terça-feira, 17 de agosto de 2021

“Vuelta: Um ano depois, Fabio Jakobsen parece totalmente recuperado”


Por: FB // VR

Um ano depois de um gravíssimo acidente, com fratura de crânio, o neerlandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-QuickStep) mostra estar totalmente recuperado e hoje ganhou ao 'sprint' a quarta etapa da Volta à Espanha em bicicleta.

Em Molina de Aragón, Jakobsen 'sprintou' sem medo, numa chegada em pelotão compacto, superando na linha da meta o francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ) e o dinamarquês Magnus Cort (EF Education-Nippo), segundo e terceiro, respetivamente, nesta etapa de 163,9 quilómetros iniciada em Burgo de Osma.

O estónio Rein Taaramae (Intermarché-Wanty-Gobert) caiu a menos de três quilómetros, mas não foi penalizado por isso, pelo que mantém a liderança individual, com os mesmos 25 segundos de avanço sobre o francês Kenny Elissonde (Trek-Segafredo) e 30 sobre o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), vencedor das últimas duas edições da Vuelta.

A história de Jakobsen, 24 anos, é singular e espelha uma rápida recuperação incrível, de quem nem se sabia se ia regressar à modalidade. Há um ano, na primeira etapa da Volta à Polónia, Jakobsen foi, no 'sprint', atirado para as barreiras laterais por Dylan Groenewegen e fraturou o crânio, com gravidade, e o palato também.

O regresso do 'sprinter' da Deceuninck-QuickStep foi-se fazendo aos poucos, a partir de abril na Volta a Turquia. Em julho, já demonstrava que não ficou com medo e ganhou duas etapas da Volta à Valónia.

"É um sonho tornado realidade. Depois da queda, foi um caminho complicado para regressar. Mas muita gente acreditou em mim, é um bocado a vitória deles", disse, no final da tirada, o vencedor, emocionado.

Jakobsen demonstrou muita força no final, sobretudo nos últimos 50 metros, a responder ao primeiro ataque de Arnaud Démare, superiormente bem lançado por Jacopo Guarnieri.

Com o sucesso de hoje Jakobsen arrebata a camisola verde, dos pontos, enquanto a vermelha, da liderança geral, continua com Taaramae.

O estónio teve um dia tranquilo, só sobressaltado pela queda, sem consequências físicas, já em Molina de Aragón.

A 11 quilómetros da meta 'morria' a fuga de um trio de segundas linhas, composto pelos espanhóis Joan Bou, da Euskatel Euskadi, e Carlos Canal e Angel Madrazo, ambos da Burgos BH. O mais bem posicionado estava a 7.25 minutos do líder, pelo que nunca houve perigo real para Taaramae.

Com a aceleração da parte final, Taaramae foi numa das 'ondas' de queda coletiva. Em poucos segundos reergueu-se e fez-se ao caminho, 'confortado' por saber que ia ser creditado com o tempo do vencedor do dia.

No pelotão chegaram os portugueses Rui Oliveira (AE-Team Emirates), em 15.º, e Nélson Oliveira (Movistar), em 154.º.

Na geral, Rui Oliveira sobe dois lugares, para 107.º, a 13.10, e Nélson Oliveira mantém o 124.º, a 14.52.

Na quarta-feira, a etapa tem 184,4 km e liga Tarancon a Albacete, sem qualquer subida para o prémio da montanha.

Fonte: Lusa

“Na 82.ª edição da Volta a Portugal, a iniciativa solidária “Pedalar por uma Causa” bateu o seu recorde”


Portugal pedalou 3906,3 km por uma causa - Rubis Gás vai doar 19.531 euros


Por: Joana Cortez Pinto

O projeto de responsabilidade social “Pedalar por uma Causa”, uma iniciativa da Rubis Gás cofinanciada pela Rubis França, que visa a angariação de fundos para apoiar instituições de solidariedade social, e que se realizou pelo quarto ano, no âmbito do patrocínio da Camisola Verde da Volta a Portugal em Bicicleta, foi uma vez mais um sucesso.  

Portugal pedalou 3906,3 quilómetros conseguindo, assim, um total de 19.531 euros. Este valor será agora repartido por três instituições de solidariedade social: o Grupo Dançando com a Diferença, o Centro Comunitário Bento XVI e a Associação das Aldeias de Crianças SOS Portugal. 

O Dançando com a Diferença surgiu como um projeto piloto no ano de 2001 na Região Autónoma da Madeira, com o objetivo de implementar atividades de Dança Inclusiva, inexistentes na Madeira naquela altura. Anos depois constituiu-se como uma companhia profissional que, atualmente, tem vários objetivos destacando-se, entre eles a possibilidade de juntar em palco pessoas com e sem deficiências por uma só causa: Dançar.

Sob Direção Artística de Henrique Amoedo, em mais de 15 anos de atividade, tornou-se uma referência nacional e internacional dentro das artes contemporâneas, ocupando um patamar de referência dentro do panorama artístico europeu quando falamos de Arte Inclusiva.

O Centro Comunitário Bento XVI é uma IPSS em funcionamento desde 2010, sediada na freguesia de Borba da Montanha, no concelho de Celorico de Basto, vocacionada essencialmente para apoiar crianças e pessoas Idosas. Trata-se de um equipamento construído de raiz, que possui gabinetes para atendimento e apoio logístico, gabinetes de saúde, quartos, instalações sanitárias, salas de convívio/atividades, arrecadações, cozinha/despensa, refeitório, lavandaria, rouparia e espaços verdes exteriores. Desenvolve três respostas sociais: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), com capacidade para 53 utentes, Serviço de apoio Domiciliário (SAD), para 73 utentes e ainda Creche, para 33 utentes. 


As Aldeias de Crianças SOS de Portugal pertencem a uma federação mundial (SOS Kinderdorf International) que trabalha para proteger e cuidar de crianças que perderam os cuidados parentais ou que correm o risco de perdê-los. Acolhe crianças e jovens num modelo familiar de cuidados alternativos diferenciado em que as crianças vivem numa casa, com um/a cuidador/a de referência, permanecendo junto dos seus irmãos biológicos no ambiente protetor da Aldeia e fazendo parte ativa e integrante da comunidade.

Na área da prevenção, realizam o Programa de Fortalecimento Familiar, que intervém junto das famílias biológicas capacitando-as para um cuidado protetor do bem-estar das suas crianças, prevenindo a institucionalização. Em Portugal, as Aldeias SOS acolheram já 696 crianças nas Aldeias SOS de Bicesse, Gulpilhares e Guarda e apoiaram 481 crianças e jovens através do Programa de Fortalecimento Familiar.

A maior prova do ciclismo português decorreu entre os dias 4 e 15 de agosto. Contou com 130 atletas de 19 equipas numa competição em que foram percorridos mais de 1.568 quilómetros. O vencedor da 82.ª Volta a Portugal foi o ciclista Amaro Antunes da W52 e a Camisola Verde Rubis Gás foi entregue a Rafael Reis, da Efapel, vencedor da última etapa contrarrelógio em Viseu.


Sobre a Rubis

 

A Rubis (Rubis Energia Portugal S.A) pertence a um grupo internacional francês que opera há mais de 25 anos no setor da energia e está presente na Europa, África e nas Caraíbas. Surge em Portugal em 2014 com o negócio da distribuição de GPL propano e butano, fornecendo milhares de clientes dos mais diversos setores de atividade: hotelaria, restauração, saúde, indústria, agricultura, comércio e consumo doméstico.

A sede da Rubis Energia Portugal S.A situa-se em Lisboa, sendo que também tem uma delegação no Porto e instalações em Faro, Viseu, Cantanhede e Vila do Conde. A Rubis Energia Portugal S.A. detêm ainda participação na CLC - Companhia Logística de Combustíveis, S.A. (Aveiras); na Pergás - Armazenagem de Gás, A.C.E. (Perafita); na Sigás - Armazenagem de Gás, A.C.E. (Sines, complexo de armazenagem de GPL em caverna) e ainda SAAGA (Açores).

A Rubis Gás é a marca comercial da Rubis Energia Portugal. Em 2020 a Rubis Gás foi, uma vez mais, a empresa líder no setor do “gás em garrafa”, de acordo com o ECSI - Portugal, o Índice Nacional de Satisfação do cliente. Em 2021 foi lançada a APP Rubis Gás, uma aplicação para encomenda de gás em garrafa.  Mais em www.rubisgas.pt.

Fonte: THE PRCOLLECTIVE


“Fabio Jakobsen vence quarta etapa e Rein Taaramae mantém liderança”


Ciclista holandês cumpriu os 163,9 quilómetros entre Burgo de Osma e Molina de Aragón em 3:43.07 horas

 

Por: Lusa

Foto: EPA/LUSA

O holandês Fabio Jakobsen (Deeuninck-QuickStep) venceu esta terça-feira ao 'sprint' a quarta etapa da Volta à Espanha em bicicleta, com o estónio Rein Taaramae (Intermarché-Wanty-Gobert) a manter a liderança.

No final dos 163,9 quilómetros entre Burgo de Osma e Molina de Aragón, Jakobsen venceu em 3:43.07 horas, o mesmo tempo do francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ) e o dinamarquês Magnus Cort (EF Education-Nippo), segundo e terceiro, respetivamente.

Na geral, Taaramae, apesar de ter caído, mas nos últimos três quilómetros, mantém a liderança, com 25 segundos de avanço sobre o francês Kenny Elissonde (Trek-Segafredo) e 30 do que o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), vencedor das últimas duas edições da Vuelta.

Na terça-feira corre-se a quinta etapa, com uma ligação praticamente plana de 184,4 quilómetros, entre Tarancón e Albacete.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Sernancelhe recebe Campeonato Nacional de Estrada

Por: José Carlos Gomes

O Campeonato Nacional de Estrada para juniores e cadetes masculinos e para cadetes, juniores e masters femininas (apenas de contrarrelógio) disputa-se no próximo fim de semana, em Sernancelhe. O pelotão profissional corre o Circuito da Malveira, no domingo.

Sernancelhe, no distrito de Viseu, vai receber os cerca 300 de participantes no Campeonato Nacional de Estrada. No sábado correm-se os contrarrelógios de femininas, cadetes e juniores. No domino apenas competem os rapazes, os cadetes de manhã e os juniores de tarde.

O programa abre com o contrarrelógio feminino, às 14h30 de sábado. Segue-se, às 15h15 a prova para atribuição dos títulos nacionais de cadetes masculinos. São exercícios individuais com 14,6 quilómetros. Os juniores competem a partir das 16h15, tendo pela frente um contrarrelógio de 18,9 quilómetros.

Domingo será o dia para ficarmos a conhecer os campeões nacionais de fundo em cadetes e em juniores. Os sub-17 vão percorrer 73,5 quilómetros, resultantes de três voltas a um circuito de 24,5 quilómetros de perímetro. A partida acontecerá às 10h00. Cinco horas mais tarde inicia-se a corrida de juniores, que darão cinco voltas ao mesmo circuito, totalizando 122,5 quilómetros.

Uma semana depois de terminar a Volta a Portugal, o pelotão de elite junta-se às equipas de clube para disputar, no domingo, o Circuito da Malveira. Tal como manda a tradição desta corrida popular, tudo começa com os 55 quilómetros da prova de estrada, às 14h00. O programa continua na pista da Malveira.

Este será o único dos tradicionais circuitos pós-Volta a Portugal que se realizará em 2021. Provas habitualmente associadas às festas populares locais, os circuitos foram maioritariamente cancelados, devido às limitações impostas às festividades, devido à pandemia.

 

Mais eventos oficiais

 

22 de agosto: 4.ª Prova da Taça da Madeira de Enduro BTT – West Gravity, Calheta

22 de agosto: 4.ª Prova da Taça Promotora de XCO, Angra do Heroísmo, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Maria Martins conquista medalha de prata em eliminação em pista”


Por: José Carlos Gomes

Maria Martins conquistou hoje a medalha de prata na prova de eliminação feminina para sub-23 no Campeonato da Europa de Pista, que decorre em Apeldoorn, Países Baixos.

A corredora portuguesa fez uma corrida sempre bem colocada, nunca estando em risco de eliminação. Assumindo o favoritismo, Maria Martins teve uma prova de grande desgaste, na procura do melhor posicionamento. As adversárias foram “caindo” uma atrás da outra até ficarem em pista as duas mais fortes.


No duelo a duas, a italiana Chiara Consonni revelou-se mais explosiva, pedalando para a medalha de ouro. Maria Martins foi a segunda classificada. A terceira foi a neerlandesa Marke van der Duin. Foi a décima medalha de Maria Martins em Europeus e Mundiais.

“Foi uma corrida muito competitiva, com bom nível, rápida e bem disputada. Preferi fazer uma corrida segura, para evitar situações de risco. Isso obrigou-me a gastar mais energia, mas foi uma opção consciente. Cheguei um pouco justa à disputa com a Chiara Consonni. Sabia que com ela, que é muito explosiva, teria poucas hipóteses. Tentei levá-la para a parte de cima da pista, mas ela não caiu no ‘engodo’. Para o resto do europeu podem esperar de mim entrega e dedicação. Vou dar o meu melhor em todas as provas, embora o objetivo principal seja o omnium”, afirmou Maria Martins.


A júnior Beatriz Roxo estreou-se em Campeonatos da Europa com o sétimo lugar na prova de scratch para juniores femininos. Fazendo uma corrida conservadora, sempre no seio do pelotão, a portuguesa entrou nas movimentações da última volta que viriam a decidir a corrida a favor da italiana Valentina Basilico, que teve no pódio a companhia da belga Marith Vanhove e da polaca Maja Tracka. Beatriz Roxo conseguiu o sétimo posto entre as 20 participantes, um lugar claramente na primeira metade da classificação.

Rodrigo Caixas foi o primeiro português a competir nestes Europeus que decorrem nos Países Baixos. Disputou a qualificação de perseguição individual, concluindo o contrarrelógio de 4 quilómetros em 4’27’220. Alcançou dois objetivos: melhorou a marca pessoal em cerca de 8 segundos e gastou menos de 4m30s para completar a prova. Este desempenho valeu-lhe o 12.º lugar entre 19 participantes. O vencedor foi o alemão Tobias Buck Gramcko, seguido pelo compatriota Nicolas Heinrich e pelo italiano Manlio Moro.


Diogo Narciso não teve a melhor estreia como sub-23 em Campeonatos da Europa, sendo o primeiro a sair de pista na corrida de eliminação. O português teve um arranque lento, perdeu alguns metros para o pelotão logo de início e não foi capaz de manter-se em prova. Foi o vigésimo classificado. O mais forte nesta corrida foi o neerlandês Maikel Zijlaard, diante do alemão Tim torn Teutenberg e do britânico William Tidball.

Portugal volta a estar representado nas competições de quarta-feira. Maria Martins é a primeira a subir à pista, disputando a prova feminina de scratch, às 18h00. Vinte minutos depois Beatriz Roxo corre a eliminação para juniores femininos. Diogo Narciso fecha o dia português em Apeldoorn, alinhando no scratch para sub-23 masculinos, às 18h50.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com