domingo, 30 de janeiro de 2022

“Amaury Capiot triunfa em Marselha na abertura da temporada francesa”


Por: José Morais

Como habitual, arrancou no último domingo de janeiro a época de ciclismo francesa, com o Grande Prémio de Marselha, uma clássica com um percurso bastante ondulado, onde alguns ciclistas mais persistentes, tentam sempre impedir os sprinters de tentar chegar à frente para discutirem a vitória, e logo no início da prova, formava-se uma fuga com sete corredores, onde se destacavam os combativos Nicolas Debeaumarché e Alexis Gougeard.

Com a corrida a ser controlada até aos últimos quarenta quilómetros, numa altura onde os ciclistas tinham pela frente as maiores dificuldades do dia, com Alberto Bettiol a lançar o primeiro ataque, servindo de motivação para uma movimentação mais agressiva e séria para Diego Ulissi, com o experiente ciclista italiano a chegar mais rapidamente a Gougeard e Debeaumarché, trazendo na sua roda Sandy Dujardin, com a diferença a ser de um minuto, onde Guillaume Martin começou a sentir perigo, e foge do pelotão, levando na companhia sua Alexys Brunel.

Com esta fuga, os dois ciclistas conseguem chegar ao grupo de Diego Ulissi a dezassete quilómetros do final da corrida no início da subida do Col de la Gineste, com Guillaume Martin a partir sozinho sem ninguém o conseguir acompanhar o ciclista da Cofidis, o qual tinha muito vento de frente, e ainda o grande trabalho da Arkea-Samsic e da Trek-Segafredo, os seus grandes inimigos, que acabaram com a sua aventura apenas a seis quilómetros e quinhentos metros do final na descida para Marcelha.

Entretanto a TotalEnergies aparecia nos últimos mil metros, fazia um excelente lançamento para o seu ciclista Edvald Boasson Hagen, mas o norueguês lançava o seu sprint muito cedo, com Amaury Capiot e Mads Pedersen a seguirem na sua roda, tudo dava a entender que o antigo campeão mundial teria vantagem, mas o belga da Arkea-Samsic era mais forte, e na ponta final foi muito superior, acabando por vencer, uma vitória muito convincente, sendo a primeira na sua carreira, com Francisco Galvan, o espanhol a completar o pódio.

 

No final o top dez:

 

1º Amaury Capiot da Team Arkéa Samsic

2º Mads Pedersen da Trek - Segafredo

3º Francisco Galván da Equipa Kern Pharma

4º Edvald Boasson Hagem da TotalEnergies

5º Benoît Cosnefroy da AG2R Citroën Team

6º Bryan Coquard da Cofidis

7º Georg Zimmermann da Intermarché - Wanty - Gobert Matériaux           

8º Diego Ulisse da   UAE Team Emirates

9º Alessandro Covi da UAE Team Emirates

10º Alberto Bettiol da EF Education-EasyPost

“Arnaud De Lie soma primeira vitória como profissional no Troféu Praia de Palma”


O colombiano Juan Sebastián Molano (UAE Emirates) foi segundo

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O jovem belga Arnaud De Lie (Lotto-Soudal) somou este domingo a primeira vitória como ciclista profissional, ao triunfar ao 'sprint' no Troféu Praia de Palma - Palma, última prova do Challenge de Maiorca.

Proveniente da equipa sub-23 da Lotto-Soudal, De Lie, de 19 anos, estreou-se a vencer, ao triunfar 3:54.23 horas, no final dos 169,1 quilómetros, entre S'Arenal e Palma.

O colombiano Juan Sebastián Molano (UAE Emirates) foi segundo com o mesmo tempo, tal como o belga Sasha Weemaes (Vlaanderen-Baloise), que ficou na terceira posição.

André Carvalho (Cofidis) foi o melhor português, na 80.ª posição, a 23 segundos de De Lie, com Daniel Viegas (EOLO-Kometa) a fechar no 148.º, a 10.55, enquanto Iuri Leitão (Caja Rural) não terminou.

Fonte: Record on-line

“Emel abre estações da Gira nas freguesias de Santa Maria Maior e Arroios”


Por uma mobilidade sustentável

 

Por: Maria Teresa Loureiro

A EMEL abre na segunda-feira oito estações da Rede de Bicicletas Partilhadas GIRA, três na Freguesia de Santa Maria Maior e cinco na Freguesia de Arroios, numa ação que conta com a presença do Vereador do Planeamento de Mobilidade da CML, Ângelo Pereira, e do Presidente da EMEL, Luís Natal Marques, com ponto de partida na Estação GIRA da Praça do Rossio, às 12h00.


Estas estações vêm consolidar a ligação da Rede de Bicicletas Partilhadas na Baixa Pombalina e em Arroios, e permitir um melhor acesso à Frente Ribeirinha, dando assim continuidade ao trabalho que a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento tem vindo a desenvolver para que Lisboa tenha uma mobilidade cada vez mais sustentável.

As oito estações correspondem a um acréscimo de 129 docas da GIRA, estando prevista a abertura de mais três estações, duas na Freguesia dos Olivais (58 docas) e uma no Lumiar (33 docas), a partir a segunda semana de fevereiro.

 

As oito Estações da GIRA que entram em funcionamento nas Freguesias de Santa Maria Maior e Arroios são:

 

223     - Praça do Rossio

226     - Rua dos Fanqueiros / Rua da Assunção

220     - Rua do Comércio

316     - Rua António Pedro / Rua Pascoal de Melo

315     - Jardim Constantino

313     - Rua Frei Francisco Foreiro / Rua de Arroios

311     - Avenida Almirante Reis / Travessa do Maldonado

314     - Rua Marques da Silva / Rua António Pedro

 

A partir de agora, Lisboa passa a ter 110 Estações GIRA em operação, que representam um total de cerca de 2.100 docas para bicicletas. Atualmente, GIRAm na cidade mais de 1.000 bicicletas da Rede de Bicicletas Partilhadas de Lisboa.

Fonte: Emel

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados regressa com a Gala de Apresentação e continua a fazer história”


Por: Xavier Silva

O auditório do Centro de Animação Cultural de Mortágua encheu este sábado, dia 29, para conhecer e aplaudir a Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados que vai para a estrada na presente temporada. Os 11 ciclistas, equipa técnica e staff apresentaram-se publicamente numa cerimónia cuidada e ao som da banda “Day Tay” e com a voz de António Teixeira Correia.


São 11 os ciclistas que compõem o plantel para a temporada de 2022, alguns deles novos reforços. Da temporada 2020 mantém-se cinco ciclistas, são eles Francisco Morais, Rui Carvalho, Leangel Linarez, Ángel Sanchez e Pedro Pinto, este último que segue para a 4ª temporada com as nossas cores. As “caras” novas são o colombiano Nicolas Saenz, e os portugueses Gonçalo Amado, João Matias, Bruno Silva, Gonçalo Carvalho (natural de Mortágua) e António Barbio, estes três último acabam por ser regressos à nossa estrutura.


Da equipa técnica fazem parte os massagistas que transitam da época passada, Gaspar Silva e José Leite, os mecânicos Hélder Silva e João Carvalho. Na Direção Desportiva há a salientar a entrada de Gustavo Veloso para o comando técnico da equipa, galego, de 41 anos de idade, e um dos homens mais respeitados no pelotão nacional, abraça neste momento um novo desafio na sua carreira, após cerca de duas décadas no profissionalismo. Xavier Silva mantém-se como Diretor Desportivo Adjunto, enquanto Leonor Silva assume a presidência do Velo Clube do Centro.


Uma gala marcada por momentos muito emocionantes, tais como a homenagem ao nosso mentor Pedro Silva, que nos deixou no ano de 2021. Muitos foram os momentos onde foi recordado e honrado após tudo o que fez por este projeto. Também foi homenageado Dr. Afonso Abrantes, que também nos deixou em 2021, foi durante 24 anos presidente da Câmara Municipal de Mortágua.

Em 1999, quando foi fundado este clube, foi o Dr. Afonso que deu a mão e impulsionou este projeto que chegou ao patamar de equipa Continental nos dias de hoje. Um homem solidário que nos ajudou muito, bem como ao concelho de Mortágua. Por último, uma homenagem ao Eng. José Júlio Norte, foi até ao ano de 2021 o presidente da Câmara Municipal de Mortágua e viveu de perto e intensamente alguns dos momentos mais emocionantes, nomeadamente os da última temporada. Um obrigado especial a um homem de causas que sempre apoiou o ciclismo em Mortágua e fez crescer este projeto.


O diretor desportivo Gustavo Veloso, afirmou que “Estou agora a iniciar a minha carreira de diretor desportivo e logo nesta que é uma equipa que tem um carisma especial. Um rigor, profissionalismo ao qual eu também me identifico e ansioso para podermos

começar as provas e poder mostrar todo o nosso potencial. Viemos agora de um estágio de 15 dias no Algarve onde trabalhamos muito e onde vi a equipa muito focada!”.


Já Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo também enalteceu a grande apresentação que a equipa proporcionou e afirmou que “o ciclismo só tem a ganhar com equipas com esta dinâmica e hoje foi feita aqui uma grande homenagem ao Pedro Silva e pelo que vejo a forme dele trabalhar está a ser mantida com o máximo rigor. Um bem-haja a todos os que fazem parte desta equipa e que seja um 2022 repleto de sucessos”.

Fernando Tavares Pereira, Presidente do Concelho de Administração do Grupo Tavfer, afirmou que “O Grupo Tavfer orgulha-se de fazer parte de um projeto desta natureza e certamente podem contar connosco para tudo o que for preciso”.


O presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Dr. Ricardo pardal, viu o passado sábado como “mais um marco no desporto mortaguense”. A apresentação que encheu o Centro de Animação Cultural de Mortágua foi motivo de orgulho também por parte do presidente da Câmara Municipal de Mortágua. “Este é um projeto que impulsiona o nome de Mortágua e as gentes de Mortágua. É para nós um orgulho continuar esta ligação com o Velo Clube do Centro e apelo também às empresas de Mortágua para que apoiem este e outros projetos de Mortágua. Contem connosco, iremos estar aqui!”.


Por último, Sr. Daniel da Ponte, responsável pelo marketing do Grupo CAC, afirmou que “É com enorme satisfação que hoje viajámos até Mortágua para a Gala de Apresentação da Equipa e também é muito bom ver de novo um anfiteatro praticamente cheio! Os Ovos Matinados são certamente um aliado naquilo que é a dieta dos corredores e também por isso, este ano reforçámos a nossa parceria com este projeto, porque desde o primeiro momento, sentimos que para além do aspeto pessoal, existe muito profissionalismo. Boa sorte a todos para a Temporada 2022!”.

A Tavfer-Mortágua-Ovos matinados está neste momento a duas semanas de iniciar a Temporada 2022. No dia 13 de Fevereiro dão-se as primeiras pedaladas da época, com a Prova de Abertura Região de Aveiro, prova que tem partida em Cortegaça – Ovar e chegada a Águeda, no final de 172,1 quilómetros.

Fonte: Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com