terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“António Morgado fica perto do triunfo na 56.ª edição de Le Samyn na Bélgica”


Ciclista da Emirates é 2.º ao ser batido ao sprint pelo belga Laurenz Rex da Intermarché-Wanty

 

 Por: Alexandre Reis

O jovem António Morgado (Emirates), de 20 anos, ficou muito perto de vencer nesta terça-feira a 56.ª edição de Le Samyn, prova de um dia disputada entre Quaregnon e Dour (204,3 km), na Bélgica.

Com uma arrancada fulgurante no sprint dos metros finais, o corredor português perdeu por uma unha negra para o belga Laurenz Rex (Intermarché-Wanty), chegando com o mesmo tempo do vencedor, à semelhança do também belga Jenthe Biermans (Arkéa-B&B Hotels), 3.º classificado.

Fonte: Record on-line

“Egan Bernal: «Estou satisfeito, mas ainda me falta um longo caminho pela frente»”


Ciclista colombiano terminou em terceiro lugar n'O Gran Camiño

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Egan Bernal

Egan Bernal demonstrou n'O Gran Camiño estar de regresso ao topo, mas o ciclista colombiano acredita que ainda tem um longo caminho pela frente até voltar ao nível que o levou à vitória em duas grandes Voltas.

"Penso que posso estar feliz com o meu desempenho. Queremos sempre mais, mas, no fundo, a minha performance foi boa. Estou satisfeito, mas ainda me falta um longo caminho pela frente", avaliou o ciclista da INEOS, após ter sido terceiro na prova galega, que terminou no domingo com a revalidação do título do dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike).

Aos 27 anos, Bernal deixou sinais animadores n'O Gran Camiño, como já o tinha feito num périplo pelo seu país: conquistou a medalha de bronze na prova de fundo dos Nacionais, depois de já ter sido sexto no 'crono', e terminou a Volta à Colômbia na quinta posição.

"Quero continuar a trabalhar. Nestes últimos meses, pude treinar normalmente e é algo que não consegui fazer durante alguns anos. Por isso, agora que regressei à normalidade, espero progredir", confessou.

O único sul-americano a vencer a Volta a França ainda procura reencontrar o seu 'eu' campeão, depois do terrível acidente que sofreu a 24 de janeiro de 2022: colidiu com um autocarro a alta velocidade enquanto treinava com outros colegas de equipa, e fraturou "quase 20 ossos", entre vértebras, fémur e rótula, além de ter sofrido um trauma torácico e perfuração de ambos os pulmões.

Vencedor do Tour'2019 e do Giro'2021, o colombiano, que chegou a estar ligado a um ventilador e que, a posteriori, revelou que quase morreu, foi submetido a várias intervenções cirúrgicas antes de regressar à estrada, sete meses depois, para uma série de resultados dececionantes e desistências.

O início de 2023 foi para esquecer, com quedas e abandonos, mas em meados da temporada os resultados começaram a melhorar, sendo oitavo na Volta à Romandia e na Volta à Hungria, e 12.º no Critério do Dauphiné. Nas grandes Voltas, no entanto, ficou longe dos primeiros, ao ser 36.º no Tour e 55.º na Vuelta.

Apesar bom arranque neste início de 2024, o corredor da INEOS mostrou-se humilde, ciente de que a diferença entre si e Vingegaard, o bicampeão em título da Grande Boucle, é abissal.

"Claro que estou um pouco melhor, aliás, muito melhor quando comparado com o ano passado, mas conheço-me, sei quais são os meus números [em termos de performance] e percebo que ainda tenho um longo caminho para regressar ao meu nível máximo. Espero que, treinando bem, seja capaz de reduzir um pouco a diferença para o Jonas", declarou.

Cauteloso, Bernal prefere não definir objetivos concretos para esta época, garantindo à Lusa só querer "continuar a trabalhar".

"Há muita temporada pela frente, ainda estamos no início, falta muito e isto é apenas um teste. Em prova, obviamente que todos queremos sair-nos bem, mas a época é muitíssimo longa, e tenho de concentrar-me naquilo que realmente são os objetivos da equipa, que são as grandes Voltas, e espero estar bem lá", antecipou.

Embora sejam as corridas de três semanas que o movem, o também antigo vencedor do Paris-Nice (2019) e da Volta à Suíça (2019) rejeita atravessar-se quando a questão é em que grande Volta vai participar este ano: "Pffff... depende da equipa".

Certo é que, apesar de, para já, não estar no oito do Tour, Bernal demonstrou que os piores prognósticos sobre o seu futuro não se confirmaram e que pode ser uma peça importante para o sucesso da todo-poderosa INEOS.

Fonte: Record on-line

“A super lista da UAE Team Emirates para a prova da Strade Bianche”


Por: José Morais

Foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2022

No próximo fim de semana realiza-se a prestigiada Strade Bianche, uma das provas mais aguardadas pelos fãs do ciclismo, especialmente nas etapas em sterrato e a chegada na Piazza del Campo, em Siena, com a equipa da UAE Team Emirates a marcar presença. 

Qualquer escalada que tenha o ciclista esloveno Tadej Pogacar, o mesmo consegue ganhar em qualidade e favoritismo, mas se juntarmos nomes como os ciclistas,Tim Wellens, Marc Hirschi e a nova joia da coroa de Matxin, Isaac del Toro, percebemos que estamos diante de grande momentos desportivos.

A estes nomes junta-se ainda o ciclista Domen Novak, um esloveno com grande experiência no circuito mundial e, duas novidades da UAE Team Emirates, o antigo campeão mundial de sub-23 Filippo Baroncini, onde se junta também Jan Christen, um ciclista suíço muito promissor, que conta apenas com 19 anos de idade.

“Agenda de Ciclismo”


Estrada, BTT, Pista e BMX em mais um fim de semana repleto de ciclismo

 

Por: Vasco Moreira

O calendário nacional segue a toda a velocidade, com um fim de semana repleto de ciclismo, tanto na estrada, como no BTT, na pista e no BMX, com provas internacionais e com o início de quatro Taças de Portugal.

Na estrada, a primeira prova pontuável da Taça de Portugal Jogos Santa Casa vai decorrer no domingo (3 de março), na 27.ª Clássica da Primavera. O pelotão de elites e sub-23 vai partir da Avenida Vasco da Gama, na Póvoa do Varzim, às 10h55 para uma tirada de 145 quilómetros, com sete Metas Volantes e outros tantos Prémios de Montanha de terceira categoria. A chegada, no mesmo local da partida, está prevista para as 14h28.

Também no domingo, vai decorrer a primeira prova da Taça de Portugal de XCO (Cross Country Olímpico), no 10.º BTT XCO de Melgaço, uma prova internacional. Após um sábado reservado a treinos, as corridas no Centro de Estágios de Melgaço terão início às 9h00 de domingo, com a Corrida C1 (cadetes masculinos e femininas), seguindo-se a C2 (juniores masculinos e todas as categorias femininas), às 10h15, a C3 (masters masculinos e paraciclismo), às 12h30, e a C4 (sub-23 e elites masculinos), às 14h30.

Ainda no BTT, o próximo domingo marca também o arranque da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, em São Brás de Alportel. A competição, destinada às categorias masculinas e femininas de e sub-13 (infantis), sub-15 (juvenis), sub-17 (cadetes), sub-19 (juniores), elites, masters e open (não federados), terá início às 8h30.

Na pista, a competição regressa com o Troféu Internacional Artur Lopes, no Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia. No sábado, entre as 10h e as 21h, vão decorrer as provas de madison, eliminação, scratch, velocidade e corrida por pontos. Já para domingo, entre as 10h e as 18h, estão agendadas provas de omnium, keirin e, novamente, corrida por pontos.

O fim de semana só fica completo com as duas primeiras rondas pontuáveis da Taça de Portugal de BMX. As duas provas vão decorrer na Pista de BMX de Quarteira, com a primeira a ter início às 16h30 de sábado e a segunda às 10h30 de domingo.

 

Mais eventos oficiais

 

2 de março: 1ª Taça da Madeira de CE, Funchal

2 de março: Avaliações Escolas (Estrada, BTT, BMX) - Zona B, Alpiarça

3 de março: Avaliações Escolas (Estrada, BTT, BMX) - Zona B, Algarve

3 de março: EE#1 ESCOLAS Faial/Pico 2024, Faial, Açores

3 de março: Algarve Bike Challenge 2024, Tavira

3 de março: Granfondo World Series Coimbra Region, Montemor-o-Velho

3 de março: Passeio de BTT CCR Arrabães, Torgueda, Vila Real

3 de março: Resistência IRON RIDER - Test the Quest, Amarante

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tadej Pogacar vai para o seu principal objetivo do ano e não é o Tour ou o Giro”


Por: José Morais

Os amantes do ciclismo estão ansiosos pela dobradinha do ciclista esloveno Tadej Pogacar, arrebatar o título a Jonas Vingegaard já parece uma tarefa difícil de alcançar, vencer os dois primeiros grandes Tours do ano, que parece um feito ao alcance de muito poucos, talvez Tadej Pogacar seja um deles, no entanto, parece que esse não será seu principal objetivo para 2024.

O ciclista esloveno Tadej Pogacar, da UAE Team Emirates, vai até à linha de chegada para vencer a 6.ª etapa da 110.ª edição da prova de ciclismo da Volta a França, 145 quilómetros entre Tarbes e Cauterets-Cambasque, nas montanhas dos Pirenéus, no sudoeste de França, em 06 de julho de 2023.

Enquanto dava uma conferência de imprensa e era questionado sobre o seu principal objetivo, se vencer o Giro pela primeira vez ou o Tour pela terceira vez, Pogacar exclamou: "Campeonatos do Mundo!", seguindo-se uma gargalhada cheia de travessuras como as que o ciclista esloveno costuma partilhar.

Não se sabe se a resposta se deve à realidade ou se ele simplesmente tentou fugir do assunto, a verdade é que o evento dos campeonatos mundiais é, sem dúvida, uma das musas de inspiração cobiçadas por Tadej Pogacar, falta tempo, e para saber como andam as coisas ao longo das primeiras competições, a verdade é que se há um ciclista no mundo capaz de ganhar qualquer um desses três títulos ou os três ao mesmo tempo, é a formidável maravilha do ciclismo.

“Cinco dias, 852,7 quilómetros... eis a 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola”


Decorreu ao início da tarde desta terça-feira no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo a apresentação da 41ª edição da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola.

A “Alentejana”, que ao longo de quatro décadas se consolidou como uma referência do ciclismo internacional, terá início no próximo dia 20 de março em Castro Verde e promete, ao longo das cinco etapas da prova, proporcionar aos amantes do ciclismo momentos de pura adrenalina e competitividade.

Os municípios alentejanos têm, historicamente, desempenhado um papel vital na promoção e sucesso da prova. Em 2024, a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central renovou, mais uma vez, este compromisso acentuando a importância que atribuem ao evento não apenas como uma competição desportiva, mas como uma celebração da cultura, turismo e coesão territorial.


Nesta edição, entre partidas e chegadas, a prova passará por 32 municípios com particular destaque para Castro Verde, Beja, Vidigueira, Grândola, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Monforte, Castelo de Vide, Nisa e Évora onde, uma vez mais, a imponente Praça do Giraldo servirá de palco de consagração dos principais protagonistas da “Alentejana”.

Em ano de celebração do Cinquentenário do 25 de abril a “Volta ao Alentejo” não podia deixar de se aliar a esta importante efeméride. Se simbolicamente já evocamos a revolução sempre que a “caravana” abraça Praças e Avenidas da Liberdade, será, com a passagem em Baleizão, junto ao memorial de Catarina Eufémia e com o final de etapa na “Vila Morena” que a “Alentejana” renderá definitivamente homenagem aos ideais de Abril.

Ao longo das cinco etapas, os ciclistas irão percorrer 852,7 quilómetros, 13 prémios de montanha e 15 metas volantes, de prevista bonificação regulamentar, com elevada influência no desfecho classificativo.

A 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola será muito mais do que uma simples corrida; será uma experiência imersiva, permitindo que os participantes e espectadores mergulhem na rica história, cultura e gastronomia da região alentejana.


O evento contará com a presença de todas as equipas profissionais portuguesas, três equipas de clube (selecionadas através do ranking de equipas de clube no próximo dia 10 de março) e 6 equipas internacionais onde se destaca o regresso da Caja Rural Seguros RGA vencedora das duas últimas edições através de Orluis Aular, que ousou entrar na história da prova como único corredor a vencer duas vezes consecutivas a “Alentejana”.

A 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola está prestes a começar, e a promessa é de um espetáculo único que ficará gravado na memória de todos os que participarem desta celebração do ciclismo.

 

Joaquim Gomes, diretor da organização, falou sobre a edição deste ano:

 

“Manter as quatro sub-regiões alentejanas na prova tem sido o maior desígnio. Felizmente, desde o Baixo ao Alto Alentejo, do Litoral ao Alentejo Central, a recetividade dos autarcas tem permitido apresentar um percurso equilibrado que na sua fase inicial permitirá um maior destaque aos velocistas, somente contrariados pela exigente 3ª etapa em que a travessia da Serra de S. Mamede a anteceder o difícil circuito final em Castelo de Vide dará naturalmente vantagem aos Trepadores. Será neste contexto que as bonificações poderão baralhar a atribuição de favoritismo a corredores com determinadas características podendo arrastar até Évora a discussão da Vitoria”.

Dia 20 de março pelas 11.15 horas está marcado o arranque em Castro Verde de mais uma edição da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola.

Fonte: Podium

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com