terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

“Última hora novas Estações da GIRA”


Por: Maria Teresa Loureiro

A EMEL lamenta informar que, devido a problemas inesperados na configuração das comunicações de dados entre as novas estações e o sistema GIRA aberto esta terça-feira nas Freguesias do Lumiar e Olivais, a abertura destas estações só será possível acontecer na quinta-feira, 10 de fevereiro, motivado por problemas técnicos

Fonte: EMEL

“Tour de Omã, Astana vais estrear os seus novos reforços latinos”


Por: José Morais

Vai de correr de 10 a 15 de fevereiro o Tour de Omã, com a equipa da Astana Qazaqstan e estrear os seus novos reforços, são três latino-americanos que estrearão a época de 2022, sendo uma mistura de profissionais e sub-23, onde cada um terá objetivos a cumprir.

Um dos ciclistas profissionais será Sebastián Henao, que vai acompanhar o desenvolvimento da nova equipa, o ciclista colombiano que terminou os sete anos que esteve na equipa da INEOS Grenadiers, será uma mais-valia para as Astana, já que aplicará a sua experiência com os ciclistas mais jovens, e ao mesmo tempo poderá ser para sim um grande vitorioso, tentando ganhar, apesar de saber que no pelotão internacional existem grandes trepadores que serão seus rivais. Será o de aprender sempre, e ganhar experiência, 


Para Martín López, o equatoriano diz que significa uma nova etapa de três anos, e nesta primeira prova ele absorverá tudo o que o que aprendeu com os seus contemporâneos para assim dar o seu salto profissional para profissional para 2023, e nesta competição o único requisito, e o resultado aparecerá depois, onde espera poder demostrar as suas habilidades para dar o seu melhor à equipa. 

Porem, Juan Carlos López também terá uma situação semelhante, e apesar de ter a sombra do seu irmão, irá tentar demostrar as suas condições de ciclista, e conseguir uma adaptação melhor ao modelo de ciclismo europeu, o qual poderá correr de uma maneira diferente, lutando assim contra todos os seus adversários.

“Quero aproveitar o meu último ano, afirmou Richie Porte”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

No seu último ano como ciclista profissional, Richie Porte afirmou que quer desfrutar a sua última época como ciclista profissional, o ciclista australiano da equipa INEOS Grenadiers, já disse que não irá participar no Tour de França, já que tem existido muitas pressões que sempre existem na gala de apresentação, preferindo assim fazer a sua participação no Giro de Itália.

Richie Porte disse que não gostou do Tour de 2021, e afirmou ainda que é uma prova onde as pessoas não se podem divertir, mas trabalhar, assim quer aproveitar o seu último ano, e qua também conseguiu o que queria no Tour de 2020, ao terminar no pódio em terceiro ano.

O ciclista australiano afirmou que foi sempre algo com que lutou, e conseguiu, e afirmou que não sentia que tinha grandes negócios com o Tour, e que voltará ao Giro de Itália em 2022, a sua última participação na Camisola Rosa foi em 2015, tendo abandonado a corrida na 16ª etapa, o seu melhor desempenho no Giro foi em 2010, onde ficou em 7º lugar.

“Pogacar testou positivo à Covid-19”


Esloveno tem sintomas ligeiros

 

Por: Lusa

Foto: UAE Team Emirates

O vencedor das duas últimas edições da Volta a França, o esloveno Tadej Pogacar, colega de quatro ciclistas portugueses na equipa UAE Emirates, teve um teste positivo no início do ano ao coronavírus que provoca a covid-19.

"O Tadej teve um teste positivo ao vírus e apresenta sintomas benignos. Foi submetido ao período de isolamento obrigatório antes de retomar os treinos. Vai ainda ser submetido a exames médicos específicos, mas está no bom caminho da preparação para a primeira prova da época, a Volta aos Emirados Árabes Unidos [20 a 26 de fevereiro]", anunciou o médico da equipa, Adrian Rotunno, sem adiantar a data do teste.

Os corredores lusos João Almeida, Rui Costa, Ivo Oliveira e Rui Oliveira fazem parte do elenco da UAE Emirates.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Ciclismo profissional mostra-se na região de Aveiro

 

Por: José Carlos Gomes

A época nacional do ciclismo profissional de estrada começa, no próximo fim de semana, na Região de Aveiro. No sábado, a temporada e as equipas continentais serão apresentadas, no Museu Municipal da Murtosa. No domingo disputa-se, entre Cortegaça e Águeda, a Prova de Abertura – Região de Aveiro, primeira corrida da Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

A expectativa é grande para uma época em que o pelotão profissional contará com dez equipas. No sábado ficaremos a conhecer em detalhe o que nos espera na nova época, assim como os plantéis e os objetivos de cada um dos dez coletivos. A Cerimónia de Abertura será transmitida em direto no Facebook da Federação Portuguesa de Ciclismo, a partir das 17h30.

Além do lançamento da temporada, será o momento para enaltecer aqueles que se distinguiram em prol do ciclismo, sendo entregues as distinções decididas pela Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Ciclismo a José Luis Algarve, Sócio Honorário, e a José Diogo Calado, Vice-Presidente Honorário.

As primeiras pedaladas ficam guardadas para domingo. Como vem sendo tradição, o pelotão mostra-se em todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro (CIRA), ao longo de 172,1 quilómetros. A partida acontece às 12h00 em Cortegaça, concelho de Ovar, prevendo-se a chegada a Águeda para cerca das 16h00.

O percurso maioritariamente plano, cruzando todos os concelhos da CIRA tem na subida de Talhadas o ponto mais exigente em termos orográficos. Em teoria é uma corrida ao jeito dos sprinters, mas, nos últimos anos, nem sempre a teoria é levada à prática e as surpresas têm vindo a suceder-se, o que aumenta ainda mais a expectativa para a corrida que antecede a Volta ao Algarve.

 

Mais eventos oficiais

 

13 de fevereiro: II Circuito JG, Loulé

13 de fevereiro: Primeira Prova da Taça da Madeira de Ciclismo de Estrada, Funchal

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“EMEL abre Estações da GIRA nas Freguesias do Lumiar e Olivais”


Por: Maria Teresa Loureiro

A EMEL abre hoje 8 de fevereiro três estações da Rede de Bicicletas Partilhadas GIRA, uma na Freguesia do Lumiar e duas na Freguesia dos Olivais, dando assim continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver para que Lisboa tenha uma mobilidade cada vez mais sustentável.

Estas três estações correspondem a um acréscimo de 91 docas para bicicletas da GIRA

As três estações da GIRA que hoje entram em funcionamento nas Freguesias do Lumiar e dos Olivais são:

555 - Rua Luís de Freitas Branco / Alameda das Linhas de Torres (Lumiar)

137 - Spacio Shopping (Olivais)

220 - Avenida Cidade de Luanda / Rua Cidade de Bissau (Olivais)

A partir de hoje, Lisboa passa a ter 113 Estações GIRA em operação, que representam um total de cerca de 2.200 docas para bicicletas. Atualmente, GIRAm na cidade mais de 1.000 bicicletas da Rede de Bicicletas Partilhadas de Lisboa.

Fonte: EMEL

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com