quarta-feira, 11 de novembro de 2020

“As oito melhores no ciclismo feminino 2020”


Holandesas, duas alemãs, uma italiana, uma britânica e uma espanhola”

 

Por: Ander Barriuso

As ciclistas que se têm destacado, conquistando os eventos mais importantes do calendário do Women World Tour. Três holandesas, uma italiana, uma britânica. duas alemãs e uma espanhola formam a equipa ideal da temporada do ciclismo feminino depois de demonstrarem as suas qualidades na bicicleta e se imporem em cada um dos testes com os seus rivais.

 

Annemiek Van Vleuten

A melhor na primeira parte da temporada. Cinco de cinco nas suas primeiras corridas do ano (Omloop Het Nieuwsblad, Nafarroako Klasikoa, Classic Navarre, Durango-Durango Emakumeen Saria e Strade Bianche). Além disso, quatro dessas cinco vitórias foram conquistadas após o confinamento em julho. As holandesas mantiveram a regularidade nos meses seguintes e conseguiram mais duas vitórias (europeia online e na 2ª etapa do Giro). Ela também somou dois vice-campeonatos nos Nacionais Holandeses a caminho, e na Copa do Mundo da mesma modalidade. Após o Campeonato Mundial, realizado a 26 de setembro, ela baixou seu nível e terminou a temporada na Vuelta ocupando o sexto lugar.


 

Anna van der Breggen

Campeã mundial a caminho e contra o julgamento do tempo. Rainha da Europa na luta contra-relógio e a melhor online em seu país. A ciclista holandesa de Boels-Dolmans começou o ano dominando na Vuelta a la Comunidade Valenciana e após o confinamento não consegui chegar à sua primeira vitória até no próprio Campeonato Holandês. Menos de um mês depois de ser a melhor de seu país, ela desembarcou no Giro de Itália para conquistar a etapa italiana. Esta vitória a encheu de confiança e nas três corridas seguintes ela novamente impôs a sua lei e triunfou na Copa do Mundo de Estrada e Tempo, na Seta Sneer. Ela fechou o ano com duas posições discretas no Liege (26º) e no Tour de Flanders (11º).


 

Elisa Longo Borghini

Uma das ciclistas mais regulares do ano. A italiana divide as vitórias deste ano entre as duas modalidades de ciclismo a caminho de obter duas vitórias na luta do contra-relógio (Nacional da Itália e na época do Giro de Itália) e outras duas online (8ª etapa do Giro e do Campeonato Italiano). Por isso, dominou o ciclismo italiano este ano de 2020. 28 dias ela jogou ao longo da temporada em 19 ocasiões foi top-10 e em 16 terminou entre as cinco primeiras da corrida. Ela manteve mel nos lábios na internet europeia, em na Vuelta e no Navarre Women's Classic,e fechou o pódio no Campeonato Mundial a caminho, no Giro de Itália e no Durango-Durango Emakumeen Saria.


 

Elizabeth Deignan

Vitórias no GP Plouay, em La Course by Le Tour de France, na época inaugural do Giro de Itália e no Liege-Bastogne-Liege adornam a sua lista deste ano de 2020. No entanto, ela não alcançou essa regularidade que lhe permitiu conseguir mais vitórias. Neste caso, fechou o Giro de Itália em 30º lugar e saiu no Giro dell'Emiliae no Europeu. Apesar da sua pouca regularidade durante a temporada, ela encontrou essa estabilidade no último mês de competição com o sexto lugar na Copa do Mundo, o quarto lugar na Seta Valão e o oitavo lugar em Ghent Wevelgem. No entanto, ela não terminou o ano como era esperado e foi forçada a sair da bicicleta na sua última corrida do ano, o Tour da Flandres.


 

Liane Lippert

A ciclista de 22 anos fez sua a estreia na Sunweb no Women World Tour com a conquista de duas camisas no Down Under Tour: a montanha e a de jovem. Ela também conseguiu subir para a segunda etapa do pódio geral depois de um segundo lugar e um terceiro nas etapas rainhas da prova australiana. A alemã não se contentou com essas distinções e somou a sua primeira vitória parcial em Cadel Evans. A partir daquele momento, o seu desempenho foi baixo e foi só em La Course que ele repetiu no top-10. Meio mês depois, ela jogou no Giro de Itália para terminar em 13º no geral e ser a terceira melhor jovem da corrida. Essa confiança se refletiu na última etapa do ano, onde ela se tornou quinta na Copa do Mundo, oitava na Seta Escárnio e segunda no Brabantse Pijl.


 

Lisa Brennauer

Melhor na segunda parte da temporada. A alemã não saiu do top-10 nas últimas dez corridas que disputou, marcando o geral da Vuelta e o seu tempo de prova, bem como um segundo lugar no Driedaagse Brugge-De Panne e uma terceira posição no Ghent Wevelgem. Além disso, ela foi a quarta melhor do mundo na luta contra o tempo, cruzou a linha de chegada na primeira etapa da Vuelta em terceiro lugar e também foi a quarta no Tour de Flanders. No entanto, a sua primeira parte da temporada, especialmente o Giro de Itália, não foi como ela esperava e terminou a etapa italiana na 45ª posição. Apesar disso, ela foi campeã europeia de trial e campeã alemã no primeiro período do ano.


 

Marianne Vos

Três etapas do Giro de Itália e a camisa de pontos da volta italiana adornam a sua lista este ano de 2020. Além disso, a regularidade da ciclista holandesa ao longo da temporada permitiu que ela entre nos os oito primeiros do ano. Sexta no Strade Bianche, quarta no Nacional da Holanda e segunda em La Course antes do Giro. Após a corrida italiana, ela manteve essa regularidade no início da temporada e conquistou um quarto lugar na Copa do Mundo Online, nona na Seta Valão e voltou a ser o quarta no Liege-Bastogne-Liege.


 

Mavi Garcia

Palmesana era a melhor dos "mortais" após o confinamento, sempre terminando atrás de Annemiek Van Vleuten. Ela foi a segunda na primeira corrida após quatro meses sem correr (Emakumeen Nafarroako Klasikoa), repetiu o segundo lugar no Strade Bianche, ficou em nono no Durango-Durango e terminou esse primeiro mês após o confinamento dominar do início ao fim do tempo e o teste online do nacional. O seu próximo desafio foi o Tour de l'Ardeche terminando em segundo após conquistar as duas primeiras etapas. Além disso, também ficou em segundo lugar na classificação da montanha e na classificação dos pontos. No entanto, o esforço feito na primeira parte da temporada tomou conta no último mês de competição e seu melhor lugar foi o nono lugar no Giro de Itália e no Brabantse Pijl. Vale ressaltar também a 18ª posição na Copa do Mundo.

Fonte: Marca

“W52-FC Porto contrata ciclistas Joni Brandão e Ricardo Vilela”


Os dois reforços assinaram um compromisso válido por duas épocas com a formação ‘azul e branca'

 

 

A W52-FC Porto confirmou hoje que a contratação dos ciclistas portugueses Joni Brandão (ex-Efapel), o grande rival dos ‘portistas’ nas últimas edições da Volta a Portugal, e Ricardo Vilela (ex-Burgos BH, de Espanha).

Os dois reforços assinaram um compromisso válido por duas épocas com a formação ‘azul e branca', conjunto que nas últimas cinco temporadas venceu a Volta a Portugal.

Joni Brandão, de 30 anos, que nas últimas duas temporada representou a Efapel, onde foi ‘chefe de fila', já depois de uma passagem pelo Sporting-Tavira, é a contratação mais sonante dos ‘dragões', mas garantiu não pensar em "objetivos individuais" nesta nova etapa da sua carreira.

"Quando aceitei este desafio, não foi com o objetivo de ser líder de equipa. Para isso, teria outras opções. Sei a maneira de trabalhar deste grupo e venho para torná-la mais forte, estando ao dispor para o que precisarem de mim", revelou o ciclista natural de Santa Maria da Feira.

Brandão foi por três vezes segundo classificado na Volta a Portugal, sempre atrás de ciclistas que pertencem à estrutura da sua nova equipa: João Rodrigues (2019), Raúl Alarcón (2018) e Gustavo Veloso (2015).

Este ano, venceu no alto da Torre, naquele que foi o seu primeiro triunfo na prova, terminando na quarta posição da geral, o mesmo lugar que já tinha ocupado em 2014.

Quanto a Ricardo Vilela, de 32 anos, regressa ao ciclismo português depois de seis temporadas a correr no estrangeiro, ao serviço dos espanhóis da Caja Rural e Burgos BH e também com uma passagem pelos colombianos da Manzana Postobón.

"Já tinha o objetivo de regressar [a Portugal], pois tenho 32 anos e a convicção que dificilmente passaria para uma equipa do WorldTour. Tenho um currículo de presenças em grandes provas internacionais, mas agora é altura de vir para mais perto de casa. Estou pronto para o que a equipa precisar de mim", disse o ciclista de Bragança.

Já Adriano Quintanilha, principal responsável da W52-FC Porto, considerou que os dois reforços trazem ainda mais competitividade à equipa, reafirmando o objetivo de, em 2021, repetir as últimas cinco vitórias no Volta a Portugal.

"Prometi ao presidente do FC Porto a ambição de vencer todas as provas em que participamos, nomeadamente a Volta a Portugal e o Grande Prémio JN. Estes dois ciclistas, que sempre os quis ter do nosso lado, vêm ajudar a ajustarmos a equipa para esses objetivos", afirmou o responsável.

Em termos de saídas, Adriano Quintanilha admitiu a possibilidade do experiente ciclista espanhol Gustavo Veloso rumar a outra equipa, o mesmo sucedendo com os jovens Raul Rico e Tiago Ferreira.

Fonte: Sapo on-line

“Equipa Portugal/Iuri Leitão conquista medalha de prata em eliminação”


Por: José Carlos Gomes

O português Iuri Leitão conquistou hoje a medalha de prata na prova de eliminação do Campeonato da Europa de Elite, que se disputa em Plovdiv, Bulgária.

A Equipa Portugal iniciou da melhor forma o Europeu de pista, graças ao desempenho exemplar do minhoto Iuri Leitão, que se sagrou vice-campeão da Europa de eliminação.

O corredor português fez uma corrida inteligente, sempre colocado em posições que permitiam a mobilidade nos sprints de eliminação, não se deixando fechar pelos adversários. Volta após volta, Iuri Leitão foi crescendo na corrida e, à medida que os adversários iam saindo de cena, o português começava a assumir-se como candidato ao pódio.

Foi mesmo uma aceleração do ciclista nacional que selecionou os homens que discutiriam as medalhas. Quando ficaram apenas três ciclistas em pista, o bielorrusso Sergei Rostovstev não aguentou a pedalada do britânico Matthew Walls e do português Iuri Leitão.


Matthew Walls, campeão da Europa de eliminação em 2018, voltou ao lugar mais alto do pódio, seguido por Iuri Leitão e por Sergei Rostovstev.

Maria Martins foi a outra representante portuguesa no primeiro dia de competição em Plovdiv. A ribatejana foi a décima classificada na disciplina de Scratch. A representante da Equipa Portugal foi uma ciclista muito marcada durante a prova de 40 voltas, em que nenhuma corredora quis assumir responsabilidades no pelotão.



Aproveitando a marcação entre as principais candidatas às medalhas, a bielorrussa Hanna Tserakh atacou a dez voltas do fim e pedalou em frente de corrida, isolada, até à última curva da pista. Foi nessa altura que a italiana, saída do pelotão a quatro voltas da chegada, conseguiu ultrapassar a corredora do Leste da Europa. A medalha de ouro ficou para a italiana e a de prata para a bielorrussa. A ucraniana Tetyana Klimchenko fechou o pódio.

Os protagonistas nacionais na jornada de amanhã serão os mesmos, embora trocando de disciplina. Iuri Leitão corre a prova de Scratch, às 16h30, enquanto Maria Martins engrossa o pelotão de eliminação às 17h25.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Volta a Yorkshire de 2021 adiada para 2022 devido á Covid-19”


Edição deste ano já tinha sido cancelada

 

Por: Lusa

Foto: DR

A Volta a Yorkshire em bicicleta de 2021 foi esta quarta-feira adiada para 2022 devido à pandemia de covid-19, que já tinha cancelado a edição deste ano, anunciou a organização.

Através da rede social Twitter, a organização explicou que "infelizmente, a Volta a Yorkshire de 2021 será adiada para 2022", culpando "a situação em desenvolvimento da covid-19" por esta decisão difícil".

"A organização focar-se-á, em vez disso, em trazer uma corrida maior e melhor em 2022", pode ler-se na publicação.

A corrida britânica viveria em maio deste ano a sexta edição, depois de em 2019 ter tido quatro etapas e como vencedor o britânico Chris Lawless (INEOS), à frente do belga Greg van Avermaet (CCC), segundo, e do irlandês Eddie Dunbar (INEOS), terceiro.

Fonte: Record on-line

“Técnico da seleção britânica de ciclismo de pista demitido por conduta imprópria”


Kevin Stewart pediu desculpa e admitiu que teve comportamentos incorretos

 

Por: Lusa

Foto: EPA

A federação britânica de ciclismo anunciou esta quarta-feira ter despedido um dos seus treinadores no ciclismo de pista, após ter concluído que Kevin Stewart demonstrou "conduta imprópria" com várias ciclistas.

O treinador de 'sprint', que fazia parte da equipa que acompanharia a seleção aos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, adiados para 2021, pediu desculpa e admitiu que teve comportamentos incorretos.

Segundo a federação, Stewart não mudou o comportamento perante vários avisos, em particular sobre relações pessoais estabelecidas com ciclistas, ainda que nenhuma delas de cariz físico, e através de mensagens pela Internet.

"Ofereço as minhas desculpas mais sinceras à equipa, uma vez que o meu comportamento não é aceitável. [...] Percebo que as minhas ações tornaram a minha posição na equipa insustentável", explicou o técnico.

Fonte: Record on-line

“Bjarne Riis abandona NTT e intenções de comprar parte da equipa”


A saída do dinamarquês ocorre por mútuo consentimento

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O dinamarquês Bjarne Riis, que admitiu ter-se dopado quando venceu a Volta a França de 1996 como ciclista, anunciou esta quarta-feira que deixa a direção desportiva da equipa sul-africana NTT, desistindo também de comprar parte das ações da formação.

A saída, comunicada esta quarta-feira por ambas as partes, ocorre "por mútuo consentimento", menos de um ano depois de Riis ter chegado ao cargo.

Em comunicado, a NTT também dá conta de que o dinamarquês e dois sócios, Jan Bech Andersen e Lars Seier Christensen, abandonaram a intenção de comprar parte da equipa.

A empresa, e equipa, de que o antigo ciclista é coproprietário, a Virtu Cycling, queria investir num terço das ações da empresa por detrás da antiga Dimension Data, que corre no WorldTour desde 2016, tendo sido a primeira formação africana a fazê-lo.

Seier Christensen, antigo patrocinador da antiga Sacho Bank, disse que este era "um adeus final ao ciclismo" da sua parte, abandonando um papel de investidor no ciclismo dinamarquês que mantinha "há mais de 10 anos".

Riis começou a carreira como diretor na CSC, posteriormente Tinkoff-Saxo e Saxo Bank, tendo dirigido ciclistas como Laurent Jalabert ou Alberto Contador. Geriu aind a Virtu Cycling, equipa feminina, e a masculina Team Waoo, que terminou em 2019.

O dinamarquês venceu a Volta a França de 1996, e, a posteriori, admitiu ter-se dopado durante seis anos, incluindo na sua vitória na prova francesa.

Fonte: Record on-line

“Groenewegen sobre o acidente com Jakobsen: «Uma página negra na minha carreira»”


Ciclista holândes foi esta quarta-feira suspenso por nove meses por ter provocado a violenta queda ao seu compatriota

 

Por: Lusa

O ciclista holandês Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma) aceitou o castigo de nove meses pelo acidente com o compatriota Fabio Jakobsen (Deceuninck-QuickStep) na Volta à Polónia, considerando-o uma página negra na sua carreira.

Num comunicado da equipa Jumbo-Visma, Groenewegen garantiu que "o acidente na primeira etapa da Volta a Polónia será para sempre uma página negra" na sua carreira, assumindo que se desviou da sua linha no 'sprint', causando uma queda grave a Jakobsen, que chegou a estar em coma.

Dylan Groenewegen foi esta quarta-feira suspenso por nove meses pela União Ciclista Internacional (UCI) por ter provocado a violenta queda ao seu compatriota e apenas poderá regressar à estrada em maio de 2021.

"Concluir o processo disciplinar põe fim à incerteza. Dá-me a oportunidade de olhar em frente de novo. Estou feliz com isso, mesmo que 7 de maio ainda esteja muito longe", referiu o holandês, agradecendo o apoio da equipa.

Esperando que esta seja "uma lição para todos os 'sprinters'", Groenewegen, de 27 anos, revelou que tem acompanhado "de perto" as notícias da recuperação de Jakobsen.

"Apenas posso esperar que um dia ele possa regressar completamente", assumiu o ciclista da Jumbo-Visma, que após o acidente tinha sido suspenso pela equipa.

O diretor da equipa, Richard Plugge, disse estar "aliviado" pelo fim do processo disciplinar, pois dá uma nova perspetiva e termina com a incerteza.

Em comunicado, a federação internacional precisa que Groenewegen reconheceu ter "desviado a trajetória" do 'sprint' e ter infringido as normas da UCI, na primeira etapa da Volta a Polónia, disputada em 5 de agosto.

"O corredor colaborou com a investigação e aceitou cumprir um período de suspensão até 07 de maio de 2021, correspondente a um período de nove meses desde a data do incidente. O ciclista também aceitou participar em atividades em benefício da comunidade velocipédica", lê-se na nota.

A UCI justifica a sua inédita decisão é a mais pesada sanção aplicada a um corredor sem ser por doping com a importância de agir neste tipo de incidentes de um ponto de vista disciplinar, de forma consistente e de continuar a trabalhar para melhorar a segurança na estrada.

Após a queda, o jovem holandês, agora com 24 anos, ficou em estado grave e foi mesmo colocado em coma induzido pelos médicos, após ter embatido com o rosto nas baias de ferro que ladeavam a chegada à meta.

Jakobsen perdeu todos os dentes, à exceção de um, e teve de levar 130 pontos na face. Posteriormente, foi operado para reconstrução do rosto, tendo-lhe sido retirado um osso da zona pélvica para ser colocado nos maxilares.

Na semana passada, o ciclista da Deceuninck-QuickStep partilhou nas redes sociais uma fotografia em que se podem ver instrumentos cirúrgicos e os pontos retirados do seu rosto, dando conta que espera voltar aos treinos ainda este ano.

Fonte: Record on-line

“Dylan Groenewegen suspenso nove meses por provocar queda de Fabio Jakobsen”


Ciclista holandês só pode regressar à estrada em maio de 2021

 

Por: Lusa

O holandês Dylan Groenewegen foi esta quarta-feira suspenso por nove meses pela União Ciclista Internacional (UCI) por ter provocado a violenta queda ao compatriota Fabio Jakobsen na Volta a Polónia, podendo regressar à estrada apenas em maio de 2021.

Em comunicado, a UCI precisa que Groenewegen (Jumbo-Visma) reconheceu ter "desviado a trajetória" do 'sprint' e ter infringido as normas da UCI, na primeira etapa da Volta a Polónia, disputada em 05 de agosto.

"O corredor colaborou com a investigação e aceitou cumprir um período de suspensão até 07 de maio de 2021, correspondente a um período de nove meses desde a data do incidente. O ciclista também aceitou participar em atividades em benefício da comunidade velocipédica", lê-se na nota.

A UCI justifica a sua inédita decisão é a mais pesada sanção aplicada a um corredor sem ser por doping com a "importância de agir neste tipo de incidentes de um ponto de vista disciplinar, de forma consistente" e de continuar a trabalhar para melhorar a segurança na estrada.

Groenewegen tinha sido suspenso pela própria equipa logo em 07 de agosto, após ter originado a violenta queda do compatriota Fabio Jakobsen (Deceuninck-QuickStep), ao 'atirá-lo' contra as barreiras num 'sprint' a 80 km/hora.

O jovem holandês, agora com 24 anos, ficou em estado grave e foi mesmo colocado em coma induzido pelos médicos, após ter embatido com o rosto nas baias de ferro que ladeavam a chegada à meta.

Jakobsen perdeu todos os dentes, à exceção de um, e teve de levar 130 pontos na face. Posteriormente, foi operado para reconstrução do rosto, tendo-lhe sido retirado um osso da zona pélvica para ser colocado nos maxilares.

Na semana passada, o ciclista da Deceuninck-QuickStep partilhou nas redes sociais uma fotografia em que se podem ver instrumentos cirúrgicos e os pontos retirados do seu rosto, dando conta que espera voltar aos treinos ainda este ano.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com