segunda-feira, 13 de abril de 2020

“Entrevistas Associação de Ciclismo do Minho”

Saber reagir em tempos de crise

Em mais uma entrevista da ACM – Associação de Ciclismo do Minho, Mário Fortes, Doutorado em Inteligência Emocional, vai abordar as formas de encarar a situação criada pela pandemia do novo coronavírus.

Numa entrevista especialmente dirigida a desportistas, o investigador, professor na Universidade da Madeira e especialista em coaching pessoal e empresarial, apontará caminhos para melhor se enfrentar o futuro.

Mário Fortes (www.mariofortes.pt) apresentará ainda algumas sugestões de leitura adequadas ao momento. A entrevista será transmitida terça-feira (14 de abril, a partir das 21h15) no facebook e canal do youtube da ACM.

Será agora a vez de conhecer a opinião de Mário Fortes, depois de Carla Noémia ter entrevistado Marco Chagas, José Azevedo, Cândido Barbosa, José Santos, Artur Lopes, Diogo Leite Ribeiro (Presidente da Assembleia-Geral da ACM) e Nuno Silva Leal (um minhoto a residir em Macau).

A Associação de Ciclismo do Minho, a maior associação regional de ciclismo do País, tem ainda disponibilizado mensagens e entrevistas a propósito da situação que se vive com o Covid-19.

os conteúdos ser acedidos através do website da ACM (www.acm.pt), do Facebook (https://www.facebook.com/CiclismoMinho ) ou do canal do Youtube da associação minhota (https://www.youtube.com/ciclismominho )..

Fonte: ACM

“Recomendação da Federação Triatlo Portugal, a nutrição desportiva é relevante?”

Por: Joana Romão, Nutricionista

Foto: Freepik

A nutrição desportiva tem revelado a sua enorme importância na saúde em geral e, também, na performance dos atletas.

A Nutrição desportiva (ND) representa um dos vários ramos da Nutrição. Trata-se de uma área que chama cada vez mais a atenção dos que procuram os melhores resultados desportivos. O Nutricionista integra a equipa médica e, de forma multidisciplinar, acompanha e trabalha em prol da saúde e melhoria do rendimento desportivo do atleta.

 De uma forma geral, a ND parte da evidência científica para fornecer ao atleta a energia e substratos ideais para otimizar a sua performance. O Nutricionista sabe que qualquer alimento ingerido terá um impacto metabólico e parte desse conhecimento para delinear com o atleta estratégias nutricionais que o ajudem a alcançar os objetivos.

A performance do atleta relaciona-se com o que ingere antes, durante e depois do treino ou prova. Antes deve criar reservas energéticas de forma a manter um bom desempenho, deve consumir essencialmente Hidratos de carbono (HC) pouca ou nenhuma Gordura e pouca Proteína. Durante o atleta deve consumir essencialmente HC e hidratar-se de forma a evitar quebras de energia e desidratação.

Depois do exercício, necessita de restaurar o glicogénio muscular, ingerindo HC, hidratar e efetuar a síntese proteica muscular, ingerindo Proteína. Esta descrição simplifica muito os protocolos nutricionais de cada fase que devem ter em conta a intensidade, duração do evento, suplementação, hidratação, horas de toma, e muitos outros fatores. Em todas estas fases o Nutricionista ajuda o atleta a optar por alimentos e produtos que goste e que sejam nutricionalmente mais indicados, evitando, por exemplo, fenómenos de hipoglicémia reativa, ou desconforto gastrointestinal.

A ND tem também como foco de intervenção a saúde do atleta. Através da elaboração de planos alimentares totalmente personalizados e centrados no atleta, o Nutricionista tem em conta não só o que o atleta necessita para manter ou melhorar a sua performance, mas também as suas caraterísticas individuais, as suas necessidades energéticas basais e o stress metabólico a que o mesmo está exposto, e que pode comprometer o seu sistema imunitário.

 

Assim, são vários os benefícios que a intervenção da ND proporciona ao atleta:

Permite que o atleta suporte treinos mais longos e intensos

Auxilia na fase de recuperação pós ou entre treinos/provas

Atrasa a sensação de fadiga provocada pelo desgaste da atividade;

Evita o estado de desidratação;

Promove a melhoria da composição corporal do atleta;

Reduz a probabilidade de fratura e/ou lesão;

Informa o atleta acerca da correta ingestão nos diferentes momentos do dia;

Previne situações de desconforto gastrointestinal, hipoglicémia reativa, náuseas, fome, entre outros sintomas;

Aumenta a capacidade de foco;

Promove a melhoria dos hábitos e escolhas alimentares.

 Fonte: FPT

“Movistar regressará com camisola solidária desenhada por adeptos”

Depois será doada para apoiar a luta contra a pandemia de covid-19

Por: Lusa

A equipa de ciclismo espanhola Movistar anunciou esta segunda-feira que quando regressar à competição usará uma camisola desenhada pelos adeptos nas próximas duas semanas, que depois será doada para apoiar a luta contra a pandemia de covid-19.

Em comunicado, a formação do escalão WorldTour, representada pelo português Nelson Oliveira, explica que qualquer adepto pode desenhar a camisola, que depois será escolhida para ser usada no regresso à estrada, para já sem data marcada.

Depois, as camisolas serão autografadas por todos os ciclistas e doadas à Cruz Vermelha e à Proteção Civil de Itália, com o objetivo de apoiar "os mais desfavorecidos pela pandemia de covid-19".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 114 mil mortos e infetou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Dos casos de infeção, quase 400 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 942 mil infetados e 78.152 mortos, é o que regista o maior número de casos, e a Itália é o segundo país do mundo com mais vítimas mortais, contando 19.899 óbitos e mais de 156 mil casos confirmados.

Em Espanha, as autoridades sanitárias apontam 17.489 mortos e mais de 169 mil casos de infeção.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 535 mortos, mais 31 do que no domingo (+6,2%), e 16.934 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 349 (+2,1%).

Fonte: Record on-line

“Federação Portuguesa de Ciclismo colabora no combate à Covid-19”

Por: José Carlos Gome

A Federação Portuguesa de Ciclismo está solidária com o combate à pandemia de Covid-19, tendo desenvolvido várias iniciativas para apoiar as instituições que estão na linha da frente do trabalho sanitário.

Hoje, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, e o diretor clínico das Seleções Nacionais, Filipe Lima Quintas, deslocaram-se ao Hospital de Campanha do Porto. Foram recebidos pelo diretor clínico desta instalação provisória de saúde, António Araújo, a quem entregaram o equipamento de eletrocardiografia da Federação.

O aparelho, com capacidade de captação de dados por wireless, e perfeitamente adaptado à situação atual, será usado no hospital de reforço à oferta de saúde do Porto, que, a partir de amanhã, funcionará no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

Além do equipamento, também Filipe Lima Quintas se associou ao Hospital de Campanha do Porto, onde irá exercer medicina em regime de voluntariado. “Vivemos um momento de solidariedade com as vítimas, mas também com as pessoas e instituições que estão na frente de batalha deste combate. É altura de também nos associarmos ao voluntariado e de colaborarmos com quem mais precisa”, salienta Delmino Pereira.

Por isso, a Federação Portuguesa de Ciclismo apela à sua comunidade de praticantes e de adeptos para se unirem às causas sociais. No caso do Hospital de Campanha do Porto, é importante que médicos, enfermeiros e auxiliares se alistem: https://docs.google.com/forms/d/1FIP8LTZwqpq53nhi9uG7uz0hFg9U-KVFdQwJ4BqiIVk/viewform?fbclid=IwAR3yz9iSNfqEBUkOZBzlTfI8JTZHBy32VjIIGItpkzboA70WaaDBRSFU5VU&edit_requested=true#responses
 
A Federação Portuguesa de Ciclismo tem o centro de Alto Rendimento no concelho de Anadia. Por isso, também decidiu ser solidária com o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, unidade de referência daquela região. Durante esta semana, a Federação irá oferecer 400 máscaras de tipo FFP2, reforçando os equipamentos do dispor dos profissionais de saúde daquele centro hospitalar.

A Academia Nacional de Ciclismo é um edifício da Câmara Municipal de Anadia, entregue à Federação Portuguesa de Ciclismo, como equipamento de apoio ao trabalho das seleções nacionais. Durante o período de combate à Covid-19 está cedido ao INEM, em mais uma ação solidária e de auxílio às entidades que se batem pela saúde de todos.

As competições e demais eventos velocipédicos estão suspensos em Portugal até ao dia 31 de maio, devido à pandemia de Covid-19.

Fonte: FPC

 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com