sábado, 4 de setembro de 2021

“Colombianos revelam motivos para o abandono de Miguel Ángel López”


Houve efetivamente uma 'birra' do ciclista com a equipa Movistar

 

Por: Record

É já um dos momentos desta Vuelta'2021 e promete dar muito que falar. Miguel Ángel López decidiu este sábado, na penúltima etapa, abandonar a prova e confirma-se agora que a decisão do colombiano em abandonar foi efetivamente por 'birra' em face de uma decisão tomada pela Movistar. Pelo menos foi isso que confirmou uma fonte próxima ao ciclista colombiano ao jornal daquele país sul-americano 'El Tiempo'.

"Deram-lhe a ordem para não perseguir. Não queriam que continuasse a puxar e isso não lhe agradou. Já falou com a sua esposa e ela disse-lhe isso. Os diretores repreenderam-no porque ele estava a tentar chegar ao grupo da frente", explicou a referida fonte.

Note-se que a assessoria do ciclista colombiano já prometeu um comunicado sobre o assunto ainda para este sábado.

Fonte: Record on-line

“EFAPEL protagonista no Grande Prémio JN com António Carvalho líder dos Pontos”


Fotos: Miguel Pereira/ Global Imagens

Hoje foi para a estrada a 5.ª Etapa do 30.º Grande Prémio JN, um total de 132,2 km com partida e chegada em Valongo, onde todos os corredores da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL chegaram nos primeiros lugares. António Carvalho foi 4.º classificado, Luís Mendonça 7.º e Mauricio Moreira 8.º. Foram eles três dos protagonistas do dia, animando a corrida na frente e dando luta aos adversários até ao fim.


António Carvalho terminou com o mesmo tempo do vencedor, Vicente García de Mateos (Antarte-Feirense) e passou a líder dos Pontos, subindo à 9.ª posição da Geral Individual. Contudo, continua a ser Frederico Figueiredo o melhor posicionado nesta classificação, em 4.º lugar e a 29 segundos da liderança. André Domingues segue no comando da Geral da Juventude e Luís Mendonça fortaleceu a liderança nos Sprints.

Este sábado fica marcado pelos ataques em força durante todo o percurso, sobretudo na subida à Penha, em Guimarães, que surgiu a meio da corrida, muito atacada por um grupo que se destacou e discutiu entre si a 5.ª Etapa, no qual seguia o trio Carvalho, Mendonça e Mauricio.


Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, referiu que “esta foi uma etapa espetacular de ciclismo, muito bem disputada desde o início ao fim, onde a fuga acabou por vingar. Hoje jogou-se muito para a Classificação Geral e amanhã, último dia, será para jogar todas as possibilidades da corrida”.

Amanhã chega a derradeira etapa, a mais longa de todas, ao somar 178,5 km entre Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo, cidade que vai coroar o vencedor desta 30.ª edição do Grande Prémio JN.


 

CLASSIFICAÇÕES:

30.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JN

5.ª ETAPA» Valongo - Valongo: 132,2 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 5.ª ETAPA

 

1.º Vicente García de Mateos (Antarte-Feirense), 03h08m30s

2.º João Rodrigues (W52-FC Porto), mt

3.º Rui Vinhas (W52-FC Porto), mt

4.º António Carvalho (EFAPEL), mt

7.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 11s

8.º Mauricio Moreira (EFAPEL), a 37s

10.º Fábio Costa (EFAPEL), a 01m21s

13.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), mt

17.º André Domingues (EFAPEL), mt

23.º Javier Moreno (EFAPEL), mt

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL - AMARELA (após a 5.ª ETAPA)

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 11h55m00s

2.º Ricardo Vilela (W52-FC Porto), a 25s

3.º Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), mt

4.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), a 29s

7.º André Domingues (EFAPEL), a 59s

9.º António Carvalho (EFAPEL), a 01m04s

13.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 01m58s

15.º Mauricio Moreira (EFAPEL), a 03m42s

23.º Javier Moreno (EFAPEL), a 05m56s

45.º Fábio Costa (EFAPEL), a 17m47s


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª W52-FC Porto, 35h44m12s

2.ª EFAPEL, a 02s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º António Carvalho (EFAPEL), 66 Pontos

3.º Luís Mendonça (EFAPEL), 55 Pontos

14.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 28 Pontos

26.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 10 Pontos

28.º André Domingues (EFAPEL), 6 Pontos

31.º Fábio Costa (EFAPEL), 4 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º António Ferreira (Antarte-Feirense), 33 Pontos

5.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 7 Pontos

6.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 7 Pontos

11º André Domingues (EFAPEL), 3 Pontos

12.º Luís Mendonça (EFAPEL), 3 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO METAS VOLANTES – LARANJA

 

1.º Venceslau Fernandes (Antarte-Feirense), 9 Pontos

2.º Luís Mendonça (EFAPEL), 3 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS – VERMELHA

 

1.º Luís Mendonça (EFAPEL), 9 Pontos

3.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 2 Pontos

 

 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL META AUTARQUIAS – XADREZ

 

1.º Bruno Silva (Antarte-Feirense), 7 Pontos

2.º António Carvalho (EFAPEL), 4 Pontos

6.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 2 Pontos

8.º Luís Mendonça (EFAPEL), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS QUENTES – PRATEADA

 

1.º João Matias (Louletano-Loulé Concelho), 5 Pontos

4.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 3 Pontos

7.º Luís Mendonça (EFAPEL), 2 Pontos

9.º António Carvalho (EFAPEL), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º André Domingues (EFAPEL), 11h55m59s

7.º Fábio Costa (EFAPEL), 12h12m47s

Fonte: Efapel

“Taça da Europa de BMX”


Eddy Clerte e Dorte Balle levam a melhor na Taça da Europa de BMX em Anadia

Por: Ana Nunes

Arrancou hoje a 5.ª ronda da Taça da Europa de BMX, no Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos. Eddy Clerte (França) conquistou a vitória em elite masculina e Dorte Balle (Dinamarca), em elite feminina.

A quinta ronda da Taça da Europa de BMX, em Anadia, viu Eddy Clerte (França) vencer na categoria elite, batendo, Sylvain Andre (Fraça), campeão do mundo em 2018, e o campeão da europa, Arthur Pilard (França). No setor feminino, Dorte Balle (Dinamarca) foi quem saiu vitoriosa, seguida de Priscilla Carnaval (Brasil), e Eliska Bartunková (República Checa).

Na categoria de juniores, o vencedor foi Wannes Magdelijns (Bélgica), com Carlos Ordoñez (Espanha) a terminar em segundo e Leonardo Cantiero (Itália) a fechar o pódio na terceira posição. Em juniores femininas, foi Francesca Cingolani (Argentina) a sagrar-se vencedora. Thalya Burford (Suiça) conquistou o segundo lugar e Elisa Lance (França) o terceiro.

Tommaso Frizzarin (Itália) foi o vencedor na categoria de rapazes 15/16 anos, com Oscar Laurent (França) a terminar em segundo. Destaque ainda para o corredor português Renato da Silva (Portugal), que fechou o pódio na terceira posição. Dominika Maniková (Eslováquia) venceu no setor feminino da mesma categoria. Inès Claessens (Suiça) foi segunda e Sille Mikkelsen (Dinamarca) concluiu em terceiro.

Nas competições das categorias challenge, que competiram na parte da tarde, destaque para os melhores atletas portugueses. Ana Português venceu na categoria de 9 anos e Gonçalo Ribeiro alcançou também o primeiro lugar, desta feita, na categoria de 10 anos. Inês Godinho foi terceira na categoria 11-12 anos. Miguel Gaboleiro foi segundo em 17-29 anos. Dário Piedade e Fábio Jorge foram primeiro e terceiro classificados, respectivamente, na categoria 30-39 anos. Em Cruiser 40-44 anos, Paulo Domingues foi primeiro e Rodrigo Raposo terceiro. Mónica Gaboleiro foi segunda classificada em women cruiser.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Trabalho soberbo da equipa leva Joaquim Silva a manter a liderança do GP Jornal de Notícias”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua concluiu hoje a sua participação na 5ª Etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, uma ligação de 132,2 quilómetros com partida e chegada a Valongo. Mais um dia em que a equipa teve que trabalhar muito no comando do pelotão, mas que viria a ser recompensado com a manutenção da camisola amarela por parte de Joaquim Silva.


A jornada deste sábado, marcada pela subida à Penha, Guimarães, a meio do percurso, foi muito atacada logo desde o quilómetro 0. A equipa manteve-se unida e coesa para em bloco, defender a liderança de Joaquim Silva. Uma fuga de 8 elementos adiantou-se, mas o melhor classificado encontrava-se a 2m25s da liderança, o que dava alguma margem de manobra para a equipa.

Perseguição que foi sempre movida pela nossa equipa, dando uma vantagem de cerca de 1m10s à frente da corrida que em nada comprometia a camisola amarela. Angel Sanchez, Leangel Linarez, Rui Carvalho, Tiago Antunes e Gaspar Gonçalves foram absolutamente incansáveis nesta defesa, dando cada um deles o que tinham e o que não tinham para que a vantagem não crescesse. Assim o conseguiram, a fuga viria a chegar com cerca de 1m20s de vantagem à linha de meta e no grupo dos favoritos, chegava Joaquim Silva que garantia assim a manutenção da camisola amarela.


Continua assim com uma vantagem de 25 segundos para o 2º classificado, quando apenas falta uma etapa para terminar este Grande Prémio Jornal de Notícias, que termina neste domingo. A última etapa liga Gaia a Viana do Castelo, numa viagem de 178,5 quilómetros, a mais longa tirada da prova. O perfil da etapa é semelhante à da maioria das que já foram ultrapassadas, com alguma média montanha a pontuar o trajeto.


Uma grande palavra de agradecimento à organização do Grande Prémio Jornal de Notícias que hoje na cerimónia protocolar, homenagearam o nosso grande líder Pedro Silva, com Leonor Silva e o presidente da Câmara de Mortágua, Eng. José Júlio Norte a subirem ao pódio debaixo de um tremendo aplauso.

 

Classificação 5ª Etapa Valongo – Valongo: 132,2 Km

 

1.º Vicente Garcia de Mateos (Antarte - Feirense), 3h08m30s

15.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m21s

32.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m48s

34.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 5m49s

49.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 8m19s

87.º Leangel Linarez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 21m18s

88.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

 

 

Classificação Geral

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 11h55m00s

11.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m33s

44.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 17m25s

63.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 10m01s

81.º Leangel Linarez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 50m15s

82.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 50m51s

 

Classificação Geral por Equipas

 

1.º W52/FC Porto 35h44m12s

8.º Tavfer-Measindot-Mortágua, a 19m40s

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua






“W52 – FC Porto/João Rodrigues 2º em Valongo”


A quinta etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias com 132 quilómetros teve a partida e a meta no mesmo local, bem no centro da cidade de Valongo.

Um dia que tinha como principal dificuldade a subida à Penha (Guimarães) a meio da etapa.

Vários ataques fizeram com que a média final fosse acima dos 40 km/h.

Um grupo de 8 homens destacou-se na frente da corrida, onde estavam incorporados João Rodrigues, Rui Vinhas e José Neves.

Na reta da meta o mais forte foi Vicente García de Mateos (Antarte-Feirense) que venceu o sprint, logo seguido de João Rodrigues e Rui Vinhas, segundo e terceiro na etapa respectivamente.

O pelotão onde vinham os homens da geral chegou passado 1m21s com os principais homens juntos. Partimos assim para a última etapa com Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua) com uma margem de 25 segundos para Ricardo Vilela e Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel).

Amanhã a última etapa com partida em Vila Nova de Gaia e chegada a Viana do Castelo.

           

Classificação Etapa

 

2º João Rodrigues -mt

3º Rui Vinhas -mt

5º José Neves +7s

12º Ricardo Vilela +1m21

33º Daniel Mestre +1m52

65º Samuel Caldeira +8m19

73º Ricardo Mestre +8m19

 

Geral Individual após 5ª etapa

 

2º Ricardo Vilela +25s

16º José Neves +3m45

17º Rui Vinhas +4m09

19º João Rodrigues +4m19

33º Ricardo Mestre +10m12

35º Daniel Mestre +12m43

60º Samuel Caldeira +26m20

 

Geral Equipas

 

1º W52 – FC Porto

 

Geral Montanha

 

2º José Neves

3º Rui Vinhas

Fonte: W52 – FC Porto

“Vuelta: Champoussin espanta favoritos, ‘superman’ Ángel López perde a capa”


Miguel Ángel López protagonizou um polémico abandono quando saiu da bicicleta e se sentou na estrada sem motivo aparente, perante a estupefação de colegas e dirigentes, que procuraram convencê-lo a continuar em prova

O ciclista francês Clément Champoussin (AG2R) escapou hoje ao ‘top-4’ da geral para vencer isolado a 20.ª e penúltima etapa da Volta a Espanha, marcada pelo polémico abandono de Miguel Ángel López (Movistar).

Incluído desde cedo na numerosa fuga do dia, que seria anulada, o gaulês, de 23 anos, reapareceu a tempo de beneficiar da indecisão entre os favoritos Primoz Roglic (Jumbo-Visma), Adam Yates (INEOS), Enric Mas (Movistar) e Jack Haig (Bahrain-Victorious) para atacar a 1,5 quilómetros da meta, obtendo um inédito triunfo na carreira profissional.

Champoussin cumpriu os 202,2 quilómetros entre Sanxenxo e Mos em 5:21.50 horas, menos seis segundos face ao esloveno Primoz Roglic, bicampeão em título e líder incontestado da geral, enquanto o britânico Adam Yates foi terceiro, a oito segundos.

O corredor da Jumbo-Visma reforçou a liderança da camisola vermelha, seguido do espanhol Enric Mas, segundo, já a 2.38 minutos, e do australiano Jack Haig, que subiu a terceiro da geral, a 4.48, por troca com o ‘superman’ Miguel Ángel López, desistente dois dias depois da vitória no Altu d’El Gamoniteiru.

Apenas o contrarrelógio individual de domingo, com 33,8 quilómetros, entre Padrón e Santiago de Compostela, separa Primoz Roglic da consagração pelo terceiro ano consecutivo na terceira e última das provas rainhas do calendário velocipédico mundial.

O esloveno, vencedor do contrarrelógio nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, domina todos os prognósticos, apesar das más memórias da Volta a França em 2020, quando perdeu a liderança nessa especialidade na penúltima etapa para o compatriota Tadej Pogacar.

Numa etapa propícia a fugas, o pelotão aceitou essa tendência após o quilómetro 40 e ficou sob controlo da Jumbo-Visma, vendo escapar 16 ciclistas, que tiveram mais de 11 minutos de vantagem, antes de a INEOS acelerar o ritmo e começar a diluir distâncias.

Enquanto Ryan Gibbons (UAE Emirates) foi descolando com tranquilidade no topo, a equipa britânica, com os seus líderes, Adam Yates e Egan Bernal, longe da luta pela vitória na geral, alternaram ataques a caminho do Alto de Mougás (primeira categoria).

A maioria dos favoritos conseguiu acompanhar essas investidas, incluindo Jack Haig e o seu companheiro Gino Mäder, que desarmaram Miguel Ángel López a cerca de 50 quilómetros da meta, com o suíço a capitalizar também o crescente atraso de Bernal, ao ponto de o ter destronado no fim da etapa com a subida ao topo do prémio da juventude.

O colombiano tentou minimizar danos, mas não tinha gregários por perto e via o objetivo de ‘segurar’ um lugar no pódio a desmoronar irremediavelmente, tendo, a quase 20 quilómetros, saído da bicicleta e sentado na estrada sem motivo aparente, perante a estupefação de colegas e dirigentes, que procuraram convencê-lo a continuar em prova.

Só que nem o diretor Patxi Vila ou o companheiro Imanol Erviti demoveram Miguel Ángel Lopez, que desistiu no Alto de Prado (segunda categoria), enquanto as acelerações de Yates, perseguido por Roglic e Mas, esbatiam o domínio de Gibbons e Mikel Bizkarra (Euskatel-Euskadi) almejava a primeira vitória espanhola em ‘grandes voltas’ em 2021.

Numa etapa com centenas de bandeiras portuguesas nas bermas, dada a proximidade com a região norte do país, o sul-africano foi apanhado a 3,5 quilómetros e cruzou o Alto Castro de Herville (segunda categoria) em oitavo, 26 segundos após o triunfo de Clément Champoussin, mais lesto, perante a vigilância mútua entre Roglic, Iates, Mas e Haig.

Se Ryan Gibbons sorriu apenas na classificação diária de pontos, numa geral dominada pelo holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-QuickStep), o australiano Michael Storer (DSM) venceu três contagens de montanha e ‘selou’ a camisola de pontos azuis.

Um dia depois da vice-liderança em Monforte de Lemos, o português Rui Oliveira (UAE Emirates) chegou na 77.ª posição, a 24.45 minutos, subindo a 75.ª da geral, ao passo que Nelson Oliveira (Movistar) foi 66.º, a 22.24 minutos, e melhorou seis lugares, chegando a 72.º.

Fonte: Sapo on-line

“Vuelta: Francês Champoussin vence peúltima etapa, Roglic mais perto do triunfo”


Por: AJO

O ciclista francês Clement Champoussin (AG2R) venceu hoje isolado a 20.ª e penúltima etapa da Volta à Espanha, na qual o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) foi segundo e ficou ainda mais perto da vitória na prova.

Champoussin, que chegou a integrar a fuga principal da etapa, que ligou Sanxenxo a Mos. Castro de Herville, ao longo de 202,2 quilómetros, entretanto anulada, reapareceu na fase final e lançou um último ataque, vencendo com o tempo total de 5:21.50 horas, menos seis segundos do que Roglic, enquanto o britânico Adam Yates (INEOS) foi terceiro, com mais oito segundos.

Na geral, Roglic, vencedor da Vuelta em 2019 e 2020, continua com a camisola vermelha, liderando com um total de 83:11.27 horas, com 2.38 minutos de vantagem para o espanhol Enric Mas (Movistar), segundo, e 4.48 para o australiano Jack Haig (Bahrain), que subiu a terceiro da geral.

No domingo, cumpre-se a última etapa da prova, um contrarrelógio individual de 33,8 quilómetros, entre Padrón e Santiago de Compostela.

Fonte: Lusa

“Seleção Nacional/Beatriz Roxo encerra Campeonato do Mundo com 11.º lugar na corrida por pontos”


Por: Ana Nunes

Terminou hoje a participação de Beatriz Roxo no Campeonato do Mundo de Pista de Juniores, no Cairo, Egipto, com um 11.º lugar na corrida por pontos.

Beatriz Roxo disputou hoje a corrida por pontos, onde conseguiu alcançar o 11.º lugar. A corredora portuguesa, que representa a seleção nacional, somou 4 pontos na corrida por pontos.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, destacou a prestação e evolução positiva da atleta.

“A Beatriz esteve bem na corrida por pontos. Foi mais uma oportunidade para desenvolver as suas competências e capacidades. Fui uma prova muito movimentada desde o início, rodamos sempre dentro do ritmo do pelotão, procurando entrar em algumas iniciativas, na tentativa de darmos uma volta. No entanto, não foi possível. O dia de ontem foi muito desgastante, o que se fez sentir hoje, mas a Beatriz esteve sempre ativa e interventiva na corrida, conseguindo pontuar em dois dos sprints da prova. No global cumpriu plenamente os objetivos propostos para esta competição e para o campeonato”.

A corredora russa, Alena Ivanchenko foi a vencedora da prova, com 73 pontos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Grande Prémio Jornal de Notícias – 5ª etapa”


Joaquim Silva resiste à ofensiva que deu etapa a García de Mateos

 

Por: José Carlos Gomes

O espanhol Vicente García de Mateos (Antarte-Feirense) ganhou hoje a quinta etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, impondo-se ao grupo de fugitivos que dominou os 132,2 quilómetros com partida e chegada em Valongo. Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua) resistiu aos ataques e vai de amarelo para a última tirada.

A jornada deste sábado, marcada pela subida à Penha, Guimarães, a meio do percurso, foi muito atacada, com um grupo de ilustres a conseguir destacar-se e discutir entre si a etapa. No entanto, o atraso que acumulavam, à partida, na classificação geral, não lhes permitiu incomodar verdadeiramente Joaquim Silva.

Vicente García de Mateos venceu ao fim de 3h08m30s de prova, o mesmo tempo dos dois corredores que cortaram a meta logo a seguir, dois homens da W52-FC Porto, João Rodrigues e Rui Vinhas. O mais perigoso dos fugitivos nas contas da geral era António Carvalho (Efapel), quarto na chegada a Valongo.

Joaquim Silva e os principais homens da classificação geral registaram um atraso de 1m21s para o vencedor do dia. Foi o suficiente para Joaquim Silva manter a camisola amarela. O chefe-de-fila da Tavfer-Measindot-Mortágua continua com 25 segundos de vantagem sobre Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) e Ricardo Vilela (W52-FC Porto), que se mantêm na segunda e terceira posições, respetivamente.


As restantes classificações ficaram praticamente inalteradas. A Antarte-Feirense comanda três classificações, a montanha, por António Ferreira, as metas volantes por intermédio de Venceslau Fernandes, e a classificação das autarquias, através de Bruno Silva. Luís Mendonça (Efapel) é o primeiro nos sprints, João Matias (Louletano-Loulé Concelho) encabeça a classificação dos pontos quentes, André Domingues (Efapel) é o melhor sub-23 e Tiago Leal (Sicasal/Miticar/Torres Vedras) é o primeiro sub-23 das equipas de clube. As mudanças foram nas gerais dos pontos, agora comandada por António Carvalho, e coletiva, que tem a W52-FC Porto no topo.

A 30.ª edição do Grande Prémio Jornal de Notícias termina neste domingo. A última etapa liga Gaia a Viana do Castelo, numa viagem de 178,5 quilómetros, a mais longa tirada da prova. O perfil da etapa é semelhante à da maioria das que já foram ultrapassadas, com alguma média montanha a pontuar o trajeto, mas sem constituir obstáculo intransponível para a maioria dos corredores.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Volta a Portugal Feminina Cofidis – 3ª etapa”


Raquel Queirós vence contrarrelógio e veste a camisola amarela

 

Por: José Carlos Gomes

A portuguesa Raquel Queirós (Velo Performance/JS Campinense) conquistou hoje a Camisola Amarela Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021, impondo-se na terceira etapa da Volta a Portugal Feminina Cofidis, um contrarrelógio de 11,1 quilómetros, disputado em Vila Franca de Xira.


Apelidado de “prova da verdade” na gíria do ciclismo, o contrarrelógio desta tarde mereceu completamente essa designação. Além de o percurso ser muito duro, com uma fase inicial marcada por subidas de rampas muito inclinadas e uma fase final, em descida, a exigir perícia e concentração, foi este exercício individual que ordenou verdadeiramente a classificação.

Hoje ficou claro que Raquel Queirós é a corredora em melhor condição do pelotão voltista. A vilacondense foi a única ciclista a cumprir o traçado em menos de 20 minutos. Parou o cronómetro nos 19m55s, o que lhe valeu a vitória na etapa e o Prémio Jogos Santa Casa, atribuído à melhor portuguesa.


A segunda classificada foi outra jovem portuguesa, a júnior Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls), com mais 35 segundos do que a vencedora. No terceiro lugar ficou Iris Gómez representante da Seleção da Catalunha. A britânica Danielle Shrosbree (Team LDN/Brother UK), camisola amarela à partida, teve um desempenho marcado por uma avaria e uma queda, gastando mais 1m32s do que a vencedora.

Raquel Queirós assumiu o comando da classificação geral. Goza de 35 segundos de vantagem sobre Sofia Gomes e de uma margem de 48 segundos para Iris Gómez. O segundo lugar na geral vale a Sofia Gomes o estatuto de melhor jovem da competição, envergando a Camisola Branca IPDJ. Danielle Shrosbree cedeu a camisola amarela, mas conservou a Camisola Vermelha Cofidis, dos pontos, e a Camisola Azul Polisport, da montanha. As britânicas da Team LDN-Brother UK continuam no topo da geral por equipas.


A última etapa, neste domingo, recria a derradeira etapa da primeira Volta a Portugal Masculina, unindo Caldas da Rainha a Lisboa. Será a tirada mais longa da prova, 94,7 quilómetros, com início às 12h30 na Avenida General Pedro Cardoso, e final apontado para as 16h00, na Rua Cintura do Porto. Pelo caminho, a curiosidade de uma meta volante instalada na terra-natal de João Almeida, A-dos-Francos.


A Volta a Portugal Feminina Cofidis, enquanto momento histórico e viagem pelo território mas também pela memória, tenta homenagear e recordar todas as atletas que ajudaram a construir a história do ciclismo em Portugal. Em Setúbal foi evocada Oceana Zarco, pioneira do ciclismo feminino de competição. Hoje, em Vila Franca de Xira, juntou-se à Caravana Isabel Caetano, uma das ciclistas com melhor palmarés nacional, com títulos nacionais em distintas vertentes e, atualmente, em competição como guia da paraciclista Ana Silva.


Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com