segunda-feira, 26 de junho de 2023

“Fumo dos incêndios no Canadá cancela estafeta mista do Mundial de triatlo”


Portugal contava com um quarteto inscrito na prova

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

A etapa de estafetas mistas do Mundial de triatlo, que devia decorrer em Montreal, no Canadá, foi este domingo cancelada devido ao fumo dos incêndios florestais no Quebec, anunciou a entidade organizadora do campeonato.

"É com grande pesar que anunciamos que a corrida de estafetas mistas do Mundial, prevista para hoje em Montreal, foi cancelada devido ao intenso fumo que vem dos incêndios florestais no Quebec", refere a World Triathlon no seu comunicado.

A nota acrescenta que as últimas medições da qualidade do ar mostravam que esta continuava a piorar e que as autoridades de saúde e segurança locais não permitiam que a corrida se iniciasse naquelas condições.

"Não queremos, em qualquer circunstância, colocar os nossos atletas em perigo. A segurança dos nossos atletas é da maior importância, numa decisão que não foi tomada de ânimo leve", conclui a nota.

Portugal esteve representado nesta etapa com os atletas Vasco Vilaça e João Pereira, nos masculinos, e Melanie Santos, em femininos, atletas que iriam participar igualmente na prova mista, entretanto cancelada.

Fonte: Record on-line

“Madalena Amaral Almeida quarta na Taça Europeia triatlo de Wels”


Na prova masculina, Miguel Tiago Silva foi o melhor entre os quatro portugueses, no oitavo posto

 

Por: Lusa

A portuguesa Madalena Amaral Almeida foi quarta classificada na prova da Taça Europeia de triatlo de Wels, na Áustria, na qual Inês Rico foi sexta.

Madalena Almeida cumpriu os 750 metros de natação, 20 km de bicicleta e cinco km de corrida em 59.50 minutos, a apenas 15 segundos da vencedora, a cazaque Ekaterina Shabalina (59.35), que superou a alemã Jule Behrens, segunda, por cinco segundos, e a francesa Kristelle Congi, terceira, por 13.

Inês Rico concluiu a prova na sexta posição, com mais 33 segundos do que a vencedora.

Na prova masculina, Miguel Tiago Silva foi o melhor entre os quatro portugueses, ao terminar no oitavo posto, com 53.34 minutos, mais 32 segundos do que o vencedor, o alemão Simon Henseleit (53.02), que bateu por dois segundos o segundo classificado, o austríaco Jan Bader, e por oito o terceiro, o britânico Hugo Milner.

João Mansos foi o segundo melhor luso, ao ser 13.º, a 47 segundos do vencedor, Tiago Fonseca foi 25.º, com mais 1.24 minutos, e André Dias foi 28.º, com mais 1.31.

Fonte: Record on-line

“João Pereira 13.º em Montreal”


Quarta prova do Mundial de triatlo

 

Por: Lusa e Diogo Jesus

João Pereira foi o melhor português na quarta prova do Mundial de triatlo, que decorreu em Montreal, Canadá, ao concluir o seu percurso no 13.º lugar.

O triatleta português cumpriu os 750 metros de natação, 20,16 km de bicicleta e os 5 km de corrida em 54.33 minutos, mais 46 segundos do que o vencedor, o australiano Matthew Hauser (53.47), que ganhou a prova com menos 11 segundos do que o brasileiro Manoel Messias, segundo classificado, e menos 15 do que o belga Jelle Geens, terceiro.

O outro português em prova, Vasco Vilaça, terminou no 30.º posto, com mais 1.59 minutos do que Hauser.

Na competição feminina, Melanie Santos foi 28.ª, com o tempo de 1:00.10 horas, mais dois minutos exatos do que a vencedora, a britânica Beth Potter (58.10), que superou por dois segundos a segunda classificada, a francesa Leonie Periault, e por nove segundos a terceira, a norte-americana Summer Rappaport.

Fonte: Record on-line

“Uzbequistão inventa corridas para ter mais pontos para Mundiais e Jogos Olímpicos: "No dia da prova de estrada, toda a gente estava no hotel"


Por serem campeonatos nacionais, não há árbitros internacionais

 

Foto: EPA/VINCENT JANNINK

Rebentou um escândalo no ciclismo do Uzbequistão. A federação da modalidade naquele país inventou provas e resultados nos campeonatos nacionais para tentar mais pontos e assim qualificar-se para os Mundiais e os Jogos Olímpicos. A UCI (Union Cycliste Internationale) descobriu o esquema e apagou os resultados que terão sido conseguidos em maio. Suspeita-se que Ulugbek Saidov, o vencedor do contrarrelógio, tenha feito parte da prova agarrado numa mota. Isto porque ganhou com três minutos de vantagem.

"Ele nunca tinha ficado entre os 17 primeiros em nenhuma corrida. E sempre carregou os seus dados no Strava [aplicação para controlar tempos] todos os dias e nesse dia não carregou nada. O facto de o campeonato ter sido inventado já era conhecido há quase um mês. Havia várias provas e no dia de descanso [12 de maio] registaram a corrida de estrada, mas não era verdade. Toda a gente estava no hotel. Descobriu-se que tinham inventado tudo. Alguém deve ter-se queixado à UCI", disse Edgar Nieto, ciclista da Matrix Powertag, ciclista da Matrix Powertag, equipa ciclista japonesa.

 

Vários ciclistas internacionais ter-se-ão queixado dos resultados

 

De acordo com Edgar Nieto, este não é o primeiro escândalo do ciclismo no Uzbequistão. Diz ele que em muitas provas os estrangeiros recebem falsas informações, o que os coloca em desvantagem em relação aos locais.

"Inventar uma corrida... não faz sentido, porque o Uzbequistão faz os campeonatos nacionais normais. Inventaram-na e todos os estrangeiros estavam lá. Mas também já houve polémica porque as equipas estrangeiras receberam um e-mail para fazerem o contrarrelógio descalços. E quando chegaram lá, disseram-lhes que tinham de o fazer com tudo. Só os habitantes locais ou aqueles que viviam perto e que podiam ir de carro é que tinham tudo o que precisavam. Quanto à questão da classificação, a UCI apenas retirou os pontos, mas, para já, parece que não há mais sanções", recordou ao jornal 'Marca'.

A Federação do Uzbequistão terá enviado os resultados à UCI como se fossem duas provas diferentes. Por serem campeonatos nacionais, não há árbitros internacionais.

Fonte: Sapo on-line

“Egan Bernal regressa ao Tour e marca encontro com Vingegaard e Pogacar”


Ciclista esteve ausente da competição por dois anos

 

Por: Lusa

Foto: Egan Bernal Twitter

Egan Bernal, campeão em 2019, vai regressar à Volta a França após dois anos de ausência, confirmou esta segunda-feira a INEOS, com o ciclista colombiano a confessar-se entusiasmado por voltar à corrida depois do grave acidente que sofreu.

"Regressar ao Tour sempre foi um grande objetivo para mim. Estou tão entusiasmado por viver cada quilómetro desta corrida outra vez", assumiu o vencedor da edição de 2019 da 'Grande Boucle', citado em comunicado da equipa britânica.

Vencedor também do Giro'2021, Bernal, de 26 anos, viu a sua promissora carreira 'interrompida' por um gravíssimo acidente em janeiro de 2022: colidiu a alta velocidade com um autocarro enquanto treinava com outros colegas de equipa no norte de Cundinamarca, nos arredores de Bogotá, sofrendo múltiplas fraturas, além de perfuração dos pulmões, o que obrigou a várias intervenções cirúrgicas.

"Certamente muita gente acompanhou aquilo que me aconteceu desde o meu acidente em janeiro do ano passado e a jornada que enfrentei para superar o maior teste da minha vida. Fazer parte da equipa para este Tour dá-me confiança de que estou no caminho certo para regressar ao meu melhor", salientou o colombiano.

Para Bernal, o regresso à 'Grande Boucle' é uma oportunidade para demonstrar gratidão e compromisso para com a equipa que sempre o apoiou, mas também em relação a "cada pessoa" que o ajudou no processo de recuperação, nomeadamente o pessoal médico que o acompanhou no hospital, família, amigos e colegas.

"Acima de tudo, quero aproveitar esta oportunidade para inspirar as pessoas e mostrar-lhes que, mesmo quando tudo parece perdido, podemos confiar em Deus. Sejam fortes, porque a vida só acontece uma vez e temos de desfrutar das segundas oportunidades que nos são dadas", concluiu.

O colombiano, que ficou com "quase 20 ossos partidos", segundo o próprio, deu sinais de que estaria de regresso à boa forma no Critério do Dauphiné, ao terminar no 12.º lugar, depois de já ter sido oitavo na Volta à Romandia e na Volta à Hungria.

Bernal será acompanhado pelo compatriota Daniel Martínez, vencedor da Volta ao Algarve deste ano, pelos britânicos Tom Pidcock, uma das 'estrelas' do pelotão, e Ben Turner, pelos espanhóis Jonathan Castroviejo, Omar Fraile e Carlos Rodríguez, e pelo polaco Michal Kwiatkowski, campeão mundial de fundo em 2014.

O regresso de Bernal marcará também o primeiro frente a frente dos últimos três vencedores na 'Grande Boucle', já que também hoje a Jumbo-Visma, do campeão em título Jonas Vingegaard, e a UAE Emirates, de Tadej Pogacar, o vencedor de 2020 e 2021, confirmaram a presença dos dois principais candidatos ao triunfo final na prova que arranca no sábado, em Bilbau, em Espanha, e termina em 23 de julho, em Paris.

O dinamarquês, 'vice' em 2021, será 'escoltado' pelo inevitável Wout van Aert, o grande protagonista da passada edição conquistou a camisola verde, com recorde de pontos, três etapas e o prémio de 'supercombativo', e desempenhou um papel fundamental na vitória de Vingegaard -, e pelos também belgas Tiesj Benoot e Nathan Van Hooydonck.

A Jumbo-Visma voltará a confiar no supergregário Sepp Kuss, o norte-americano que ajudou o esloveno Primoz Roglic a vencer o Giro'2023, no francês Christophe Laporte e nos holandeses Wilco Kelderman e Dylan van Baarle, recém-coroado campeão nacional de fundo.

Já a UAE Emirates entregará o trabalho em prol de Pogacar ao polaco Rafal Majka, ao dinamarquês Mikkel Bjerg, ao espanhol Marc Soler, ao austríaco Felix Grossschartner, ao italiano Matteo Trentin, e ao norueguês Vegard Stake Laengen, com o britânico Adam Yates a ser o 'plano B' caso algo corra mal com o jovem esloveno de 24 anos.

Fonte: Record on-line

“Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro entre os eleitos da Movistar para a Volta a França”


Equipa espanhola será liderada por Enric Mas

 

Por: Lusa

Foto: Instagram/Nelson Oliveira

Os portugueses Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro estão entre os oito ciclistas convocados pela Movistar para a 110.ª Volta a França, anunciou esta segunda-feira a equipa espanhola, que será liderada por Enric Mas.

Num curto comunicado, em que refere que o espanhol, de 28 anos, será novamente o seu chefe de fila, e em que destaca a 41.ª participação consecutiva no Tour, a Movistar confirma ainda a presença de Oliveira e Guerreiro na edição que arranca no sábado, em Bilbau (Espanha), e termina em 23 de julho, em Paris.

Para Nelson Oliveira, de 34 anos, esta será a sua 18.ª grande Volta, e a sétima participação na 'Grande Boucle', sendo uma 'peça' incontornável no trabalho que a equipa fará em prol de, Mas, quinto classificado na edição de 2020 da prova francesa e sexto no ano seguinte.

Já Ruben Guerreiro terá outras ambições, naquela que é a sua terceira presença no Tour: azarado no ano passado, quando caiu e, posteriormente, abandonou por doença antes do início da nona etapa, o ciclista de 28 anos procurará deixar a sua marca numa prova em que foi 18.º em 2021, na estreia.

Para o corredor de Pegões Velhos (Montijo), esta será também a primeira grande Volta com as cores da Movistar e a sexta da carreira, depois de ter estado duas vezes no Giro (em que conquistou a camisola da montanha e uma etapa em 2020) e uma na Vuelta (2019).

Além dos portugueses e de, Mas, a formação 'telefónica' alinhará ainda com os espanhóis Gorka Izagirre, Alex Aranburu e Antonio Pedrero, o austríaco Gregor Mühlberger e o norte-americano Matteo Jorgenson.

Fonte: Record on-line

“Campo de Férias 2023 Clube de Natação de Torres Novas”


Por: Paulo José Catarino Vieira

O Clube de Natação de Torres Novas vem por este meio solicitar a divulgação do Campo de Férias 2023, que se realiza de 26 de junho a 14 de julho, para crianças dos 7 aos 13 anos, com as seguintes atividades:

 

•Atividades Culturais;

•Visitas Culturais

•Desportos de Aventura

•Atividades Científicas

•Triatlo e Natação

•E muito mais …

 

Os valores por semana serão os seguintes:

 

•1ª semana (de 26 a 30/junho) – 55,00€ p/criança (inclui almoço e lanche);


•2ª semana (de 3 a 7/julho) – 80,00€ p/criança (inclui almoço e lanche, e deslocações para visitas culturais);

          3ªsemana (de 10 a 14/julho) – 80,00€ p/criança (inclui almoço e lanche, e deslocações para visitas culturais)

 

Pretende-se realizar um Campo de Férias diversificado e abrangendo várias áreas temáticas

 

O Campo de Férias é organizado pelo Clube de Natação de Torres Novas, e o local de concentração será no Parque do Campismo de Torres Novas, numa colaboração do Clube de Campismo Torrejano.


A coordenação do Campo de Férias estará a cargo do treinador Marco Carreira.

A inscrição pode ser efetuada por mail para triatlo@cntn.pt  enviando os dados da criança (nome, morada e contacto do pai ou mãe), com uma cópia do cartão de cidadão.

O horário de funcionamento do Campo de Férias, será de segunda-feira a sexta-feira, das 9h00 às 18h00.

Se for necessária mais alguma informação, pode contactar-nos pelo e-mail: triatlo@cntn.pt ou pelo telm. 910 682 430

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas na taça da Europa de Triatlo em Wells na Áustria”


Gustavo do Canto top 10 na Áustria

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Gustavo do Canto, atleta júnior do Clube de Natação de Torres Novas, esteve mais uma vez em representação da seleção nacional de triatlo, e integrou o Top 10 da Taça da Europa de Wells em juniores, ao concluir num excelente 9º lugar, esta prova que se realizou no domingo de manhã, 25 de junho, na Áustria.

Gustavo do Canto, conseguiu integrar-se bem nos segmentos de natação e ciclismo, e chegar ao último segmento, a corrida, bem posicionado para discutir a prova até final, para concluir na melhor posição possível esta competição, que foi disputada no formato sprint (750m/natação, 20km/ciclismo e 5km/corrida).

Mas nesta deslocação à Áustria, para representar a seleção nacional de triatlo, tivemos mais 2 atletas do clube torrejano em ação.

Tiago Fonseca, disputou a prova de elites e terminou na 25ª posição, enquanto em juniores, Pedro Afonso Razões foi 50ºclassificado.

Mais 3 internacionalizações de atletas do Clube de Natação de Torres Novas, pela seleção nacional de triatlo.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas no triatlo de Coruche”


Clube de Natação de Torres Novas vice-campeão Nacional de Triatlo em estafetas mistas

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

sagrou-se Vice-campeão Nacional de Triatlo por clubes em estafetas mistas, ao terminar no 2º lugar, o Triatlo de Coruche, disputado no domingo de manhã, 25 de junho.

A equipa torrejana constituída por João Nuno Batista, Joana Miranda, Ricardo Batista e Ana Ramos, garantiu desta forma, uma nova presença do Clube de Natação de Torres Novas, no Campeonato da Europa de Triatlo por clubes, que se disputa no final do mês de setembro, em La Baule, no norte de França.

O Triatlo de Coruche, foi disputado em formato super-sprint, com cada atleta a realizar uma prova de triatlo composta por 300m/natação, 8km/ciclismo e 2km/corrida. João Nuno Batista foi o 1º atleta a competir e a destacar-se significativamente na frente da prova, ganhando distância aproveitada por Joana Miranda, que conseguiu manter-se na liderança até ao segmento de corrida. Ricardo Batista, 3º atleta a entrar em ação, realizou uma excelente natação, e colocou a equipa torrejana na frente da competição, na entrega do testemunho a Ana Ramos, que garantiu o título de Vice-campeã Nacional para a equipa do Clube de Natação de Torres Novas.

Competiram ainda integrados em mais 2 equipas do Clube de Natação torrejano, os atletas Gonçalo Oliveira, Andreia Ferrum, José Pedro Vieira, Mafalda Leirião, Manuel Bartolomeu, Cláudia Orvalho, Francisco Carvalho e Catarina Moutinho.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Ana Santos triunfa no Superprestigio MTB Sisnet de Estella-Lizarra”


Por: Ricardo Manso

Fotos: @ZUBIKOPHOTO

Os membros da X-Sauce Factory Team, Ana Santos e Cristofer Bosque, arrancaram na última prova do Superprestigio MTB Sisnet disputado este domingo em Estella-Lizarra, num circuito fisicamente exigente com temperaturas muito elevadas, mas mostraram uma resiliência sólida até ao fim.

Ana Santos triunfou nas categorias Elite e Sub-23, apesar de ter caído na primeira volta da prova. Sua corrida do início ao fim foi solo, batendo volta após volta seu maior rival e líder da prova Estibaliz Sagardoy, da equipe Saltoki. Esta vitória mostra a determinação e resiliência de Santos, que não permitiu que o incidente influenciasse o seu desempenho subindo ao lugar mais alto do pódio com a sua moto LIV Piqué, o mais rápido do dia. Após a competição, Ana foi levada ao hospital para uma verificação de precaução no ombro, confirmando apenas uma pequena contusão.


Quanto a Cristofer Bosque, terminou na quarta posição numa prova marcada por altas temperaturas. Apesar das condições difíceis, o Bosque manteve o seu desempenho e demonstrou uma grande capacidade de adaptação às circunstâncias.

A X-Sauce Factory Team continua a mostrar habilidade e resistência, e tanto Santos como Bosque são exemplos claros da determinação e perseverança que caracteriza a equipa.

Fonte: X-Sauce Factory Team






“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua termina Campeonatos Nacionais com nota positiva”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua concluiu a sua participação nos Campeonatos Nacionais de Estrada que se disputaram entre 23 e 25 de Junho em Mogadouro.

Sexta-feira disputaram-se os títulos de Contra Relógio Individual. Na Prova de Elites, um percurso com uma extensão de 33,6 quilómetros a equipa encontrou-se bem. O título pertenceu a João Almeida e quantos aos nossos corredores, João Matias foi 9º, Francisco Morais 12º, Bruno Silva 14º e António Barbio 15º.


No sábado foi dia dos jovens Sub23, onde contávamos com a presença de Rafael Barbas, ele que faz a sua estreia neta categoria e que conta apenas com 18 anos de idade. Num percurso bastante duro e a solo, Rafael defendeu-se bastante bem estando sempre no grupo da dianteira até à penúltima volta onde sentiu uma quebra e foi forçado a abandonar a prova à passagem pela linha de meta. Uma prestação muito consistente do nosso jovem atleta em mais um dia de muita aprendizagem, onde face às dificuldades da corrida apenas terminaram 25 atletas.


No domingo disputou-se a prova rainha destes Campeonatos Nacionais com a prova da Elites Masculina. 169,9 quilómetro num percurso rompe pernas, onde logo ao quilómetro sete de prova, uma fuga de 10 elementos adiantou-se ao pelotão. Entre eles estávamos bem representados com António Barbio e Gonçalo Carvalho. Com o passar das volta, a fuga começou a acreditar de que seria possível discutir a vitória entre si e o grupo começou a fragmentar-se.


Gonçalo Carvalho resistia na dianteira, mas já dentro das duas últimas voltas seria Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) que arrancava em solitário para se sagrar campeão nacional. O grupo perseguidor resistiu aos mais de 160 quilómetros de escapada e no final Gonçalo Carvalho terminou num honroso 6º lugar a 2m47s do vencedor.

Uma boa prestação da equipa que contava com João Matias no pelotão e que acabou por ser o primeiro deste gupo a cortar a linha de meta, mas já na 11ª posição. Um dia onde a equipa foi audaz e colheu os seus frutos ao estar na discussão da corrida até aos últimos metros.


O balanço do Diretor Desportivo Gustavo Veloso é claramente positivo “Saímos destes Campeonatos Nacionais com boas sensações, de que a equipa está num bom momento à semelhança do que vimos a mostrar nas últimas competições. Vamos seguir trabalhando para melhorar cada dia mais.”

 

Classificação Contra Relógio Elites

Mogadouro - Mogadouro: 33,6 Kms

 

1.º João Almeida (UAE Team Emirates), a 38m51s

9.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 4m54s

12.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 5m49s 14.º Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 6m39s

15.º António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 7m59s


 

Classificação Prova de Fundo Sub23

Mogadouro - Mogadouro: 141,4 Kms

 

1.º Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon), a 3h38m37s DNF Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua)

 

Classificação Prova de Fundo Elites

Mogadouro - Mogadouro: 169,9 Kms

 

1.º Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), a 4h16m19s

6.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 2m47s 11.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 5m27s 20.º António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 5m29s 30.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 11m14s DNF Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua)

DNF Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) DNF António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua)

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua





“Mais de meio milhar de participantes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal”


Mais de meio milhar de participantes marcou presença na 13.ª edição do Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, no dia 24 de Junho, em Guimarães, para assinalar a Batalha de São Mamede de 1128.

Já sendo uma tradição em Guimarães, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” contou com a participação do ator vimaranense Francisco Leite Silva que, interpretando a figura de Afonso Henriques, interagiu com os participantes e assinalou a partida. Também se associaram à iniciativa Miguel Oliveira, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, José Luís Ribeiro, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e Presidente Honorário da Associação de Ciclismo do Minho, Sandro Aráujo, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Fernando Meira e Pedro Mendes, vimaranenses e ex-futebolistas do Vitória Sport Clube, Filipe Silva, Campeão do Minho em Elites de DHI, Bike House DH Team Guimarães, Campeã do Minho por equipas em DownHill, o Rendufe FC, escola de formação de ciclismo, entre muitas outras individualidades e participantes, provenientes de diversas regiões de Portugal.


Embora maioritariamente provenientes de várias freguesias do concelho de Guimarães, o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal registou a presença de participantes oriundos das localidades de Amarante, Amares, Aveiro, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Esposende, Gondomar, Ílhavo, Lisboa, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mondim de Basto, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar, Vila Verde  e Vizela.


Balanço positivo para o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal” que reuniu na “festa do ciclismo de lazer” um número de participantes que superou as melhores expetativas. Aliando o desporto, a cultura e a história, o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal", promovido pela ACM – Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, entre outras entidades, pretendeu incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".


A iniciativa foi de participação gratuita, tendo os participantes recebido uma t-shirt oficial e participado no sorteio de diversos prémios oferecidos pelos parceiros do evento.  Com partida junto ao Estádio D. Afonso Henriques, o percurso inicial do Passeio Dia 1 de Portugal percorreu parte do centro da cidade de Guimarães, ocorrendo a divisão em pleno Largo da República do Brasil, onde o passeio e mini passeio rumaram ao Centro Histórico de Guimarães, enquanto o trilho pedalava em direção à montanha da Penha. O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, foi promovido em parceria com a ERDAL - Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre e procurou proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes, muitas delas até agora inacessíveis em percursos de BTT.


A 13ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal teve dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal, organizado desde 2009, tem a particularidade de gerar momentos de interação e de possibilitar a participação de toda a família.

Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015) e fez parte do programa comemorativos dos 120 anos da UVP / Federação Portuguesa de Ciclismo e em 2022 integrou as comemorações do Centenário do Vitória Sport Clube.


O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal contou, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Guimarães, Federação Portuguesa de Ciclismo, SEG 3 - Mediação de Seguros, ERDAL – Escola de Referência de Desportos ao Ar Livre, Arrecadações da Quintã, Cision, POPP Design, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Associação Vimaranense de Hotelaria, BikeHouse Guimarães, Guimarpeixe e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“ABTF Betão-Feirense Afonso Eulálio e Pedro Andrade no Top 10 das provas de fundo dos Nacionais”


ABTF Betão-Feirense conseguiu uma boa prestação nos Campeonatos Nacionais de Estrada

 

Fotos: João Fonseca

Os Campeonatos Nacionais 2023 foram para a estrada neste fim-de-semana. A vila de Mogadouro, em Bragança, foi o palco eleito para disputar as provas de contra-relógio e de fundo dos atletas elites e sub-23. A ABTF Betão-Feirense esteve representada por atletas em todas as competições, alcançando os melhores resultados nas provas de fundo com o sub-23 Afonso Eulálio em 7º e o elite Pedro Andrade em 10º lugar.

“Partimos para estes Campeonatos Nacionais com o objectivo de revalidar o título do Afonso. Não foi possível, mas fez uma excelente corrida, foi um dos grandes protagonistas da prova e está de parabéns. Na prova de elites sabíamos que era mais difícil, mas também tínhamos as nossas aspirações. Conseguimos que o Pedro estivesse com os melhores. Na parte final, acabou por não conseguir estar na discussão das medalhas, mas esteve sempre activo e sempre em cabeça de corrida. Foram uns Nacionais marcados pelo forte calor, mas até nesse aspecto conseguimos ultrapassar essas dificuldades, comuns a todos os ciclistas. Estes dias servem de incentivo para as próximas provas, porque as sensações da maioria deles foram boas e agora vamos entrar num período, onde iremos preparar a Volta a Portugal, que é o nosso próximo grande objectivo”, declarou o director-desportivo Joaquim Andrade.


Sábado e domingo foram os dias das provas de fundo. A corrida dos sub-23 pedalou-se ao longo de 141 quilómetros e Afonso Eulálio partiu com o objectivo de revalidar o título, sendo um dos grandes protagonistas que fizeram desta prova um hino ao ciclismo de ataque, terminando o dia na 7ª posição. Também Diogo Oliveira protagonizou uma grande prova, incansável na protecção ao líder Afonso, e só não fez mais por ter sido vítima de queda na fase crucial da corrida. Ainda assim, fechou em 20º e foi um dos 25 sobreviventes a terminarem esta exigente corrida realizada sob um calor abrasador. Também na frente esteve o internacional Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon), que seguiu em solitário à falta de 34 quilómetros para a meta, onde ergueu os braços para a vitória.

Na prova de fundo dos elites, Pedro Andrade integrou a fuga do dia de 13 corredores, da qual saiu o vencedor e novo campeão nacional Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), que deixou os companheiros de fuga para trás e seguiu em solitário à falta de 50 km para a meta. Outro dos ciclistas da ABTF Betão-Feirense a terminar o dia foi Ivo Pinheiro, 25º na meta e um dos 36 corredores que terminaram a corrida, dos 62 que estiveram à partida.

O dia de sexta-feira foi dedicado às provas de contra-relógio com os ciclistas sub-23 a serem os primeiros a partir para o esforço individual de 21,5 quilómetros. Afonso Eulálio e Diogo Oliveira pedalaram o 12º e 13º melhor tempo, respectivamente, gastando mais de dois minutos do que o vencedor, o internacional António Morgado (Hagens Berman Axeon), que fez o melhor tempo de 26m49s.

Entre os elites, Francisco Moreira foi o representante da ABTF Betão-Feirense na estrada, fazendo o 13º tempo do dia, a 6m34s do vencedor, o internacional João Almeida (UAE Team Emirates), que pedalou o melhor tempo de 38m51s, o único a conseguir baixar a marca dos 39 segundos.

 

Classificação Geral – Prova de Fundo Elite:

 

1º Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) 4h16m19s

2º Rui Oliveira (UAE Team Emirates) a 1m06s

3º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) a 1m15s

10º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) a 4m33s

25º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) a 6m10s

DNF Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense)

DNF António Carvalho (ABTF Betão-Feirense)

DNF Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense)

DNF Francisco Moreira (ABTF Betão-Feirense)

 

Classificação Geral – Prova de Fundo Sub-23:

 

1º Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon) 3h38m37s

2º João Macedo (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) a 2m05s

3º Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) a 2m48s

7º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) a 5m10s

20° Diogo Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 19m00s

 

Classificação Geral Contra-relógio Elites:

 

1º João Almeida (UAE Team Emirates) 38m51s

2º Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) 39m26s

3º Joaquim Silva (Efapel Cycling) 41m14s

13º Francisco Moreira (ABTF Betão-Feirense) 45m26s

 

Classificação Geral Contra-relógio Sub-23:

 

1º António Morgado (Hagens Berman Axeon) 26m49s

2º Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon) 27m16s

3º Daniel Lima (Israel Cycling Academy) 27m22s

12º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) 29m38s

13º Diogo Oliveira (ABTF Betão-Feirense) 29m49s

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF Betão-Feirense

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com