sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

"Pensamento do dia..."



“Pedala seguro, estão abertas as filiações para 2024”


O processo de filiação para o ano de 2024 já está aberto, reiterando o compromisso contínuo da Federação Portuguesa de Ciclismo com a segurança de todos, desde o ciclismo amador e recreativo até ao de alto rendimento e competição. Pedala Seguro! será o lema para 2024.

Na área do ciclismo amador e recreativo, a licença da vertente Ciclismo para Todos (CPT) tem um custo de 36€ (licença digital) ou 39,50€ (licença física com cartão federativo). Esta filiação, que inclui seguro de acidentes pessoais e seguro de responsabilidade civil, é a indicada para todos os amantes de ciclismo interessados em participar em eventos competitivos abertos, como granfondos ou maratonas.

O seguro cobre a prática de ciclismo na via pública, em treino ou deslocação, assim como a participação em passeios, desde a adesão até 31 de dezembro de 2024.

Para os ciclistas de puro lazer e urbanos, a licença “Pedala” é a escolha ideal. A inscrição tem o custo de 27€ e cobre a prática de ciclismo na via pública, assim como a participação em passeios, mas não permite a participação em provas abertas.

Para famílias que partilham a paixão pelo ciclismo, a opção “Pedala Família” é a indicada. Permite usufruir das mesmas coberturas da licença individual, mas por apenas 22€ por membro é exigida a inscrição de pelo menos três adultos até 75 anos e um jovem até 15 anos, com um acréscimo de 15€ por cada jovem adicional.

Conheça todos os seguros desportivos para 2024 em: www.fpciclismo.pt/cpt

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Uma e-bike que não necessita de bateria”


Um inventor francês criou uma e-bike que funciona com um supercondensador substituindo assim a bateria de lítio

 

Adrien Lelièvre, projetou recentemente uma solução sustentável para impulsionar as bicicletas elétricas, de acordo com a Euronews, Lelièvre "projetou e patenteou uma e-bike chamada Pi-Pop, que não usa baterias de lítio, mas um supercondensador ".

Lelièvre disse à Euronews: "O sistema é carregado quando a viagem é fácil e quando a bicicleta trava graças ao travão do motor, e a energia é devolvida quando necessário".

 

Então, o que exatamente é um supercondensador?

 

Um supercondensador essencialmente armazena energia na forma de uma carga em movimento lento, que pode ser liberada quando necessário. Uma bateria que guarda energia como uma reação química. Isso significa que a bicicleta está constantemente acumulando energia quando se pedala em terrenos mais fáceis e, em seguida, usando essa energia ao subir, na forma de uma assistência.

De acordo com a TS2, "os supercondensador, que existem desde o final da década de 1970, oferecem várias vantagens sobre as baterias de lítio. Em vez de depender do consumo de recursos naturais como lítio ou elementos de terras raras, os supercondensador armazenam energia por meios eletrostáticos. Isso permite que eles guardem e liberem energia rapidamente, fornecendo assistência instantânea aos ciclistas quando necessário".

Ao contrário de muitos outros fabricantes de bicicletas elétricas, a “Pi-Pop” também usa materiais recicláveis como carbono, polímero condutor, folhas de alumínio e celulose, evitando assim a necessidade de elementos de terras raras em sua produção.

TS2 relata que "a longevidade do Pi-Pop o diferencia das e-bikes tradicionais. Enquanto as baterias de lítio normalmente duram de cinco a seis anos, os supercondensador no Pi-Pop são projetados para ter uma vida útil de 10 a 15 anos. Isso prolonga a usabilidade da bicicleta, reduzindo o desperdício e minimizando o impacto ambiental associado ao desfazer-se da bateria".

Outra vantagem para a bicicleta “Pi-Pop” é que nunca há necessidade de carregá-la quando ela está parada. Você nunca vai andar de bicicleta e perceber que esqueceu de carregá-la.

Segundo Lelièvre, "não podemos inovar se perdermos o controlo da produção. Quando falamos de desenvolvimento sustentável, transição ecológica e transição energética, precisamos de criar empregos". A empresa de Lelièvre emprega 25 pessoas.

Atualmente, a “Pi-Pop” produz 100 bicicletas por mês. E daqui para frente a empresa pretende produzir pelo menos 1.000 bicicletas por mês em 2024.

Fonte: Bicycling

“Fechamos o nosso plantel com o anúncio do 14.º e último corredor que vai integrar a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2024, um atleta que chega do World Tour, primeiro escalão do ciclismo mundial”


Neerlandês Antwan Tolhoek vem do World Tour para reforçar a Sabgal / Anicolor em 2024

 

Antwan Tolhoek: Conhecido pelas qualidades de trepador, o neerlandês de 29 anos vem para Portugal para relançar a sua carreira, depois de sete temporadas no World Tour. O ex-Lidl-Trek vai representar a estrutura de Águeda em 2024 e é o último reforço a fazer parte de um plantel com 14 ciclistas.

Em 2024, Antwan Tolhoek vem correr pela primeira vez em Portugal, sendo este o 14.º corredor a integrar a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, o último reforço a chegar para a próxima época. Após fazer todo o seu percurso em equipas World Tour, o escalão máximo do ciclismo, o neerlandês vem relançar a sua carreira em Portugal, sendo mais uma aposta forte da estrutura de Águeda, que tem como objetivo criar uma equipa de ciclismo portuguesa de referência no cenário internacional, para alcançar novos patamares de sucesso.

Antwan Tolhoek é neerlandês, tem 29 anos (29/04/1994) e durante a época competitiva vive em Andorra (Espanha), para treinar em altitude, mas viaja com regularidade para o seu país de origem, a Holanda. Foi considerado um dos corredores mais promissores da sua geração. Contudo, teve pouca sorte ao ser afetado por uma lesão que o limitou nos últimos dois anos, da qual já recuperou completamente.

É um corredor que vem da Lidl-Trek e antes passou pela Jumbo Visma, duas equipas que representam duas potências do ciclismo mundial. Foi considerado um dos melhores gregários da Jumbo-Visma na alta montanha, já na Lidl-Trek assumiu um papel de líder nas provas mais duras.


É um trepador de excelência. Tem capacidade para debitar muita potência nas subidas e se a corrida tiver uma chegada em alto é capaz de terminar bem e até ganhar, como fez na Volta à Suíça em 2019. No seu palmarés destaca-se também o 2.º lugar na Vuelta Andalucia em 2021 (Ruta del Sol) e o Top 10 na Clásica San Sebastián. Alinhou em algumas edições do Giro d’Italia, Tour de France e La Vuelta. Diz que é inacreditável onde a modalidade já o levou: “Já estive em quase todas as partes do mundo e também pude conhecer muitas das diferentes culturas que existem. É incrível combinar tudo isso com os meus próprios sonhos, tirar o melhor proveito de mim na bicicleta e partilhar tudo com o resto do mundo”.

“Estou feliz e muito grato por fazer parte da Sabgal / Anicolor e pelo Rúben e Carlos Pereira me darem a oportunidade de me reencontrar e trazer de volta a paixão pelo ciclismo, recuperando o meu nível após dois anos difíceis, com quedas e lesões que levaram muito tempo a recuperar. Penso que esta equipa, com a mentalidade e os objetivos que temos, juntos, vamos ser capazes de alcançar tudo o que nos propomos. Espero que possamos conquistar muitos sucessos coletivos e em termos pessoais, espero também ser uma mais-valia para a estrutura”, disse Antwan Tolhoek.

Rúben Pereira, Diretor Desportivo da Sabgal / Anicolor, adiantou que “Antwan Tolhoek tem um palmarés no World Tour que fala por si só. É um ciclista que também vai aportar muito para o ciclismo de Portugal, já seguia a sua trajetória há alguns anos e percebi que era um corredor que iria acrescentar muito à nossa equipa e irá certamente ser uma peça importante, sobretudo na alta montanha, assim como um homem de trabalho e que também terá as suas oportunidades. É um corredor com experiência no World Tour e que pode trazer muito ao grupo mais jovem, será uma referência da nossa equipa, principalmente ao nível internacional. Tenho a certeza que vai relançar a sua carreia aqui em Portugal e que vai ter um papel de destaque para voltar a um bom nível”.

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor

Ficha Técnica

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