segunda-feira, 29 de maio de 2017

“Ranking Ciclista do Ano”

Amaro Antunes destrona Rinaldo Nocentini

O português Amaro Antunes (W52-FC Porto) é o novo comandante do Ranking Ciclista do Ano, destronando, na atualização de maio, o italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), que estava na frente desde o início da época.

O quinto lugar no Grande Prémio Jornal de Notícias, que terminou no domingo, foi determinante para o algarvio aceder à primeira posição. Há um mês, Amaro Antunes era o segundo da tabela, apenas a 16 pontos de Nocentini. Em maio inverteram-se as posições.

Amaro Antunes é o número um nacional, com 488 pontos. Rinaldo Nocentini não pontuou durante o mês de maio e está com os mesmos 448 pontos com que terminou o mês anterior. O terceiro mais pontuado é Daniel Mestre (Efapel), que soma 268 pontos, tendo subido quatro posições no mês em que venceu duas etapas, as últimas do Grande Prémio Jornal de Notícias.

O basco Xuban Errazquin (RP-Boavista) caiu do nono ao 13.º lugar, mas manteve o estatuto de melhor sub-23.

A W52-FC Porto, que tem Amaro Antunes, Raúl Alarcón e Rui Vinhas nos dez mais pontuados, encima o ranking coletivo, somando 976 pontos. O Sporting-Tavira é a formação mais próxima, com 718 pontos. O pódio coletivo completa-se com a Efapel, graças aos 489 pontos do conjunto sediado em Ovar.

Ranking Ciclista do Ano

1.º Amaro Antunes (W52-FC Porto), 488 pontos

2.º Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), 448

3.º Daniel Mestre (Efapel), 268

4.º Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), 260

5.º Raúl Alarcón (W52-FC Porto), 195

6.º Sérgio Paulinho (Efapel), 170

7.º Antonio Angulo (LA Alumínios-Metalusa BlackJack), 160

8.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Metalusa BlackJack), 158

9.º Domingos Gonçalves (RP-Boavista), 142

10.º Rui Vinhas (W52-FC Porto), 125

Ranking Equipa do Ano

1.ª W52-FC Porto, 976

2.ª Sporting-Tavira, 718

3.ª Efapel, 489

4.ª RP-Boavista, 457

5.ª Louletano-Hospital de Loulé, 369

Fonte: FPC

“AQUATLO XTERRA KIDS (Golegã)”

Triatletas Torrejanos conquistam 3ºlugar por equipas…

Realizou-se na Golegã, no domingo dia 28 de Maio, a 6ªetapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, designada por Aquatlo XTERRA KIDS, uma prova constituída apenas por 2 segmentos, um de natação que variou entre os 50m e 300m, e outro de corrida com distâncias entre os 400m e 2000m.

Nesta etapa, a ESCOLA DE TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS conseguiu manter a sua regularidade neste Campeonato Jovem, e obteve um excelente 3ºlugar por equipas entre 32 clubes participantes com cerca de 500 atletas inscritos.

Destaque para excelentes prestações individuais dos jovens triatletas torrejanos, com alguns a obterem classificações no top 10 dos 4 escalões em competição.

Em Benjamins masculinos, MATEUS NASCIMENTO, RODRIGO VICENTE e MIGUEL GAMEIRO foram 6º, 7º e 8ºclassificados, enquanto em Infantis, MATILDE MOITA obteve o 7ºlugar em femininos, e FRANCISCO CARVALHO terminou na 6ªposição em masculinos.

Na prova mais competitiva da manhã, a de Iniciados masculinos, GUSTAVO DO CANTO lutou até ao fim e alcançou o 4ºlugar, praticamente seguido por JOSÉ TADEIA e PEDRO AFONSO SILVA nos 6º e 7ºlugares.

Mas fora do top 10, houve mais atletas torrejanos a contribuírem colectivamente para o 3ºlugar da sua equipa, demonstrando boa atitude em prova e revelando que o trabalho levado a cabo pela equipa técnica constituída por Marco Sousa e Paulo Antunes, continua a dar os seus frutos.

Em Benjamins femininos, Francisca Leirião concluiu a sua prova na 12ªposição, e em masculinos Simão Vieira terminou no 25º lugar e Diogo Viegas no 36º. Ana Júlia Marques, Margarida Inácio e Bruna Barros em Infantis femininos foram 22ª, 24ª e 35ªclassificadas, e no setor masculino, Guilherme Neves, Rodrigo Viegas e António Gasalho terminaram nas 18ª, 51ª e 53ªposições.

Nos Iniciados masculinos, Martim Salvador, Vasco Santos, Francisco Borges e André Neves alcançaram os 12º, 26º, 34º e 47ºlugares, enquanto em femininos, Constança Martins, Joana Silva e Natércia Carvalho terminaram nas 15ª, 26ª e 36ªposições.

Por último, disputaram-se as 2 provas do escalão de Juvenis. Em femininos, Ana Margarida Silva depois um excelente segmento de natação, obteve o 14ºlugar e Joana Alves foi 33ªclassificada. Em masculinos, Duarte Santos, graças ao que conseguiu recuperar no segmento de corrida, concluiu no 16ºlugar, João Graça, Guilherme Marques, Bruno Proença e Francisco Gonçalves terminaram nos 23º, 28º, 59º e 60ºlugares.

RICARDO BATISTA

no CAMPEONATO DA EUROPA DE TRIATLO

 

Atualmente no seu 2ºano de Cadete, RICARDO BATISTA foi chamado pela 3ªvez nesta época de 2017, para representar a Selecção Nacional de Triatlo, e estar presente no Campeonato da Europa de Triatlo de Juniores que se realiza em Kitzbühel na Áustria, entre os dias 16 e 18 de Junho.

Tudo isto é, sem dúvida algo muito merecido para este jovem triatleta torrejano, fruto do seu trabalho e o do seu técnico PAULO ANTUNES. Mais um “ prémio ” que reflete toda uma filosofia de trabalho que tem vindo a ser implementada e aplicada em prol do TRIATLO EM TORRES NOVAS pelo treinador PAULO ANTUNES.

RICARDO BATISTA, nasceu a 20/Novembro/2000, reside em Torres Novas, estuda na Escola Maria Lamas no 11ºano e entrou para o triatlo em 2012.

Na última época de 2016, Ricardo Batista obteve o 3ºlugar no Campeonato Nacional de Aquatlo em Absolutos, sendo no seu escalão de Cadetes, Campeão Nacional de Aquatlo e Vice-campeão Nacional de Triatlo.

Também em 2016, no Biatle, é Campeão do Mundo e da Europa, títulos obtidos na Florida e em Setúbal, e já nesta época de 2017, no início de Abril ao serviço da Selecção Nacional de Triatlo, esteve presente na Taça da Europa de Triatlo em Juniores na Quarteira, aonde foi 9ºclassificado, e no final do mesmo mês, em Sória no norte de Espanha, obteve um excelente 4ºlugar no Campeonato da Europa de Duatlo em Juniores, sendo o melhor português nesta competição.

Fonte: ESCOLA DE TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS

“2ª Edição da Maratona da Feira da Vinha e do Vinho”

No passado dia 28/05, o atleta Nuno Almeida do Intercaimabike, deslocou-se à Anadia, para participar na 2ª Edição da Maratona da Feira da Vinha e do Vinho.

Partida dada às 9:30h, com um ritmo elevado, os atletas entraram nos trilhos do concelho de algumas aldeias vizinhas, num percurso misto com um total de 45kms, marcado por um sobe e desce constante, trilhos irregulares junto às vinhas, o que veio a tornar mais dura a prestação dos atletas, algumas passagens de riachos para refrescar, uns singletracks alucinantes para acelerar a pulsação e umas subidas curtas mas com bastante inclinação, mas tudo superado.

Reforços líquidos bem distribuídos, a ajudar a combater o calor que entretanto se fez sentir com o avançar da manhã.

Marcações visíveis e nos sítios corretos, facilitaram a realização do circuito desenhado pela organização, resultando numa chegada à meta sem enganos.

Resultados da classificação do atleta:

Nuno Almeida - 3º da geral Master 45 / 1º Master 45 na promoção.

Fonte: Intercaimabike
 

"XTerra Portugal leva centenas de atletas à Golegã"

Um dos eventos mais aguardados do ano levou à Golegã mais de 700 atletas de todas as idades para a disputa de competições dedicadas ao todo-o-terreno que preencheram a região durante dois dias. O XTerra Portugal recebeu a competição pontuável para o XTerra Europe e Taça de Portugal PORterra, a disputa do Campeonato Nacional Jovem e a realização de uma Prova Aberta.

Durante o primeiro dia de provas, 27 de Maio, as atenções foram direcionadas para a competição que dá nome ao evento. O XTerra Portugal trouxe perto de duas centenas de triatletas de todo o mundo que procuraram, na Golegã, a conquista de importantes pontos para a competição do XTerra Europe, bem como a qualificação para Maui, local que recebe anualmente o XTerraWorldChampionship. Na mesma prova, apenas para os atletas e clubes nacionais, foi possível pontuar para a terceira etapa da Taça de Portugal PORterra.

Todos os que alinharam à partida para esta competição foram desafiados a demonstrar enorme qualidade e capacidade técnica ao longo de todo o percurso. Na competição feminina a húngara Brigitta Poór provou ser uma das favoritas à vitória logo nos momentos inicias. Alcançou a liderança durante o segmento de 1,5km de natação e não a voltou a perder até cortar a meta final. Após mais 33km de ciclismo e 10km de corrida a húngara cortou a meta com uma vantagem superior a três minutos para a segunda classificada, a austríaca Carina Wasle. O terceiro lugar da competição feminina foi conquistado pela atleta da República Checa, Helena Erbenova.

Na frente masculina podemos afirmar que a disputa pela liderança fez-se cumprir por intermédio de vários atletas mas que foi Ruben Ruzafa Cueto, Espanha, quem levou a melhor frente à concorrência. Apesar de ter sido apenas o quarto homem à saída da água, foi durante o segmento de ciclismo que se distanciou e deu inicio à vantagem que viria a alargar ao longo da prova. Com uma corrida excepcional o espanhol cortou a meta com uma vantagem superior a três minutos. O belga Yeray Luxem foi segundo classificado e o francês Francois Carloni encerrou o pódio masculino na terceira posição.

Aos portugueses em competição coube também a tarefa de competir pelos seus clubes naquela que foi a terceira etapa da Taça de Portugal PORterra. Para além da conquista dos pontos para a competição internacional os triatletas das formações lusas focaram-se em unir esforços e representar as suas equipas num desafio que colocou à prova todos os participantes. Entre as mulheres foi Sheila Marques, Outsystems Olímpico de Oeiras, a primeira a cruzar a linha da meta. A triatleta venceu a etapa da competição nacional de forma categórica e terminou a prova da elite feminina na oitava posição. Pauline Vie, Alhandra Sporting Club, foi mesmo a primeira atleta em competição a surgir à saída da água mas o ritmo imposto por Sheila Marques durante o ciclismo acabou por delegá-la ao segundo posto. O terceiro lugar da competição feminina foi ocupado por intermédio da atleta da casa, o Núcleo do Sporting da Golegã, Filipa Gonçalves.

Nos homens foi Rui Dolores o triatleta em destaque. Apos o segmento inicial da competição surgia em sexto lugar da geral masculina, primeiro entre os que disputavam a Taça de Portugal, e foi ao longo de toda a prova um dos elementos em luta constante pelos lugares cimeiros da competição. No que toca à competição nacional, Rui Dolores venceu com hegemonia e cortou a meta com uma vantagem superior a dezasseis minutos para o segundo classificado. De louvar será, igualmente, a classificação do triatleta do Amiciclo Grândola, que terminou a prova pontuável para o XTerra Europe na sexta posição. Rui Galinha, Núcleo do Sporting da Golegã, foi segundo classificado e Rafael Gomes, Estoril Praia Fisiogaspar, terminou a prova na terceira posição.

Em termos coletivos a etapa da Taça de Portugal PORterra foi ganha por intermédio do Núcleo do Sporting da Golegã, em femininos, e do Amiciclo Grândola, em masculinos. O pódio masculino ficou concluído com a presença do Núcleo do Sporting da Golegã, em segundo lugar, e do SFRAA Triatlo, em terceiro.

No segundo dia de provas, 28 de Maio, foi a vez dos mais novos entrarem em competição e disputarem a sexta etapa do Campeonato Nacional Jovem. Desta feita, disputada no formato de Aquatlo, a competição contou com perto de 500 atletas inscritos e trouxe à região toda a animação, ingenuidade, aprendizagem e competitividade tão natural nas competições do calendário Jovem.

Todos os atletas que alinharam à partida para esta prova foram desafiados a percorrer distâncias que variaram consoante o seu escalão e que totalizaram entre os 50m de natação e 400 de corrida e os 300m de natação e 2km de corrida. Inês Azeitona, Clube 4 Estilos, e Ricardo Pissarra, Alhandra Sporting Club, venceram a prova na categoria de Benjamins. Cassilda Carvalho, Sport Lisboa e Benfica, e Rodrigo Pissara, Alhandra Sporting Club, conquistaram o escalão de infantis. Rafaela Silva , Clube Natação do Cartaxo, e Gabriel Santos foram os vencedores em Iniciados. Inês Rico, Alhandra Sporting Club, e Alexandre Silva, Sport Lisboa e Benfica, foram os melhores entre os Juvenis.

Em termos colectivos a vitória na etapa coube ao Alhandra Sporting Club que somou, na Golegã, a sua segunda vitória consecutiva na competição. Desta forma a formação vilafranquense iguala o Sport Lisboa e Benfica em numero de vitórias e garante a disputa pelo campeonato. O segundo lugar foi conquistado pelo Sport Lisboa e Benfica e o Clube de Natação de Torres Novas terminou a etapa na terceira posição.

No mesmo dia houve ainda espaço para a realização de uma prova aberta que reuniu todos os interessados em participar. A prova, também realizada em formato de Aquatlo, foi disputada ao longo de 300m de natação e 2km de corrida e apresentou-se como uma excelente oportunidade para quem procura dar os primeiros passos na modalidade. Daniela Sampaio, Alhandra Sporting Club, e João Protásio, Sport Lisboa e Benfica, foram os vencedores da prova.

O XTerra Portugal foi uma organização do Núcleo Sportinguista da Golegã e da Câmara Municipal da Golegã que contou com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal e que reuniu na região atletas de todas as idades para a disputa de provas de cariz nacional e internacional. O evento foi dedicado em particular a todos os amantes do todo-o-terreno e, de uma forma geral, foi possível encontrar na Golegã toda a harmonia e partilha pelo gosto na modalidade que é tão carismático nas nossas provas.

Fonte: FTP

“Lisboa Antiga de Bicicleta”

Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta organiza novamente no dia 4 de Junho, e pela 25ª vez, um passeio turístico por Lisboa em bicicleta (no âmbito do dia mundial do ambiente).

Para participar basta apenas uma bicicleta – BTT, citybike, dobrável ou convencional – e vontade de conhecer Lisboa de uma forma saudável e ecológica.

Este evento tem como objectivos gerais:

• Divulgar, promover e dar a conhecer Lisboa através da bicicleta;

• Valorizar a oferta turístico-cultural de Lisboa (património, gastronomia, artesanato, arquitectura, etc.);

• Promover a utilização da bicicleta como forma de mobilidade sustentável, não poluente, ecológica e saudável, quer como meio de lazer e forma de conhecer “o outro lado” de uma cidade, quer para as pequenas deslocações pendulares: casa – trabalho ou casa – escola;

• Despertar a população de Lisboa para a liberdade individual e de movimentos que a bicicleta representa;

• Fomentar o convívio, a cultura e o lazer.

Concentração pelas 8h30 no Terreiro do Paço e partida às 9h30 com chegada ao Terreiro do Paço pelas 12h30.

Pontos de Encontro:

Miradouro das Porta do Sol (10.15h)

Jardim S. Pedro de Alcântara (10.45h)

Torre de Belém (11.30h)

Final: Largo do Carmo pelas 12.30h

OFERTAS EL CORTE INGLÉS: UMA T-SHIRT

Os utilizadores de bicicleta estão assim convidados a subir e descer algumas das calçadas típicas de Lisboa – Calçada da Bica, Calçada do Lavre e Calçada da Glória.

Lisboa Antiga de Bicicleta é uma verdadeira descoberta da cidade, apreciada num ritmo suave e sem stress, desmistificando a alegada dificuldade das sete colinas.

Inscrições (weventual):


Fonte: FPCUB

 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com