segunda-feira, 2 de outubro de 2023

“Clube de Natação de Torres Novas na Taça do Mundo de Triatlo em Tanger (Marrocos)”


Maria Tomé e Ricardo Batista na taça do mundo de Tanger”

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Ricardo Batista e Maria Tomé participaram na Taça do Mundo de Triatlo, que se realizou este domingo, 1 de outubro, em Tanger.

Os atletas do Clube de Natação de Torres Novas, continuam o seu percurso do apuramento olímpico, e depois dos excelentes resultados obtidos no passado fim-de-semana no campeonato do mundo em Pontevedra, partiram para esta taça do mundo, com boas sensações, mas as provas em Tanger não correram dentro do esperado.


Numa prova disputada em formato sprint (750m/natação, 20km/corrida e 5km/corrida), Maria Tomé, chegou a esta prova bastante confiante. Após uma natação perto do grupo da frente, a atleta torrejana acabou por perder este grupo na 1ª transição, e ao ficar bastante longe dos lugares cimeiros, acabou por alcançar o 26º lugar.

Ricardo Batista saiu em 3º lugar da água, após uma natação bastante forte num mar bastante agitado. O atleta torrejano iniciou o segmento de ciclismo muito forte e rapidamente se isolou na frente da prova. Ao km 6, Ricardo olhou para trás à espera das movimentações do grupo perseguidor e ao km 7 juntou-se um atleta alemão nesta fuga. Mas, quando rolava bastante forte com a companhia deste atleta alemão, acabou por cair ao km 8. Na queda, a bicicleta acabou por ficar com um problema mecânico, que o fez perder alguns grupos, terminado a prova no 33º lugar.


Ricardo Batista, comentou no final desta prova: “Não aprendemos muito quando tudo dá certo. Aprendemos mais quando as coisas não correm bem”.

No próximo fim-de-semana, estarão presentes em Ceuta (também no norte de África), numa taça da europa de triatlo, e pela seleção nacional, 3 atletas do Clube de Natação torrejano. João Nuno Batista, atual campeão do mundo e da europa de triatlo em juniores, Gonçalo Oliveira e Tiago Fonseca.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Conheça as nove provas de ciclismo que pode seguir esta semana no Eurosport”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

O Eurosport orgulha-se de ser ‘A Casa do Ciclismo’ e ao longo da semana emite nove emocionantes corridas que prometem fazer as delícias dos fãs da modalidade. Esta segunda-feira, dia 2 de outubro, vai para a estrada o pelotão que corre na 104.ª edição da Coppa Bernocchi (Eurosport 2 às 12:50h), em Itália. Junto com a Tre Valli Varesine e a Coppa Agostini forma o Tríptico Lombardo. Rui Costa tem presença garantida na prova e será o único ciclista português em competição.

Na terça-feira, dia 3 de outubro, a dose de ciclismo é a triplicar com a transmissão das corridas Binche-Chimay-Binche masculina e feminina e ainda o Sparkassen Münsterland Giro. A primeira é uma famosa clássica de ciclismo de estrada realizada anualmente na região belga da Valónia, conhecida também por Memorial Frank Vanderbroucke, desde 2010, em homenagem ao ciclista falecido um ano antes com apenas 34 anos de idade e, na altura, o último vencedor da prova. Ivo Oliveira faz parte das escolhas confirmadas da UAE Team Emirares para a 36.ª edição da Binche-Chimay-Binche (Eurosport 2 às 12:00h), enquanto André Carvalho está na lista de pré-inscritos da Cofidis. Logo a seguir à conclusão da prova masculina o Eurosport transmite a prova feminina (Eurosport 2 às 13:25h) que vai apenas na sua 3.ª edição.

Cortada a meta Binche-Chimay-Binche feminina, o Eurosport dá o salto da Bélgica para a Alemanha para seguir o direto do Sparkassen Münsterland Giro (Eurosport 2 às 15:30h), clássica de um dia discutida entre Osnabrück e Münster, na Renânia do Norte-Vestefália. Nas 17 edições passadas, o triunfo sorriu a históricos ciclistas da casa como André Greipel, Marcel Kittel ou John Degenkolb. Em 2022, Olav Kooij foi o primeiro a cortar a meta e este ano o neerlandês está de volta para tentar a novo triunfo.

A 102.ª edição da Tre Valli Veresine, competição que se realiza anualmente na região da Lombardia, junta dois grandes ciclistas eslovenos: Tadej Pogacar e Primoz Roglic. Quem vencerá a esta clássica italiana que atravessa os Vales Valcuvia, Valganna e Valtravaglia? O resumo com toda a ação pode ser visto quarta-feira, dia 4 de outubro, no Eurosport 2 às 14:00h.

Não há descanso para os ciclistas nesta quinta-feira, dia 5 de outubro, em feriado nacional, com o pelotão o Giro del Piemonte, também conhecido por Gran Piemonte, uma semi-clássica italiana de grande tradição realizada na zona montanhosa dos Apeninos, em Itália. A 1.ª edição data de 1906, mas só em 2005 é que a prova ganhou a categoria de 1. HC no calendário europeu da UCI. Acontece dias antes da Volta a Lombardia, último ‘Monumento’ da temporada velocipédica. Iván García foi o mais recente vencedor do Gran Piemonte (2022) numa lista onde constam os nomes de estrelas como Rigoberto Úran, Philippe Gilbert, Daniele Benatti, Eddy Merckx, Alfredo Binda, Costante Girardengo ou Giovanni Gerbi. O Gran Piemonte 2023 tem transmissão, em direto, no Eurosport 2 às 13:50h.

No sábado, dia 7 de outubro, quem ama o ciclismo não vai poder perder a Volta a Lombardia, (Eurosport 2 às 9:10), uma das mais importantes clássicas da temporada e o quinto e último ‘Monumento’ do calendário depois da Milão – San Remo, Volta à Flandres, Paris – Roubaix e Liège-Bastogne-Liège. Este ano cumpre-se 117.ª edição desta corrida italiana que liga o Lago Como a Bergamo na extensão de 238 quilómetros.

É considerada por muitos como uma clássica para trepadores, uma vez que favorece as caraterísticas deste tipo de ciclistas, apesar do final tipicamente plano ideal para os sprinters. A subida a Madonna del Ghisallo, Roncola, Berbenno, Passo della Crocetta, Zambla Alta e Passo di Gandia são algumas das mais famosas da corrida. Tadej Pogacar, Remco Envenpoel, Primoz Roglic, Marc Hirschi, Thibault Pinot, Giulio Ciccone, Bem Healy ou Henric Mas são algumas das estrelas que participam nesta edição de Il Lombardia.

Finalmente no domingo, dia 8 de outubro, acompanhe o arranque da 58.ª edição da Volta à Turquia (Eurosport 1 às 10:45h). Durante oito dias siga toda a ação ‘non-stop’ do pelotão nesta corrida que parte de Antalya rumo a Istambul.

Pouco depois é a vez da Paris – Tours (Eurosport 2 às 14:10h), uma emocionante prova de ciclismo de estrada de apenas um dia disputada entre estas duas cidades de França, num percurso com uma extensão de cerca de 213,9 quilómetros. A primeira edição da Paris – Tours realizou-se em 1896, o que a converte numa das clássicas mais antigas do mundo. Ao longo de 116 edições foram muitos os ciclistas a inscreverem o seu nome na história da competição. Em 2021 e 2022, a vitória foi garantida pelo ciclista da casa Arnaud Démare que regressa uma vez mais para tentar a ‘tripla’.

Corridas para todos os gostos em vários cenários para acompanhar ao longo da semana e em direto nos canais Eurosport.

Fonte: Eurosport

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com