terça-feira, 4 de maio de 2021

“O museu na rua”


Fotos: José Almeida

O Museu do Caramulo organiza o evento “O museu na rua” no próximo dia 15 de maio, trazendo para a rua vários veículos do seu acervo, sejam eles automóveis desportivos ou veteranos com mais de 100 anos, conferindo ao público uma rara oportunidade de ver, ouvir e cheirar estas máquinas cheias de história.

Automóveis do Museu do Caramulo saem à rua para passear visitantes, o valor do passeio reverte na totalidade para a manutenção e conservação da coleção.

Mas não só. Os visitantes terão a possibilidade de também passear neles, naquilo que será uma verdadeira viagem no tempo.

Para tirar partido desta experiência única e memorável, os visitantes necessitam apenas de adquirir um voucher que além do passeio inclui a visita ao museu, e cujo valor simbólico reverte na totalidade para a manutenção e conservação da coleção do Museu do Caramulo.


 

Sobre o Museu do Caramulo

Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma coleção de arte, uma coleção de automóveis, motos e bicicletas e uma coleção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival ou o Rider – Passeio de Motos Clássicas.

Mais informação em www.museudocaramulo.pt

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

"Agostinhos" perto do pódio em Fafe


Por: AfterTwo //works

Fotos: Marcelo Lopes e Célio Apolinário

Os juniores da Academia Joaquim Agostinho / UDO concluíram o "Troféu Cidade de Fafe" na 4ª posição da classificação coletiva da prova realizada este sábado nesta localidade minhota.

Na "Sala de visitas do Minho", como é apelidada a cidade, as equipas apresentaram-se com muito entusiasmo competitivo e o ritmo elevado imposto desde cedo pela equipa da Bairrada, que venceu individual e coletivamente, endureceu ainda mais uma corrida que à partida tinha já um traçado bastante desafiante.


Entre os Atletas "torrienses", Diogo Sousinha procurou animar a competição com algumas tentativas de fuga, mas foi Diogo Pinto que se destacou no último terço da prova, quando conseguiu finalmente alcançar a frente de corrida. Mas esta reação do atleta de Alcabideche pecou por tardia e à entrada para a última volta do circuito acabaria por perder contato com o grupo, acabando por cruzar a meta na 7ª posição a 2 minutos e 57 segundos de Gonçalo Tavares, que se estreou a vencer.


Diogo Sousinha foi o segundo elemento da Academia torriense a concluir os 71,4 km de prova, terminando na 19ª posição, seguindo-se Daniel Jorge na 28ª e Diogo Dias na 45ª. Foi com estes resultados que a equipa de Torres Vedras ficou a escasso minuto da subida ao pódio.

Fonte: UDO/Academia Joaquim Agostinho

“Volta ao Algarve passa no Eurosport 1 chegando a milhões de pessoas em todo o mundo”


Entre 5 e 9 de maio, os fãs de ciclismo do canal vão poder seguir em direto a última hora e meia de cada etapa da “Algarvia”

 

Por: Vasco Simões

Está tudo a postos para o arranque da 47.ª edição da Volta ao Algarve! Depois do adiamento em fevereiro passado, devido à evolução da situação pandémica em Portugal, esta importante corrida nacional está de volta para cinco dias que prometem muita ação e emoção e vai poder ver tudo em direto no Eurosport.

A Volta ao Algarve atrai anualmente grandes equipas e alguns dos maiores nomes do ciclismo mundial e este ano não é exceção. Das 25 equipas e 175 corredores, destaque para sete formações da WorldTeams como são a Deceuninck Quick-Step, INEOS Grenadiers, UAE Team Emirates, Bora-hansgrohe, AG2R Citröen Team, Groupama-FDJ e a Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux. Pascal Ackermann, Fabio Jakobsen, David Ballerini, Shane Archbold, Sam Bennet, Kasper Asgreen, Lennard Kämna, Diego Rosa, José Manuel Diáz, Rémy Mertz ou Élise Gesbert são algumas das principais estrelas que prometem brilhar este ano nas estradas algarvias. Rui Costa é a principal figura lusa do pelotão. Tem presença confirmada no lote de eleitos da UAE Team Emirates para a corrida, junto com outros dois jovens portugueses, os gémeos Ivo e Rui Oliveira.

A 47.ª edição da ‘Algarvia’ vai de Lagos ao Alto do Malhão, em Loulé, numa extensão total de 775,8 quilómetros divididos por cinco etapas. O percurso, que não difere muito de edições anteriores, apresenta-se com dois finais à medida dos ‘sprinters’, duas chegadas de montanha e ainda o tradicional contrarrelógio individual em Lagoa.

Ao contrário de outros anos, a 1.ª etapa não parte de Portimão, mas sim acaba em Portimão. A partida acontece em Lagos tendo o pelotão de enfrentar 189,5 quilómetros. A 2.ª etapa inicia-se na sempre ventosa Sagres e termina no ponto mais alto do Algarve, no alto da Fóia, num dia marcado por um percurso ondulado de 192,8 quilómetros, com um acumulado de subida de 4.100 metros e três contagens de montanha nos últimos 30 quilómetros. A 3.ª etapa será a mais longa de todas, com 203,1 quilómetros, e tem partida de Faro e chegada a Tavira. Será ideal para os ‘sprinters’ brilharem. Para a 4.ª etapa está reservado o habitual contrarrelógio individual em Lagoa. A 5.ª e última etapa, que encerra a Volta ao Algarve, reserva uma ligação de 170,1 quilómetros entre Albufeira e o Alto do Malhão, em Loulé. Tem um acumulado de subida de 3.280 metros. É lá que será consagrado o mais recente vencedor da Volta ao Algarve, numa lista que conta já com campeões como Remco Evenpoel, Tadej Pogacar, Michal Kwiatkowski, Primoz Roglic ou Geraint Thomas.

A Volta ao Algarve pode ser vista em direto no Eurosport 1 entre os dias 4 e 9 de maio com os comentários de Paulo Martins e Frederico Bártolo. O canal garante a transmissão da última hora e meia de cada etapa, diariamente entre as 16:30h e as 18:00h chegando a milhões de pessoas em todo o mundo. Os canais Eurosport 1 e Eurosport 2 chegam cumulativamente a 242 milhões de subscritores em 75 mercados da Europa, Ásia, África e Médio Oriente. Uma excelente oportunidade para divulgar o espetáculo desportivo do ciclismo nacional bem como mostrar ao Mundo a beleza das paisagens e cidades da região do Algarve.

 

Horários da Volta ao Algarve

 

5 de maio: Lagos – Portimão, 189,5 km – 16:30h – 18:00h 

6 de maio: Sagres – Fóia, 192,8 km – 16:30h – 18:00h 

7 de maio: Faro – Tavira, 203,1 km – 16:30h – 18:00h 

8 de maio: Lagoa – Lagoa, 20,3 km – 16:30h – 18:00h 

9 de maio: Albufeira – Malhão, 170,1 km – 16:15h – 18:00h 

Fonte: Discovery Networks

“Sérgio Paulinho vai receber Prémio Prestígio da Volta ao Algarve”


Por: AMG // PFO

O Prémio Prestígio da 47.ª Volta ao Algarve em bicicleta será atribuído ao português Sérgio Paulinho (LA Alumínios-LA Sport), informou hoje a organização da prova portuguesa, que decorre entre quarta-feira e domingo.

O Prémio Prestígio, que pretende distinguir um corredor que, pelo seu currículo, prestigia a corrida, será entregue ao único medalhado olímpico do ciclismo português, que, além da prata conquistada na prova de fundo em Atenas2004, conta vitórias de etapa na Volta a França (2010) e na Volta a Espanha (2006).

Gregário de luxo do pelotão internacional durante uma década, o veterano de 41 anos, que irá ‘encostar’ a bicicleta no final desta temporada, passou por equipas emblemáticas como Liberty Seguros-Würth (2005-2006), Discovery Channel (2007), Astana (2008-2009) e RadioShack (2010-2011), antes de ingressar na Tinkoff, de onde saiu em 2016 para regressar ao ciclismo nacional.

O Prémio Prestígio foi atribuído pela primeira vez em 2016, com a organização a decidir partilhar o galardão entre o suíço Fabian Cancellara, o belga Tom Boonen e o espanhol Alberto Contador, antigo companheiro e líder de Paulinho.

No ano seguinte, a escolha recaiu no alemão Tony Martin e, em 2018, o agraciado foi o belga Philippe Gilbert. O italiano Vincenzo Nibali foi distinguido na última edição, depois de o prémio não ter sido atribuído em 2019.

A Volta ao Algarve arranca na quarta-feira em Lagos e termina no domingo no alto do Malhão, que vai consagrar o sucessor do belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep).

Fonte: Lusa

“47.ª Volta ao Algarve”


Duelo de titãs começa em Portimão já com a Fóia no horizonte

 

Por: José Carlos Gomes

A 47.ª Volta ao Algarve começa nesta quarta-feira com uma etapa que se prevê disputada ao sprint, em Portimão. Os candidatos à geral estão já de olhos postos na segunda jornada, que terminará na Fóia. Para o arranque, há nomes grandes do sprint internacional para seguir com atenção. É o caso de Sam Bennett (Deceuninck-Quick-Step) e de Pascal Ackermann (Bora-hansgrohe). Entre os homens que podem ser protagonistas na Fóia sobressaem Rui Costa (UAE Team Emirates), Lennard Kämna (Bora-hansgrohe) e Iván Ramiro Sosa, novidade de última hora da INEOS Grenadiers.

Os ciclistas rápidos serão chamados a mostrar serviço logo na tirada inaugural, 189,5 quilómetros, entre Lagos e Portimão. Sam Bennett, velocista mais vitorioso de 2021, e Pascal Ackermann, uma das maiores referências entre os sprinters do WorldTour, são os candidatos principais a triunfar em Portimão e a vestir a primeira Camisola Amarela Turismo do Algarve da competição. Só que a concorrência é de peso.

O campeão polaco de fundo, Stanisław Aniołkowski (Bingoal Pauwels Sauces WB), é um dos velocistas em melhor forma na presente época, mas ainda persegue o primeiro triunfo do ano. O britânico Ethan Hayter (INEOS Grenadiers), o holandês Danny van Poppel (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), o espanhol Jon Aberasturi (Caja Rural-Seguros RGA), o romeno Eduard Grosu (Delko), o francês Marc Sarreau (AG2R Citroën Team) e o sul-africano Ryan Gibbons (UAE Team Emirates) são outros ciclistas com boa ponta final e que poderão ter uma palavra a dizer nas chegadas de Portimão e de Tavira.

Interessa ainda saber que papel terão os gémeos Ivo e Rui Oliveira na dinâmica da UAE Team Emirates para as chegadas em pelotão, assim como o protagonismo que conseguirão os ciclistas mais velozes do pelotão nacional, como Leangel Linarez (Tavfer-Measindot-Mortágua), César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) ou Rafael Silva (Antarte-Feirense).

Passada a emoção da velocidade aguardada para Portimão, vai ser tempo de fazer contas aos candidatos à geral, pois a segunda etapa, ligando Sagres, no município de Vila do Bispo, ao alto da Fóia, concelho de Monchique, será um teste à condição de todos quantos têm ambição de bater-se pela vitória final.

O colombiano Iván Ramiro Sosa terá de puxar pelos galões de trepador de qualidade mundial para confirmar o favoritismo. Rui Costa e Lennard Kämna, capazes de equilíbrio nas prestações na montanha e no contrarrelógio, também estão na linha da frente dos prognósticos para a geral. Interessa, depois, saber como irá o campeão dinamarquês, Kasper Asgreen (Deceuninck-Quick-Step), encarar a subida para a Fóia. Se aguentar junto dos melhores trepadores ou se perder pouco tempo, alcança o estatuto de candidato a ganhar a Volta ao Algarve, pois tem a seu favor o contrarrelógio de 20,3 quilómetros, em Lagoa, ao quarto dia.

O pelotão conta ainda com trepadores com provas dadas ao longo dos anos, alguns com prestações de relevo nas últimas semanas. É o caso do recente vencedor da Volta à Turquia, José Manuel Diáz (Delko), ou de dois corredores que se bateram com os melhores nas subidas da Volta à Comunidade Valenciana, Élie Gesbert (Team Arkéa-Samsic) e Rémy Mertz (Bingoal Pauwels Sauces WB), terceiro classificado, domingo, na Clássica da Arrábida.

Diego Rosa (Team Arkéa-Samsic) e Odd Christian Eiking (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) são outros trepadores de qualidade, assim como alguns corredores do pelotão nacional, que irão, por certo, entrar nas contas do top 10 final. Neste aspeto merece relevo o bloco da W52-FC Porto composto por Amaro Antunes, João Rodrigues e Joni Brandão, mas também Frederico Figueiredo (Efapel) ou a dupla da Tavfer-Measindot-Mortágua que tão bem se tem portado nas últimas corridas portuguesas, Tiago Antunes e Joaquim Silva.

Prevê-se uma corrida aberta, com um lote alargado de corredores de qualidade, que darão espectáculo aos amantes da modalidade que seguirão a corrida em todo o mundo. A Eurosport 1 vai transmitir a última hora e meia de cada etapa para Europa, Ásia e Pacífico. A Colômbia, pais de grande paixão pela modalidade, pode ver a Volta ao Algarve na cadeia Win Sports. A Sky transmite na Nova Zelândia e a GCN emite em todos os locais com acesso à Internet.

Em Portugal a transmissão está assegurada, diariamente a partir das 16h30, na CM TV e no Eurosport 1.

 

Etapas

5/05/2021: Lagos - Portimão, 189,5 km

6/05/2021: Sagres - Fóia, 192,8 km

7/05/2021: Faro - Tavira, 203,1 km

8/05/2021: Lagoa - Lagoa, 20,3 km

9/05/2021: Albufeira - Malhão, 170,1 km

 

Equipas

World Teams

Deceuninck Quick-Step

INEOS Grenadiers

UAE Team Emirates

Bora-Hansgrohe

AG2R Citroën Team

Groupama-FDJ

Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux.

 

Pro Teams

Burgos-BH

Caja Rural-Seguros RGA

Equipo Kern Pharma

Euskaltel-Euskadi

Delko

Team Arkéa-Samsic

Bingoal Pauwels Sauces WB

Rally Cycling

 

Equipas Continentais

Antarte-Feirense

Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel

Efapel

Kelly-Simoldes-UDO

LA Alumínios-LA Sport

Louletano-Loulé Concelho

Rádio Popular-Boavista

Tavfer-Measindot-Mortágua

W52-FC Porto.

Hagens Berman Axeon

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Agenda de ciclismo”


Taça de Portugal de Femininas vai para a estrada no próximo fim de semana

Por: Ana Nunes

Arruda dos Vinhos recebe já no próximo fim de semana a 1ª Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa e a primeira prova da Taça de Portugal de Cadetes –Zona B. Já a 1ª Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano arranca em Lorvão.

Domingo, dia 9 de maio, será dia de corridas em Arruda dos Vinhos com a primeira prova pontuável para a Taça de Portugal Feminina. As várias categorias, vão partir de Santiago dos Velhos, às 13h30, para completar um circuito de 11,8 quilómetros que as levará até à meta, junto à igreja.

Cada uma das categorias terá de percorrer um determinado número de voltas a este circuito, consoante a idade. As Cadetes vão ter de completar três voltas, assim como as Masters. As Juniores terão pela frente quatro voltas e as Sub-23, juntamente com as corredoras da categoria de Elite, seis voltas.

A Taça de Portugal de Cadetes – Zona B também se vai disputar em Arruda dos Vinhos, no mesmo circuito da prova do setor feminino, ao qual os corredores terão de completar cinco voltas, totalizando 59 quilómetros. A partida será dada às 16h00 do dia 9 de maio, para aquela que será a primeira prova da fase inter-regional da Taça de Portugal de Cadetes da zona sul.

Nos dias 8 e 9 de maio terá ainda lugar a 1ª Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, em Lorvão. No sábado, entre as 10h e as 17h, o percurso estará aberto para treinos. No domingo, aos treinos livres vão estar a decorrer entre as 07h30 e as 08h30 e a prova, que será composta por três especiais cronometradas arranca às 09h00.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça do Mundo de XCO”


Seleção jovem nas etapas alemã e checa da Taça do Mundo de XCO

 

Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional de BTT está de partida para as duas primeiras jornadas da Taça do Mundo de Cross Country Olímpico (XCO), que vão realizar-se em Albstadt, Alemanha, e Nove Mesto Na Morave, República Checa, nos próximos dois fins de semana.

O selecionador nacional, Pedro Vigário, convocou a sub-23 Raquel Queirós (Guilhabreu BTT) e o júnior João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), mantendo a lógica de desenvolvimento desportivo para o futuro e aproveitando também o facto de haver um forte contingente de corredores portugueses que irão deslocar-se à Taça do Mundo em representação das equipas.

“Ainda esperamos a confirmação da qualificação da Raquel Queirós para os Jogos Olímpicos, mas estamos a trabalhar como se estivesse já confirmada a presença, pois só assim poderemos garantir um desempenho ao mais alto nível. Estas provas da Taça do Mundo inserem-se nesse percurso até Tóquio. Ao João Cruz damos uma nova oportunidade de evoluir entre os melhores juniores internacionais”, explica Pedro Vigário.

Em Abstadt, os dois corredores nacionais competem no próximo sábado. João Cruz alinha na prova do circuito Junior Series, às 8h30. A corrida de sub-23 femininas acontece às 15h30.

Na semana seguinte, na República Checa, os horários são semelhantes. As corridas também acontecem ao sábado. Os juniores às 8h30 e as sub-23 às 16h00.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com