terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

“Agenda Semanal”

Início de época na Estrada e BMX

Por: André Antunes

A Prova de Abertura-Região de Aveiro irá dar início à Taça de Portugal Jogos Santa Casa na vertente de estrada, no dia 16 de fevereiro, com uma ligação entre Albergaria-a-Velha e Vagos. A época de BMX começa com uma dupla jornada da Taça de Portugal, em Portimão.

A cerimónia oficial de abertura da época de Ciclismo de Estrada 2020 será realizada em Ovar, na Escola de Artes e Ofícios, no dia 15 de fevereiro, às 17h00. A cerimónia dará a conhecer os novos equipamentos das equipas nacionais, permitirá perspetivar a época de 2020 e será o momento para homenagear Luís Almeida, com o título de Sócio Honorário da Federação Portuguesa de Ciclismo. Antes do encerramento será apresentado, pela Flynx, o equipamento que a Equipa Portugal irá usar nos Jogos Olímpicos e será projetado o filme com a história dos 120 Anos da Federação Portuguesa de Ciclismo, estreado na festa de aniversário.

No domingo será dada a partida para a Prova de Abertura, primeira jornada da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, com uma ligação de 174,5 quilómetros entre Albergaria-a-Velha, às 12h30, e Vagos, com chegada prevista para as 16h00.

A prova terá um trajeto maioritariamente plano, com uma ligeira inclinação nos últimos quilómetros, sendo esta uma boa oportunidade para os homens mais rápidos. No percurso haverá meta volante em três localidades, Avanca, Salreu e Sangalhos, e um prémio de montanha de segunda categoria em Talhadas. A Prova de Abertura do ano passado teve como vencedor Rui Oliveira.

O pelotão passará por diversos concelhos da região de Aveiro, com os seguintes horários de passagem: Albergaria-a-Velha (12h00), Estarreja (12h25), Ovar (12H40), Murtosa (13h05), Estarreja (13h15), Albergaria-a-Velha (13h40), Sever do Vouga (14h00), Talhadas (14h15), Águeda (14h35), Oliveira do Bairro (14h50), Anadia (15h05), Ílhavo (15h45) e Vagos (16h00).

O pelotão será composto pelas equipas continentais e de clube portuguesas, completando-se com uma Seleção formada por corredores de BTT, estrada e pista.

O fim de semana será também marcado pela dupla jornada da Taça de Portugal de BMX, nos dias 15 e 16 de fevereiro, no Parque da Juventude de Portimão. O programa no sábado será efetuado entre as 14h00 e as 19h00. No domingo, as provas realizam-se entre as 9h00 e as 13h00. A entrada é livre para o público.

A edição do ano transato da Taça de Portugal foi conquistada por Carlos Rosado.
 

Mais eventos oficiais:

14 de fevereiro: Circuito Noturno do Funchal, Madeira

15 de fevereiro: 11.ª edição da Bênção das Bicicletas, Porto

15 de fevereiro: Taça Regional XCO #1, Nariz, Aveiro

16 de fevereiro: 1.º Encontro Regional Escolas BTT Vila Real- Bilabiker´s

16 de fevereiro: 1.ª Prova da Taça Regional XCO – Bilabiker´s, Parada de Cunhos, Vila Real

16 de fevereiro: Maratona BTT Ponte da Barca, Viana do Castelo

16 de fevereiro: 10.º Raid BTTombos 2020, Sobreira, Paredes

16 de fevereiro: BikeDay BTT – Campeonato da Beira Alta de Meia Maratona, Fragosela, Viseu

16 de fevereiro: Passeio 11.º Raid BTT de Miratejo, São João dos Montes, Vila Franca de Xira

16 de fevereiro: Circuito Jorge Guerreiro, Loulé

16 de fevereiro: Encontro Regional de Escolas, Loulé

16 de fevereiro: Taça São Miguel XCO #1, Açores

Fonte: FPC

“Movistar 'liberta' Andrey Amador para correr na INEOS”

O diferendo entre a equipa espanhola e o ciclista costa-riquenho, de 33 anos, durava desde o verão

A equipa espanhola Movistar anunciou hoje que chegou a acordo com Andrey Amador para a rescisão do contrato, ‘libertando’ o ciclista costa-riquenho para correr pelos britânicos da INEOS.

“A Movistar anuncia que chegou a acordo com Andrey Amador para a dissolução do contrato entre as partes. Desejamos a Andrey toda a sorte no seu futuro desportivo e pessoal após 11 anos plenos de êxitos em comum”, pode ler-se numa publicação da equipa espanhola na rede social Twitter.

O diferendo entre a formação espanhola, do português Nelson Oliveira, e o ciclista costa-riquenho, de 33 anos, durava desde o verão: Amador tinha renovado contrato com a Movistar em julho, mas posteriormente, em setembro, anunciou que tinha conseguido melhores condições na INEOS, equipa que venceu a última edição do Tour com o colombiano Egan Bernal.

Numa entrevista ao diário espanhol El Confidencial, no final de dezembro, o patrão da Movistar, Eusebio Unzué, vincou que o quarto classificado da Volta a Itália de 2015 era ciclista da sua equipa e que, caso a INEOS o quisesse, teria de pagar uma compensação financeira.

“Temos um pré-contrato assinado por ele e pelo seu agente, que está à disposição da União Ciclista Internacional para ser resolvido. Para mim, a assinatura é algo muito sério. Tanto Amador como [Giuseppe] Acquadro [o seu agente] estão numa situação complicada diante da UCI, porque assinaram dois contratos”, disse então o dirigente espanhol.

A federação internacional não chegou a deliberar sobre o caso Amador, que, com o acordo entre a equipa e o ciclista, fica solucionado

O corredor poderá assim alinhar pela INEOS, ajudando, como aconteceu em 2019, o equatoriano Richard Carapaz, que também trocou a Movistar pelos britânicos, a lutar pelo triunfo no Giro.

Fonte: Sapo on-line

“Gira vai aumentar número em Lisboa”

Por: Maria Teresa Loureiro

EMEL lançou hoje um concurso público para a aquisição de 1.500 bicicletas, no valor de 4 milhões de euros, para reforço e expansão da rede atual da GIRA, que dispõe atualmente de 750 bicicletas em operação e 81 estações.

Fonte: Emel

“2ª Taça de Portugal BMX – Portimão”

Dia 16 e 16 de fevereiro 2020

Pista de BMX - Parque da Juventude de Portimão

Fonte: FPC

“Prova de abertura Região de Aveiro”

Taça de Portugal – Jogos Santa Casa

Dia 15 e 16 de fevereiro 2020

Fonte: FPC

“Daniel foi melhor Português no "Omnium"

Texto: AfterTwo //Works        

Fotos: João Calado - FPCiclismo

O júnior Daniel Gonçalves foi o melhor atleta português entre os que disputaram na sexta-feira o concurso de “omnium” do Troféu Internacional de Pista Município de Anadia, em evento realizado no velódromo nacional de Sangalhos.

Numa prova dominada pelos atletas Belgas, o jovem ciclista da Academia Joaquim Agostinho / UDO apresentou sempre um bom desempenho e foi o 3º melhor na prova de "eliminação", mas a 7ª posição na corrida "por pontos" viria a comprometer o objetivo do pódio. Concluiu o desafio a 17 pontos do espanhol Arkaitz Garmendia que conquistou a medalha de bronze. Diogo Pinto, que havia substituído João Ferreira na convocatória da equipa de Torres Vedras, também esteve em destaque ao alcançar o 8º posto da classificação final.

As competições prosseguiram no sábado com a disputa do "scratch", com Daniel Gonçalves a ser o 7º mais rápido sobre a meta ao fim dos 10 quilómetros de prova e a cotar-se como o terceiro melhor português nesta competição. Diogo Pinto, com um desempenho bastante semelhante ao colega de equipa, terminou na 8ª posição.

No mesmo dia correu-se a prova "por pontos", onde após 80 voltas à pista do velódromo nacional, Gonçalves conquistou apenas 3 pontos e repetiu o 7º posto, enquanto Diogo Pinto foi 11º.

Fonte: Academia Joaquim Agostinho
 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com