes a Dunquerque, no total de 172 quilómetros, sendo expectável nova chegada ao sprint.

A edição de 2025 marcará o regresso do 'Grand Départ' a França, após três arranques 'internacionais': Copenhaga (2022), Bilbau (2023) e Florença (2024).

A última vez que a Volta a França começou em território 'nacional' foi em 2021, em Brest, cidade portuária na Bretanha, mas é preciso recuar a 2001, a Dunquerque, para encontrar o norte como local do 'Grand Départ'.

"Não poderíamos regressar a França em locais que não amassem visceralmente o ciclismo e o Tour. Era preciso regressar a um local que respira, que sente a emoção. É um local que respira ciclismo", defendeu Prudhomme.

O percurso destas três primeiras etapas evitará, contudo, o lendário empedrado de Paris-Roubaix, atravessado pelo pelotão da 'Grande Boucle' em 2010, 2014 e 2018 e na última passagem do Tour pelo norte de França, em 2022.

Esta quarta-feira foi também anunciado que a quarta etapa partirá de Amiens rumo a um destino ainda não desvendado.

Fonte: Record on-line

“Só três anos depois Primoz Roglic recebe o prémio Vélo d'Or 2020”


Por: José Morais

Foto: @PhotoGomezSport

O prémio Vélo d'Or 2020 atribuído a Primoz Roglic, só agora lhe foi entregue, com o ciclista esloveno sendo o melhor daquela temporada, mas por motivo da pandemia, o mesmo foi adiado, porem, agora no Critério Beking no Mónaco, os responsáveis pelo prémio lhe entregaram o troféu, recordando que em 2020 foi 2º na Volta a França, e 1º no Liège-Bastogne-Liège.

Primoz Roglic, e outros participantes do Criterium, vão percorrer o circuito de fórmula um no Mónaco, alem disso existe uma competição combinada para amadores e profissionais, onde se juntaram, outras atividades para crianças.

“Agenda de Ciclismo”


Taça de Portugal de Pista inicia-se no próximo fim de semana

 

Por: Vasco Moreira

A Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa está de regresso para a edição de 2024, que terá início já no próximo fim de semana (2 e 3 de dezembro), em dose dupla, com as primeira e segunda provas pontuáveis, no Velódromo Nacional de Sangalhos.

A primeira prova pontuável da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa vai decorrer no sábado (2 de dezembro) e a segunda no domingo (3 de dezembro), tendo ambas o mesmo programa. As corridas terão início às 10h e têm final agendado para as 19h40, estando prevista uma pausa entre as 13h15 e as 14h30.

Vão a prova ciclistas das categorias de Juvenis, Cadetes, Juniores, Elites A (apenas masculinos), Masters 30, 40, 50 e 60, e Paraciclismo. As disciplinas em competição serão Scratch (todas as categorias), Corrida por Pontos (todas as categorias exceto juvenis e paraciclismo), Quilómetro (apenas juvenis) e Perseguição Individual (apenas paraciclismo).

Estas serão a primeira e segunda de três provas pontuáveis da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa, que tem desfecho agendado para o fim de semana de 16 e 17 de dezembro, data da terceira prova, que vai decorrer durante os Troféus Internacionais Bento Pessoa e Alves Barbosa.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com