quarta-feira, 10 de junho de 2020

“Troféu Joaquim Agostinho será teste para realização da Volta a Portugal”


De acordo com o governante, a Federação Portuguesa de Ciclismo já apresentou um plano para prova ao Governo e à Direção-Geral da Saúde.
O Troféu Joaquim Agostinho, marcado para julho, servirá de teste para uma decisão final sobre a realização da Volta a Portugal, no quadro da pandemia de covid-19, afirmou hoje o secretário de Estado da Juventude e Desporto (SEJD).
“O Grande Prémio (GP) Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho será uma prova piloto para que haja uma decisão final sobre a Volta a Portugal” de 2020, disse João Paulo Rebelo, admitindo que, “a realizar-se, a prova terá naturalmente outros moldes”.
De acordo com o governante, a Federação Portuguesa de Ciclismo já apresentou um plano para prova ao Governo e à Direção-Geral da Saúde que, “para já, recolheu os maiores elogios e está a ser trabalhado”.
João Paulo Rebelo, que falava na inauguração de uma ciclovia em Torres Vedras, admitiu que “tudo está no bom caminho para que este ano possa acontecer a Volta Portugal”, prova que, segundo o calendário da União Ciclista Internacional, deverá decorrer entre 29 de julho a 09 de agosto.
Manifestando o desejo de que 2020 “não fique também marcado como o ano no qual não se realizou a Volta a Portugal”, João Paulo Rebelo alertou para o facto de a prova ter de decorrer em moldes diferentes do habitual.
“Ninguém tem dúvida de que, a acontecer, a prova não acontecerá com aquela festa de ajuntamentos de pessoas, que momentos tão inesquecíveis trouxeram a muitos, mas que este ano não poderão acontecer nesses termos”, afirmou.
A 43.ª edição do GP Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho em bicicleta deverá realizar-se entre 18 e 20 de julho, depois de ter sido reduzida de quatro para três dias.
O SEJD inaugurou hoje 12 quilómetros de ciclovias na cidade de Torres Vedras, um investimento que ultrapassa meio milhão de euros e visa promover o uso da bicicleta e tornar a cidade mais segura.
Fonte: Sapo on-line

“Rui Costa escalado pela UAE para a Volta a Espanha”


Gémeos Oliveira apostam em provas de uma semana e clássicas
Por: Ana Paula Marques
A equipa da UAE Emirates divulgou esta quarta-feira os seus efetivos para as três Grandes Voltas por etapas, com Rui Costa a ser selecionado para a Volta a Espanha, a disputar em outubro e novembro.
De fora das corridas de três semanas estão os gémeos Oliveira. Ivo e Rui Oliveira, que cumprem a segunda época na equipa, vão apostar nas provas de uma semana e nas clássicas.
Para o Tour, Giro e Vuelta a UAE Emirates escalou os seguintes ciclistas, sendo os mencionados apenas as principais apostas da equipa:
Volta a França: Fabio Aru (Ita), Tadej Pogacar (Slo), Davide Formolo (Ita), David De la Cruz (Esp), Alexander Kristoff (Nor).
Volta a Itália: Fernando Gaviria (Col), Maximiliano Richeze (Arg), Sebastian Molano (Col), Brandon McNulty (USA), Joe Dombrowski (USA), Valerio Conti (Ita), Diego Ulissi (Ita).
Volta a Espanha : David De la Cruz (Esp), Davide Formolo (Ita), Fabio Aru (Ita), Jasper Philipsen (Bel), Rui Costa (Por).
Fonte: Record on-line

“Ciclismo para Todos”


FPC anuncia iniciativa “Pedalar é vital, Inspira Portugal”
Por: André Antunes
A Federação Portuguesa de Ciclismo aproveitou, hoje, Dia de Portugal, a cerimónia de inauguração da rede de Ciclovias Urbanas de Torres Vedras, para anunciar a nova iniciativa “Pedalar é vital, Inspira Portugal”. Chega também a nova filiação online “Inspira Portugal”.
A cerimónia de inauguração da rede de Ciclovias Urbanas de Torres Vedras contou com a presença de vários convidados, incluindo o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o Presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, representantes da União Desportiva do Oeste, entre outras figuras do ciclismo nacional.
No dia de hoje, Dia de Portugal, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) aproveitou a ocasião para anunciar a nova campanha “Pedalar é vital, inspira Portugal”, que vai incentivar os portugueses a pedalar. A campanha irá incluir um conjunto de atividades e iniciativas para promover a prática do ciclismo, em contexto quotidiano, de recreio e desportivo.

Chega também o anúncio da abertura de inscrições da nova filiação “Inspira Portugal”, que inclui seguro adequado à prática diária de ciclismo na via pública (treino e deslocação), em estrada, BTT e cidade. Encontra-se também incluído o uso de bicicletas com assistência elétrica (“pedelecs” com motor até 250W). A licença tem um custo de 20 euros e trará uma nova particularidade, visto que será emitida exclusivamente em formato digital. A apólice de acidentes pessoais tem uma franquia de 60 euros, enquanto que a apólice de responsabilidade civil está isenta de franquia. O seguro é válido até ao dia 31 de dezembro de 2020.
“Em Portugal, como em muitos outros países desenvolvidos, a prática desportiva ao ar livre, em particular com bicicleta, está a aumentar. Mas também para as deslocações urbanas e mesmo para passear, e a Federação está comprometida com esta causa que apresenta tantas vantagens num momento tão singular das nossas vidas, é a hora da bicicleta”, frisou o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, na cerimónia desta manhã.”.

A cidade de Torres Vedras, Terra do Ciclismo, é um bom exemplo, com tradição desportiva, mas também a preparar o futuro, promovendo a mobilidade ativa. O principal objetivo da nova rede de ciclovias passa por oferecer condições de acessibilidade, comodidade, conforto e segurança de forma a criar uma maior atratividade para a utilização da bicicleta como modo de transporte. O projeto de mobilidade ativa apresenta 12 quilómetros de percurso, criando melhores condições para as viagens casa-trabalho e casa-escola na cidade.
A FPC tem sido parceira da Camara Municipal de Torres Vedras também em contexto escolar, através do projeto O Ciclismo Vai à Escola, com o objetivo de potenciar o uso da bicicleta por parte dos estudantes, promover um estilo de vida saudável e a mobilidade sustentável, através de atividades formativas para alunos e professores.
Saiba mais sobre a Filiação Inspira Portugal: https://www.fpciclismo.pt/cpt_ip_atleta_inscricao
Saiba mais sobre a rede de Ciclovias Urbanas de Torres Vedras: http://www.cm-tvedras.pt/artigos/detalhes/rede-de-ciclovias-urbanas-de-torres-vedras/
Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com