segunda-feira, 13 de maio de 2019

“O Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo chega 25 de maio no VI Triatlo do Sabugal”

É no dia 25 de maio que se realiza na distância sprint a segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo.

Na etapa anterior, realizada no I Triatlo de Portimão a 23 de março, a competição feminina foi conquistada pelo Alhandra Sporting Club com as atletas Gabriela Ribeiro Ana Ramos com e Ana Filipa Ferreira. Já no setor masculino foi o Clube Natação Torres Novas que subiu ao primeiro lugar do pódio com três juniores : Ricardo Batista, Luis Velasquez Ramos, José Pedro Vieira e Afonso do Canto.

Horário:

Prova feminina: 14h30

Prova masculina: 15h15

Percurso sprint:

Natação: Percurso circular, de uma volta única, com partida dentro de água, no Rio Côa, junto à Barragem do Sabugal;

Ciclismo: Trajeto inicial em sentido único da Barragem do Sabugal até ao percurso circular de duas voltas, entre as localidades de Amiais, Aldeia de Santo António e o trajeto final de acesso ao centro do Sabugal, onde se encontra o parque de transição 2. Percurso maioritariamente em asfalto em boas condições, com descidas e subidas consideráveis, apresentando algumas secções em empedrado, nomeadamente junto às localidades de Amiais e Aldeia de Santo António;

Corrida: Percurso urbano, no centro do Sabugal, com duas voltas em piso misto (asfalto, calçada e terra batida), com algum desnível.

Fonte: FTP

“VI Triatlo do Sabugal recebe 1ª etapa Circuito Super Sprint 2019”

O calendário do triatlo tem este ano uma novidade, um circuito Super Sprint aberto para todos.

No dia 26 de maio decorrerá a primeira etapa do Circuito Super Sprint, uma novidade que este ano faz parte do calendário de provas 2019 e que convida todos os interessados a experimentar a modalidade.

Percurso Super Sprint:

Natação: Percurso circular, de uma volta única, com partida dentro de água, no Rio Côa, junto à Barragem do Sabugal.

Ciclismo: Trajeto inicial em sentido único da Barragem do Sabugal até ao percurso circular, de uma volta única, entre as localidades de Amiais, Aldeia de Santo António e o trajeto final de acesso ao centro do Sabugal, onde se encontra o parque de transição 2.

Corrida: Percurso maioritariamente em asfalto em boas condições, com descidas e subidas consideráveis, apresentando algumas secções em empedrado, nomeadamente junto às localidades de Amiais e Aldeia de Santo António. Corrida Percurso urbano, no centro do Sabugal, de uma volta única, em piso misto (asfalto, calçada e terra batida), com algum desnível.

Este circuito Super Sprint tem três etapas e três objetivos essenciais:

Permitir aos Cadetes competir numa prova absoluta, mas numa distância que lhes é favorável e onde os mesmos são mais competitivos;

Estimular a participação em prova de menor distância para que os atletas não percam a sua velocidade e perspetivando a participação no novo modelo internacional das estafetas mistas;

Criar mais oportunidades para que a comunidade se sinta motivada a experimentar triatlo.

As outras duas etapas deste Circuito Super Sprint irão realizar-se 16 de junho em Alhandra e 13 de julho em Abrantes.

Fonte: FTP

“Viviani desclassificado 'dá' vitória a Gaviria na terceira etapa da Volta a Itália”

Ciclista italiano relegado para a última posição da prova por 'sprint' irregular

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O colombiano Fernando Gaviria (UAE Emirates) foi esta segunda-feira declarado vencedor da terceira etapa da Volta a Itália em bicicleta, após a desclassificação do italiano Elia Viviani (Deceuninck-Quick Step) por sprint irregular.

Viviani, que tinha triunfado na chegada a Orbetello, foi relegado para a última posição do grupo em que seguia, devido a um desvio de trajetória, que prejudicou um adversário, sendo atribuída a vitória a Gaviria, segundo a cortar a meta.

O novo pódio do dia fica completo com o francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ), segundo, e com o alemão Pascal Ackermann (BORA-hansgrohe), terceiro, enquanto o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) segurou a liderança da classificação geral individual.

Fonte: Record on-line

“Elia Viviani vence terceira etapa da volta a Itália ao 'sprint'”

Ciclista italiano cumpriu os 220 quilómetros entre Vinci e Orbetello em 5:23.19 horas

Por: Lusa

Foto: EPA

O campeão italiano de fundo Elia Viviani (Deceuninck-Quick Step) venceu esta segunda-feira ao 'sprint' a terceira etapa da Volta a Itália em bicicleta, em Orbetello, com o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) a conservar a liderança da geral individual.

Viviani, de 30 anos, cumpriu os 220 quilómetros entre Vinci e Orbetello em 5:23.19 horas, batendo sobre a meta o colombiano Fernando Gaviria (UAE-Emirates), segundo, e o francês Arnaurd Démare (Groupama-FDJ), terceiro, num dia que não produziu alterações nos primeiros lugares da geral.

Roglic tem 19 segundos de avanço sobre o britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott) e 23 sobre o italiano Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida).

Na terça-feira, a quarta etapa liga Orbetello a Frascati ao longo de 235 quilómetros, com um perfil ondulante que inclui apenas uma contagem de montanha de quarta categoria.

Fonte: Record on-line

“Moreno Moser retira-se aos 28 anos”

Ciclista italiano diz adeus ao ciclismo após uma carreira com oito vitórias profissionais

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O ciclista italiano Moreno Moser, sobrinho do antigo campeão mundial Francisco Moser, anunciou esta segunda-feira que vai retirar-se do ciclismo aos 28 anos, após uma carreira com oito vitórias profissionais.

Moser, que em 2017 e 2018 correu pela Astana no pelotão WorldTour, depois de cinco anos na Cannondale, assinou no início do ano pela Nippo Vini Fantini Faizanè, mas não conseguiu qualquer resultado de montra.

"Já não consigo ter os picos de forma necessários para as performances que quero fazer. (...) Os meus momentos de baixa têm sido mais e mais longos nos últimos anos", justificou o corredor, ao jornal La Gazzetta dello Sport, dizendo que prefere dizer "chega" antes de já não conseguir competir de todo.

Campeão da Volta à Polónia em 2012, os melhores resultados do italiano sucederam nos primeiros anos da carreira, cuja última vitória tinha sido no Trofeo Laigueglia em 2018, depois de um primeiro triunfo em 2012.

Venceu a clássica Strade Bianchi em 2013 e ganhou uma medalha de bronze nos Europeus de estrada de 2016, no contrarrelógio.

Fonte: Record on-line

“Peter Sagan vence primeira etapa da Volta à Califórnia”

Eslovaco lidera a classificação geral com quatro segundos de vantagem sobre McCabe

Por: Lusa

Foto: EPA

O eslovaco Peter Sagan (BORA-hansgrohe) venceu no domingo a primeira etapa da Volta à Califórnia, impondo-se ao sprint do norte-americano Travis McCabe (EUA) e ao alemão Max Walscheid (Sunweb), em Sacramento.

O três vezes campeão do mundo e seis vezes vencedor da camisola dos pontos no Tour foi o primeiro a concluir os 143 quilómetros da tirada, que também partiu de Sacramento, em 3:14.10 horas, e conquistou o seu primeiro triunfo da temporada, o 17.º na prova norte-americana.

Graças às bonificações, Sagan, que já venceu a prova californiana em 2015, lidera a classificação geral com quatro segundos de vantagem sobre McCabe e seis sobre Walscheid, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Rui Oliveira (UAE-Emirates), João Almeida (Hagens Berman Axeon) e José Gonçalves (Katusha-Alpecin) ocupam os 14.º, 34.º e 47.ºs lugares da classificação, todos a 14 segundos de Sagan, depois de terem terminado a etapa inaugural com o pelotão, quatro segundos depois do primeiro grupo.

A segunda das sete etapas da corrida vai levar o pelotão a percorrer 194,5 quilómetros, entre Rancho Cordova e South Lake Tahoe, numa viagem com seis contagens do prémio de montanha, uma delas de primeira categoria.

Fonte: Record on-line

“1º Circuito dos Moinhos”

Decorreu ontem dia 12, o 1º Circuito dos Moinhos, um circuito com cerca de 73 km, organizado pelo Hoquei Club de Sintra, em Co-organização com a Sintra Bikking e a ABIT com o apoio institucional da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e União de Freguesias da Terrugem e São João das Lampas.

Participaram nesta prova 118 atletas de varias equipas nacionais e algumas atletas individuais.

A  ASFIC GRUPO PARAPEDRA / DINAZOO/ RIOMAGIC participou nesta competição,  com 7 unidades da sua equipa: João Portela, João Letras, Jorge Letras, Diogo Sampaio, Daniel Ferreira, Alexandre Mota e Carlos Ochoa.

A corrida teve inicio cerca das 10 da manhã, logo com um inicio rápido e com varias tentativas de fuga a ser anuladas pelo pelotão.

A faltar 6 voltas para o final, uma fuga de 4 atletas, onde estava inserido João letras da ASFIC, conseguiu ganhar vantagem ao pelotão e vingar.

A vitoria viria a ser discutida ao sprint pelos 4 atletas, tendo João letras da ASFIC conseguido ser o mais forte, vencendo o sprint, cortando a meta em 1º lugar.

O pelotão chegou uns segundos depois, com João Portela a conseguir superiorizar-se e a cortar a meta em 5º lugar.

Por escalões, João letras venceu nos escalão Elites e Daniel Ferreira ficou em 3ºlugar, Alexandre Mota conquistou o 2º Lugar sub23 e João Portela o 3º lugar M30.

Coletivamente a ASFIC foi a melhor equipa, conquistando o 1º lugar por equipas.

 Mais uma vez a equipa competiu de forma brilhante no trabalho em equipa, para a obtenção de um lugar de destaque, vencendo categoricamente.

Agradecemos a todos os nossos patrocinadores que nos apoiam.

Fonte: ASFIC - GRUPO PARAPEDRA /DINAZOO / RIOMAGIC






 

“TAÇA DA EUROPA DE ELITES EM SINES”

4 Atletas torrejanos na Taça da Europa de Elites em Sines

Por: Paulo Vieira

Após 3 semanas consecutivas de competição, MADALENA ALMEIDA (SUB23) RICARDO BATISTA, JOSÉ PEDRO VIEIRA e AFONSO DO CANTO (Juniores), estiveram esta época novamente envolvidos numa competição internacional, pela Seleção Nacional de Triatlo, desta vez na TAÇA DA EUROPA DE TRIATLO em Elites na distância sprint (750m/natação, 20kms/ciclismo e 5kms/corrida) realizada em Sines, na manhã de sábado, dia 11 de maio.

MADALENA ALMEIDA alcançou um excelente 4ºlugar na prova de Elite feminina, depois de sair no segmento de natação integrada no 1ºgrupo, aonde se manteve durante o ciclismo, iniciou o segmento da corrida na frente, demonstrando um nível altíssimo em competição.

RICARDO BATISTA, com a atitude correta, foi o atleta que mais tentou mexer na frente em toda a prova, saiu em 4ºlugar na natação, manteve-se durante muito tempo na frente do ciclismo, e fechou o TOP 10, terminando no 10ºlugar na prova de Elite masculina.

JOSÉ PEDRO VIEIRA, realizou mais uma vez uma corrida consistente, e depois de sair em 7ºlugar da água, de se manter sempre no grupo da frente no ciclismo, conseguiu concluir a sua prova dentro do TOP 20, na 17ªposição.

AFONSO DO CANTO, sendo o atleta mais novo em competição, e também a sua estreia numa competição de Elites, também realizou uma excelente prova, terminando na 34ªposição.

 

Aquatlo Jovem de Sines

Depois da Taça de Europa de Triatlo em Elites, realizou-se no sábado à tarde, também em Sines, a 3ªetapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, e a ESCOLA DE TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS conquistou o 3ºlugar coletivamente.

Divididos em 4 escalões etários, desde Benjamins a Juvenis, os jovens atletas percorreram diferentes distâncias ajustadas à sua idade, que variaram entre 50m/natação, 400m/corrida, e os 300m/natação e 2000m/corrida.

Individualmente, a Escola de Triatlo torrejana teve 4 presenças no pódio, em Benjamins femininos a atleta MARIA SOUSA venceu a sua prova, em Infantis masculinos, MATEUS NASCIMENTO alcançou o 3ºlugar, e em Juvenis masculinos, JOÃO NUNO BATISTA venceu a sua prova e GUSTAVO DO CANTO alcançou um excelente 3ºlugar.

Sendo a prova única de Aquatlo no Campeonato Nacional de Juvenis, JOÃO NUNO BATISTA sagrou-se desta forma Campeão Nacional de Aquatlo em Juvenis.

Mas existiram mais resultados de destaque, com alguns atletas torrejanos a obterem boas classificações, nomeadamente em Benjamins, com Matilde Albuquerque a conseguir o 5ºlugar e Leonor Gonçalves o 11º, enquanto em masculinos, Santiago Magalhães terminou na 6ªposição.

Em Infantis femininos, Francisca Leirião foi 14ªclassificada, e em masculinos Simão Vieira 6º, Afonso Saramago 21º e Tomé Sentieiro 30º.

Em Iniciados, Francisco Carvalho alcançou o 7ºlugar, Guilherme Neves foi 11º, João Coutinho 40º, e no setor feminino, Mafalda Leirião alcançou o 14ºlugar, Claudia Orvalho 16º, Margarida Inácio 22º, Mariana Patricio 24º, Noa Araujo 32º, Ana Júlia Marques 38º e Bruna Barros 42º.

Ainda em Juvenis masculinos, José Tadeia terminou na 8ªposição, Pedro Afonso Silva na 10ª, Manuela Dias na 12ª, André Neves na 30ª, logo seguido por Francisco Borges na 31ª. Em femininos, Natércia Carvalho terminou na 29ªposição.

Fonte: ESCOLA DE TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com