sábado, 25 de julho de 2020

“Xiaomi cria bicicleta elétrica dobrável que fica do tamanho de folha A3”

Com inspiração nos robôs da saga Transformes, Xiaomi apresenta bicicleta elétrica capaz de caber em uma mochila

Por: Maria Eduarda Cury

Xiaomi: empresa desenvolve bicicleta elétrica que consegue ficar do tamanho de uma folha A3, além de não ter pedais (Xiaomi/YouTube/Reprodução)

Com a inovação dos meios de transporte pelas cidades – como bicicletas e patinetes elétricas -, indivíduos buscam alterar a forma de locomoção, fugindo do trânsito e emitindo menos poluentes na atmosfera. Com a popularização de veículos movidos à eletricidade, a Xiaomi, empresa chinesa que desenvolve celulares e produtos eletrônicos em geral, resolveu desenvolver uma bicicleta elétrica que é capaz de caber em uma mochila de tamanho comum.

O produto, chamado Himo H1, tem como objetivo facilitar os pequenos trajetos que indivíduos precisam realizar pela cidade. A bicicleta é capaz de ser dobrada e acaba se tornando do tamanho de uma folha A3 – para isso, a bicicleta foi produzida com rodas menores do que as tradicionais e sem pedais.

Sendo assim, ela é mais parecida com uma pequena scooter.

Quando dobrada, a bicicleta chega a ter 45 centímetros de altura e 23 centímetros de largura. É inteiramente feita de alumínio, permitindo que seja leve – ela pesa cerca de 13 quilogramas. Seu preço fora da China ainda não foi divulgado, assim como sua data de lançamento no exterior, mas, se feita a conversão direta do preço, é esperado que o produto custe cerca de 1.800 reais em moeda brasileira.

Com um motor de 180 Watts, a bicicleta pode alcançar a velocidade de até 18 quilômetros por hora e sua bateria de íons-lítio tem autonomia para cerca de 30 quilômetros. A recarga pode ser realizada em menos de 6 horas, e a bateria pode ser removida da bicicleta no processo, assim, viabilizando o uso de baterias adicionais.

Fonte: Exame on-line


“Bicicleta feita com motor de máquina de lavar “voa” a 110 km”

Denominada pelo seu criador como "bike centrífuga", ela possui um motor acoplado ao centro do quadro da bicicleta

Por: Janaína Ribeiro

Bicicleta para a criação, a corrente foi acoplada em uma das engrenagens do motor,  que quando acionada, impulsiona a roda traseira (./Thinkstock)

Peças de uma máquina de lavar foram usadas para criar uma bicicleta elétrica com ao menos 20 anos de uso. Apelidada de “The Spin Cycle”, ou, “Bike Centrífuga”, ela foi construída com um motor de máquina de lavar de 1.100 Watts, acoplado ao centro do quadro da bicicleta.  A corrente é acoplada em uma das engrenagens do motor,  que quando acionada, impulsiona a roda traseira da bike.

Segundo o criador identificado como  @Jimminecraftguy, sua e-bike é capaz de alcançar até 110 km/h. Com o motor que pode receber até 48 V, o veículo poderia alcançar uma velocidade de até150 km/h, diz. Porém, alcançar esse marco não é o seu foco, mas sim, criar uma bateria  robusta que forneça autonomia para a bike centrífuga.

No entanto, há notícias de que essa não seria a primeira vez que uma bicicleta seria criada a partir de peças de uma máquina de lavar roupas.  O britânico Graeme Obree, campeão mundial de ciclismo em pista nos anos de 1993 e 1995, teria usado rolamentos e algumas peças de máquina de lavar para personalizar a sua bicicleta, porém, sem transformá-la em elétrica. A criação de Obree está em exposição no Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo.

Fonte: Exame on-line


Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com