quarta-feira, 10 de abril de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Benoit Cosnefroy vence La Flèche Brabançonne, António Morgado 21.º”


A edição feminina foi dominada pela italiana Elisa Longo Borghini (Lidl-Trek), mais rápida a chegar a Overijse

 

O ciclista francês Benoit Cosnefroy (Decathlon-AG2R La Mondiale) venceu hoje um sprint restrito pela 64.ª edição da clássica la Flèche Brabançonne, que o português António Morgado (UAE Emirates) concluiu no 21.º posto.

Cosnefroy logrou a quarta vitória em 2024 ao cumprir os 195,2 quilómetros entre Leuven e Overijse em 4:17.02 horas, batendo sobre a meta outros cinco ciclistas que chegaram com o mesmo tempo, num pódio com dois belgas, Dylan Teuns (Israel-Premier Tech), segundo, e Tim Wellens (UAE Emirates), terceiro.


O português Morgado, a fazer a estreia no escalão WorldTour aos 20 anos, entrou a 28 segundos do grupo que decidiu a vitória, continuando em boa forma na temporada das clássicas, em que tem como ponto alto o quinto lugar na Volta à Flandres.

Num dia repleto de ataques ao longo de toda a prova, e em que o luso também esteve muito ativo, Cosnefroy integrou a manobra decisiva ao atacar de um grupo perseguidor, a sete quilómetros da meta, batendo depois os companheiros de escapada em cima da meta.

Esta época, o campeão do Grande Prémio do Quebec de 2022, de 28 anos, ergueu já os braços na Volta aos Alpes Marítimos e na Paris-Camembert, somando um resultado notável a quatro dias da Amstel Gold Race.

A edição feminina foi dominada pela italiana Elisa Longo Borghini (Lidl-Trek), mais rápida a chegar a Overijse, com 41 segundos de margem para a neerlandesa Demi Vollering (SD Worx-Protime), segunda, e 1.06 minutos para a australiana Alexandra Manly (Liv AlUla Jayco), terceira.

Fonte: Sapo on-line

“Seleção Nacional/Ana Santos representa Portugal na Taça do Mundo de XCO e XCC”


Por: Vasco Moreira

Ana Santos será a representante da Seleção Nacional de BTT nas duas primeiras etapas da Taça de Mundo de XCO e XCC de 2024, pontuáveis para o ranking de qualificação olímpica, que serão disputadas nas duas próximas semanas, no Brasil.

“Estamos na reta final da fase de qualificação para os Jogos Olímpicos e estamos a fazer os possíveis para continuarmos em posição de apuramento. É esse o grande objetivo da Seleção Nacional”, destaca Pedro Vigário, Selecionador Nacional de BTT.

A primeira etapa terá lugar Mairiporã, no estado de São Paulo, entre os dias 12 e 14 de abril. Ana Santos irá competir na categoria de sub-23 e tem a estreia agendada para sexta-feira (12 de abril), na prova de XCC (cross-country curto), às 14h locais (18h de Portugal Continental). No domingo, a jovem lusa irá competir na prova de XCO (cross-country olímpico), às 10h locais (14h de Portugal).

A segunda etapa da Taça de Mundo será entre 19 e 21 de abril, também no Brasil, mas em Araxá, município estado de Minas Gerais. O programa será idêntico ao da primeira etapa, com Ana Santos a competir na prova de XCC na sexta-feira e na prova de XCO no domingo. O cross-country curto está agendado para as 14h locais (18h de Portugal) e o cross-country olímpico para as 10h30 (14h30 de Portugal).

“Esperamos que a Ana Santos consiga estar dentro do que tem sido o seu nível habitual e que continue a sua evolução. A Ana ainda é sub-23 e, para além da qualificação dos Jogos Olímpicos, também estamos aqui para continuar seu processo de formação”, salienta Pedro Vigário.

Nota de destaque também para os portugueses João Cruz e Raquel Queirós, que irão participar na Taça do Mundo ao serviço dos respetivos clubes.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com