terça-feira, 1 de junho de 2021

“Sonny Colbrelli vence terceira etapa do Critério do Dauphiné ao ‘sprint’”


Colbrelli, que tinha ficado em segundo nas duas primeiras etapas, conseguiu vencer ao cabo de 172,2 quilómetros

 

Foto: Alain JOCARD / AFP

O ciclista italiano Sonny Colbrelli (Bahrain-Victorious) venceu hoje ao ‘sprint’ a terceira etapa do Critério do Dauphiné, com o austríaco Lukas Pöstlberger (BORA-hansgrohe) a conservar a liderança da geral individual.

Colbrelli, que tinha ficado em segundo nas duas primeiras etapas, conseguiu vencer ao cabo de 172,2 quilómetros em Saint-Haon-Le-Vieux, cumpridos em 3:56.36 horas.

Foi a segunda vitória este ano para o italiano, que já tinha erguido os braços na Volta à Romandia, e que ainda se aproximou do camisola amarela, que tem agora a dois segundos de distância.

Ao ‘sprint’, bateu o espanhol Álex Aranburu (Astana), segundo, e o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates), terceiro. Aranburu subiu a terceiro no geral, a 18 segundos do camisola amarela, que hoje foi 23.º com o mesmo tempo do vencedor.

O pelotão conseguiu ainda controlar a fuga do dia, que tinha vingado nas duas primeiras tiradas e que, na segunda-feira, colocou Pöstlberger na liderança.

O único português em prova, Ivo Oliveira (UAE Emirates), chegou no 128.º lugar, caindo para o 142.º posto da geral.

Na quarta-feira, o pelotão enfrenta um contrarrelógio de 16,4 quilómetros entre Firminy e Roche-La-Molière, de perfil ondulado, antes de quatro etapas de montanha que decidirão o vencedor final.

Fonte: Sapo on-line

“Tiago Santos venceu 2ª prova da Taça de Cadetes”


Por: Joaquim Marques

Venceu a 2ª Prova da Taça de Portugal de Cadetes – fase de apuramento regional da zona B-, o jovem ciclista Tiago Santos, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, que levou 2h:02m:41s para percorrer os 79 quilómetros da prova a uma média de 38,7 km/h. A prova decorreu em Palmela, contou com mais de meia centena de atletas em representação de sete equipas da zona Sul.


Na classificação por equipas o Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola alcançou o 2º lugar e além do 1º lugar de Tiago Santos, Dinis Moura ficou em 16º lugar, Duarte Silva ficou na 22ª posição e Diogo Ferreira foi o 32º enquanto David Casal não resistiu à dureza da prova e Simão Simões foi vítima de uma queda numa zona de mau piso sofrendo várias escoriações e feridas com alguma profundidade, tentou continuar, mas acabou por ter que receber tratamento hospitalar.

Na primeira metade da prova os ciclistas rolaram em pelotão, com uma média bastante elevada, com fugazes tentativas de fuga, até com dois corredores adiantaram-se do pelotão e conseguiram uma vantagem de quase 2 minutos. Depois quatro ciclistas, entre eles Tiago Santos, foram no encalce dos fugitivos alcançando-os, passando a circular em grupo.


A medida que se aproximavam dos últimos quilómetros da meta, Tiago Santos salta para a cabeça do grupo impõe um ritmo galopante que lhe garantiu uma brilhante vitória, cortando a meta sob fortes aplausos. Tiago Santos que tinha conquistado o 1º lugar na 1ª prova da taça, em Arruda dos Vinhos volta a ganhar a 2ª prova, contando por vitórias as provas disputadas.

 

Alcobaça com 2 atletas na Taça de Femininas


 

Dois atletas representam o Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola na Taça de Portugal de Femininas, que no passado domingo disputaram a 3ª prova desta competição em Palmela. Ana Fernandes ficou em 9º lugar depois de ter concluído as três voltas do circuito em 1h:17m:35s enquanto Flora Ferreira levou mais de cerca de 6 minutos, ficando em 15º lugar, no escalão de cadetes que tinha em competição 25 atletas.

Nesta prova participaram mais de uma centena de raparigas e mulheres de vários escalões etários, representando vários clubes, mas apenas cinco tinham quatro ou mais atletas para poderem ser considerados equipas. O Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola com apenas duas atletas não reúne as condições para a classificação por equipas.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo

“Agenda de Ciclismo”


Fim de semana preenchido na estrada, no BTT, no BMX e nas escolas

 

Por: José Carlos Gomes

O ciclismo nacional continua com uma agenda fortíssima no próximo fim de semana, englobando provas de estrada, diferentes disciplinas de BTT, BMX e escolas.

Na estrada sobressaem o 41.º Grande Prémio ABIMOTA e a dose dupla de encerramento da Taça de Portugal de Juniores. O Grande Prémio ABIMOTA, uma das mais tradicionais provas por etapas do país, vai juntar o pelotão profissional e sub-23 para duas etapas, sábado e domingo.

A tirada inaugural vai ligar Fátima Vouzela, numa longa viagem de 197,3 quilómetros, tendo dois prémios de montanha de terceira categoria, o último ainda a 45,3 quilómetros da meta. A partida vai acontecer às 11h50, prevendo-se a chegada para as 16h45.

No domingo o pelotão inicia as pedaladas em Anadia, às 12h50, encontrando a meta em Águeda, depois de percorridos 158 quilómetros, cerca das 16h50. As subidas de Sever do Vouga, Talhadas e Belazaima do Chão, dentro dos 55 quilómetros finais, proporcionam oportunidade para fazer a seleção de valores.

Os juniores também competem no sábado e no domingo, disputando as duas últimas provas da Taça de Portugal. No sábado rumam ao Minho para o 18.º Circuito da Palmeira/Prémio Peixoto Alves. O Kartódromo de Braga é o epicentro da competição, que se inicia às 14h55 e que terá 92,6 quilómetros. A prova acaba, cerca das 17h25, à quarta passagem pela meta.

O Prémio Cidade de Penafiel, a disputar no domingo, coloca o ponto final na edição de 2021 da Taça de Portugal de Juniores. A partida (11h00) e a chegada (13h30) acontecem junto à sede da ADRAP, na freguesia penafidelense de Galegos. O percurso de 98,4 quilómetros é um autêntico rompe-pernas e o final será em subida.

No BTT o destaque vai para a segunda prova da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, marcada para domingo, em Cadafaz, Celorico da Beira. A prova terá três percursos especiais cronometrados, totalizando 8,1 quilómetros e um desnível acumulado negativo de 1055 metros. As quatro zonas de ligação somam 21,5 quilómetros e um desnível acumulado positivo de 1130 metros. Depois de um sábado dedicado aos treinos e procedimentos administrativos, a corrida arranca às 9h00 de domingo.

Ainda no BTT vai realizar-se a primeira edição da prova de BTT por etapas Aldeias do Xisto MTB Trophy. A competição arranca na sexta-feira, 4 de junho, com uma etapa de 55 quilómetros e um desnível positivo de 1750 metros, com partida e chegada em Oleiros. No sábado a partida e a chegada serão em Miranda do Corvo, numa etapa com a distância de 58 quilómetros e um acumulado de 1620 metros.

A terceira e última etapa tem partida e chegada em Oliveira do Hospital, um traçado de 55 quilómetros e um desnível de 1420 metros. A partida será, todos os dias, às 9h00.

A Taça de Portugal de BMX Race inicia-se neste fim de semana, com uma jornada dupla na pista do Parque da Juventude de Portimão. No sábado a pista abre para treinos às 14h30, estando o tiro de partida da competição marcado para as 16h20. No domingo os treinos arrancam ás 9h30 e as corridas às 11h00.

Os terrenos da Fábrica de Pólvora de Barcarena, Oeiras, recebem, no sábado, às 14h00, o Encontro Inter-Regional de Escolas da Zona B (centro/sul) na vertente de BTT.

 

Mais eventos oficiais

 

6 de junho: 14.ª Maratona BTT de Ansião

6 de junho: Troféu de Maratonas da Beira Interior, Sertã

6 de junho: Taça da Madeira de Estrada e Encontro de Escolas, Seixal, Porto Moniz

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com