quarta-feira, 5 de setembro de 2018

“Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho"

Realiza-se no dia 8 de setembro o Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho", penúltima prova da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã (2018). Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, a iniciativa incluirá provas para os escalões de pupilos, benjamins, iniciados, infantis, juvenis e cadetes.

As diversas provas do Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho", pontuáveis para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã (2018), serão realizadas nas imediações do Parque da Cidade, com partida e chegada junto ao pavilhão multiusos.

Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho, as atividades decorrerão entre as 15 e as 18h30, altura em que se realizará a cerimónia protocolar e de entrega de prémios.

Patrocinado pela Câmara Municipal de Fafe, o Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho" conta com a colaboração da Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Salvaggio, Controlsafe, Fafefuel, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, AFAcycles, Polícia Municipal de Fafe e Bombeiros Voluntários de Fafe.

Fonte: ACM

“Creixomil (Barcelos) recebe o Campeonato do Minho de BTT XCO - Raiz Carisma”

A freguesia de Creixomil, em Barcelos, recebe no dia 9 de setembro o Campeonato do Minho de BTT XCO - Raiz Carisma. O 15º BTT de Creixomil - Barcelos, oitava etapa do Campeonato do Minho, será disputado nas imediações do Parque de Jogos das Fontaínhas.

Organizada em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Grupo Desportivo de Creixomil, além das categorias de competição pontuáveis para o Campeonato do Minho de BTT XCO - Raiz Carisma, a prova será aberta à participação de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.

Na fase decisiva para a definição das classificações finais e para a atribuição dos títulos de campeões do Minho de BTT Cross Country Olímpico, a competição decorrerá nas imediações do Parque de Jogos das Fontaínhas (Creixomil - Barcelos).

O 15º BTT de Creixomil - Barcelos começará com um período para treinos entre as 9 e as 12h00 (condicionado para os escalões de competição aquando das provas de escolas), realizando-se a partir das 10 horas as atividades para pupilos, benjamins e iniciados que têm a cerimónia protocolar agendada para as 12 horas. Pelas 13 horas começará a prova para cadetes, femininos, paraciclismo e promoção e às 14h30 a corrida elites, sub23, juniores e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 16h00. A participação na prova é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção (custo de inscrição inclui seguro de acidentes pessoais).

O 15º BTT de Creixomil - Barcelos tem o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Junta de Freguesia de Creixomil, Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, Federação Portuguesa de Ciclismo, MAPFRE | Seguros, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Arrecadações da Quintã, POPP Design, Salvaggio e AFAcycles.

Fonte: ACM

“André Greipel vence quarta etapa da Volta à Grã-Bretanha”

Patrick Bevin (BMC) segurou a liderança da classificação geral

Por: Lusa

Foto: Reuters/Arquivo

O ciclista alemão André Greipel (Lotto Soudal) venceu esta quarta-feira ao sprint a quarta etapa da Volta à Grã-Bretanha, a segunda na presente edição, enquanto o neozelandês Patrick Bevin (BMC) segurou a liderança da classificação geral individual.

Greipel, de 36 anos, cumpriu os 183,5 quilómetros entre Nuneaton e Leamington Spa em 4:22.04 horas, batendo o italiano Sacha Modolo (Education First-Cannondale Drapac), segundo, e Bevin, terceiro.

O português José Neves (Education First-Cannondale Drapac) foi hoje 109.º na etapa, caindo quatro posições para o 106.º lugar na geral, já a 21.42 minutos do líder.

Na quinta-feira, a quinta etapa apresenta um contrarrelógio por equipas, com um traçado de 14 quilómetros entre Cockermouth e Whinlatter Pass.

Fonte: Record on-line

“Vuelta/Alessandro de Marchi vence 11.ª etapa e Yates segue líder”

Italiano cumpriu os 207,8 quilómetros entre Mombuey e Luintra em 4:52.38 horas

Por: Lusa

 Foto: EPA

O italiano Alessandro de Marchi (BMC) venceu esta quarta-feira isolado a 11.ª etapa da Volta a Espanha, que o britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott) a lidera.

De Marchi, de 32 anos, cumpriu os 207,8 quilómetros entre Mombuey e Luintra em 4:52.38 horas, 28 segundos a menos do que o segundo classificado, o colombiano Jhonatan Restrepo (Katusha-Alpecin), enquanto o também italiano Franco Pelizotti (Bahrain Mérida) terminou em terceiro, a 59.

Yates vai partir na liderança para 12.ª etapa, uma ligação de 181,1 quilómetros entre Mondoñedo e Mañón, com duas contagens de montanha de terceira categoria.

Fonte: Record on-line

“Volta a Portugal do Futuro dá primeira vitória do ano”

«Consegui apanhar a “fuga boa” e ganhar… foi fantástico!»

Oier Echevarria tornou-se esta quarta-feira, em Águeda, o primeiro Camisola Amarela da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, a principal competição nacional para a categoria Sub23. O jovem de 21 anos, da equipa Baqué/Ideus, venceu isolado o circuito de Águeda, ao fim de 118,4Km. “Consegui apanhar a “fuga boa” e ganhar! Pensei que poderia chegar longe, mas nunca pensei vencer. No entanto, sentia-me forte, na última volta ganhei algum espaço e dei tudo até à meta… Foi incrível!”, explicou radiante o corredor natural do País Basco, que alcançou em Portugal a primeira vitória da época.

Echevarria é o líder da competição, que se estende até domingo, mas também da classificação dos Pontos simbolizada na Camisola Preta KIA. Atrás do líder, com mais 45 segundos, ficaram os colegas de fuga: Marvi Sheulen da equipa Sicasal/Constantinos/Delta Cafés e Guillermo Janeiro da formação espanhola Froiz, que dividem a liderança das restantes classificações. Sheulen é o Rei da Montanha e veste a Camisola Castanha Delta Cafés e Janeiro a Camisola Branca KTM envergada pelo mais jovem entre os jovens.

A fuga do dia que transportou Oier Echevarria para a vitória formou-se ao quilómetro 68, antes da terceira passagem pelo Prémio de Montanha de 4ª Categoria, no Alto de Belazaima. Do quinteto também fizeram parte Iñigo Gonzalez (ALDRO) e Cláudio Sousa (Jorbi/Team Jose Maria Nicolau).

2ª Etapa – Oliveira do Hospital – Colcurinho - 136,4 KM

Após uma neutralização, a segunda etapa vai levar o pelotão a Oliveira do Hospital de onde vai partir para um dia de pouco mais de 136 quilómetros que inclui contagem de montanha de primeira e de segunda categoria. O fim da tirada reserva a subida do Monte do Colcurinho a mais de 1200 metros de altitude na linha que delimita o concelho de Oliveira do Hospital de Arganil.

A 26ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros tem o apoio dos Municípios de Águeda, Oliveira do Hospital, Arganil, Abrantes, Castelo de Vide e Santarém. São patrocinadores: Liberty Seguros, KIA, Delta Cafés, KTM, RTP, Vitalis, Glassdrive, Raposeira, GSPORT, Shimano, Festina, 4XP byDietSport, Antena 1, JN, Festival Bike Portugal e Infraestruturas de Portugal.

Fonte: Podium

“Equipa Portugal/Portugal com oito corredores no Mundial de BTT”

Por: José Carlos Gomes

A Equipa Portugal compete, entre amanhã e domingo, no Campeonato do Mundo de BTT, que vai realizar-se em Lenzerheide, Suíça. A Seleção portuguesa apresenta quatro corredores para as provas de cross country olímpico (XCO) e outros tantos para as corridas de downhill (DHI).

O selecionador nacional, Pedro Vigário, faz uma aposta na juventude na disciplina de XCO, tendo convocado os juniores Rafael Rita (BTT Loulé/Elevis) e Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) e a sub-23 Marta Branco (Maiatos/Reabnorte). Mário Costa (Brújula Bike Racing Team) foi a escolha em elite.

A Equipa Portugal de DHI será formada pelo júnior Tiago Ladeira (Miranda Factory) e pelos ciclistas de elite Emanuel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo), Francisco Pardal e Vasco Bica (Miranda Factory).

Os objetivos passam por consolidar os bons resultados obtidos ao longo da época e melhorar aqueles que ficaram aquém das expectativas. “No XCO vamos lutar por fazer melhor do que no recente Campeonato da Europa. No DHI temos em mente os bons desempenhos na última prova da Taça do Mundo, pelo que nos bateremos por igualar ou melhorar a prestação neste Mundial”, afirma o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

 

Agenda de Participação de Portugueses

 

6 de setembro

13h00-14h30: XCO Juniores Femininas - Raquel Queirós

15h30-17h00: XCO Juniores Masculinos - Rafael Rita

 

7 de setembro

9h15-10h15: DHI Qualificação Juniores - Tiago Ladeira

10h30-11h45: DHI Qualificação Elite - Emanuel Pombo, Francisco Pardal e Vasco Bica

13h30-14h45: XCO Sub-23 Femininas - Marta Branco

 

8 de setembro

14h30-16h00: XCO Elite Masculina - Mário Costa

 

9 de setembro

9h15-10h15: DHI Final Júnior - Tiago Ladeira

13h30-15h45: DHI Final Elite - Emanuel Pombo, Francisco Pardal e Vasco Bica

Fonte: FPC



“Equipa Portugal/Portugal com 20 pré-convocados para Innsbruck”

Por: José Carlos Gomes

O selecionador nacional de estrada, José Poeira, fez a primeira escolha para o Campeonato do Mundo, anunciando a pré-seleção de corredores para a competição que que vai realizar-se em Innsbruck, Áustria, na última semana do mês.

Em elite estão pré-selecionados Amaro Antunes (CCC Sprandi Polkowice), Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), José Mendes (Burgos BH), Nelson Oliveira (Movistar Team), Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo), Rui Costa (UAE Team Emirates) e Tiago Machado (Team Katusha Alpecin).

José Poeira também pré-selecionou oito sub-23: André Carvalho (Liberty Seguros-Carglass), André Ramalho (Jorbi/Team José Maria Nicolau), Gonçalo Carvalho e Hugo Nunes (Miranda-Mortágua), Ivo Oliveira e João Almeida (Hagens Berman Axeon), Marcelo Salvador (Sicasal/Constantinos/Delta Cafés) e Tiago Antunes (Aldro Team).

Estão pré-convocados quatro juniores: Afonso Silva e Rúben Simão (Sporting-Tavira), Guilherme Mota (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) e João Macedo (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense).

A Equipa Portugal irá alinhar, nas provas de fundo, com quatro corredores em elite e em sub-23 e com dois em juniores. Em todas as categorias, Portugal apresentará dois corredores no contrarrelógio.

O Campeonato do Mundo de Innsbruck é unanimemente considerado o mais duro de que há memória. A prova de fundo de juniores terá um acumulado de subida de 1916 metros, distribuído por 138,4 quilómetros de extensão. Os sub-23 vão completar 186,2 quilómetros, com um acumulado de 2910 metros. A corrida de elite será uma longa maratona de 265 quilómetros, com 4670 metros de acumulado de subida.

Os contrarrelógios de sub-23 e de juniores terão 28,5 quilómetros, sendo essencialmente a rolar, apesar de incorporarem alguns falsos planos. O exercício individual de elite terá 52,5 quilómetros, que ficarão marcados pela subida de Gnadenwald – 4,9 quilómetros com inclinação média de 7,1 por cento e rampas que chegam aos 14 por cento -, uma dificuldade colocada a 22 quilómetros do final.

Agenda da Equipa Portugal

24 de setembro

13h40-15h50: Contrarrelógio Sub-23 – Hall-Wattens – Innsbruck, 28,5 km

 

25 de setembro

9h10-11h40: Contrarrelógio Juniores - Hall-Wattens – Innsbruck, 28,5 km

 

26 de setembro

13h10-16h00: Contrarrelógio Elite – Alpbachtal Seenland – Innsbruck, 52,5 km

 

27 de setembro

13h40-17h15: Prova de Fundo Juniores – Kufstein – Innsbruck, 138,4 km

 

28 de setembro

11h10-15h50: Prova de Fundo Sub-23  – Kufstein – Innsbruck, 186,2 km

 

30 de setembro

8h40-15h40: Prova de Fundo Elite -  – Kufstein – Innsbruck, 265 km

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com