sexta-feira, 26 de março de 2021

“Presidente da Confederação Asiática de Ciclismo reeleito... por moeda ao ar”


Osama Al Shafar derrotou Dato Singh num desempate insólito, mas que fez valer os estatutos

 

Foto: União Ciclista Internacional

Foi um ato eleitoral tão renhido que só poderia decidir-se de forma insólita. Osama Al Shafar foi reeleito presidente da Confederação Asiática de Ciclismo num desempate com recurso ao 'cara ou coroa'.

O dirigente dos Emirados Árabes Unidos derrotou o malaio Dato Singh, único concorrente ao cargo, após duas voltas em que ambos terminaram com 21 votos. Para ser eleito um dos candidatos teria de ter mais de 50% dos votos, mas, como tal não se verificou, houve necessidade de respeitar os estatutos e aí entrou o desempate por moeda ao ar.

Al Shafar teve a sorte do seu lado e irá cumprir mais quatro anos à frente da Confederação Asiática de Ciclismo. Se a moda pega...

Fonte: Record on-line

“Kern Pharma abandona Volta à Catalunha devido a casos de COVID-19 na equipa”


Foram detetados dois casos positivos no interior da equipa, não sendo revelada qual a função que tinham na equipa

 

Foto: Photo by Josep LAGO / AFP

A Kern Pharma anunciou esta sexta-feira a deteção de dois casos positivos no interior da equipa espanhola e a sua desistência da prova.

A equipa irá parar durante uma semana e todas as pessoas que estiveram em contato com os indivíduos infetados - cuja identidade não foi revelada - cumprirão o período de quarentena exigido pelas autoridades.

"É uma decisão muito difícil, mas também é a mais responsável. Doí-nos renunciar a esta Volta à Catalunha, mas preferimos ser cautelosos e salvaguardar a saúde de todos, que é o principal agora e sempre", disse Juanjo Oroz, responsável máximo da equipa.

O espanhol Jaime Castrillo era o melhor classificado na equipa, ocupando o 28.º lugar, com mais 22 segundos que Rúben Guerreiro, 27.º na geral.

Castillho era também sétimo na classificação da juventude, liderada atualmente por João Almeida, com o colega de equipa Roger Adria, na oitava posição.

Fonte: Sapo on-line

“Kasper Asgreen vence isolado a clássica E3 Harelbeke”


Rui Oliveira (UAE Emirates) foi 34.º e o melhor dos três portuguese

 

O ciclista dinamarquês Kasper Asgreen (Deceuninck-QuickStep) venceu esta sexta-feira isolado a clássica E3 Harelbeke, num dia em que foi o mais agressivo em busca do triunfo.

Asgreen conseguiu, aos 26 anos, a maior vitória da carreira, ao completar os 203,9 quilómetros com início e fim em Harelbeke em 4:42.37 horas, 32 segundos à frente de um sexteto de outros favoritos.

A Deceuninck-QuickStep fez a 'dobradinha' na frente, com Florian Sénéchal em segundo, e ainda colocou o checo Zdenek Stybar no quinto posto, com o holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) a fechar o pódio.

O dinamarquês marcou o dia, no qual a equipa foi ditando as regras na estrada e afastando oponentes até à meta, e atacou a 67 quilómetros do fim, para se isolar na frente.

Depois de uns 40 quilómetros a solo, foi apanhado por um grupo que incluía Van der Poel e outros candidatos, bem como companheiros de equipa, mas um novo ataque, a cinco quilómetros, permitiu-lhe ganhar com autoridade a 'mini Flandres'.

Rui Oliveira (UAE Emirates) foi o melhor posicionado do trio de portugueses em prova, no 34.º posto, a 3.04 minutos, enquanto André Carvalho (Cofidis) foi 83.º, a mais de 12, e Ivo Oliveira (UAE Emirates) abandonou.

O dia ficou ainda marcado pela ausência, antes da partida, da alemã Bora-hansgrohe, devido a um caso positivo de covid-19 na equipa escolhida para a prova.

Fonte: Record on-line

“Ruben Guerreiro faz segundo na quinta etapa da Volta à Catalunha”


Alemão Lennard Kämna foi o vencedor do dia e Adam Yates mantém a liderança

 

 Por: Lusa

Foto: Getty Images

O português Ruben Guerreiro (Education First-Nippo) foi esta sexta-feira segundo classificado na quinta etapa da Volta à Catalunha em bicicleta, ganha pelo alemão Lennard Kämna (BORA-hansgrohe), com o britânico Adam Yates (INEOS) a segurar a liderança da geral.

Depois de um dia dedicado à fuga, com dezenas de ciclistas a tentarem a sua sorte, foi Kämna, que já tinha tentado por várias vezes em outras tiradas, a levar a melhor, ao cumprir os 201,1 quilómetros entre La Pobla de Segur e Manresa em 4:29.13 horas.

A 39 segundos chegou Ruben Guerreiro, com o espanhol Mikel Bizkarra (Euskaltel-Euskadi) a fechar o pódio da tirada, num dia em que não se operaram mudanças no 'top 10' da geral.

Yates continua a liderar, à frente de dois colegas de equipa da INEOS: o australiano Richie Porte é segundo, a 45 segundos, e o britânico Geraint Thomas é terceiro, a 49, com João Almeida (Deceuninck-QuickStep) em sétimo, a 1.07 minutos.

Num dia dedicado à fuga, após a etapa 'rainha' e a definição da geral com domínio da INEOS, Kämna acabou por rubricar nova vitória sonante, depois de uma tirada no Critério do Dauphiné e na Volta a França de 2020, à frente de 19 outros 'resistentes' da fuga.

O mais inconformado em deixar o alemão seguir foi Ruben Guerreiro, que procurava a primeira vitória do ano, mas ficou-se pelo segundo lugar, que ainda assim o fez subir na geral para o 24.º posto.

A 1.59 minutos chegou um pelotão reduzido com os ciclistas nos primeiros lugares, do qual João Almeida foi logo o primeiro, com o 21.º posto, mantendo-se dentro do 'top 10' e na luta por melhores lugares até domingo.

O português segurou ainda a liderança da juventude, na qual tem 28 segundos de vantagem para o australiano Lucas Hamilton (BikeExchange), segundo.

No sábado, o pelotão enfrenta a sexta e penúltima etapa da 100.ª edição da corrida, entre Tarragona e Mataró, ao longo de 193,8 quilómetros, com apenas duas subidas categorizadas, ambas de terceira categoria.

Fonte: Record on-line

“Grace Brown vence isolada Clássica Brugge-De Panne”


A portuguesa Maria Martins terminou na 35.ª posição

 

Foto: Photo by DAVID STOCKMAN / BELGA / AFP

A australiana Grace Brown (BikeExchange) venceu hoje isolada a Clássica Brugge-De Panne, do escalão WorldTour do ciclismo mundial, enquanto a portuguesa Maria Martins (Drops-Le Col Tempur) foi 35.ª classificada.

Brown, de 28 anos, aproveitou um ataque, e o quebrar do pelotão, para se colocar na frente da corrida, acabando por obter a maior vitória da carreira ao chegar a De Panne sete segundos antes das rivais.

A australiana cumpriu os 158,8 quilómetros em 4:03.17 horas, batendo a dinamarquesa Emma Norsgaard (Movistar), segunda, e a belga Jolien D’Hoore (SD Worx), terceira, com várias favoritas de fora do pódio, como a também belga Lotte Kopecky (Liv) em quarto e a holandesa Kirsten Wild (Ceratizit) em sexto.

Maria Martins cortou a meta 3.45 minutos depois de Brown, no 35.º posto, a três dias de nova clássica belga, a Gent-Wevelgem, marcada para domingo.

Fonte: Sapo on-line

"João Almeida quer o Top 10 na Catalunha, mas avisa: "Se existir a oportunidade de ganhar alguns lugares, vou fazê-lo"


Foto: Twitter Quickstep

Depois de perder o pódio na etapa da última quarta-feira, João Almeida não coloca de parte uma recuperação na classificação geral, onde neste momento é sétimo.

O ciclista português, em declarações ao site oficial da equipa, realçou que a subida a Port Ainé foi "outro dia difícil no 'escritório', com alta montanha e grandes inclinações", mas realçou o trabalho da equipa que o protegeu e garantiu que "estava em boa posição para o início da subida final".

"Estava feliz por estar ali junto dos grandes nomes da classificação geral e, ainda que tenha quebrado a 400 metros do fim, estou satisfeito com a minha corrida", considerou.

João Almeida aponta à manutenção da camisola branca da juventude, mas não coloca de parte um ataque a lugares mais cimeiros na classificação geral da prova catalã.

"Vou tentar manter o meu lugar no top 10 e levar para casa a camisola branca [juventude], mas se existir a oportunidade de ganhar alguns lugares nos próximos três dias, vou fazê-lo", conclui.

Fonte: Sapo on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com