segunda-feira, 31 de julho de 2017

“Nova edição da Revista Notícias do Pedal”

Já está on-line mais uma edição da “Revista Notícias do Pedal”, a edição de julho, a número 263, contém uma grande diversidade de notícias, nas mais diversas modalidades, pode mensalmente ser visualizada em: www.noticiasdopedal.com descubra ainda outras novidades, conheça e esteja por dentro de todos os nossos projecto, boas leituras…

“79ª Volta a Portugal em Bicicleta/Começou a contagem decrescente…”

Texto: José Morais

Cartazes: Podium

Aproxima-se mais uma Volta a Portugal em Bicicleta, a edição 79ª apresenta algumas alterações, não muitas, com a mesma ser realizada mais uma vez quase a norte do país, uma breve passagem pelo Alentejo, a capital a fazer as honras da partida, e Viseu mais uma vez a fazer a despedida de mais uma edição.

Novamente este ano o troço de terra batida, parece que pegou, apesar de não ser propício a este tipo de bicicletas, mas são as escolhas, e mais uma vez a Torre a ver passar os ciclistas ao lado, uma das etapas sem dúvida mais emblemáticas, que mais um ano vai afastar muitos amantes da modalidade, mas, organização é organização, e são eles que decidem.

Esperemos assim que seja uma volta bem disputada, sem grandes confusões, e com rigor, da nossa parte prometemos uma grande divulgação, estaremos a acompanhar par a par a mesma, algumas vezes no terreno, e estamos a preparar este ano uma edição especial, que ao longo de 16 dias vamos mostrar tudo o que se passa.

Diariamente, a opinião da etapa do dia seguinte, vista por Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal, ainda o vídeo e o mapa do trajeto da mesma etapa, como ainda o resumo do dia da etapa, e tudo que se passou na mesma, não poderíamos deixar assim de passar em branco.

Esperemos poder estar assim á altura de mostrar os melhores momentos da prova mais importante da velocipedia portuguesa.

“Prova condiciona trânsito em Lisboa de quinta-feira a sábado”

Saiba quais as vias que estarão condicionadas pela Volta

Por: Lusa

Foto: Miguel Barreira

O trânsito vai estar condicionado em várias artérias da cidade de Lisboa entre a próxima quinta-feira e sábado, devido à partida da 79.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, anunciou esta segunda-feira a Câmara Municipal.

De acordo com a autarquia, na quinta-feira o trânsito vai estar condicionado na via destinada aos autocarros turísticos na Praça do Império, em Belém. Estes autocarros deverão parquear no Parque dos Pinheiros, ao lado do Museu da Marinha.

Devido ao Prólogo da Volta, na sexta-feira, entre as 07:00 e as 21:00 verificar-se-á a interrupção total da circulação na Avenida da Índia, entre a Avenida Torre de Belém e a Avenida de Ceuta, mantendo-se a circulação na Avenida Brasília.

A partir das 10:00 de sábado, devido ao Passeio da Volta, estão previstos cortes ao tráfego, à passagem dos participantes, no Rossio dos Olivais, na Alameda dos Oceanos, na Rotunda dos Vice-Reis, na Rotunda das Oliveiras, na Avenida da Peregrinação e na Avenida de Moscavide.

A Câmara de Lisboa destacou que as alterações à circulação e os desvios de trânsito serão assinalados no local pelas autoridades policiais.

A 79.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta vai ser disputada entre 4 e 15 de agosto.

Fonte: Record on-line

“Coruche marcado por um dia preenchido de competições”

O Alhandra Sporting Club e o Sporting Clube de Portugal foram os grandes vencedores da etapa da Taça de Portugal de Triatlo, parte integrante do I Triatlo de Coruche. Organizado de forma conjunta entre a Câmara Municipal de Coruche e a Federação de Triatlo de Portugal, o evento, recebeu perto de 800 triatletas de todas as idades que competiram na prova da Taça de Portugal e na etapa da Campeonato Nacional Jovem, vencida pelo Sport Lisboa e Benfica.

A vila ribatejana foi palco de momentos de grande intensidade e observou à prestação de todos os triatletas em competição que procuraram a representação dos seus clubes ao mais alto nível. Foi na praia fluvial de Coruche que foi dado o tiro de partida para as provas que levaram todos os participantes a percorrer os percursos da região e a desfrutar de mais uma oportunidade de completar um triatlo.

A Taça de Portugal de Triatlo foi, mais uma vez, o ponto alto das competições. Naquela que foi a nona etapa da mítica competição nacional, clubes e atletas foram desafiados a disputar 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Na frente masculina a prova ficou marcada pela competitividade sentida em todos os segmentos e ao longo de todo o percurso. Gil Maia, BH Porto Triatlo, foi o grande vencedor da etapa. O triatleta internacional demonstrou vontade e determinação de voltar a subir ao lugar mais alto do pódio numa competição da Taça de Portugal e, no último segmento da prova, distanciou-se da concorrência e cortou a meta em primeiro lugar. Luís Ferreira, Alhandra Sporting Club, e Ricardo Batista, Clube de Natação de Torres Novas, completaram o pódio masculino na segunda e terceira posição, respectivamente.

Na prova feminina a grande vencedora foi Liliana Alexandre. A triatleta do Sporting Clube de Portugal voltou a demonstrar grande qualidade na corrida e cortou a meta, confortavelmente, à frente de todas as adversárias. Carolina Serra, Clube de Natação de Torres Novas, foi segunda classificada e Katarina Larsson, Sporting Clube de Portugal encerrou o pódio feminino no terceiro lugar.

O Alhandra Sporting Club, em masculinos, e o Sporting Clube de Portugal, em femininos, foram os grandes vencedores da etapa. Nos homens o Clube de Natação de Torres Novas e o Outsystems Olímpico de Oeiras ocuparam o segundo e terceiro lugar do pódio. Enquanto nas senhoras a segunda e terceira posição foram conquistadas por intermédio do Alhandra Sporting Club e do Escola Triatlo Santo António Évora, respectivamente.

No mesmo dia Coruche recebeu centenas de jovens triatletas para a disputa da penúltima etapa do CN Jovem. Foi longo da zona ribeirinha da vila que os triatletas competiram em defesa das cores dos seus clubes e, mais uma vez, tiveram a oportunidade de conviver e aprender com a nossa modalidade. Ao destacarmos os vencedores individuais de cada escalão em competição encontramos o nome de vários pequenos grandes atletas. Nos Benjamins foram Sara Realinho, Clube 4 Estilos, e Ricardo Pissarra, Alhandra Sporting Club, os primeiros a cortar a meta e a subir ao mais alto lugar do pódio. Cassilda Carvalho, Sport Lisboa e Benfica, e Manel Bartolomeu, Fátima Escola de Triatlo, venceram no escalão de infantis. Nos Iniciados, Rafaela Silva, Clube Natação do Cartaxo, e Gabriel Santos, triunfaram entre toda a concorrência. Enquanto Mariana Carvalho e Alexandre Silva, ambos do Sport Lisboa e Benfica, saíram vitoriosos no último escalão das competições Jovem, os Juvenis.

Em termos coletivos o Sport Lisboa e Benfica foi o grande vencedor. A formação lisboeta voltou a triunfar no CN Jovem e a conquistar os principais pontos disponíveis na etapa. O Alhandra Sporting Club foi segundo classificado e o último lugar do pódio foi conquistado por intermédio do Clube de Natação de Torres Novas.

Coruche voltou a marcar o calendário competitivo nacional ao receber a disputa de importantes competições. Desta feita, a realização do primeiro Triatlo na vila ribatejana que se traduziu em bons momentos de convívio, harmonia e também de competitividade.

Fonte: FTP

“Dylan Teuns vence terceira etapa da Volta à Polónia”

Peter Sagan recupera camisola amarela

Por: Lusa”

O ciclista belga Dylan Teuns (BMC) venceu esta segunda-feira a terceira etapa da Volta à Polónia, entre Jaworzno e Szczyrk, com o eslovaco Peter Sagan (Bora-hansgrohe) a recuperar a liderança da geral individual.

O belga, de 25 anos, cumpriu a tirada de 161 quilómetros em 3:51.41 horas, na primeira etapa de montanha da prova, com Sagan, novo camisola amarela, em segundo, e o colega de equipa Rafa Majka em terceiro, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Teuns, que conseguiu a sua primeira vitória no World Tour, é agora segundo na geral, a seis segundos do campeão do mundo, que beneficiou também das bonificações do segundo lugar, com o polaco Majka a 12 segundos na terceira posição.

No primeiro teste às aspirações dos favoritos, com os últimos 70 quilómetros a decorrerem num circuito com cinco subidas e uma chegada em alto, Teuns, que foi terceiro na Fléche Wallonne e venceu a Volta à Valónia, superiorizou-se aos demais num 'sprint' compacto.

Depois de ter vencido a primeira etapa no seu regresso à estrada, Sagan, que ganhou a prova em 2011, procura suceder ao belga Tim Wellens, ausente da edição deste ano, enquanto Majka, campeão em 2014 e último polaco a vencer a corrida, também fica bem posicionado.

Antes, o português José Gonçalves (Katusha Alpecin) esteve envolvido na fuga do dia, anulada a 35 quilómetros da meta, enquanto Rui Costa (UAE Emirates) foi 14.º, a 14 segundos de Teuns, e ocupa a 12.ª posição da geral, a 30 segundos da camisola amarela.

Após a primeira etapa que produziu diferenças na geral, depois de dois dias para os velocistas com chegadas em pelotão compacto, Nelson Oliveira (Movistar) fecha o top-10, a 54 segundos, tendo hoje terminado na mesma posição, a 38 segundos.

O esforço de José Gonçalves, que este ano venceu o Ster ZLM, acabou por lhe custar uma melhor posição na geral, cortando a meta em 84.º, a mais de 13 minutos de Sagan.

Na terça-feira, os ciclistas enfrentam uma tirada de 238 quilómetros entre Zawiercie e Zabrze, em nova tirada apropriada para os homens mais rápidos do pelotão.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”

Volta a Portugal de Cadetes na estrada de sexta a domingo

A décima edição da Volta a Portugal de Cadetes corre-se entre sexta-feira e domingo, mas começa na véspera, em plena Universidade de Coimbra, local escolhido para apresentação das equipas e para uma tertúlia desportiva que mostrará aos jovens ciclistas a importância de conciliar os estudos com a prática desportiva baseada na ética.

A apresentação das equipas vai decorrer às 18h00, estando prevista a palestra para as 21h00 do dia 3 de agosto. Todos os participantes na Volta a Portugal de Cadetes terão de participar neste encontro, no qual o ciclista Ivo Oliveira será um dos oradores, a par de representantes da Universidade de Coimbra, da Autoridade Antidopagem de Portugal e do Comité Olímpico de Portugal.

A competição arranca às 13h00 de dia 4 de agosto com a realização da primeira etapa, 78,2 quilómetros, com início e final na Figueira da Foz., esperando-se o desfecho para as 15h00 A segunda etapa terá 70,8 quilómetros e corre-se no dia 5, entre Ferreiros (13h00) e a Curia (14h50).

Gondomar, Cidade Europeia do Desporto 2017, recebe a última etapa da competição, no dia 6. A partida será dada no centro da cidade, às 13h00, sendo de esperar a chegada dos primeiros corredores ao Monte Crasto às 14h50, depois de percorridos 63,4 quilómetros.

Mais eventos oficiais

4 a 6 de agosto: Vila do Conde - Peneda Gerês Extreme

5 de agosto, 10h00: Encontro de Escolas Eugénio dos Santos, Chamboeira, Loures

5 de agosto, 16h00: Circuito de Santa Marta de Penaguião

6 de agosto, 9h30: Maratona BTT Expofacic, Cantanhede

7 de agosto, 15h00: 31.º Circuito de Ciclismo da Silveira, Torres Vedras

7 de agosto, 16h00: Circuito de Nossa Senhora das Neves, Argoncilhe, Santa Maria da Feira

Fonte: FPC

“Ranking Ciclista do Ano”

Amaro Antunes chega à Volta na frente

O algarvio Amaro Antunes (W52-FC Porto) vai iniciar a Volta a Portugal, que se realiza entre 4 e 15 de agosto, no topo do Ranking Ciclista do Ano.

O corredor da equipa portista encabeça a classificação pelo terceiro mês consecutivo, tendo aproveitado o mês de julho para reforçar o domínio, graças à vitória no Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho.

Amaro Antunes chega à prova mais apetecida do ano já com 773 pontos na contabilidade pessoal, mais 185 do que o segundo classificado, que volta a ser Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), que soma 588. Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) baixou para o terceiro posto, com 532 pontos.

O domínio da W52-FC Porto estende-se à classificação coletiva, que é comandada pelos “dragões”, com 1813 pontos. Segue-se a Efapel, com 1180, e o Sporting-Tavira, com 1153.

O Ranking é elaborado pela Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais.

Ranking Ciclista do Ano

1.º Amaro Antunes (W52-FC Porto), 773 pontos

2.º Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), 588

3.º Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), 532

4.º Daniel Mestre (Efapel), 408

5.º Raúl Alarcón (W52-FC Porto), 381

6.º João Benta (RP-Boavista), 370

7.º Jesús del Pino (Efapel), 320

8.º Domingos Gonçalves (RP-Boavista), 312

9.º Sérgio Paulinho (Efapel), 310

10.º Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), 284

Ranking Equipa do Ano

1.ª W52-FC Porto, 1813 pontos

2.ª Efapel, 1180

3.ª Sporting-Tavira, 1153

4.ª RP-Boavista, 1031

5.ª LA Alumínios-Metalusa BlackJack, 711

Fonte: FPC

“Taça de Portugal de Enduro”

Emanuel Pombo foi o mais rápido em Terras de Bouro

Depois de Vouzela, Lorvão e São Brás de Alportel foi a vez de Terras de Bouro acolher uma prova da Taça de Portugal de Enduro.

Já instalado na liderança da Taça de Portugal de Enduro, Emanuel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) deu umas pedaladas em frente à conquista do troféu na categoria de Elite tendo vencido, este domingo, o Enduro Terras de Bouro, quarta e penúltima prova pontuável. Na conclusão de seis provas especiais cronometradas, o madeirense antecipou-se folgadamente a João Rodrigues (Casa do Povo da Abrunheira) e a Marco Fidalgo (Maiatos Reabnorte), seus rivais diretos na luta pelo troféu, antecipando-se em 53 e 55 segundos respetivamente. Ausente na classificação esteve José Borges, vencedor das duas primeiras etapas da Taça de Portugal de Enduro.

Nos cadetes, Afonso Costa (Tomatubikers / Toyota - Macedo & Macedo) aproveitou as Terras de Bouro para vencer pela primeira vez na Taça de Portugal, aproveitando para chegar à liderança do troféu, a uma prova da sua conclusão. Afonso Costa bateu Carlos Viana (Maiatos-Reabnorte) e Rui Tapada (CAJ Raposa).

Na categoria de Juniores, o espanhol Nicolas Carrera (Coruxo CC) bateu o corredor "local" Cláudio Silva (BTT Enduro Terras de Bouro), tendo Rafael Santos (Maiatos/Reabnorte) sido o terceiro classificado.

Entre as participantes femininas, a melhor foi Ana Leite (Enduro BTT Braga), somando a terceira vitória em quatro provas disputadas da Taça de Portugal. Leandra Gomes (Batotas / Ponte de Lima) e Fátima Vida terminaram nas posições imediatas.

Fazendo o quinto melhor tempo absoluto no total das seis "pec" Hélder Padilha foi o mais rápido entre os Master 30. O atleta do Montanha Clube/LouzanPark) antecipou-se ao individual João Gomes ao passo que Lino Correia (Vasconha BTT Vouzela), terceiro classificado, reuniu os pontos suficientes para se manter no comando da categoria.

Nos Masters 40, Bruno Morais (Enduro BTT Braga) sagrou-se vencedor diante de Esteban Lorenzo (Bici Verde-ANCA) e David Guerra (Rodinhas/Santos Silva), que compuseram o pódio do escalão.

Por fim, nos Masters 50, o melhor foi o espanhol Manuel Gomez (Bici Verde-Anca). O "veterano" registou o 40.º melhor tempo absoluto e antecipou-se a Joaquim Dias (Enduro BTT Braga) e a Francisco Batarda (MCF / Xdream / Município de São Brás).

Na classificação por equipas de mais uma ronda da Taça de Portugal de Enduro sagrou-se vencedora a formação do Enduro BTT Braga.

Fonte: FPC

"TRIATLO DE CAROLINA SERRA e RICARDO BATISTA 2º e 3ºlugar Absoluto"

A vila de CORUCHE foi palco este domingo, 30 de Julho, de uma etapa da Taça de Portugal de Triatlo, e de mais uma etapa do Campeonato Nacional Jovem, numa organização da Câmara Municipal de Coruche e a Federação de Triatlo de Portugal, o evento, recebeu perto de 800 triatletas de todas as idades.

Na 9ªetapa da Taça de Portugal de Triatlo, clubes e atletas realizaram 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida, numa prova masculina que ficou marcada pela competitividade sentida em todos os segmentos. RICARDO BATISTA conquistou o 3ºlugar absoluto (1º em Cadetes), enquanto o seu colega de equipa, JOSÉ PEDRO VIEIRA alcançou o 7ºlugar (2º em Cadetes), e no setor feminino, também em absolutos, CAROLINA SERRA subiu ao pódio no 2ºlugar (1ª Junior).

Os 2 atletas torrejanos masculinos, Ricardo Batista e José Pedro Vieira, que regressaram recentemente da Lituânia e Hungria, saíram de forma destacada da água e mantiveram-se a liderar a prova até ao final da 1ªvolta do segmento de ciclismo, altura em que foram alcançados pelo pelotão, deixando as decisões da prova para o segmento de corrida. Na competição feminina, a atleta torrejana Carolina Serra, andou sempre integrada no grupo da frente, e aproveitou o segmento de corrida para alcançar o 2ºlugar.

Por equipas masculinas, o Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, conquistou um brilhante 2ºlugar, contribuindo também para esta prestação, MARCO SOUSA que foi 1º no seu escalão de Veteranos I (30º à geral), enquanto Gonçalo Neves em Veteranos II subiu ao pódio no 3ºlugar. Ricardo Reis estreou-se numa prova de triatlo e foi 33ºclassificado em Cadetes, e Diogo Mendes não conseguiu terminar a sua prova, devido a uma queda no segmento de corrida.

CAMPEONATO NACIONAL TRIATLO JOVEM

Rodrigo Vicente e Gustavo do Canto no pódio

No domingo de manhã, Coruche recebeu centenas de jovens triatletas para a disputa da penúltima etapa do Campeonato Nacional Jovem. Divididos por 4 escalões (Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis), os triatletas foram desafiados a percorrer distâncias que variaram entre os 50m de natação, 1km de ciclismo, 400m de corrida e os 300m de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida, com percursos ao longo da zona ribeirinha da vila de Coruche.

A ESCOLA DE TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS, que tem vindo a manter a sua regularidade neste Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, esteve presente nesta etapa com 27 atletas e obteve um excelente 3ºlugar por equipas entre 33 clubes participantes, e nos 4 escalões em competição, os torrejanos também tiveram boas prestações individuais, mas acima de tudo uma oportunidade única de conviver e aprender, demonstrando o seu gosto pela modalidade e um grande espirito de equipa, sabendo que todos contam para a classificação final do seu clube.

Individualmente, os torrejanos estiveram presentes nos pódios através de, RODRIGO VICENTE que obteve um excelente 2ºlugar em Benjamins, e de GUSTAVO DO CANTO que alcançou o 3ºlugar em Iniciados, escalão aonde mais 4 atletas fizeram parte do TOP 10. Em masculinos, José Tadeia e João Nuno Batista foram 6º e 7ºclassificados, e Pedro Afonso Silva fechou o TOP1 10, enquanto no setor feminino, Constança Martins conquistou o 8ºlugar.

Fora do TOP 10, houve mais atletas torrejanos que marcaram presença no Triatlo Jovem de Coruche.

Em Benjamins masculinos, Miguel Gameiro, Simão Vieira e Diogo Viegas terminaram no 12º, 21º e 30ºlugares, respetivamente. Matilde Moita, Ana Júlia Marques, Mariana Antunes, Margarida Inácio e Bruna Barros em Infantis femininos foram 12ª, 24ª, 27ª, 31ª e 38ªclassificadas, e no setor masculino, Guilherme Neves, António Gasalho e Rodrigo Viegas terminaram na 26ª, 42ª e 47ªposições.

Nos Iniciados masculinos, Martim Salvador, Francisco Borges e André Neves alcançaram o 21º, 41º e 42ºlugares, enquanto em femininos, Natércia Carvalho terminou na 27ªposição.

Por último em Juvenis masculinos, Guilherme Marques concluiu no 19ºlugar, João Graça no 26º, e Bruno Proença na 65ªposição, e no regresso à competição, as Juvenis Margarida Razões e Beatriz Neves, obtiveram o 18º e 22ºlugares, enquanto Matilde Ferreira e Carlota Martins terminaram na 32ª e 33ªposições.

Fonte: ESCOLA DE TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS

“Taça de Portugal de XCM”

David Vaz e Ana Antunes vencem Maratona de Seia

Com uma lista de inscritos a rondar as duas centenas de concorrentes, a Maratona de Seia retomou a disputa da Taça de Portugal de Maratonas escolhendo o cenário da Serra da Estrela para aprofundar a seleção do ranking deste troféu, a uma prova da sua conclusão.

David Vaz (Gnauk/King Gates/Blisq Creative) foi o vencedor entre as Elites masculinas somando o segundo triunfo em quatro possíveis na Taça de Portugal de XCM. /RO corredor vianense mostrou-se atento aos adversários, imprimindo um ritmo acelerado desde o começo, até se conseguir isolar da concorrência. Em Seia, o atual líder da Taça de Portugal de XCM venceu destacado com cerca de 45 segundos de avanço sobre o segundo classificado, Luís Cunha, do Vasconha BTT Vouzela. O ex-profissional de estrada Bruno Sancho foi terceiro classificado.

A corrida feminina, com menos quilometragem - 70 contra os 90 dos homens - foi conquistada por Ana Antunes. O triunfo desta ciclista foi sustentado com uma aceleração na fase final, a mais seletiva da corrida, que não deu hipóteses às restantes adversárias. Lúcia Crespo (Prorebordosa/oforsep/RJ Group) foi segunda classificado, com um atraso superior a cinco minutos, e Flávia Lopes (Vasconha BTT Vouzela) quedou-se no terceiro lugar da prova.

A Taça de Portugal de XCM prossegue com a disputa da quinta e última etapa, a Azores Marathon, a 24 de setembro.

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com