terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

“Egan Bernal: «Estou satisfeito, mas ainda me falta um longo caminho pela frente»”


Ciclista colombiano terminou em terceiro lugar n'O Gran Camiño

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Egan Bernal

Egan Bernal demonstrou n'O Gran Camiño estar de regresso ao topo, mas o ciclista colombiano acredita que ainda tem um longo caminho pela frente até voltar ao nível que o levou à vitória em duas grandes Voltas.

"Penso que posso estar feliz com o meu desempenho. Queremos sempre mais, mas, no fundo, a minha performance foi boa. Estou satisfeito, mas ainda me falta um longo caminho pela frente", avaliou o ciclista da INEOS, após ter sido terceiro na prova galega, que terminou no domingo com a revalidação do título do dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike).

Aos 27 anos, Bernal deixou sinais animadores n'O Gran Camiño, como já o tinha feito num périplo pelo seu país: conquistou a medalha de bronze na prova de fundo dos Nacionais, depois de já ter sido sexto no 'crono', e terminou a Volta à Colômbia na quinta posição.

"Quero continuar a trabalhar. Nestes últimos meses, pude treinar normalmente e é algo que não consegui fazer durante alguns anos. Por isso, agora que regressei à normalidade, espero progredir", confessou.

O único sul-americano a vencer a Volta a França ainda procura reencontrar o seu 'eu' campeão, depois do terrível acidente que sofreu a 24 de janeiro de 2022: colidiu com um autocarro a alta velocidade enquanto treinava com outros colegas de equipa, e fraturou "quase 20 ossos", entre vértebras, fémur e rótula, além de ter sofrido um trauma torácico e perfuração de ambos os pulmões.

Vencedor do Tour'2019 e do Giro'2021, o colombiano, que chegou a estar ligado a um ventilador e que, a posteriori, revelou que quase morreu, foi submetido a várias intervenções cirúrgicas antes de regressar à estrada, sete meses depois, para uma série de resultados dececionantes e desistências.

O início de 2023 foi para esquecer, com quedas e abandonos, mas em meados da temporada os resultados começaram a melhorar, sendo oitavo na Volta à Romandia e na Volta à Hungria, e 12.º no Critério do Dauphiné. Nas grandes Voltas, no entanto, ficou longe dos primeiros, ao ser 36.º no Tour e 55.º na Vuelta.

Apesar bom arranque neste início de 2024, o corredor da INEOS mostrou-se humilde, ciente de que a diferença entre si e Vingegaard, o bicampeão em título da Grande Boucle, é abissal.

"Claro que estou um pouco melhor, aliás, muito melhor quando comparado com o ano passado, mas conheço-me, sei quais são os meus números [em termos de performance] e percebo que ainda tenho um longo caminho para regressar ao meu nível máximo. Espero que, treinando bem, seja capaz de reduzir um pouco a diferença para o Jonas", declarou.

Cauteloso, Bernal prefere não definir objetivos concretos para esta época, garantindo à Lusa só querer "continuar a trabalhar".

"Há muita temporada pela frente, ainda estamos no início, falta muito e isto é apenas um teste. Em prova, obviamente que todos queremos sair-nos bem, mas a época é muitíssimo longa, e tenho de concentrar-me naquilo que realmente são os objetivos da equipa, que são as grandes Voltas, e espero estar bem lá", antecipou.

Embora sejam as corridas de três semanas que o movem, o também antigo vencedor do Paris-Nice (2019) e da Volta à Suíça (2019) rejeita atravessar-se quando a questão é em que grande Volta vai participar este ano: "Pffff... depende da equipa".

Certo é que, apesar de, para já, não estar no oito do Tour, Bernal demonstrou que os piores prognósticos sobre o seu futuro não se confirmaram e que pode ser uma peça importante para o sucesso da todo-poderosa INEOS.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com