sexta-feira, 1 de julho de 2022

“Jonathan Lastra vence em Sobral de Monte Agraço do Grande Prémio Internacional Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho 1ª etapa”


Jonathan Lastra (Caja Rural-Seguros RGA) impôs-se hoje na primeira etapa em linha do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho, 150,8 quilómetros, entre a torriense Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa e Sobral de Monte Agraço. Tiago Antunes (Efapel Cycling) conserva a camisola amarela.

A etapa foi animada por uma fuga que prosperou até perto da meta. A escapada aconteceu pouco depois do quilómetro 30, juntando sete corredores em cabeça de corrida, Jacobus Jooste (JV Perfis/Windmob), Márcio Barbosa (ABTF-Feirense), Ángel Madrazo (Burgos-BH), Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), André Ramalho (LA Alumínios-Credibom-MarcosCar), Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) e António Ferreira (Kelly-Simoldes-UDO).

Os fugitivos chegaram a ter perto de três minutos de vantagem, mas, nessa altura, quando a meta estava a 60 quilómetros de distância, a Caja Rural-Seguros RGA e a Euskaltel-Euskadi uniram esforços à Efapel Cycling, que vinha comandando a perseguição, começando a reduzir a margem dos atacantes.

O encurtamento da distância levou a que alguns homens da frente abdicassem, ao mesmo tempo que Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor), Joel Nicolau (Caja Rural-Seguros RGA) e Asier Etxeberria (Euskaltel-Euskadi) faziam a “ponte” para a fuga, a 28 quilómetros da meta. O grupo da frente chegou a sonhar com a vitória, entrando ainda com uma pequena vantagem nos derradeiros cinco quilómetros. Mas foram quatro homens vindos de trás que acabariam por discutir o triunfo.

Jonathan Lastra foi o mais rápido no sprint em subida, cortando a meta com 3h46m22s (média de 39,971 km/h), o mesmo registo que o colega de equipa Fernando Barceló e que Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor), segundo e terceiro, respetivamente. Afonso Eulálio (Glassdrive-Q8-Anicolor) também participou na última e decisiva movimentação, a 3 quilómetros do fim, mas cederia 4 segundos para o vencedor.

Tiago Antunes chegou no oitavo lugar, nas posições cimeiras do pelotão, a 6 segundos do vencedor. Apesar deste “corte” e das bonificações, Tiago Antunes manteve o comando da classificação geral. Tem agora 5 segundos de vantagem sobre Jonathan Lastra e 7 segundos sobre Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista), que ocupam as posições imediatas.

A participação na fuga valeu a André Ramalho a camisola da montanha e a Márcio Barbosa o primeiro lugar na geral das metas volantes. Jonathan Lastra comanda por pontos e Xabier Isasa (Euskaltel-Euskadi) é o melhor jovem. Por equipas manda a Euskaltel Euskadi.

A segunda etapa em linha, a disputar neste sábado, começa em Atouguia da Baleia, às 12h10, terminando em Torres Vedras, às 15h35, na terceira passagem pela meta, após duas voltas completas ao circuito torriense que inclui das subidas da Serra da Vila e do Varatojo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tour: Pogacar inicia defesa das amarelas conquistadas nas edições anteriores”


Contrarrelógio marca o arranque da Volta a França, em Copenhaga

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) inicia hoje a defesa dos títulos conquistados nas últimas duas edições da Volta a França, no contrarrelógio que marca o arranque da 109.ª edição, em Copenhaga.

Os 176 corredores inscritos, entre os quais estão dois portugueses, Nelson Oliveira (Movistar) e Ruben Guerreiro (EF Education-Easy Post), vão dar hoje as primeiras pedaladas num exercício individual contra o cronómetro de 13,2 quilómetros, na primeira de três etapas disputadas em solo dinamarquês, antes da transferência para França, na segunda-feira.

Na sua terceira presença no Tour, Tadej Pogacar, que parte com o dorsal número um, vai procurar, aos 23 anos, conquistar o terceiro triunfo consecutivo na maior corrida velocipédica mundial, tendo como grandes rivais o compatriota Primoz Roglic, segundo em 2020, e o seu ‘vice’ no ano passado, o dinamarquês Jonas Vinegaard, os líderes da Jumbo-Visma.

O jovem esloveno é o incontestável favorito, numa lista de candidatos que inclui ainda os homens da INEOS, nomeadamente o galês Geraint Thomas, campeão em 2018, e o colombiano Daniel Martínez, mas também Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe), a competir sob bandeira neutra devido à invasão russa da Ucrânia, o australiano Ben O’Connor (AG2R Citroën), quarto em 2021, ou o espanhol Enric Mas (Movistar), sexto no ano passado e quinto no anterior.

A 109.ª edição, 'ameaçada' pela recente vaga de casos de covid-19 no pelotão, vai percorrer 3.349,8 quilómetros entre Copenhaga e Paris, entre hoje e 24 de julho, com o percurso a incluir sete etapas de terreno acidentado, seis planas, seis de montanha e dois contrarrelógios individuais e a ter como 'aliciantes' a presença do 'pavé', na quinta tirada, e o regresso do mítico Alpe D'Huez.

Entre as ‘estrelas’ deste Tour destacam-se o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma), o neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) e o britânico Thomas Pidcock (INEOS), três grandes nomes com ‘raízes’ no ciclocrosse, o ‘sprinter’ neerlandês Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl), candidatos à camisola verde, ou o contrarrelogista Filippo Ganna (INEOS).

Julian Alaphilippe, o favorito dos franceses, e o britânico Mark Cavendish, que detém em igualdade com Eddy Merckx o recorde de vitórias em etapas na ‘Grande Boucle’ (34), são os dois principais ausentes, ao terem ficado de fora da seleção da Quick-Step Alpha Vinyl, enquanto o campeão de 2019, o colombiano Egan Bernal (INEOS), ainda está a recuperar da queda grave que sofreu no início do ano.

Fonte: Sapo on-line

“A Volta está de volta”


Jogos Santa Casa dão nome à camisola branca da juventude e vão premiar o melhor português

 

Parceiro de há muitos anos do maior evento desportivo do verão português, os Jogos Santa Casa continuam a dar nome à Camisola Branca da 83ª Volta a Portugal Continente e a distinguir o Melhor Português.


Os Jogos Santa Casa celebram a grande festa do ciclismo que decorre de 4 a 15 de agosto e diariamente vão envergar o símbolo da juventude ao melhor jovem ciclista em prova, contando para a classificação da Camisola Branca os atletas nascidos depois de 2001.

No ano passado, o Prémio da Juventude foi atribuído ao jovem porto-riquenho, Abner González da equipa Movistar, envergando desde a 3ª etapa a Camisola Branca Jogos Santa Casa.

Para Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, “é com grande satisfação que os Jogos Santa Casa se associam, uma vez mais, ao evento desportivo mais popular no nosso país, a Volta a Portugal em Bicicleta. É um evento inspirador, que está no coração de todos os portugueses. A história dos Jogos Santa Casa cruza-se com a da Volta a Portugal. São já quase seis décadas em que, por muitas ocasiões, marcámos presença no apoio à caravana da Volta”.


Edmundo Martinho acrescenta: “O nosso envolvimento nesta prova tem refletido a tendência de um posicionamento cada vez mais robusto por parte dos Jogos Santa Casa no apoio ao desporto e aos atletas nacionais. Um dos grandes eixos da nossa atuação na promoção do desporto está direcionado, precisamente, para os atletas mais jovens. É, por isso, de forma natural que patrocinamos a ‘camisola’ que premeia o melhor entre os mais jovens, através da Camisola Branca da Juventude. Um prémio que pretende motivar os jovens talentos. Atribuímos igualmente, uma vez mais, o Prémio ‘Melhor Português’, destinado ao ciclista nacional que obter a melhor classificação na geral individual, um incentivo inequívoco ao talento luso”.


A pouco mais de um mês para o início da 83ª Volta a Portugal Continente, todas as atenções se concentram na preparação dos atletas, sendo os mais jovens e menos experientes os que aguardam a competição com maiores expetativas. Fazendo parte ou não da caravana, ninguém fica indiferente à prova, seja nas partidas e chegadas, ou à beira da estrada ou no acompanhamento das muitas horas de transmissão da RTP. Todos aguardam expectantes a nossa “Volta”.

Fonte: Podium

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados Rui Carvalho foi o nosso homem mais rápido no Turcifal - Prólogo”


A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou a sua participação no Prólogo do Troféu Joaquim Agostinho, um contrarrelógio de 8 quilómetros, disputado num final de tarde de muito vento, permitiu marcar as primeiras diferenças já com algum significado.

A nossa equipa apresentou-se bem com Rui Carvalho a ser o mais rápido com o tempo de 10m54s na 34ª posição, a 31 segundos do vencedor Tiago Antunes (Efapel Cycling). Os restantes corredores cumpriram também o percurso sem percalços, estando em aberto a luta pela Classificação Geral.


A primeira etapa em linha, nesta sexta-feira, vai ligar a Adega de S. Mamede da Ventosa, em Torres Vedras, a Sobral de Monte Agraço, ao longo de 150,8 quilómetros. Apesar de disputar-se no tradicional terreno ondulado do Oeste, é uma etapa com potencial para proporcionar uma chegada ao sprint.

 

Classificação Etapa

Turcifal – Turcifal: 7,8 Kms

 

1.º Tiago Antunes (Efapel Cycling), 10m23s

36.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 31s

50.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 41s

54.º Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 48s

58.º Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 53s

67.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 57s

69.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 58s

113.º Nicolas Saenz (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 1m56s

 

Classificação por Equipas

 

1.º Euskalter – Euskadi, 31m30s

10.º Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, a 1m39s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados








Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com