terça-feira, 7 de julho de 2020

“À conversa com Organizadores de Provas!”


A Tritúlia realiza-se no dia 9 de julho, quinta, às 21h.
Depois de um interregno de uma semana, a Federação de Triatlo de Portugal retoma as sessões quinzenais das Tritúlias, substituindo as habituais sextas pelas quintas à mesma hora. Por isso, a próxima sessão realiza-se na quinta-feira, dia 9 de julho, na página de Facebook da federação.
Num ano especialmente difícil para a realização de competições em Portugal e no mundo, o próximo tema suscita o interesse de toda a comunidade de triatletas: «Organizadores de Provas».
Os nossos convidados são pessoas que organizam provas com diferentes características e vertentes do Triatlo, para abranger deste modo, além da diversidade de triatletas, as particularidades competitivas, logísticas e organizativas.
Para nos ajudar a abordar este tema tão vasto, teremos connosco André Gomes, do Município de Loulé, que co-organiza a Taça da Europa de Quarteira, Hugo Sousa, da HMS, organizador do Setúbal Triathlon, Jaime Rosa, do XTerra Portugal, Jorge Pereira, do IRONMAN Cascais, Paulo Leite, do Triatlo de Lisboa/Challenge de Lisboa e Paulo Ruivo, do Duatlo de Famalicão. A sessão conta com o nosso moderador Hélder Milheiras que irá conduzir mais uma Tritúlia.
Queremos partilhar as perspetivas dos organizadores para que seja possível aprofundar as implicações exigidas pelas competições de triatlo.
Pretendemos também dialogar sobre os obstáculos que existiam antes da pandemia – alguns deles comuns a todas as provas-, e as dificuldades extra que surgiram nestes novos e desafiantes tempos.
Um triatlo inclui todos os que nele se envolvem direta ou indiretamente – organizadores, atletas, treinadores, staff, arbitragem, treinadores, família, e ainda todas as empresas e marcas que apostam na modalidade -, por isso contamos com a sua participação no dia 9 de julho!
Bons treinos com votos de um regresso seguro às competições!
Fonte: FTP

“O regresso do Swimrun”


Tal como aconteceu com outras competições, depois da interrupção forçada, o Swimrun Portugal está de volta, comunica a Federação Triatlo Portugal.
Setembro marca o regresso do Swimrun que recebe a segunda etapa do circuito 2020, depois da realização da primera prova em São Miguel, dia 8 de março deste ano.
A 3ª edição do Zêzere Swimrun irá irá realizar-se dia 6 de setembro, na Aldeia do Mato, concelho de Abrantes, uma boa notícia para os amantes da modalidade, que poderão desfrutar de uma competição segura e divertida,
As provas de triatlo já recomeçaram gradualmente tendo como precaução a aplicação de medidas de segurança para cumprir as orientações da DGS de distanciamento social, pelo que o Swimrun irá contemplar igualmente regras de segurança que serão aplicadas às especificidade da modalidade.


MERGULHE NO CIRCUITO NACIONAL SWIMRUN 2020
Zêzere Swimrun (Aldeia do Mato) – 06 Setembro 2020
Tâmega Swimrun (Entre-os-Rios) – 20 Setembro 2020 (Campeonato Nacional)
Madeira Swimrun (Machico) – 10 Outubro 2020
Monsaraz Swimrun (Monsaraz) – 25 Outubro 2020
Toda a informação sobre as provas do Circuito Swimrun Portugal 2020 aqui: https://www.swimrunportugal.com/races
Fonte: FTP

“Remco Evenepoel vai defender título europeu de contrarrelógio em Plouay”


Campeonato da Europa de estrada disputa-se entre 24 e 28 de agosto
Por: Lusa
Foto: Filipe Farinha
O belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep) vai defender o título europeu de contrarrelógio nos Europeus de Ploay, entre 24 e 28 de agosto, revelou esta terça-feira a cadeia noticiosa belga Sporza.
O jovem de 20 anos será, assim, um dos destaques do campeonato da Europa de estrada, segunda-feira anunciado para aquela cidade francesa, com uma distância de 25,6 quilómetros a testar os concorrentes.
O regresso de Evenepoel, que este ano venceu a Volta ao Algarve, à competição, após a suspensão causada pela pandemia de covid-19, vai acontecer na Volta a Burgos, em Espanha, de 28 de julho a 01 de agosto, a caminho da estreia na Volta a Itália.
Em 2019, na cidade holandesa de Alkmaar, Evenepoel bateu Kasper Asgreen, dinamarquês que é seu colega de equipa na Deceuninck-QuickStep, e o italiano Eduardo Affini numa época de afirmação, tendo vencido, já em 2020, outros dois 'cronos': na Volta a San Juan (Argentina) e no Algarve.
A cidade de Plouay, que recebe anualmente duas provas de fundo por equipas e já acolheu, antes, Mundiais de estrada e provas da Taça do Mundo feminina, entre outros, vai substituir Trento, em Itália, que passou para 2021 devido à pandemia de covid-19.
A prova arranca no dia 24 de agosto, cinco dias antes do arranque da Volta a França, com o contrarrelógio em todas as categorias, seguindo-se a corrida de fundo da elite masculina no dia 26, um dia antes das femininas, num programa que contempla ainda provas mistas e de sub-23 e juniores.
Fonte: Record on-line

“UCI abdica de Péraud como controlador do 'doping mecânico'”


Segundo o 'L'Équipe', a decisão prende-se com a necessidade de contenção de gastos
Por: Lusa
Foto: Reuters
O antigo ciclista francês Jean-Christophe Péraud, segundo na Volta a França de 2014, deixou esta terça-feira o trabalho como coordenador do departamento de controlo do 'doping mecânico' da União Ciclista Internacional (UCI).
Segundo o diário desportivo francês L'Équipe, a decisão prende-se com a necessidade de contenção de gastos da UCI, face à pandemia de covid-19, com o antigo corredor a deixar um cargo que ocupava desde 2017.
A luta contra o 'doping mecânico', ou seja, a alteração de bicicletas para ganhar vantagens em competição, foi uma das 'bandeiras' do atual presidente, David Lappartient, que convidou Péraud.
"Aprendi muito na UCI, mas agora gostava de trabalhar com uma equipa de ciclismo, em otimização de rendimento", declarou o antigo corredor ao L'Équipe.
Questionado sobre se cumpriu a missão para a qual foi convidado por Lappartient, o antigo corredor, de 43 anos, fez 'mea culpa': "Sim, a nível pessoal, porque estou ciente de que não há 'batotice' ao mais alto nível da competição. Não, porque a UCI não conseguiu convencer o público de que a batota não existe".
"Não há nada mais difícil do que provar que algo não existe e a dúvida ainda permanece na mente do público", admitiu.
As suspeitas quanto à existência de 'doping mecânico' no pelotão internacional remontam às vitórias do antigo ciclista suíço Fabian Cancelara na Volta a Flandres e no Paris-Roubaix de 2010.
Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com