sexta-feira, 19 de maio de 2023

“Masters portugueses e espanhóis disputam títulos ibéricos na Andaluzia”


A localidade andaluza de Huércal-Overa recebe, nos dias 17 e 18 de junho, os Campeonatos Ibéricos Master, competição que regressa, após a paragem imposta pela pandemia.

O primeiro dia de competição será dedicado às provas de fundo. Os primeiros a competir são os mais velhos, os masters 50 e 60, que irão correr numa prova de 62,4 quilómetros, com início às 7h45. Às 10h40 partem os masters 30 e 40, que terão de completar 116,1 quilómetros.

No dia seguinte disputam-se os títulos ibéricos de contrarrelógio. Todas as categorias etárias irão pedalar num itinerário de 17,6 quilómetros. O primeiro corredor deixa a rampa de lançamento às 8h00.

As inscrições já estão abertas. Até dia 28 de maio estão em vigor quotas, que garantem igual número de participantes portugueses e espanhóis. Depois dessa data poderão inscrever-se livremente os masters de ambos ao países, sem quotas de participação.

Inscrições aqui: www.fpciclismo.pt/noticia/masters-portugueses-e-espanhois-dsputam-titulos-ibericos-na-andaluzia

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Ciclista da equipa de Alberto Contador morre aos 25 anos”


Arturo Grávalos lutava contra um tumor cerebral desde 2021

 

Por: Record

Foto: EOLO-KOMETA

A EOLO-KOMETA Cycling Team, equipa criada por Alberto Contador, lamentou esta sexta-feira a morte de Arturo Grávalos, ciclista de 25 anos que lutava contra um tumor cerebral.

Segundo o comunicado da própria equipa, Grávalos foi operado em novembro de 2021 depois de sentir algumas "sensações estranhas" durante os treinos, altura em que lhe foi diagnosticado o tumor. Desde então, o jovem passou por vários tratamentos, mas acabou por não resistir.

"A vida colocou-lhe muitos obstáculos à frente em tempos recentes e ele sempre reagiu com um sorriso na cara, ultrapassando-os com o seu espírito positivo. Guardou a mágoa e o arrependimento para si mesmo e recusou dar continuidade a esses sentimentos, 'armado' com o seu enorme sorriso, proximidade e sinceridade. Nunca te vamos esquecer, Arturo. Descansa em paz", pode ler-se no comunicado da EOLO-KOMETA.

Fonte: Record on-line

“Tao Geoghegan Hart operado com sucesso, mas ainda sem alta hospitalar”


Ciclista da INEOS está "bem-humorado" apesar do infortúnio

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS), campeão do Giro'2020, foi esta quinta-feira operado com sucesso a uma fratura na anca, mas não tem ainda alta hospitalar, após a queda de quarta-feira que o fez abandonar a Volta a Itália.

"Após uma cirurgia bem-sucedida, Hart vai agora esperar por alta hospitalar", escreveu na rede social Twitter a equipa britânica, que na quarta-feira tinha revelado que Geoghegan Hart sofrera uma fratura no lado esquerdo da anca.

Segundo a mesma nota, o corredor de 28 anos "continua bem-humorado" e deseja "agradecer aos muitos fãs que enviaram mensagens de apoio e de rápida recuperação e regresso à competição".

A queda, ocorrida a 68 quilómetros da meta da 11.ª etapa, na quarta-feira, levou-o a ser transportado de ambulância para um hospital, em Génova, numa altura em que era terceiro na geral desta edição da 'corsa rosa', lugar entretanto ocupado pelo português João Almeida (UAE Emirates).

Depois de vencer a Volta a Itália de 2020, numa edição marcada pela pandemia de covid-19 em que João Almeida esteve 15 dias na liderança, acabando em quarto, o corredor oriundo da Escócia não voltou a mostrar o mesmo rendimento.

Em 2023, voltou ao seu melhor e exibia já três vitórias no palmarés, na Volta à Comunidade Valenciana e na Volta aos Alpes, onde também conquistou a geral, além do terceiro lugar do Tirreno-Adriático, mostrando já no Giro apetência para atacar.

Fonte: Record on-line

“Giro: Einer Rubio vence encurtada 13.ª etapa, Geraint Thomas continua de rosa”


Por: SIF // AMG

O ciclista colombiano Einer Rubio (Movistar) venceu hoje a 13.ª etapa da Volta a Itália, encurtada devido ao mau tempo, com o britânico Geraint Thomas (INEOS) a segurar a liderança da geral individual apesar da subida até Crans-Montana.

Rubio, de 25 anos, cumpriu os 74,8 quilómetros entre Le Châble e Crans-Montana, na Suíça, em 2:16.21 horas, batendo o francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), segundo, e o equatoriano Jefferson Cepeda (EF Education-Easy Post), terceiro, colegas da fuga do dia.

Nas contas da geral, o encurtamento da etapa, que deveria ter percorrido 199 quilómetros, acabou por não levar a ataques ou momentos que causassem diferenças de tempo nos primeiros lugares, com Thomas a liderar com dois segundos de vantagem para o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), segundo, e 22 para o português João Almeida (UAE Emirates), terceiro e líder da juventude.

Fonte: Lusa

“Glassdrive / Q8 / Anicolor corre em casa o 7.º Grande Prémio Anicolor”


Este fim-de-semana, dias 20 e 21 de maio, a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor regressa à estrada para correr em casa, Águeda, a 7.ª edição do Grande Prémio Anicolor, que pela primeira vez vai disputar-se em duas etapas. Também faz parte do programa a 3.ª Prova da Taça de Portugal de Paraciclismo (sábado, às 15H00) e dois Passeios de Cicloturismo, ambos com partida e chegada em Águeda, domingo de manhã. Um deles terá 73 km de distância e o outro, vocacionado para toda a família, tem 19,5 km.

Para alinhar no 7.º Grande Prémio Anicolor, Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, selecionou sete corredores: Mauricio Moreira (vencedor da edição do ano passado da corrida), Frederico Figueiredo, Luís Mendonça, Rafael Reis, Fábio Costa, Artem Nych e o australiano James Whelan, que assim fará a sua estreia em solo português com as cores da estrutura que tem a sede em Águeda. 

Amanhã, dia 20, a 1.ª Etapa do Anicolor tem partida às 13H00 das instalações da Anicolor – Sistemas de Alumínio, em Oiã, Oliveira do Bairro. Trata-se de uma tirada plana e sem grandes dificuldades, com um percurso de 169,3 km que terminam em Águeda, na Avenida 25 de Abril (16H53). O traçado não tem montanhas, mas apresenta quatro Metas Volantes (aos 32,9 km, 59,9 km, 101,3 km e 132,1 km).

Domingo, dia 21, disputa-se a 2.ª Etapa, que vai ter 148,4 km que iniciam às 12H00 de Oliveira do Bairro, em direção a Águeda (15H32), sendo a meta no mesmo local do dia anterior. O terreno vai ter muita subida, onde se destacam quatro Prémios de Montanha, com o último a surgir quando faltarem apenas 10 km para a chegada e que seguramente vai contribuir para a decisão final.  


Rúben Pereira lembrou que “o Grande Prémio Anicolor é sempre uma corrida importante. Estamos a correr em casa e este ano a prova surgiu num formato novo, de dois dias. Certamente será um grande espetáculo de ciclismo e queremos fazer o melhor possível para dignificar os nossos patrocinadores e parceiros e fazer uma boa corrida”.

 

RESUMO DAS ETAPAS DO 7.º GRANDE PRÉMIO ANICOLOR:

 

20 de maio, sábado – 1.ª ETAPA: Anicolor (13H00, Parque da Anicolor - Sistemas de Alumínios, em Oiã, Oliveira do Bairro) – Águeda (16H53, Avenida 25 de Abril)» 169,3 km

21 de maio, domingo – 2.ª ETAPA: Oliveira do Bairro (12H00, junto à Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro) – Águeda (15H32, Avenida 25 de Abril) » 148,4 km

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Seleção Nacional/Nova experiência para a Seleção Nacional de BMX”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional de BMX compete, sábado e domingo, em Limoges, em duas rondas da Taça de França de BMX, também pontuáveis para o ranking UCI. 

O selecionador nacional de BMX, Alexandre Almeida, optou pela juventude, convocando os juniores Bernardo Rocha (Team BMX Quarteira) e Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) e os cadetes Leonardo Carmo (Team BMX Quarteira) e Leonor Carvalho (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside).

O segundo compromisso fora de Portugal desta época pressupõe um incremento da exigência desportiva. Depois da participação na Taça de Espanha, a equipa irá desta vez correr numa prova internacional, com um nível de exigência maior. É um processo que visa dotar os corredores portugueses de maiores competências tendo em vista objetivos próximos.

“É a primeira vez que apontamos objetivos em provas da Taça de França. Queremos evoluir a experiência competitiva dos nossos corredores jovens. Serão corridas muito exigentes, que os nossos atletas terão de disputar tendo em vista a preparação para o Campeonato da Europa, que irá decorrer em França, no início de julho, e que será o nosso grande desportivo desta temporada”, esclarece Alexandre Almeida.   

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo


Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com