terça-feira, 18 de novembro de 2025

“Este Sábado dia 22 novembro vamos estar em direto no Facebook em Vialonga…”


A Revista Notícias do Pedal na 3ª edição da “Maratona de Cycling – Pedalar para dar Vida”

 

Por: José Morais

Este sábado 22 de novembro vamos estar em direto no “Facebook”, na 3ª edição da “Maratona de Cycling – Pedalar para dar Vida” organizada pelos “Bombeiros Voluntários de Vialonga num evento que tem como objetivos a angariação de fundos para aquisição de um veículo de combate a incêndios, colabore e apoie a iniciativa.

Se não vai participar, acompanhe-nos, iremos estar em direto a partir das 17,15 horas no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vialonga.

“João Almeida e a renovação com a UAE: "Sinto que ainda há muito mais por vir"


Ciclista português renovou até ao final de 2028 com a UAE Emirates, que representa desde 2022

 

Foto: Twitter @TeamEmiratesUAE

João Almeida renovou contrato com a UAE Emirates até 2028 e, oficializada a renovação, o ciclista português afirma que, apesar dos bons resultados alcançados, ainda tem muitas metas por alcançar.

"Estou muito feliz por continuar a minha jornada com a UAE. Desde o início, senti-me em casa aqui - o ambiente, o profissionalismo e a confiança que a equipa depositou em mim ajudaram-me a tornar-me um ciclista melhor. Nas últimas temporadas, alcançámos juntos alguns resultados importantes, mas sinto que ainda há muito mais por vir", afirmou João Almeida.

"Tenho excelentes colegas de equipa e funcionários à minha volta e estou muito motivado para o que está por vir. Juntos, tenho a certeza de que podemos continuar a lutar por vitórias nas maiores corridas do mundo", acrescentou.

Fonte: Sapo on-line

“A Volta a Espanha será a minha primeira Grande Volta” - Campeão europeu sub-23 preparado para dar o salto para o World Tour”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

O talento belga da montanha Jarno Widar confirmou que a sua primeira época no escalão principal incluirá a estreia na Volta a Espanha, assinalando o início de uma transição longamente planeada de fenómeno sub-23 para candidato ao World Tour.

Em conversa com o HLN, o jovem de 20 anos deixou claro que não está apenas entusiasmado com a oportunidade, já se prepara para as exigências, a curva de aprendizagem e a responsabilidade que a acompanham.

“Normalmente, vou correr a Strade Bianche, a Fleche Wallonne e a Liege-Bastogne-Liege na primavera”, antevê Widar sobre o muito aguardado salto em 2026. “Talvez também a Amstel Gold Race, mas isso depende de como sair da Volta ao País Basco. Depois, a Vuelta será a minha primeira Grande Volta e terminarei a temporada com a Il Lombardia.”

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/a-volta-a-espanha-sera-a-minha-primeira-grande-volta-campeao-europeu-sub-23-preparado-para-dar-o-salto-para-o-world-tour

“Já vimos ciclistas surgir do nada” - Campeão do Mundo de E-Sports pede reforço dos controlos antidoping na ‘nova’ disciplina”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

O ciclismo indoor competitivo é uma disciplina criada e desenvolvida de forma significativa nos últimos anos, crescendo em popularidade, apoios e prémios monetários. Isso atraiu muitos para a modalidade, mas também trouxe mais potencial para irregularidades e possível doping. O recém-coroado campeão do mundo Jason Osborne apelou ao reforço das medidas contra este problema.

Osborne voltou a sagrar-se campeão do mundo no passado fim de semana, em Abu Dhabi, mas reconhece que a disciplina ainda tem pontos a resolver. “Há um enorme potencial nos Esports, mas, se o desporto quer ser levado a sério, os melhores atletas têm de ser controlados durante todo o ano. Neste momento, a janela de controlo é curta e isso dificulta manter tudo justo”, explicou em entrevista à Domestique.

O ex-ciclista da Alpecin-Deceuninck tem sido consistente desde o primeiro título mundial em 2020, somando agora mais duas vitórias e subidas ao pódio em 2022 e 2023. Vê melhorias nos procedimentos de controlo, mas não ao nível do ciclismo de estrada. “É bom ver a saúde dos atletas protegida. As verificações de equipamento são sólidas e a abordagem é transparente. Mas a justiça também passa pelo antidopagem. Os Esports não podem depender de uma janela de testes mais curta do que as disciplinas com as quais se querem comparar.”

“Essa janela curta não chega. Os Esports têm qualificações abertas, o que é fantástico para a acessibilidade, mas também significa que a maioria dos ciclistas não está sujeita a qualquer controlo antidoping até chegarem às finais presenciais. Isso cria um desequilíbrio.”

Existe também a questão da pesagem, com relatos de ciclistas a usarem saunas pouco antes das provas para perderem peso em água na pesagem e, assim, melhorarem a relação W/kg. No entanto, isso também está a ser enfrentado: “Nos Esports pesa-se no mesmo dia, por vezes cinquenta minutos antes. Se desidratas mais de um ou dois quilos, prejudicas o teu rendimento. As comparações com cortes de peso no UFC não fazem sentido. Em 2024 houve uma janela de pesagem de dez horas e, claro, as pessoas procuraram ganhos marginais. É a mesma lógica de escolher a bicicleta mais leve para um final em alto.”

“O desporto tem melhorado muito todos os anos. A verificação de desempenho é mais robusta. A saúde dos ciclistas está melhor protegida. Abre o ciclismo a mais gente. Só espero que a UCI agora dê à antidopagem a mesma atenção que tem dado às verificações de equipamento. Proteger a equidade é essencial se o desporto quer crescer.”

Mas o alemão, sem apontar nomes, avisa que há figuras na disciplina que levantam sérias suspeitas: “Temos visto ciclistas aparecerem do nada, sem passado na estrada, que de repente conseguem igualar os melhores do mundo, ganhar prémios e depois desaparecer. Isso é muito raro noutros desportos. Sublinha porque é essencial ter testes mais robustos. Os atletas honestos não devem perder porque as estruturas não são suficientemente fortes.”

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/ja-vimos-ciclistas-surgir-do-nada-campeao-do-mundo-de-e-sports-pede-reforco-dos-controlos-antidoping-na-nova-disciplina

“UCI suspende ciclista júnior de 18 anos por doping no Campeonato do Mundo de Kigali”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A luta do ciclismo contra o doping nunca pára. Infelizmente, embora o passado negro de Lance Armstrong e das suas vitórias na Volta a França já tenha ficado para trás, ainda há casos que continuam a manchar este belo desporto. Depois da suspensão provisória de Oier Lazkano por anomalias no seu passaporte biológico durante 3 anos, conhecida recentemente, veio agora a lume o caso de Artyom Proskuryakov.

O ciclista azeri de 18 anos foi também suspenso provisoriamente. O organismo que rege o ciclismo, a UCI, confirmou na terça-feira que o ciclista foi notificado na sequência de um resultado adverso num teste efetuado nos últimos Campeonatos do Mundo em Kigali. Na corrida de juniores, Proskuryakov testou positivo para metanfetamina (D-), como revelado em duas amostras separadas recolhidas a 23 de setembro.

De acordo com a Agência Mundial Antidopagem (AMA), a substância mencionada está incluída na classe S6.A, que agrupa todos os estimulantes não especificados proibidos em competição. Por outras palavras, o caso nas mãos da UCI é bastante grave para o ciclista nascido na Bielorrússia, agravado pelo facto de ser um piloto júnior.

 

Comunicado da UCI

 

"A União Ciclista Internacional (UCI) anuncia que o ciclista azeri Artyom Proskuryakov foi notificado de um Resultado Analítico Adverso para metanfetamina (D-) e seus metabolitos* em duas amostras recolhidas, como resultado de um controlo antidoping, durante o Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada UCI 2025 (categoria masculina júnior) em 23 de setembro de 2025".

"De acordo com as regras antidoping da UCI, o ciclista foi suspenso provisoriamente. Ele tem o direito de solicitar a análise das amostras B".

"A UCI não fará mais comentários enquanto o processo estiver a decorrer".

"Em janeiro de 2021, a UCI delegou o seu programa antidoping na Agência Internacional de Testes (ITA), mantendo a gestão dos resultados e a perseguição das violações das regras antidoping. Desde então, os esforços de desporto limpo no ciclismo têm sido liderados pela Unidade de Ciclismo da ITA, que se dedica especificamente a todas as disciplinas do ciclismo. A UCI e a ITA estão sujeitas a um acordo de serviços que garante a independência operacional da ITA".

"A metanfetamina (D-) e os seus metabolitos são substâncias proibidas incluídas na classe S6.A [Estimulantes não especificados] da Lista de Substâncias Proibidas 2025 mantida pela Agência Mundial Antidopagem e adoptada pela UCI".

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/uci-suspende-ciclista-junior-de-18-anos-por-doping-no-campeonato-do-mundo-de-kigali

“Lenda do ciclismo Mario Cipollini internado com problemas cardíacos: "O meu coração continua a pregar-me alguns sustos"


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Mario Cipollini, um dos sprinters mais dominantes e carismáticos da história do ciclismo, confirmou que foi internado num hospital em Ancona para exames devido a persistentes preocupações cardíacas. O italiano de 58 anos, vencedor de 42 etapas da Volta a Itália e campeão do Mundo de estrada em 2002, partilhou a notícia diretamente nas suas redes sociais, oferecendo clareza e tranquilidade aos adeptos.

O antigo astro italiano revelou que a situação sucede a uma intervenção anterior: "Infelizmente tenho alguns problemas, o meu coração continua a pregar-me alguns sustos", explicou, referindo que no ano passado foi submetido a um procedimento com implantação de um loop recorder para monitorizar a atividade cardíaca.

Cipollini adiantou que as leituras recentes do dispositivo mostraram irregularidades que exigem investigação adicional, confirmando que os especialistas vão agora realizar um estudo eletrofisiológico para compreender melhor a causa: "O gravador indicou que algo não tem funcionado corretamente neste período. Significa que entram pela virilha com sondas para reestimular certas áreas e perceber se algo potencialmente nocivo pode ser desencadeado".

Entre as possíveis respostas médicas em avaliação está a implantação de um desfibrilhador subcutâneo, mas Cipollini sublinhou que se mantém otimista e confia plenamente na equipa que acompanha o caso: "Espero mesmo que não seja esse o meu caminho. Estou nas mãos de pessoas extremamente bem preparadas e tenho grande confiança no centro de Ancona. Estou calmo e tranquilo".

 

Um dos maiores showmen do ciclismo

 

Cipollini, conhecido mundialmente como The Lion King, é recordado por ter redefinido as táticas de sprint com comboios de lançamento disciplinados, além da sua explosiva velocidade final, sucesso recorde e personalidade exuberante.

O seu palmarés coloca-o entre os sprinters puros mais bem-sucedidos da história da modalidade, incluindo:

Um recorde de 42 vitórias em etapas da Volta a Itália

12 triunfos em etapas da Volta a França

Vencedor da Milan-Sanremo (2002)

Campeão do Mundo de estrada (2002)

A temporada de 2002 continua a ser uma das campanhas anuais mais celebradas por qualquer sprinter, coroada pela camisola arco-íris conquistada em Zolder.

Com o pelotão a manifestar apoio, Cipollini deixou claro que enfrenta a situação com serenidade, confiança e fé nos cuidados médicos especializados. São esperadas mais atualizações após a conclusão dos exames hospitalares.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/lenda-do-ciclismo-mario-cipollini-internado-com-problemas-cardiacos-o-meu-coracao-continua-a-pregarem-me-alguns-sustos

“VISIONAMENTO GRATUITO DE ENTREVISTA A SÉRGIO PAULINHO VAI SER DE NOVO PROPORCIONADO”


O visionamento gratuito de uma entrevista efetuada a Sérgio Paulinho é proporcionado de novo no Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, em Torres Vedras, nos próximos dias 22 de novembro e 6 de dezembro, pelas 11h30 e pelas 16h00.

De referir que nessa entrevista aborda-se o trajeto deste ciclista oriundo de Oeiras que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004 e foi vencedor de etapas na Volta a Espanha e na Volta a França em Bicicleta, bem como, em paralelo, aspetos fundamentais da sua personalidade, como a humildade, a resiliência e o espírito de equipa.

Mais informações podem ser obtidas pelo n.º de telefone: 261 320 740; ou pelo email: mc.joaquimagostinho@cm-tvedras.pt 

Fonte: Câmara Municipal Torres vedras

“João Almeida renova com a UAE Emirates até 2028”


João Almeida, de 26 anos, está na Emirates desde 2022, onde chegou depois de representar a Deceuninck-Quick Step, equipa pela qual se estreou no Pro Tour

 

João Almeida renovou até 2028 o contrato que o liga à UAE Emirates até 2028, confirmou esta terça-feira a equipa.

"Temos o prazer de anunciar a renovação do contrato de João Almeida, que prolongou a sua ligação à equipa até ao final de 2028. Vencedor de 10 medalhas até 2025, João Almeida acaba de ter a melhor temporada da carreira. A nossa estrela portuguesa continuará a liderar as nossas ambições na classificação geral das grandes voltas e corridas por etapas, enquanto nos preparamos para 2026. Continua a arrasar, João", pode ler-se no comunicado emitido pela UAE.

João Almeida, de 26 anos, está na Emirates desde 2022, onde chegou depois de representar a Deceuninck-Quick Step, equipa pela qual se estreou no Pro Tour.

Em 2025, João Almeida esteve em destaque pela sua equipa, ao conquistar três provas de uma semana (Volta à Suíça, Tour de Romandie e Volta ao País Basco) e ao terminar no segundo lugar da Volta a Espanha, onde ganhou ainda uma etapa.

Fonte: Sapo o-line

“Seleção Nacional/André Soares conquista medalha de bronze nos Surdolímpicos”


Fotos: Comité Paralímpico

Ao segundo dia, Portugal conquistou a primeira medalha nos Jogos Surdolímpicos de Tóquio. Na madrugada desta terça-feira, André Soares voltou a destacar-se na corrida por pontos, tendo sido terceiro na prova disputada no Cycle Sports Center, em Izu.

O português manteve-se sempre entre os protagonistas da prova, respondendo aos sprints intermédios e posicionando-se para discutir as medalhas numa corrida exigente e marcada por grande intensidade tática. Já perto do final, sofreu uma queda que o afastou momentaneamente dos lugares dianteiros, mas regressou de imediato à pista e segurou um lugar no pódio, confirmando mais um resultado de grande valor nesta vertente.

“Foi uma corrida interessante. Partíamos como favoritos e com ambição depois de termos tido bons resultados em Caxias do Sul e nos Campeonatos do Mundo. Tentei lutar por um lugar mais alto, mas sofri uma queda numa curva. Levantei-me, segui em frente e sprintei até ao terceiro lugar. A minha força veio de ver a minha mãe em lágrimas e querer deixá- la orgulhosa. Dedico esta medalha à minha namorada e também a toda a equipa e a todos os que nos apoiam. Amanhã vamos recuperar e preparar-nos para as próximas provas, com o foco sempre em lutar até ao fim”, explicou André Soares no final da corrida.


João Marques participou igualmente na corrida por pontos, mas acabou desclassificado a duas voltas do fim, após indicação dos comissários. A reclamação apresentada pela delegação portuguesa não foi aceite.

Os dois portugueses permanecerão em competição ao longo da semana. André Soares e João Marques voltam a competir no contrarrelógio individual, que se disputa na madrugada de quinta-feira. A participação nacional encerra no dia 22 com a corrida de fundo, novamente em Izu, numa prova longa e imprevisível onde a resistência e o posicionamento serão determinantes para o resultado final.

Os Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025, recorde-se, reúnem mais de dois mil atletas de 75 países, com Portugal a apresentar 13 representantes em cinco vertentes desportivas. No ciclismo, André Soares e João Marques chegam com experiência acumulada em edições anteriores, destacando-se a campanha histórica de André Soares em Caxias do Sul, onde conquistou o ouro na corrida por pontos e o bronze no contrarrelógio.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo”


Informação sobre a organização das principais provas nacionais a partir de 2026

 

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) informa que, na sequência da cessação antecipada do contrato de concessão relativo à organização de provas do calendário nacional, assumirá, em 2026 e de forma transitória, a organização da Volta ao Alentejo, da Volta a Portugal e da Volta a Portugal do Futuro, mantendo igualmente a organização da Volta ao Algarve.

Esta solução transitória permitirá viabilizar as provas desportivas na próxima época, prevendo- se também a adoção de um modelo alargado de parceria que potencie e projete estas competições. Nesse sentido, decorrem contactos com potenciais parceiros nacionais e internacionais que partilhem da visão da FPC e assegurem o profissionalismo, a solidez e a ambição necessárias para o futuro destas provas.

Concluída a época de 2026, a Federação estará em condições de avaliar os resultados deste modelo transitório de gestão e de equacionar o lançamento de uma nova concessão de longo prazo, em moldes que garantam a sustentabilidade, sejam compagináveis com a estratégia desportiva e aliem a paixão pela modalidade à excelência organizativa e à valorização desportiva das competições.

A Volta a Portugal do Futuro passará, por seu turno, a ser organizada exclusivamente pela Federação, com o propósito de reforçar a sua identidade como prova de desenvolvimento, promovendo a descoberta e afirmação de novos talentos e facilitando a transição para o ciclismo profissional.

A Federação Portuguesa de Ciclismo reafirma, assim, o seu compromisso com o futuro da modalidade, com os clubes, corredores, patrocinadores e demais agentes do setor, garantindo que as suas provas emblemáticas continuarão a afirmar-se como pilares do ciclismo português e referências no calendário internacional.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com