sexta-feira, 9 de junho de 2023

“Zimmermann ganha sexta etapa e Vingegaard continua a liderar o Critério do Dauphiné”


Num dia com condições climatéricas adversas, Nelson Oliveira (Movistar) foi o melhor português, no 58.º lugar, a 06.27 minutos de Zimmermann

 

Por: Lusa

Foto: Site oficial Critério Dauphiné

O ciclista alemão Georg Zimmermann (Intermarché-Circus-Wanty) fugiu esta sexta-feira para a vitória na sexta etapa do Critério do Dauphiné, numa jornada sem alterações na geral liderada pelo dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma).

Na véspera de uma etapa decisiva para as contas da geral, os candidatos à amarela final pouparam-se e entregaram a discussão da tirada a um grupo de fugitivos, com Zimmermann a ser o melhor no final dos 170,2 quilómetros entre Nantua e Crest-Voland, com o tempo de 04:02.50 horas.

Em segundo, ficou o francês Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies), a um segundo, enquanto o espanhol Jonathan Castroviejo (INEOS) foi terceiro, a oito segundos. O grupo de favoritos, entre os quais o camisola amarela, chegou a 48 segundos.

Vingegaard, que até testou a atenção dos adversários com uma aceleração (sem seguimento) na derradeira dificuldade da jornada, manteve as distâncias na geral: tem 01.10 minutos de vantagem sobre o australiano Ben O'Connor (AG2R Citroën), segundo, e 01.23 sobre Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), que é terceiro.

Num dia com condições climatéricas adversas, Nelson Oliveira (Movistar) foi o melhor português, no 58.º lugar, a 06.27 minutos de Zimmermann, e subiu para o 79.º posto da geral, a mais de 28 minutos do dinamarquês da Jumbo-Visma.

Já Ivo Oliveira (UAE Emirates) foi 131.º, a 23.49 minutos, e é 128.º na geral, a 54.26 do camisola amarela.

No sábado, o pelotão enfrenta a etapa 'rainha' da prova francesa, uma ligação de 147,9 quilómetros, com partida em Porte-de-Savoie e chegada ao Col de la Croix de Fer, com passagem ainda no Col de la Madeleine, outra das montanhas habituais no percurso da Volta a França.

Fonte: Record on-line

“Volta a Portugal de 2023: Começa no centro, vai ao sul e termina no norte”


Prova disputa-se de 9 a 20 de agosto

 

Por: Record

Foto: Pedro Sarmento Costa/LUSA

Com o regresso do Algarve ao percurso, que não acontecia desde 2018, o traçado deste ano da Volta a Portugal contempla o país de norte a sul. E no Algarve será Loulé a receber a caravana da prova mais importante do calendário velocipédico nacional, com o final da 3.ª etapa, sendo que esta cidade também estava fora da corrida há 20 anos, anunciou a organização.

Também já são conhecidos oficialmente os locais de início e final da Volta. O tiro de partida será dado em Viseu, no dia 9 de agosto, para a consagração ser feita em Viana do Castelo, a 20 do mesmo mês, com uma etapa em sistema de contrarrelógio.

Quanto ao restante percurso, não deverá fugir muito do que apresentamos, mantendo-se as chegadas à Torre e à Senhora da Graça.

 

Eis o que deverá ser o percurso de 2023 da Volta a Portugal:

 

09/8 - Prólogo: Viseu-Viseu

10/8 - 1.ª etapa: Anadia-Ourém            

11/8 - 2.ª etapa: Abrantes-Vila Franca Xira      

12/8 - 3.ª etapa: Sines-Loulé                 

13/8 - 4.ª etapa: Estremoz-Castelo Branco

14/8 - 5.ª etapa: Mação-Covilhã/Torre

15/8 -6.ª etapa: Penamacor-Guarda    

17/8 -7.ª etapa: Torre de Moncorvo-Montalegre                                                  

18/8 - 8.ª etapa:  Boticas-Fafe                

19/8 - 9.ª etapa: Paredes-Mondim de Basto/Sr.ª Graça

20/8 - 10.ª etapa: Viana do Castelo (CRI)

Fonte: Record on-line

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua João Matias fecha Contra Relógio de Proença-a-Nova no Top-20”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua concluiu hoje a sua participação na 1ª Etapa do Grande Prémio Abimota, um Contra Relógio Individual de 7,6 quilómetros disputado em Proença-a-Nova. Um esforço intenso e explosivo, onde João Matias esteve em bom plano a 42 segundos na 19ª posição.

Um Contra Relógio bastante técnico, onde a chuva foi predominante e acabou por fundamental para o desfecho final. Por parte da nossa equipa, cumpriu-se um dia sem riscos de maior, onde o principal objetivo era terminar o dia sem percalços.


O vencedor do Contra Relógio foi o campeão nacional da especialidade Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) com o tempo de 9m58s. João Matias foi o nosso melhor homem ao terminar com mais 42 segundos na 19ª posição.

Amanhã, será a 2ª Etapa, uma ligação de 175 quilómetros entre Oleiros e Vouzela com passagem em Mortágua. A corrida entra no concelho de Mortágua na Barragem da Aguieira, vem à rotunda da EN234 seguindo depois em direção à Felgueira pela EM228, com o Prémio de Montanha no Alto da Felgueira.

 

Classificação Etapa

Oleiros - Vouzela: 175 Kms

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor), a 9m58s

19.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 42s 30.º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 52s 33.º Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 56s

43.º Ángel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m02s 52.º António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m09s 55.º Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m11s 76.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m31s

 

Classificação por Equipas

 

1.º Glassdrive/Q8/Anicolor, 30m41s

8.º Tavfer – Ovos Matinados - Mortágua, a 1m43s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua






“Passeio de bicicleta dia 1 de Portugal”


Inscrições gratuitas e limitadas (oferta de t-shirt)

 

Realiza-se no dia 24 de junho, em Guimarães, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho. A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT. A concentração está marcada para as 9 horas, junto ao Estádio D. Afonso Henriques e ao Pavilhão Almor Vaz (Inatel).

 

As inscrições (gratuitas) podem ser efetuadas online aqui: www.acm.pt/index.php?cat=noticias&id=3075

 

Realiza-se no dia 24 de junho, em Guimarães, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho. A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT. A concentração está marcada para as 9 horas, junto ao Estádio D. Afonso Henriques e ao Pavilhão Almor Vaz (Inatel).

A 13ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".

A inscrição é gratuita e os participantes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terão direito a uma t-shirt oficial, habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo.

A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.

Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas), a iniciativa terá três percursos (Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT), sendo o trajeto inicial efetuado em conjunto por todos os grupos de participantes. À passagem pelo local da partida termina o Mini Passeio.

O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, é promovido em parceria com a ERDAL - Escola de Referência de Desportos de Ar Livre. O percurso do Trilho de BTT terá uma extensão de cerca de 20 kms. Na preparação do percurso do trilho houve uma particular atenção em proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes nos diversos trilhos de BTT que circundam Guimarães.

Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015), fez parte do programa comemorativos dos 120 anos da UVP / Federação Portuguesa de Ciclismo e integrou o programa do Centenário do Vitória Sport Club.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Guimarães, SEG 3 - Mediação de Seguros, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, POPP Design, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Auto Terror - Premium Automotive, Associação Vimaranense de Hotelaria, Guimarpeixe e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Rafael Reis vence com superioridade contrarrelógio do 43.º Grande Prémio ABIMOTA”


Fotos: João Fonseca Photographer

Rafael Reis, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, conquistou hoje a 1.ª Etapa do 43.º Grande Prémio ABIMOTA, sendo o mais rápido no contrarrelógio individual desta sexta-feira. O Campeão Nacional de Contrarrelógio foi o único a parar o relógio abaixo dos 10 minutos e vestiu a primeira Camisola Amarela da prova, com o colega Artem Nych a fechar a pódio, ao ser o 3.º homem mais veloz do dia. Coletivamente é a estrutura de Águeda que comanda a Geral.


Foi com um contrarrelógio individual, com 7,6 km de percurso em redor de Proença-a-Nova, que começou a 43.ª edição do Grande Prémio ABIMOTA. Rafael Reis mostrou a sua superioridade ao terminar com grande margem este exercício individual, conseguindo a vantagem de 14 segundos para o 2.º classificado, José Sousa (Kelly / Simoldes / UDO).  

Os primeiros quilómetros foram em piso de asfalto, mas havia também empedrado escorregadio, face à chuva que esteve presente ao longo da prova. Ainda assim Artem Nych conseguiu o 3.º lugar. Mais azar teve Mauricio Moreira e Fábio Costa, que furaram, o que impediu ambos os corredores de fazer um melhor resultado.


Rafael Reis explicou que “foi um crono técnico, onde a chuva fazia bastante diferença e nós arriscámos por partir um pouco mais cedo com os homens da Geral, mas a chuva também atrasou a desaparecer e o percurso estava bastante molhado, longe de estar seco, como tínhamos planeado. Como no final era prevista chuva, lá equilibrou um pouco os tempos. Corremos riscos, mas felizmente correu tudo bem e não tive azar, agora é manter a Camisola Amarela até terminar a prova”.


“Foi uma bonita vitória, o Rafael já merecia este dia, é um grande ciclista, um grande elemento desta equipa. Contribui muito para as vitórias da estrutura e hoje era o dia dele. As coisas saíram perfeitas, toda a equipa esteve bastante bem. Artem Nych, mesmo não arriscando nada finalizou com um bom crono. Tivemos a infelicidade do furo de Mauricio Moreira e de Fábio Costa, mas de resto a nossa equipa esteve bastante bem”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.


Amanhã tem lugar a 2.ª Etapa, a mais longa e mais ondulada da prova, que começa em Oleiros, às 10H55 e termina em Vouzela, às 15H16. Serão percorridos 175 km de uma viagem que inclui cinco Prémios de Montanha: quatro de 3.ª Categoria e um de 2.ª Categoria, no Alto de Alvares. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

43.º GRANDE PRÉMIO ABIMOTA 

1.ª ETAPA: Proença-a-Nova – Proença-a-Nova» 7,6 km CONTRARRELÓGIO INDIVIDUAL 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 1.ª Etapa) 


 

1.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 09m58s 

2.º José Sousa (Kelly / Simoldes / UDO), a 14s 

3.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 17s 

11.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 30s 

17.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 37s 

24.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 45s 

29.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 51s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 30m41s

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Rafael Reis muito superior à concorrência no Grande Prémio Abimota”


O campeão nacional de contrarrelógio, Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), deu hoje mostras do poderio pessoal na luta contra o tempo, impondo-se por larga margem na primeira etapa do Grande Prémio ABIMOTA, um exercício individual de 7,6 quilómetros, disputado em Proença-a-Nova.

O palmelense foi o único ciclista a completar a prova em menos de 10 minutos, registando 9m58s. Quem mais se aproximou foi José Sousa (Kelly-Simoldes-UDO), que gastou mais 14 segundos. O terceiro, a 17 segundos do colega de equipa e vencedor do dia, foi Artem Nych.

Com este triunfo, Rafael Reis partirá de camisola amarela para a segunda etapa, a disputar neste sábado. Será uma viagem ondulada, com 175 quilómetros, entre Oleiros (10h55) e Vouzela (15h15).

A Glassdrive-Q8-Anicolor comanda também por equipas. Christopher Morales (Maglia Tecnosylva/Bembirre Cycling Team) é, simultaneamente, o melhor jovem e mais bem colocado dos ciclistas das equipas de clube. É décimo da geral absoluta.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Lucas Lopes à porta do top 10 na primeira etapa em linha”


Por: José Carlos Gomes

Lucas Lopes foi hoje o melhor elemento da Seleção Nacional na primeira etapa em linha da Corrida da Paz, sendo o 11.º a passar a meta, numa etapa vencida pelo camisola amarela, o francês Pierre Gautherat.

A tirada de hoje, 121,9 quilómetros entre Jeseník a Rýmařov, na Chéquia, nunca viveu um momento de grande definição. Os ataques sucederam-se, mas não se formou um grupo de fugitivos com margem para poder sonhar com o triunfo na etapa.

A chuva surgiu na segunda metade da viagem, sendo um obstáculo ao pelotão. Provocou uma seleção de valores, dividindo o grupo principal, mas com os portugueses na frente. Sem aquilo a que pudéssemos chamar a “fuga do dia”, assistiu-se a um ataque que quase decidia a etapa.

O dinamarquês Adam Holm Jørgensen saiu do pelotão a pouco mais de 30 quilómetros da meta e manteve-se em cabeça de corrida, sempre com o pelotão muito próximo. Só foi alcançado no último quilómetro, quando o pelotão acelerou para a discussão ao sprint.

Na luta pela vitória, Pierre Gautherat, corredor dos quadros da WorldTeam AG2R Citroën Team, foi o mais forte, ganhando pelo segundo dia consecutivo. O segundo foi o britânico Joshua Giddings. O norueguês Karsten Larsen Feldmann fechou o pódio.

Lucas Lopes abriu a representação portuguesa na classificação da etapa, no 11.º lugar, com o mesmo tempo do vencedor. Dentro do top 25 da jornada terminaram ainda Afonso Eulálio (20.º), Gonçalo Tavares (21.º) e Daniel Lima (24.º). Todos foram creditados com o tempo do vencedor, o mesmo sucedendo com Alexandre Montez, 35.º, e Duarte Domingues, 51.º.

Pierre Gautherat reforçou o comando da geral, graças aos 10 segundos de bonificação pela vitória na etapa. Seguem-no Joshua Giddings, a 14s, e o alemão Moritz Kretschy, a 18s.

Gonçalo Tavares subiu ao 16.º lugar da classificação geral, a 24s da camisola amarela. Lucas Lopes é 23.º, a 25s, Alexandre Montez está em 26.º, a 26s, Daniel Lima subiu à 48.ª posição, a 32s, Duarte Domingues é 51.º, também a 32s, e Afonso Eulálio ocupa o 68.º lugar, a 52s.

“Hoje era um dia traiçoeiro, devido à chuva, às estradas estreitas, algumas em paralelo. A colocação era fundamental para não se ficar nos cortes e para evitar os percalços. Os nossos corredores estiveram muito bem e cumpriram a missão, antes de um dia que poderá ser decisivo”, explicou o selecionador nacional, José Poeira.

A segunda etapa em linha, no sábado, 129,1 quilómetros, entre Bruntál e Červenohorské Sedlo. É a etapa-rainha, repleta de montanha, terminando em alto, num encadeamento de duas subidas longas separadas por uma descida. Grandes alterações classificativas irão, por certo, acontecer.

A Corrida da Paz é uma prova pontuável para a Taça das Nações de Sub-23.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com