sexta-feira, 29 de abril de 2022

“Secretário de Estado visita Centro Alto Rendimento Anadia”


O secretário de estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, visitou hoje o Centro de Alto Rendimento de Anadia, onde foi recebido pelo presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, pelo vereador anadiense Lino Pintado e pelo presidente da Associação de Ciclismo da Beira Litoral, Joaquim Cerca.

O governante ficou a conhecer mais detalhadamente as valências em funcionamento, o Museu Duas Rodas e o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no alto rendimento do ciclismo nacional.

Os ciclistas António Morgado e Sofia Gomes também se juntaram à comitiva, num momento informal, aproveitado para apresentar os novos parceiros técnicos da Seleção Nacional. As bicicletas Swift Carbon, as rodas Blackjack e os equipamentos Pacto.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo





“Simon Yates vence primeira etapa da Voltas às Astúrias e é o primeiro líder”


Por: José Morais

Simon Yates da equipa da Team BikeExchange – Jayco é o primeiro líder da Voltas às Astúrias, ao vencer hoje a primeira etapa percorridas entre Oviedo e Pola de Lena, numa distância de 169 quilómetros, com uma cadeia de várias passagens de montanha.

Cinco ciclista fizeram a fuga do dia, que chegaram a ter cerca de três minutos de diferença para o pelotão, mas acabaram por serem absorvidos a trinta e cinco quilómetros da linha de chegada, com a corrida a ser controlada pela Team BikeExchange e pela Movistar, em especial nas últimas três subidas do dia.

Na última subida do dia, Damien Howson da Team BikeExchange – Jayco fazia um ataque, com Iván Ramiro Sosa da Movistar a respondeu de imediato, porem esse esforço foi inglório, já que não conseguiu controlar o ataque de Simon Yates, que rapidamente fugia, e sozinho levantava os braços na meta, com catorze segundo de avanço sobre Vincenzo Albanese Eolo Kometa que cortava em segundo, seguido de Alexis Vuillermoz da Total Energies a fazer terceiro.  

Este sábado realiza-se a segunda etapa com 202 quilómetros, com saída de Candás, e chegada a Cangas del Narcea, depois da subida ao tradicional porto de Acebo.

“Bevin vence ao 'sprint' terceira etapa da Volta à Romandia”


Por: FB // VR

O neozelandês Patrick Bevin (Israel Start-Premier Tech) impôs-se hoje na terceira etapa da Volta à Romandia em bicicleta, batendo no 'sprint' longo da chegada a Valbroye o inglês Ethan Hayter (INEOS) e o australiano Rohan Dennis (Jumbo-Visma).

Dennis, com os quatro segundos que arrecadou de bonificação, reforçou lierança da classificação geral, na véspera da 'etapa rainha', no sábado, com a subida ao Zinal.

Os 165,1 quilómetros de montanha média, com cinco escaladas de terceira categoria e partida e chegada a Valboye, acabaram por provocar poucas alterações e tudo se vai decidir, agora, na etapa de alta montanha de sábado, com várias subidas de primeira, e na de domingo, um contrarrelógio.

A etapa de hoje, por estradas da Valónia, foi animada por uma fuga a três, com o grupo a ser integrado pelo campeão francês Rémi Cavagna (Quick-Step Alpha Vinyl), por Nans Peters (AG2R Citroën), outro francês, e pelo letão Krists Neilands (Israel Start-Premier Tech).

A cerca de 15 quilómetros da meta, o grupo foi apanhado e as equipas prepararam-se para mais uma chegada ao 'sprint', a exemplo dos dias anteriores.

Com os quatro segundos ganhos à concorrência, Dennis passa a ter uma vantagem de 14 para Bevin, novo vice-líder, enquanto o austríaco Felix Grossschartner (BORA-hansgrohe) caiu para terceiro, a 18 segundos.

O português Ivo Oliveira (UAE Emirates) não conseguiu aguentar o andamento do primeiro pelotão, de 50 unidades - chegou à meta em 102.º, a 7.34 minutos.

Na geral, cai de 50.º para 67º, já a 9.27 minutos de Dennis.

A etapa de sábado vai de Aigle a Zinal, através de 180,1 quilómetros montanhosos, com cinco subidas de primeira e ainda uma de segunda, que certamente vão provocar alterações na classificação geral.

Fonte: Lusa

“Prémio Cidade Penafiel 4ª Taça de Portugal Juniores”


O Prémio Cidade de Penafiel é composto por uma etapa em linha no dia 30 de Abril de 2022 designada 4ª Prova Taça Portugal de Juniores, é Organizada Pela A D R Ases Penafiel, U V P / Federação Portuguesa de Ciclismo, A C Porto, Camara Municipal de Penafiel e demais Patrocinadores , de acordo com os regulamentos da UVP/ FPC e da Taça de Portugal De Juniores.

O município de Penafiel acolhe no dia 30 de abril, o Prémio Cidade de Penafiel - 4ª Taça de Portugal de Juniores.

Esta é uma prova oficial do calendário Federação Portuguesa de Ciclismo, organizada pela ADR Ases Penafiel e Associação Ciclismo do Porto.

As provas da Taça de Portugal de Juniores, regem-se pelo regulamento da Federação Portuguesa de Ciclismo e disputam-se em conformidade com os Regulamentos da UCI, sendo o colégio de comissários a única entidade responsável pela aplicação dos mesmos.

Penafiel é uma cidade portuguesa no distrito do Porto, região do Norte e sub-região do Tâmega e Sousa, com cerca de 18 950 habitantes

É sede do município de Penafiel, com 212,24 km² de área e 72 265 habitantes (2021), subdividido em 28 freguesias.

O município é limitado a norte pelo município de Lousada, a nordeste por Amarante, a leste

por Marco de Canaveses, a sul por Castelo de Paiva e a oeste por Gondomar e Paredes.

Penafiel está situada no topo e encostas de uma pequena colina, conhecida como Arrifana, entre o rio Sousa e o rio Cavalum afluentes do lado direito do rio Douro.

Penafiel foi em tempos diocese, e atualmente permanece como um dos principais eixos urbanos da região de Vale do Sousa e Tâmega. Esta cidade fica situada a 30 quilómetros a leste da cidade do Porto. É uma cidade muito antiga, dado que é a segunda cidade mais antiga do norte do país.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

"W52-FC Porto volta a treinar”


Depois do escândalo 'Operação Prova Limpa'

 

Por: Record

Foto: LUSA / EPA

Adriano Quintanilha, principal apoio da W52-FC Porto, tomou a iniciativa de reunir a equipa em Paredes e retomar ontem os treinos, depois do escândalo ‘Operação Prova Limpa’. A rusga desencadeada no dia 24 pela PJ e ADoP levou à detenção do diretor desportivo Nuno Ribeiro e do adjunto José Rodrigues.

Entretanto, começa hoje a Volta às Astúrias (até domingo), sem a W52-FC Porto e o Boavista, mas com a Efapel e o Louletano em ação.

Fonte; Record on-line

“Carapaz é o chefe de fila da INEOS na Volta a Itália de 2022”


Por: RPC // AJO

O ciclista equatoriano Richard Carapaz será o chefe de fila da INEOS na Volta a Itália de 2022, que se disputa entre 06 e 29 de maio, anunciou hoje a equipa britânica, vencedora das duas últimas edições.

O equatoriano procura reeditar o triunfo no Giro de 2019, em representação da Movistar, e oferecer à INEOS o terceiro sucesso seguido na prova, depois do britânico Tao Geoghegan Hart, em 2020, e do colombiano Egan Bernal, que recupera dos ferimentos sofridos num grave acidente, em 2021.

Carapaz, o primeiro equatoriano a vencer uma das três principais provas velocipédicas mundiais, em conjunto com a Volta a França e a Volta a Espanha, terá o apoio no Giro de 2022 de Jonathan Castroviejo, Jhonatan Narváez, Richie Porte, Salvatore Puccio, Pavel Sivakov, Ben Swift e Ben Tulett.

“Tenho boas recordações do Giro, do ano em que começou em Israel [em 2018]. Ganhar uma etapa, logo no meu primeiro Giro, é uma das melhores memórias da minha carreira. É uma corrida que adoro, talvez a minha preferida. Ganhar a Volta a Itália em 2019 foi algo de muito especial”, observou o ciclista, de 28 anos.

A Volta a Itália de 2022, a 105.ª edição da prova, começa em Budapeste, em 06 maio, e termina em Verona, em 29 do mesmo mês, depois de os participantes terem percorrido um total de 3.410 quilómetros, distribuídos por 21 etapas.

Fonte: Lusa

“Egan Bernal lançou no passado sábado 23 de abril o seu novo projeto social e desportivo”


O ciclista colombiano Egan Bernal, da Equipa da Ineos Grenadiers, apresentou o seu novo projeto de patrocínio e apoio às jovens promessas do ciclismo colombiano.

O Projeto Egan Bernal será uma iniciativa que consiste em patrocinar e apoiar um grupo de jovens das categorias Júnior, Juvenil e Sub-23 que terão todas as condições necessárias para sua orientação, treino e competições.

A Federação Colombiana de Ciclismo fez um reconhecimento especial a Egan e deu-lhe os parabéns por apostar neste novo projeto que reflete o seu espírito altruísta, e que dará a oportunidade a novos talentos para ter o acompanhamento de um dos melhores ciclistas do mundo, o que será fundamental no seu processo de treino e crescimento pessoal e desportivo.

A apresentação do Projeto Egan Bernal aconteceu em Bogotá no dia 23 de abril.

Fonte: Federação Colombiana de Ciclismo

“2ª Ultra Maratona Btt Cabeça Gorda”


Beja-Portugal Dia 24 de Setembro 2022

 

Depois do grande sucesso da 1ª maratona realizada em 2019, e depois de um interregno de dois anos motivada pela pandemia, regressa este ano a segunda edição da Ultra Maratona Btt Cabeça Gorda, no dia 24 de setembro, numa organização  do Btt Ferrobico, pela Secção de Btt e Cicloturismo do CRDCG.

O evento que irá percorrer as freguesias de rurais do concelho de Beja, Mértola, Castro Verde e Serpa. tendo passagem pelo Pulo do Lobo, será disputado em caminhos e estradas rurais de terra batida, e ocasionalmente em estradas asfaltadas, onde será necessária especial atenção por parte dos participantes, não existirão marcações físicas ao longo do percurso, o seguimento do mesmo faz-se com recurso exclusivo do GPS, os tracks GPS serão enviados aos participantes na semana anterior ao evento.

Do evento destaca-se o Pulo do Lobo, que se encontra entre os 33 e os 35 metros de altitude, é um desnível muito estreito no qual existe uma fenda por onde se precipitam as águas do Guadiana, este desnível é consequência dos efeitos provocados ao longo dos tempos pelas várias eras geológicas, segundo diz a lenda, um homem audaz ou uma fera acossada poderiam transpor este desnível com um “pulo”, e pelo vale fundo, que se irá progressivamente arredondando, que o Guadiana corre até às proximidades de Mértola.

O evento contará com as seguintes categorias; Elites Masculino (18 aos 29 anos), Masters Masculino (30 aos 49 anos), Grand Masters Masculino (Mais de 50 anos), Feminina, Duplas Masculinas, Duplas Femininas, Duplas Mistas, E-Bike e Gravel, o evento terá o speacker de serviço, Teixeira Correia, que animará e comentará o evento.

Para mais informações e inscrições no site da organização em: www.bttferrobico.com

Fonte: Btt Ferrobico – Secção de BTT e Cicloturismo CRD Cabeça Gorda

“Clássica Afonsoeiro-Canha-Afonsoeiro”


Dia 21 de Agosto de 2022

 

Por: José Morais

Cartaz: Grupo de Cicloturismo Afonsoeiro/Móveis Jolar

O tradicional passeio de cicloturismo organizado pelo Grupo de Cicloturismo Afonsoeiro/Móveis Jolar, a Clássica Afonsoeiro-Canha-Afonsoeiro, vai regressar novamente à estrada este ano, depois de uma paragens de dois anos motivado pelo Covid 19, e já tem data agendada para o próximo dia 21 de Agosto.

O evento com cerca de 75 quilómetros, tem concentração marcada no Afonsoeiro para as 8 horas na sede do Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro, com a partida a ser dada pelas 9 horas, e a chegada prevista para as 13 horas.

Após o passeio terminar, existem banhos, seguido de um almoço de confraternização, e a distribuição de lembranças a todos os participantes, para inscrições e informações podem ser feitas pelos telefones: 912 158 478 ou 912 998 947, ou ainda pelo e-mail: aldiroleao@gmail.com de salientar que o almoço convívio está limitado a 120 pessoas, e as inscrições serão até ao dia 17 de agosto inclusive.

Marque já na sua agenda, num passeio que muito promete, e propício a boas pedaladas.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com