segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

“Olá a todos…”


Estamos a três dias de mais um Natal, e a dez dias de mais um Novo Ano.

Neste que foi um ano muito atípico, onde 2020 deixará na recordação de muitos como o pior ano passado, fica-nos a esperança de termos um 2021 muito melhor, com muitas mudanças, e possamos regressar aos anos normais.

Eu não quero muito para mim em 2021, apenas quero paz, muito amor, ter pão para comer, e principalmente muita saúde, o mais importante, tudo o resto vai surgindo.

O mesmo desejo vai também para toda a minha Família, Amigos e Leitores, estes os votos que vos desejo.

Um Feliz e um Santo Natal, um Prospero Ano Novo, que o mesmo vos traga tudo de melhor.

 

Boas Festas.

 

José Morais

“Van der Poel venceu o jogo de Van Aert novamente”


Teste da Segunda Copa do Mundo de Ciclocrosse

 

Por: EFE

Por: AFP

O holandês Mathieu Van der Poel voltou a vencer a partida para Wout Van Aert, impondo-se este domingo ao belga no ciclocrosse de Namur na Bélgica, segunda prova de classificação da Copa do Mundo, após um duelo espetacular.

Apenas dois meses após a disputa do Tour of Flanders, onde Van der Poel conquistou o triunfo de Van Aert após uma grande disputa na corrida final, o holandês e o belga que se encontraram novamente, desta vez, na lama.

Um duelo onde a queda do francês Julian Alaphillipe permitiu que Van der Poerl e Van Aert chegassem sozinhos à linha de chegada, não foi para dois, mas para três. O jovem britânico Tom Pidcock, que acabou por ficar no terceiro lugar, mostrou que chegou para enfrentar os dois grandes dominadores do mundo.

Na verdade, Pidcock, que como Van der Poel e Van Aert não só é capaz de brilhar na lama, mas também se destaca no mountain bike e na estrada, como evidenciado pelo seu triunfo neste percurso no Giro, liderou o teste durante as sete primeiras voltas do circuito.

Uma vantagem que chegou a ter onze segundos, forçando os holandeses e o belga a chegar ao limite para tentar superar o corredor britânico, de apenas 21 anos e que estará no ranking da Ineos Grenadiers nesta temporada.

A perseguição chegou ao fim no início da penúltima volta, quando o holandês e o belga finalmente conseguiram apanhar Pidcock, que acabou pagando nas suas duas últimas rodadas para a sua exibição inicial.

Circunstância que deixou a estrada livre para Mathieu Van der Poerl e Wout Van Aert, que, como todos os fãs esperavam, jogaram o triunfo final numa mão. Mas Van der Poerl, atual campeão mundial de ciclismo, não estava disposto que, como aconteceu no Tour de Flanders, a vitória foi decidida por apenas uma roda e lançou um novo ataque na última volta.

Um ataque ao qual Wout Van Aert não conseguiu mais responder, que viu o holandês finalmente escapar para vencer com uma margem de três segundos.

Fonte: Marco

“Encontro de Natal das Escolas de Ciclismo”


Escolas convivem com ídolos já a pensar num 2021 diferente

 

Por: José Carlos Gomes

Fotos: Federação Portuguesa Ciclismo

O Encontro de Natal das Escolas de Ciclismo juntou, no sábado, mais de 250 ciclistas entre os 6 e os 14 anos com alguns dos maiores ídolos do ciclismo português. A iniciativa decorreu por videoconferência, mas o calor humano, habitual nos Encontros de Escolas e símbolo da época natalícia, não faltou.

Os mais jovens ciclistas receberam presentes, sorteados pelos convidados, e tiveram oportunidade de escutar palavras de incentivo e de motivação de algumas das referências principais do desporto português.

Os primeiros a intervir foram o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. “O próximo ano será claramente um ano melhor, vamos encarar 2021 com a responsabilidade de sempre, mas com otimismo”, salientou o dirigente federativo.

O governante também se revelou otimista e fez questão de “cumprimentar toda a família do ciclismo nacional, todos quantos fazem do ciclismo em Portugal uma modalidade viva e cada vez mais bem


sucedida. Este Encontro revela a capacidade de adaptação da Federação. Quero dizer aos mais jovens que 2021 será um ano diferente, no qual poderemos retomar a nossa vida normal. Ainda assim, num ano tão difícil como 2020, vocês foram uma grande federação desportiva, levando a cabo a Volta a Portugal”, exemplificou João Paulo Rebelo.

O exemplo dos ídolos participantes enriqueceu a experiência dos mais jovens. A principal mensagem, transversal a vários intervenientes, foi a de que nas idades mais novas o importante é desfrutar do desporto, sem pressão nem a responsabilidade dos resultados, e tendo sempre em vista a compatibilidade entre o desporto e os estuados. Aliás, a carreira dual, académica e desportiva, é um objetivo a prosseguir ao longo de toda a prática desportiva, mesmo nas categorias em que a competição tem de ser encarada ao nível do alto rendimento, explicaram, entre outros, Raquel Queirós, recentemente contemplada com uma Bolsa Educação, do Comité Olímpico de Portugal e dos Jogos Santa Casa, e David Rosa, que prosseguiu os estudos superiores já enquanto ciclista de elite.

A cerimónia foi apresentada por Rui Porto Nunes e teve atuações do ilusionista David Sousa, contando com os convidados (por ordem de participação) Maria Martins, Marco Chagas, Daniela Campos, Luís Costa, Amaro Antunes, Rui Oliveira, Raquel Queirós, Iuri Leitão, David Rosa, Sérgio Paulinho, Rúben Guerreiro e João Almeida.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“47.ª Volta ao Algarve”


Trinta equipas estrangeiras pedem convite para a Volta ao Algarve

 

Por: José Carlos Gomes

A 47.ª edição da Volta ao Algarve, agendada para 17 a 21 de fevereiro de 2021, está a merecer um interesse acrescido por parte do pelotão internacional. Até ao momento já 30 equipas estrangeiras, 16 das quais do WorldTour, pediram um convite para participar na corrida portuguesa do circuito ProSeries.

A qualidade da organização, o mediatismo internacional da prova, a excelente qualidade da hotelaria do Algarve e a segurança do destino Portugal, particularmente do Algarve, em tempo de pandemia justificam este interesse por parte de algumas das principais formações do pelotão internacional.

A Federação Portuguesa de Ciclismo, organizadora da Volta ao Algarve, irá, nas próximas semanas, definir o pelotão da corrida. A escolha terá em conta as 16 equipas de categoria superior, WorldTeam, mas também as formações continentais portuguesas e os conjuntos de nível ProTeam que solicitaram convite.

A Volta ao Algarve é um dos mais importantes acontecimentos desportivos do país. Em 2020 foi a segunda melhor corrida do circuito ProSeries em função da qualidade do pelotão e a 17.ª melhor, incluindo também as provas do circuito WorldTour, Mundiais e Europeus: https://www.procyclingstats.com/statistics/races/races-ranked-by-startlist-quality

 

A qualidade da Volta ao Algarve atrai um mediatismo nacional e internacional de grande monta. A edição de 2020 contou, em Portugal, com uma cobertura mediática com um retorno estimado pela Cision em mais de 11 milhões de euros. Fora de Portugal, além da transmissão televisiva em direto para 83 países em quatro continentes, foram registadas 1275 notícia sobre a Volta ao Algarve.

O mediatismo global da corrida faz com que a “marca” Algarve tenha um pico de notoriedade mundial durante a realização da prova. Em 2020, a pesquisa pela palavra “Algarve” a nível mundial na semana de realização da Volta ao Algarve apenas foi superada pelas pesquisas durante o verão, pico da oferta turística na região. Dados recolhidos na plataforma Google Trends: https://trends.google.pt/trends/explore?q=algarve

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com