quarta-feira, 25 de maio de 2022

“Ricardo Batista confiante em bom resultado nos Europeus sprint”


Campeonatos vão decorrer no fim de semana em Olsztyn, na Polónia

 

Por: Lusa 

Foto: Triatlo Portugal

O triatleta Ricardo Batista mostrou-se esta quarta-feira confiante em poder repetir o bom resultado obtido nos últimos Europeus de sprint, durante os campeonatos que vão decorrer no fim de semana em Olsztyn, na Polónia.

No ano passado, nos campeonatos disputados em Kitzbuhel, na Áustria, Ricardo Batista sagrou-se campeão europeu na categoria de sub-23. "Este ano, a prova promete ser bastante interessante. No ano passado, ela correu-me da melhor maneira, com a conquista do lugar mais alto no pódio", disse à agência Lusa o triatleta, campeão mundial de juniores em 2019.

O atleta revela-se confiante para a prova, que repete o mesmo formato do ano passado, com a disputa de meias-finais e final.

"Este ano, repete-se o mesmo formato do ano passado. Espero que corra tudo bem. Ainda sou sub-23 e, claro, que o principal objetivo era repetir o pódio do ano passado mas, se o conseguisse na prova de elite, então era superar as expectativas", afirmou.

A prova de sprint (700 metros natação, 20 km ciclismo, 5 km atletismo) é metade da distância olímpica, mas, nos europeus, a exemplo do que já sucedeu no ano passado, as meias-finais e final dos sub-23 e elites serão disputadas no sistema de super sprint (300 metros natação, 7 km ciclismo, 1,5 atletismo).

O atleta luso admitiu que já não disputa aquela distância (na Áustria foram 500 metros natação, 12 km ciclismo e 3,1 km atletismo) desde que se sagrou campeão europeu no ano passado: "Sinceramente, já não faço essas distâncias desde o último europeu, mas espero que corra tão bem quanto o último".

Entre os restantes atletas, Filipe Marques rumou à Polónia com a ambição de repetir a medalha de bronze que alcançou na última temporada. "As minhas expectativas são voltar a fazer pódio e, se possível, tentar lutar por um lugar ainda melhor, segundo ou primeiro", sublinhou o paratriatleta português, em declarações à assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Triatlo.

Já para Maria Tomé, o primeiro objetivo passa por ultrapassar a meia-final: "Em 2021, não consegui apurar-me para a final A, por isso, o objetivo é vingar o resultado do ano passado".

Os Campeonatos da Europa de triatlo sprint vão decorrer em Olsztyn, na Polónia, entre 27 e 29 de maio.

Fonte: Record on-line


“«O pódio é possível»: os cálculos de João Almeida para ainda chegar ao 3.º lugar do Giro”


Ciclista português caiu para o 4.º lugar da geral após 17.ª etapa, mas assegurou não querer desistir até final

 

Por: Record com Lusa

Foto: Reuters

João Almeida sentiu dificuldades na 17.ª etapa do Giro, a qual terminou em 14.º lugar e caiu para 4.º na geral, por troca com Mikel Landa, da Bahrain Victorious. Ainda assim, o ciclista da UAE Emirates não atira a toalha ao chão e aposta no regresso ao pódio.

"Ontem foi muito difícil, não me senti no meu nível normal nas últimas subidas. Faltam três dias difíceis e depois um contrarrelógio, por isso o pódio ainda é possível, ainda que não seja fácil", frisou o português.

"Vou continuar a lutar e não desistir até ao último quilómetro. O Giro ainda não acabou", assegurou.

O líder da classificação da juventude, que cortou a meta em 14.º, perdeu tempo para o líder da geral, o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), mas também para o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), segundo, a três segundos. Além disso, foi ultrapassado pelo espanhol Mikel Landa (Bahrain Victorious), que subiu a terceiro, a 1.05 minutos, com o português a cair para quarto, a 1.54 do líder e a 49 segundos do pódio.

Questionado sobre o que correu mal na tirada de hoje, o ciclista de 23 anos, das Caldas da Rainha, explicou que não se sentia "muito bem desde o início". "Não tinha recuperado a 100% de terça-feira. As pernas não estavam em níveis normais. Não sabia se era só eu ou os outros também. Era só eu", comentou.

Fonte: Record on-line

“Giro: João Almeida perde terceiro lugar numa etapa ganha por Santiago Buitrago”


O português encontra-se a Mikel Landa (Bahrain) que passou a deter a terceira posição

 

Dia menos positivo para João Almeida no Tour. O ciclista português (UAE Team Emirates) terminou na 14.ª posição na 17.ª etapa e saiu do pódio por troca com o espanhol Mikel Landa (Bahrain).

Almeida está agora no quarto posto da prova italiana a 1,54 do líder Richard Carapaz (INEOS) que é para já o dono da camisola rosa. Na segunda posição, Jai Hindley (Bora-Hansgrohe) está no segundo lugara três segundos.

Em relação à etapa, que ligou Ponte di Legno e Lavarone (168 quilómetros) o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain) foi o grande vencedor.

Rui Costa da (UAE Team Emirates) chegou na 44.º lugar e está no 41.º posto da geral. Rui Oliveira terminou na 119.º na etapa e também ao 145.º posto da tabela.

 

Top 10 da etapa

Giro de Itália etapa 17 Ponte Di Legno a Lavarone 168 kms

 

1. Santiago Buitrago (Col) Bahrein-Vitorioso, em 4-27-41

2. Gijs Leemreize (Ned) Jumbo-Visma, aos 35s

3. Jan Hirt (Cze) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux, em 2-28

4. Hugh Carthy (GBr) EF Education-EasyPost, ao mesmo tempo

5. Richard Carapaz (Ecu) Ineos Grenadiers, em 2-53

6. Jai Hindley (Aus) Bora-Hansgrohe, ao mesmo tempo

7. Mauri Vansevenant (Bel) Quick-Step Alpha Vinyl, em 2-57

8. Koen Bouwman (Ned) Jumbo-Visma, em 2-59

9. Guillaume Martin (Fra) Cofidis

10. Mikel Landa (Spa) Bahrein-Vitorioso, ao mesmo tempo

 

“Classificação geral após etapa 17”

 

1. Richard Carapaz (Ecu) Ineos Grenadiers, em 73-19-40

2. Jai Hindley (Aus) BORA-hansgrohe, aos 3 segundos

e 3. Mikel Landa (Esp) Bahrein-Vitorioso, em 1-05

4. João Almeida (Por) Emirados Árabes Unidos, em 1-54

5. Vincenzo Nibali (Ita) Astana Qazaqstan Team, em 5-48

6. Pello Bilbao (Esp) Bahrein-Vitorioso, em 6-19

7. Jan Hirt (Cze) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux, em 7-12

8. Emanuel Buchmann (Ger) BORA-hansgrohe, em 7-13

9. Juan Pedro López (Spa) Trek-Segafredo, em12-27

10. Domenico Pozzovivo (Ita) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux, em 12-30

Fonte: Sapo on-line

“Simon Yates abandona prova no decurso da 17.ª etapa do Giro”


BikeExchange-Jayco, equipa do ciclista britânico, prometeu mais informações "para breve"

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista britânico Simon Yates, vencedor da segunda e 14.ª etapas, abandonou esta quarta-feira a Volta a Itália, no decurso da 17.ª tirada, anunciaram a organização do Giro e a sua equipa, a BikeExchange-Jayco.

Distanciado do grupo de favoritos desde os quilómetros iniciais da ligação de 168 quilómetros entre Ponte di Legno e Lavarone, o britânico, há muito arredado da luta pela camisola rosa, acabou mesmo por desistir, com a sua formação a prometer mais informações "para breve", numa publicação na rede social Twitter.

Vencedor da Vuelta'2018 e terceiro no Giro'2021, Yates conquistou o contrarrelógio do segundo dia desta edição, em Budapeste, assim como a 14.ª tirada, passando a somar seis triunfos na corsa rosa.

O líder da BikeExchange Jayco ocupava a 21.ª posição da geral, a mais de 32 minutos do camisola rosa, o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), depois de ter hipotecado o sonho de vencer o Giro na nona etapa, quando perdeu, no Blockhaus, 11 minutos para os principais candidatos ao pódio final.

Fonte: Record on-line

“Girmay ficou sem sequelas de acidente com rolha de espumante no Giro”


Ciclista eritreu expressou ainda o desejo de "poder voltar à estrada em breve"

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

Biniam Girmay (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) ficou sem sequelas da lesão no olho esquerdo, resultante de um acidente com uma rolha de espumante no pódio do Giro, confirmou esta quarta-feira o primeiro ciclista eritreu a vencer uma etapa em grandes Voltas.

"Sinto-me melhor, estou feliz por não ter sequelas. Quero agradecer aos médicos e à minha equipa pelo apoio. Espero poder voltar à estrada em breve, depois de descansar em casa, em Asmara", declarou o corredor de 22 anos, citado na conta oficial do Twitter da Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux.

Na mesma rede social, a equipa belga revela que Biniam Girmay foi submetido "a nova avaliação médica na Bélgica, na terça-feira" e que o "seu olho necessita de descanso adicional", devendo regressar aos treinos nos próximos 10 dias.

O primeiro ciclista eritreu a vencer uma etapa em grandes Voltas foi forçado a desistir do Giro um dia depois de conquistar a 10.ª tirada da 105.ª edição, devido a uma hemorragia na câmara anterior do olho esquerdo, resultante do incidente que sofreu com a rolha do espumante, enquanto festejava o seu triunfo no pódio.

O ciclista de Asmara, de 22 anos, recebeu as flores costumeiras e, ao pegar na garrafa de espumante para festejar, a rolha da mesma soltou-se e acertou-lhe no olho esquerdo.

Girmay ainda prosseguiu com o protocolo do pódio, mas depois foi assistido pela equipa médica da Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux e da própria organização e foi transportado para o hospital para exames adicionais.

Devido a este infeliz incidente, o jovem corredor, que já tinha feito história ao ser o primeiro subsariano a triunfar numa das grandes clássicas, ao impor-se na Gent-Wevelgem, despediu-se do Giro em 18 de maio, depois de ter escrito nova e rara - página no livro da diversidade no desporto.

Nas pisadas do britânico Chris Froome, um homem nascido no Quénia que acabou a vencer as três grandes Voltas, o eritreu tornou-se no primeiro negro africano a vencer uma etapa numa dessas corridas.

Fonte: Record on-line

“Museu Joaquim Agostinho vai acolher exibição de documentário no Dia Mundial da Bicicleta”


No âmbito da rúbrica “E o cinema vai para…” do ciclo “Café com Filmes”, vai ser exibido no próximo dia 3 de junho (Dia Mundial da Bicicleta), pelas 21h00, no espaço exterior do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, em Torres Vedras, o documentário A Alma de um ciclista (realizado por Nuno Tavares).

Neste documentário (de 2020), por meio de um grupo de ciclistas "clássicos" e do seu interesse comum pela bicicleta clássica, os espetadores são levados a redescobrir premissas importantes para se ter uma visa mais feliz, que se vão perdendo na sociedade moderna, como a importância da amizade, da ecologia, da valorização do antigo e da rejeição do consumismo. Tal como na vida, neste documentário, as bicicletas transportam, neste caso, para a descoberta, para a reflexão.

No final da projeção do documentário, que tem uma duração de 73 minutos, terá lugar uma conversa com o realizador do mesmo.

As inscrições para participar nesta atividade, as quais são gratuitas, devem ser efetuadas pelo n.º de telefone: 261 320 740; ou pelo email: mc.joaquimagostinho@cm-tvedras.pt  

Fonte: Câmara Municipal de Torres Vedras

“Clube de Natação de Torres Novas Campeonato da Europa de Triatlo”


Seis atletas do Clube de Natação de Torres Novas no Campeonato da Europa de Triatlo em Olsztyn na Polónia

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Seis triatletas do Clube de Natação de Torres Novasforam convocados para as Seleções Nacionais de Triatlo de Portugal e Bélgica, com vista à participação no Campeonato da Europa de Triatlo, que se realiza em Olsztyn na Polónia, entre os próximos dias 27 e 29 de maio.

Será uma prova disputada em formato de super-sprint (300m/natação, 8kms/ciclismo e 2kms/corrida), com as semifinais a serem realizadas na sexta-feira, 27/maio, e as finais no sábado, 28/maio.

João Nuno Batista e Gustavo do Canto vão estar presentes no Campeonato da Europa de Juniores, Ricardo Costa, Tiago Fonseca e Maria Tomé, estarão também neste campeonato europeu, mas a representar a seleção portuguesa em elites e sub23, enquanto Erwin Vanderplancke irá estar ao serviço da seleção belga.

Entre a equipa técnica que acompanha a seleção portuguesa vai estar também o técnico torrejano Paulo Antunes.

 

Os horários das provas, para acompanhamento através da triathlonlive.tv, são os seguintes:

Sexta-feira, 27 de maio

Juniores:

 

09h50 - João Nuno Batista na 1ª semifinal de juniores 1

10h50 - Gustavo Canto na 3ª semifinal de juniores 3

 

Sub-23:

 

13h10 - Maria Tomé na 1ª semifinal de Elites/Sub-23

16h00 - Ricardo Batista na 1ª semifinal de Elites/Sub-23

17h00 - Tiago Fonseca e Erwin Vanderplancke na 3ª semifinal de Elites/Sub-23

 

Sábado, 28 de maio

 

10h25 - Final B de juniores femininas

10h55 - Final B de juniores masculinos

12h45 - Final A de juniores femininas

13h15 - Final A de juniores masculinos

15h35 - Final B de Elites/Sub-23 femininas

16h05 - Final B de Elites/Sub-23 masculinos

17h55 - Final A de Elites/Sub-23 femininas

18h25 - Final A de Elites/Sub-23 masculinos

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Agenda de Ciclismo/Taça de Portugal de Downhill decide-se em Porto de Mós”


Por: José Carlos Gomes

O Btt está em destaque na agenda de ciclismo do próximo domingo. A quinta e última prova da Taça de Portugal de Downill (DHI) presented by Shimano disputa-se em Porto de Mós. A quarta corrida pontuável para a Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (Xco) corre-se no Fundão. Viana do Castelo recebe Encontro Inter-Regional de Escolas.

Numa temporada dominada pelos ciclistas estrangeiros, Porto de Mós, fará os acertos finais nas contas da Taça de Portugal de descida em Btt. A pista, com 2100 metros de extensão e um desnível de 380 metros – descida dos 1123 metros para os 743 – promete emoções fortes, com uma previsão de tempo de prova para cada atleta superior aos três minutos e meio.

Com o sábado dedicado aos treinos livres e aos treinos oficiais, será no domingo que a competição acontece. Às 11h00 começa a primeira descida, estando a final marcada para as 14h30. O espanhol Rafael Bascón (ITEA Sports) e a portuguesa Margarida Bandeira (Wildboys/Riding Addiction) comandam as gerais masculina e feminina de elite. Se entre os homens a geral parece mais segura, entre as mulheres Sara Ferreira (Maiatos) será uma adversária de peso na luta pela Taça de Portugal

Já a Taça de Portugal de Xco desloca-se para o Fundão, na serra da Gardunha, onde a corrida portuguesa é também uma prova de classe 1 UCI, motivo pelo qual há várias nacionalidades representadas entre os cerca de 300 inscritos.

O dia de corridas será preenchido e começa cedo. Às 9h00 inicia-se a prova de cadetes masculinos e femininos. Às 10h15 partem os juniores masculinos e todas as categorias femininas exceto cadetes. Os masters e os paraciclistas correm às 12h30. Os corredores de elite e sub-23 ouvem o tiro de partida às 14h30.

A tarde de sábado será passada em Viana do Castelo para as escolas de ciclismo de estrada da região Norte. É naquela cidade, no Campo da Agonia, que se realiza o Encontro Inter-Regional de Escolas, com início marcado para as 14h30. No mesmo dia, as crianças e os adultos vianenses, são convidados a aprender a andar de bicicleta. Também no Campo da Agonia vai decorrer mais uma ação do programa Pedala com a Cofidis, que, de forma gratuita, oferece aulas de iniciação aos interessados de todas as idades.

 

Mais eventos oficiais

 

28 e 29 de maio: Volta ao Concelho de Almodôvar Master

29 de maio: Ripenabike, Taça de Xcm de Vila Real, Ribeira de Pena

29 de maio: II Prova da Taça do Algarve de Cadetes e Juniores, Almodôvar

29 de maio: Taça de Estrada do Pico e Faial, Horta, Faial, Açores

29 de maio: Campeonato da Madeira de Xco, Parque Ecológico do Funchal, Madeira

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Prémio de Ciclismo "Viana do Castelo Fica no Coração"


Viana do Castelo recebe dia 28 de maio (sábado) o Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo - 23.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração.

Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, o 23º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração decorrerá entre as 14h30 e as 17h30 no Campo da Agonia.

O programa de atividades inicia-se pelas 14h30 com a prova de destreza de iniciados, prosseguindo pelas 14h45 com o contrarrelógio individual de juvenis. A partir das 15 horas, a 23ª edição do Prémio Viana do Castelo Fica no Coração prosseguirá com a prova de destreza de infantis, enquanto os pupilos/benjamins entram em ação às 15h30. Seguem-se as provas em linha, com os iniciados a darem as primeiras pedaladas pelas 16 horas, seguindo-se os infantis (16h15) e terminando o programa com a prova de juvenis que começará às 16h45.

O 23.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração tem o apoio do Município de Viana do Castelo / Viana do Castelo 2023 Cidade Europeia do Desporto, Tensai, Sambiental, Pipe Solutions, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Navega Rías Baixas, SEG 3 Mediação de Seguros e revista Ciclismo a Fundo.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com