quinta-feira, 24 de setembro de 2020

“A FTP realiza Curso de Treinador de Triatlo Grau II”


O Curso de Treinador de de Triatlo Grau II começa dia 13 de novembro.

No dia 13 de novembro iniciamos o Curso de Treinador de Triatlo Grau II, destinado a detentores do Curso de Treinadores de Triatlo Grau I, que pretende atribuir as competências de planeamento e enquadramento técnico de clubes/equipas.

 

A formação encontra-se dividida em três componentes:

Geral – 60 horas lecionadas online com a nossa parceira de formação Gnosies;

Específica – 60 horas presenciais nos dias 13, 20 e 27 de novembro, das 18h30 às 22h e nos dias 14,15,21,22 e 28 de novembro das 9h às 18h. A presença é obrigatória, não sendo possível exceder 10% das faltas sob pena de ser excluído/a do curso.

Estágio – 800h, aproximadamente uma época desportiva, em que se pretende desenvolver trabalho no terreno, em treino e acompanhamento a competições.

Local: Oeiras para a componente específica para as atividades teóricas e práticas

Auditório Municipal Maestro César Batalha

Galerias Alto da Barra- Av. das Descobertas, 59

2780-053  

 

Limite de vagas: 20 formandos

Critérios de seleção (Requisito ter cédula de treinador de Triatlo de Grau I):

Licenciados em Ciências do Desporto, ou detentores de TPTD de Grau II de outra modalidade individual;

Inscrição proposta por um clube filiado na Federação de Triatlo de Portugal;

Outras inscrições, desde que habilitados com o 12º ano de escolaridade.

Inscreva-se aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeumoCFMPtiERYF7lUrGyb3aFUtCWG8TDrGhD9odAVW3PLsXw/viewform

Os candidatos selecionados serão contactados até dia 20 de outubro para confirmar a sua inscrição através de pagamento (150€).

Em caso de dúvida ou para pedido de esclarecimentos contacte o responsável da formação: manuel.alves@federacao-triatlo.pt

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Anna van der Breggen conquista título mundial de contrarrelógio”


Ciclista holandesa dominou prova marcada pela queda da campeã de 2019

Por: Lusa

Foto: Direitos reservados

A holandesa Anna van der Breggen sagrou-se esta quinta-feira campeã mundial de contrarrelógio, no primeiro dia dos Mundiais de ciclismo de estrada em Imola, Itália, marcados pela queda da norte-americana Chloe Dygert.

A campeã europeia de crono, e recente vencedora da Volta a Itália, dominou a prova de 31,7 quilómetros ao terminar com um tempo de 40.20 minutos, 15 segundos a menos do que a suíça Marlen Reusser, em segundo, e 31 para a terceira, a campeã do mundo em 2013 Ellen van Dijk (Países Baixos).

Para van der Breggen, campeã olímpica de fundo em 2016, é um primeiro título na especialidade, depois de vários segundos lugares, incluindo nos últimos três campeonatos do mundo, a que se junta um título mundial de fundo em 2018, numa carreira que, aos 30 anos, agrega todos os principais títulos do ciclismo feminino.

"Depois de tantos segundos lugares, isto é verdadeiramente fantástico", declarou a holandesa, após saber que tinha ganhado, depois de ter estado "toda a prova a andar o mais rápido possível" e de ter pedido para não lhe dizerem nenhuns tempos intermédios.

Uma incrédula van der Breggen disse ainda que vai tirar a noite para "descansar um bocado" antes de voltar para se focar na prova de estrada, no sábado, num "bom percurso e uma boa equipa dos Países Baixos".

Dygert, que defendia a vitória de 2019, era a principal favorita e, no primeiro ponto intermédio, estava a bater a concorrência por larga margem, com 27 segundos para Reusser e 36 para a futura campeã, mas uma aparatosa queda, por choque com um 'rail' de proteção rodoviária, acabou por fazê-la abandonar.

O acidente levou-a a sair da estrada, por cima do 'rail', com a Federação de ciclismo norte-americano a explicitar, na rede social Twitter, que a ciclista "está consciente e a falar", não dando informações, para já, sobre possíveis lesões.

O top-10 da prova teve poucas surpresas, com a 'veterana' norte-americana Amber Neben, de 45 anos, a conseguir o 100.º 'top-10' em contrarrelógios da carreira, com o sexto lugar, à frente da jovem dinamarquesa Emma Cecilie Norsgaard, que registou o sétimo melhor tempo.

Na sexta-feira, é a vez do pelotão masculino enfrentar a mesma distância, com Nelson Oliveira e Ivo Oliveira a representarem Portugal na especialidade.

No sábado, corre-se a prova de fundo feminina, com 143 quilómetros disputados em circuito, antes dos masculinos, no domingo, fecharem os Mundiais com 258,2 quilómetros, em que Portugal estará representado por Rui Costa, campeão do mundo em 2013, Rúben Guerreiro, Nelson Oliveira e Ivo Oliveira.

Fonte: Record on-line

“Volta a Portugal Edição Especial Jogos Santa Casa 2020”


Por: José Carlos Gomes

Foi atualizada hoje, 72 horas antes de a competição se iniciar, desta lista provisória (a definitiva apenas é conhecida na véspera da corrida), extraímos algumas curiosidades estatísticas, que partilhamos em seguida:

 

105 corredores inscritos

 

15 equipas, das quais cinco de categoria ProTeam, o maior contingente estrangeiro deste patamar desde 2013

 

15 países e quatro continentes representados no pelotão: África do Sul, Bélgica, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos da América, Etiópia, França, Itália, Japão, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Rússia e Venezuela


 

5 antigos vencedores presentes no pelotão: Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Gustavo César Veloso, João Rodrigues, Ricardo Mestre e Rui Vinhas (W52-FC Porto)

 

19 anos e 60 dias será a idade, no arranque da Volta, do mais jovem do pelotão, Daniel Dias (Equipa Portugal)

 

40 anos e 242 dias é a idade, no dia do prólogo, do ciclista mais experiente do pelotão, Gustavo César Veloso (W52-FC Porto)

 

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo





“Equipa Portugal/Portugueses vão bater-se pelo melhor resultado num percurso pouco amigável”


Por: José Carlos Gomes

Nelson Oliveira e Ivo Oliveira iniciam nesta sexta-feira, em Imola, Itália, a participação portuguesa no Campeonato do Mundo de Estrada, competindo na prova de contrarrelógio para a elite masculina.

O Autódromo Enzo e Dino Ferrari será o epicentro da prova. O contrarrelógio disputa-se num traçado de 31,7 quilómetros, praticamente plano, com um acumulado de subida que não passa dos 200 metros.

“O percurso tem alguns topos sem grande relevância e a fase final é muito rápida. Ainda mais se estiver vento de costas, como se verificou hoje. É um traçado que favorece os ciclistas mais pesados e possantes. Mas temos a responsabilidade de honrar o país e vamos bater-nos pelo melhor resultado possível”, antecipa o selecionador nacional, José Poeira.

O responsável técnico acrescenta que “mesmo plano, se fosse uma prova mais extensa, o Nelson poderia fazer a diferença, porque consegue continuar a render quando alguns corredores começam a perder capacidades. Sendo tão curto, terá de aquecer bem e arrancar logo a dar o máximo. Para o Ivo, que fará o primeiro mundial de contrarrelógio entre a elite, a distância está mais enquadrada com as suas caraterísticas pessoais”.

Ivo Oliveira, campeão nacional da especialidade, é o primeiro português a entrar em ação, às 13h45. Nelson Oliveira deixa a rampa de lançamento às 14h39. A corrida pode ser vista no Eurosport 1, a partir das 13h25.

“O traçado é quase sempre a rolar, como se vê no gráfico. Mas o fator principal será o vento. À hora do contrarrelógio prevê-se vento de 40 km/h, o que é muito. A primeira parte será com vento de frente e a segunda com vento de costas. É o meu primeiro mundial de elite. Fiz uma boa Volta ao Luxemburgo. Chego bem preparado e no contrarrelógio vai ser só carregar nos pedais”, promete Ivo Oliveira.


A Equipa Portugal vai também participar na prova de fundo, no domingo. Rui Costa e Rúben Guerreiro vão juntar-se a Nelson Oliveira e a Ivo Oliveira para formarem o bloco nacional na corrida em pelotão.

Portugal tem sido uma presença constante no top 10 das provas de fundo e de contrarrelógio, sempre através de Rui Costa e de Nelson Oliveira, respetivamente. O campeão mundial de 2013 também esteve entre os dez melhores em 2015, 2018 e 2019. Nelson Oliveira entrou nos dez mais em 2014, 2017, 2018 e 2019.

Por: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com