quarta-feira, 27 de março de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Wout Van Aert falha a Volta a Flandres e Paris-Roubaix após fraturar clavícula”


Visma-Lease a Bike confirmou o estado clínico do ciclista belga

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista belga Wout van Aert vai falhar a Volta a Flandres e o Paris-Roubaix, os seus grandes objetivos da temporada, após ter fraturado esta quarta-feira a clavícula e várias costelas numa queda na clássica Através da Flandres.

"Infelizmente, Wout van Aert sofreu diversas fraturas na queda de hoje na Através da Flandres", informou a Visma-Lease a Bike na rede social X.

Wout van Aert ficou envolvido numa violenta queda ocorrida a 67 quilómetros do final da clássica belga, que apanhou ainda outros homens das clássicas, como o seu compatriota Jasper Stuyven, vice-campeão na E3 e que também sofreu fratura de clavícula, e o dinamarquês Mads Pedersen, ambos da Lidl-Trek, além do eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty).

"Fraturas de clavícula e várias costelas foram diagnosticadas no hospital. É incerto quanto tempo vai demorar a sua recuperação, mas definitivamente irá falhar a Volta a Flandres, o Paris-Roubaix e a Amstel Gold Race", confirmou a Visma-Lease a Bike.

WVA ficou visivelmente em mau estado, na sequência da queda: tinha o equipamento completamente rasgado na zona das costas, coberta de abrasões, e teve mesmo de ser retirado em maca para ser transportado ao hospital, enquanto chorava desconsolado.

Clássicómano de excelência, o belga de 29 anos era um dos principais favoritos quer para a Volta a Flandres, que se disputa no domingo, quer para o Paris-Roubaix (7 de abril), que reiteradamente elencou como os seus grandes objetivos da temporada.

Van Aert tem também prevista a estreia na Volta a Itália (4 a 26 de maio), que poderá ter ficado seriamente comprometida com a queda desta quarta-feira.

O norte-americano Matteo Jorgenson, companheiro do belga na Visma-Lease a Bike, foi o vencedor da 78.ª edição da Através da Flandres, à frente do norueguês Jonas Abrahamsen (Uno-X) e do suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ), respetivamente segundo e terceiro.

Fonte: Record on-line

“Paris'2024: Vasco Vilaça, Ricardo Batista, Melanie Santos e Maria Tomé selecionados no triatlo”


É a primeira vez que duas portuguesas estarão nas provas individuais de triatlo

 

Por: Lusa

Foto: Federação de Triatlo de Portugal

Vasco Vilaça, Ricardo Batista, Melanie Santos e Maria Tomé vão ser os representantes portugueses nas provas de triatlo dos Jogos Olímpicos Paris'2024, anunciou esta quarta-feira a Federação de Triatlo de Portugal (FTP).

"De acordo com os critérios previamente anunciados pela Federação de Triatlo de Portugal, em caso de apuramento da estafeta mista através do ranking olímpico, o quarteto que garantisse um lugar no pódio de uma WTCS assegurava automaticamente a sua qualificação para Paris", lê-se num comunicado do organismo.

Vasco Vilaça, Ricardo Batista, Melanie Santos e Maria Tomé conseguiram a medalha de prata na prova da Taça do Mundo de Napier, Nova Zelândia, e vão estar por isso nas provas individuais de Paris'2024, marcadas para 30 (masculinos) e 31 de julho (femininos), e na estafeta mista, a 5 de agosto.

A World Triathlon deu como finalizado o processo de qualificação na sequência do cancelamento da prova de Abu Dhabi, devido ao mau tempo, com Portugal a assegurar a qualificação graças ao nono lugar no ranking mundial, uma posição cimentada com a prata conquistada em Napier.

Com vagas reservadas para as seis estafetas melhores pontuadas no ranking, à exceção da França, Alemanha e Grã-Bretanha, já qualificadas, Portugal ficou com a sexta vaga, atrás de Nova Zelândia, Suíça, Austrália, Estados Unidos e Itália.

A modalidade terá assim quatro representantes nos Jogos Olímpicos Paris'2024, que decorrem entre 26 de julho e 11 de agosto, sendo a primeira vez que haverá duas mulheres portuguesas nas provas individuais de triatlo.

Fonte: Record on-line

“Jorgenson dá alegria à Visma ao vencer Através da Flandres marcada por queda de Van Aert”


Pódio da clássica belga ficou completo com o norueguês Jonas Abrahamsen e o suíço Stefan Küng

 

Por: Lusa

Foto: LUSA/EPA

Matteo Jorgenson prolongou esta quarta-feira a sua extraordinária progressão no pelotão mundial, ao conquistar a clássica Através da Flandres, num dia agridoce para a Visma-Lease a Bike, que viu Wout van Aert abandonar maltratado devido a queda.

Aos 24 anos, Jorgenson deu a primeira vitória aos Estados Unidos em 78 edições desta clássica belga, ao lançar um demolidor ataque a sete quilómetros da meta, que cortou isolado no final dos 188,6 quilómetros entre Roeselare e Waregem, com o tempo de 04:07.44 horas.

O pódio da Através da Flandres ficou completo com o norueguês Jonas Abrahamsen (Uno-X) e o suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ), respetivamente segundo e terceiro a 29 segundos do vencedor.

Discreto nos seus anos na Movistar, o norte-americano converteu-se num vencedor desde que passou a vestir as cores da Visma-Lease a Bike, demonstrando ser um verdadeiro polivalente, capaz de ganhar clássicas além de provas por etapas, como aconteceu há pouco mais de duas semanas, quando se impôs na geral do Paris-Nice, à frente do credenciado Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step).

A vitória de Jorgenson foi um bálsamo para a formação holandesa, que perdeu o seu líder Wout van Aert devido a uma desastrosa queda, cujas consequências finais ainda não são conhecidas.

O momento mais importante da clássica flamenga aconteceu a 67 quilómetros da meta, quando uma violenta queda apanhou os grandes favoritos à vitória na jornada de hoje, nomeadamente Wout van Aert, o seu compatriota Jasper Stuyven, vice-campeão na E3, e o dinamarquês Mads Pedersen, ambos da Lidl-Trek, além do eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty).

Só Pedersen, vencedor da Gent-Wevelgem no domingo, conseguiu continuar, com WVA visivelmente em mau estado: ficou com o equipamento completamente rasgado na zona das costas, coberta de abrasões, e teve mesmo de ser retirado em maca para ser transportado ao hospital, enquanto chorava desconsolado.

A queda de hoje coloca um sério ponto de interrogação na participação de Van Aert no domingo na Volta à Flandres, um dos seus grandes objetivos da época, a par da Paris-Roubaix (07 de abril), que podem ter ficado ambos irremediavelmente comprometidos.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Seleção de BMX passa a Páscoa a pedalar”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional de BMX Race compete nas duas etapas da Taça da Europa de BMX Race que vão disputar-se, sábado e domingo, em Zolder, Bélgica.

O selecionador nacional desta disciplina olímpica de ciclismo, Alexandre Almeida, convocou o sub-23 Renato da Silva e o júnior Bernardo Rocha, ambos do Team BMX Quarteira.

Em ambas as categorias, a concorrência será forte, tanto em termos qualitativos como quantitativos. São esperados os melhores praticantes europeus, estando inscritos mais de 170 juniores e de 120 sub-23.

“É a primeira competição internacional da nossa Seleção em 2024. Nesta fase da época, o fundamental é perceber em que patamar nos situamos no contexto da Europa e dar início a um processo de evolução contínua, tendo em vista o Campeonato da Europa, que irá disputar-se daqui a pouco mais de um mês”, afirma o selecionador nacional.

Face ao nível competitivo esperado em Zolder, Alexandre Almeida considera que será um bom resultado obter classificações no primeiro terço da tabela em ambas as categorias etárias.

Tanto no sábado como no domingo, as fases de qualificação acontecem durante a manhã, estando as finais agendadas para o início da tarde.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Uma das estrelas da equipa da Lotto Dstny vai faltar a Flabdres”


Por: José Morais

Por: Getty Images

A equipa da Lotto Dstny não vai levar uma das suas estrelas à Flandres, a revelação de 2023 da equipa, o ciclista Arnaud De Lie, ele que na época anterior foi a peça chave na conquista de pontos da formação, não vais estar presentes nos próximos compromissos da Lotto Dstny.

Arnaud De Lie nesta época ainda não mostrou que esteja a nível do que mostrou em 2023, e a equipa pensa em como reverter essa situação, terá de analisar e com cuidado, e tomar uma decisão em algum lugar, e não sendo normal, terá de haver uma decisão, disse Nikolas Maes o diretor desportivo ao Wielflits.

Porem, irão também olhar para ver se existem situações adicionais, e terão de discutir a forma como proceder, fazendo diversos testes, e esse ciclista necessita de melhor preparação, disse Nikolas Maes no final da Gent-Wevelgem.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com