sábado, 24 de junho de 2023

“Campeonato Nacional de Masters Masculinos”


10 masters sagrados Campeões Nacionais de Contrarrelógio

 

Por: Vasco Moreira

O Campeonato Nacional de Estrada de Masters masculinos começou este sábado, em Reguengos de Monsaraz, às 15h, com a prova de contrarrelógio, num percurso de 16,7 quilómetros entre Campinho e Perolivas, igual para todas as categorias. Ao todo, foram coroados 10 campeões de contrarrelógio.

Na categoria elite amador, José Afonso (Fontinhas Activa/Promotora) foi o mais rápido, com 21”29'41, sagrando-se campeão nacional, à frente de André Filipe (CPR A-do-Barbas/AKIplast/PVS) e João Jacinto (CPR A-do-Barbas/AKIplast/PVS), que fecharam o pódio.

Em masters 30-34, foi Renato Macedo (CPR A-do-Barbas/AKIplast/PVS) quem conquistou o título, com 22”24'71, tendo superado Tiago Miranda (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) e Fábio Amorim. Já em masters 35, Fábio Abreu (Proteu Cycling Team/Casa do Povo Retorta) sagrou-se campeão nacional com 21”38'71, à frente de Gonçalo Santos (Vulcal/Centro Ciclista do Centro) e Luís Godinho (UCA/TERRALEM LDA/PRACER PERFILES).

Nos masters 40-44, foi João Mariano (Viveiros Vitor Lourenço/Sintra C. Ciclismo) a festejar o título nacional, com 22”21'12, tendo superado José Leite (C.P.R. A-do-Barbas/AKIplast/PVS) e Marc Duarte. Por sua vez, em masters 45, foi Pedro Pinheiro (Bússola BTT/Peixovar) a sagrar-se campeão nacional, com 21”56'36, à frente de Octávio Cardoso (BlackBulls/CNI/NEUTURA) e Carlos Realinho.

O título de masters 50-54 foi entregue a Alberto Amaral (União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca), que terminou a prova em 22”05'42, tendo superado Jaime Vieira (Woodframe/Cosmati/AD Portomosense) e João Aldeano. Já Vítor Lourenço (Viveiros Vitor Lourenço/Sintra C. Ciclismo) foi o vencedor do título de masters 55, com 23”51'13, à frente de José Afonso (Fontinhas Activa/Promotora) e Mário Pereira.

Já em masters 60-64, o mais rápido foi Leonardo Sousa (Penacova/CE Gonçalves/Touch/Azeitonense), com 24”15'58, tendo conquistado o título à frente de Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e José Ferreira (CTM Vila Pouca BTT Team). Em masters 65, João Pinto (Boavista/RP/Paredes) liderou com 24”21'59, tendo batido a concorrência de Vítor Graça (Ciclismo 20kms Almeirim/Restaurante O Forno) e Pedro Oliveira (Academia Joaquim Agostinho/UDO) na luta pelo campeonato nacional.

Por fim, em master +70, Manuel Domingos (Centro de Ciclismo de Loulé/ITN -Mecânica e P) celebrou o título com 26”59'74, à frente de Manuel Pontes (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e Augusto Guerreiro (Academia Joaquim Agostinho/UDO). Importa referir que apenas três ciclistas desta categoria terminaram a prova.

Nota de destaque final para Alberto Amaral, João Mariano e Manuel Domingos, que revalidaram os títulos conquistados em 2022. Fábio Abreu também voltou a festejar, mas desta vez noutra categoria, depois de ter sido campeão de masters 30-34 em 2022.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Nacional de Estrada/Gonçalo Tavares campeão nacional de sub-23”


Por: José Carlos Gomes

Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon) sagrou-se hoje campeão nacional de fundo na categoria de sub-23, impondo-se em solitário na corrida de 141 quilómetros, disputada sob calor intenso, na tarde deste sábado, em Mogadouro.

A vitória do sub-23 de primeiro ano aconteceu após uma cavalgada solitária de mais de 35 quilómetros. Gonçalo Tavares esteve muito ativo ao longo de toda a prova. Integrou a cabeça de corrida na companhia de João Macedo (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e de Duarte Domingues (Glassdrive-Q8-Anicolor), que se haviam isolado com cerca de 50 quilómetros percorridos.

Gonçalo Tavares juntou-se ao duo frente quando o conta quilómetros marcava 68 mil metros percorridos. As movimentações foram-se sucedendo e os principais candidatos ao triunfo acabaram por juntar-se ao trio da frente, formando um grupo de doze unidades, a 40 quilómetros do final.


Esta situação de corrida durou pouco. João Macedo voltou a atacar, mas teve resposta pronta de Gonçalo Tavares. O corredor natural de Proença-a-Nova respondeu prontamente e, na fase mais dura do circuito, isolou-se para não voltar a ser alcançado pela concorrência.

Pedalou isolado durante mais de 35 quilómetros, cortando a meta ao fim de 3h38m37s de corrida (média de 38,7 km/h). João Macedo, que também fez uma corrida de grande qualidade e muito ofensiva, conseguiu a segunda posição, a 2m05s do vencedor. O terceiro foi outro corredor da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, Alexandre Montez, a 2m48s.


Gonçalo Tavares, que só completará 19 anos em agosto, terminou a corrida feliz pelo triunfo, que tardava, e emocionado, por ter pedalado com o avô em mente. “Depois de tantos segundos lugares, finalmente consegui a vitória. Estava muito calo, o percurso era duro, mas eu senti-me bem e não tinha qualquer tipo de pressão, daí que tenha arriscado tanto. No final fiquei muito feliz com esta vitória. Foram muitos quilómetros sozinho, era só eu e eu, fazer foça e andar para a frente. Não havia mais nada. Só pensava no meu avô, que está no hospital. Esta vitória é para ele. Foi com a força dele que eu ganhei”, confessou, emocionado, o vencedor da tarde.

O programa dos Campeonatos Nacionais de Estrada termina neste domingo, dia das provas de fundo de paraciclismo e de elite masculina. Ambas as corridas foram antecipadas meia hora, devido ao calor. Os paraciclistas começam a competir às 8h45, enquanto a corrida de elite irá iniciar-se às 11h00.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Nacional de Estrada/Cristiana Valente é a nova Campeã Nacional de Fundo”


Por: Vasco Moreira

O segundo dia dos Campeonatos Nacionais de Estrada, que estão a decorrer em Mogadouro, começou logo às 9h30, com a prova feminina de fundo, nas sete categorias. Na Elite feminina, após quatro voltas ao circuito de 22,6 quilómetros, Cristiana Valente (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) sagrou-se a nova Campeã Nacional.

A corrida começou a definir-se bem cedo, com uma fuga de nove ciclistas, entre as quais seis de elite, uma sub-23 e duas juniores, conseguindo uma vantagem de 45 segundos, que passou para um minuto com 30 quilómetros percorridos. Com o passar dos quilómetros, Cristiana Valente (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) acabou por destacar-se das demais, já depois de um ataque de Maria Martins (Fenix-Deceuninck).


A ciclista de 38 anos da Glassdrive/Chanceplus/Allegro entrou isolada para a última volta, perseguida por Ana Caramelo (Maiatos), Melissa Maia (Korpo Activo/Penacova), Vera Vilaça (Massi Tactic) e Beatriz Pereira (Bizkaia-Durango), a cerca de 1m20s. Foi também isolada que Cristiana Valente chegou à meta, conquistando o título nacional de elite ao fim de 2h38m48s, com uma vantagem de 2m35s para Vera Vilaça e 2m52s para Melissa Maia, que fecharam o pódio.

“Estou muito feliz. Sabia que a prova ia ser muito difícil pelo calor que se fazia sentir. O percurso favorecia-me porque sou uma atleta leve e havia uma subida com uma boa inclinação, que me trouxe vantagem, assim como a chegada a subir em paralelo. Houve alguns ataques em que ficou um grupo bem restrito com as melhores atletas nacionais. Tentámos manter o grupo unido e foi o que aconteceu até haver um ataque da Maria Martins a que só eu e a Vera Vilaça conseguimos responder. Na subida, vi-me sozinha, resolvi arriscar, a cerca de 30 quilómetros da meta, e consegui ganhar isolada”, contou a nova campeã nacional.


“Fiz ciclismo federado pela primeira vez no ano passado. Eu fiz atletismo, representei a seleção nacional em corta-mato e pista, e passei pelo duatlo, com representações internacionais. Resolvi experimentar o ciclismo e parece que é o desporto que melhor me assenta. Comecei tarde, mas ainda fui a tempo de um título nacional”, explicou ainda Cristiana Valente.

Em sub-23, prova que também terminou ao fim de quatro voltas ao circuito, a vitória sorriu a Beatriz Pereira (Bizkaia-Durango), que conquistou o título nacional, à frente de Beatriz Roxo (UCI Cantabria Deport-Rio Miera), a 8m22s, e Nádia Henriques (Glassdrive/Chanceplus/Allegro), a 16m38s.

Já as categorias de juniores e masters 30 e 40 terminaram ao fim de três voltas ao circuito. Em juniores, Daniela Simão (Academia Efapel) sagrou-se campeã nacional, tendo superado Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), a 1m32s, e Rita Tanganho (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), a 4m20s.


Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/VESAM), Sara Neto (Korpo Activo/Penacova), a 2m20s, e Ana Barata, a 5m37s, fecharam o pódio de masters 30, com a ciclista da equipa de Cantanhede a revalidar o título nacional. Já em masters 40, foi Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova) a conquistar o título, tendo batido Ana Neves (Bike & Nutrition Shop), a 4m10s, e Raquel Santos (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), a 4m25s.

Por fim, as provas de cadetes e masters 50, que terminaram ao fim de duas voltas ao circuito. Em cadetes, Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela/ADRT) festejou o título à frente de Maria Marques (Matos-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi), a 4s, e Leonor Casimiro (Korpo Activo/Penacova), a 2m56s. Já em masters 50, Filomena Gomes (Vertentability/CRG) sagrou-se campeã, tendo superado Rosa Marques (União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca), a 3s, e Leontina Palhas (Vertentability/CRG), a 8m28s.

Os Campeonatos Nacionais de Estrada, que começaram na sexta-feira (23 de junho) e terminam este domingo (25 de junho), continuam já na tarde deste sábado, às 14h30, com a prova de fundo dos sub-23 masculinos. Para domingo, estão reservadas as provas de fundo de paraciclismo (9h00) e da Elite Masculina (11h30).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Rafael Reis termina crono dos Campeonatos Nacionais em 6.º lugar e Sub-23 fecham em bom plano”


Fotos: João Fonseca Photographer

Rafael Reis, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, partiu para o Contrarrelógio Individual Elite dos Campeonatos Nacionais com a ambição de revalidar o título, mas teve um dia pouco inspirado. Terminou em 6.º lugar naquele que foi um dia menos bom para o especialista nesta disciplina e que o impediu de fazer um melhor resultado. Quanto à prestação dos Sub-23, Duarte Domingues concluiu em 5.º lugar.

Começaram ontem em Mogadouro os Campeonatos Nacionais de Estrada, com o Contrarrelógio Individual a ser o primeiro título a ser disputado. Pedro Silva e Duarte Domingues foram os dois representantes da Glassdrive / Q8 / Anicolor em prova, para cumprir os 21,5 km. Também Pedro Silva não teve um dia bom, concluindo em 7.º lugar e já Duarte Domingues, não sendo especialista, conseguiu o 5.º posto. O novo Campeão Nacional nesta categoria é António Morgado (Hagens Berman Axeon).


Quanto aos Elites, destacou-se João Almeida (UAE Team Emirates). É ele quem passa a vestir a Camisola de Campeão Nacional, sendo o único a baixar da fasquia dos 39 minutos para completar o percurso de 33,6 km. Rafael Reis, que fez todo o trabalho preparatório para revalidar o título que era seu, acabou por não ter um dia positivo e concluiu o trajeto em 41m49s, muito aquém do que tinha almejado.

“O ciclismo é assim mesmo, tem dias como o de hoje, em que as coisas não nos saem naturalmente. O Rafael Reis encontrava-se bem fisicamente, fez uma boa preparação tendo em vista os Campeonatos Nacionais. Mas simplesmente as coisas não nos saíram como nós prevíamos e faz parte da nossa modalidade dias como este. Para mim, Rafael Reis é o melhor contrarrelogista português da atualidade e a correr em Portugal. Mas hoje foi um dia não tão bem conseguido. Contudo, foi apenas um dia de corrida e isso não invalida a sua qualidade. Os Sub-23 estiveram a um bom nível. O Pedro acabou por não se encontrar também num dos seus melhores dias, mas o Duarte conseguiu defender-se bem, não sendo especialista. Acaba por ser um bom balanço deste primeiro dia de Nacionais e ainda faltam mais dois dias importantes, tanto para os Sub-23 como para os Elites”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.


 

CLASSIFICAÇÕES:

CAPEONATOS NACIONAIS DE ESTRADA

CONTRARRELÓGIO INDIVIDUAL:

SUB-23: Mogadouro – Mogadouro» 21,5 km

CLASSIFICAÇÃO – CRI – SUB-23 MASCULINOS

 

1.º António Morgado (Hagens Berman Axeon), 26m49s

2.º Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon), 27m16s

3.º Daniel Lima (Israel Cycling Academy), 27m22s

5.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 27m55s

7.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 28m20s

 

ELITES: Mogadouro – Mogadouro» 33,6 km

CLASSIFICAÇÃO – CRI – ELITES MASCULINOS

 

1.º João Almeida (UAE Team Emirates), 38m51s

2.º Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), 39m26s

3.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), 41m14s

6.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 41m49s

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com