quinta-feira, 18 de novembro de 2021

“Ciclocrosse: Melgaço recebe a Taça de Portugal”


Melgaço acolhe no dia 21 de novembro a Taça de Portugal de Ciclocrosse e o Campeonato do Minho de Ciclocrosse – Discover Melgaço, que se disputa no Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço).

O Ciclocosse de Melgaço decorrerá num circuito criado para o efeito da área circundante do Centro de Estágios de Melgaço. As inscrições devem ser formalizadas no website da Federação Portuguesa de Ciclismo (aqui).

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Melsport e Município de Melgaço, a prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse que, simultaneamente, atribuirá os títulos de Campeões do Minho desta vertente do ciclismo, decorrerá entre as 9h30 e as 13h00.

Jorge Domingues, em representação da Melsport, explica que “o circuito da prova de ciclocrosse será idêntico ao do ano passado, embora com pequenas alterações de forma a ir de encontro às sugestões dos ciclistas”, havendo por parte da organização o objetivo de “ter o circuito impecável na sexta-feira para os ciclistas poderem fazer o reconhecimento no sábado”.

Afirmando que “prevemos que seja a festa do ciclocrosse”, Jorge Domingues mostrou-se esperançado que “tal, como há dois anos, possamos ter aqui cerca de três centenas de ciclistas para disputar o Ciclocrosse de Melgaço e fazer deste dia uma grande festa”.

Para isso, esclareceu, “concertamos com a Federação Galega de Ciclismo no sentido de não haver provas na Galiza no mesmo dia. Isso vai permitir que muitos ciclistas da vizinha Espanha nos possam visitar e participar nesta prova. “A ver se temos aqui uma corrida ainda mais emocionante que há dois anos. Espera-se que o tempo ajude, deverá estar frio, mas sem chuva e isso vai ajudar à animação”, concluiu.

O Ciclocrosse "corta-mato em bicicleta" é uma vertente de inverno do ciclismo disputada em circuitos com zonas de terra, lama, areia e estrada, com a exigência técnica e física dos percursos a ser complementada com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta.

O Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço) onde será disputada a prova de Ciclocrosse é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível.

O complexo, centro de treinos oficializado pela UEFA, constitui-se como um Pólo dinamizador do desenvolvimento do desporto, lazer e turismo na região e posiciona-se como um dos mais modernos, melhor equipados e mais completos complexos desportivos.

Divide-se em duas grandes áreas. A primeira é a área de lazer, com diversos equipamentos que permitem a prática do desporto de manutenção e equipamentos destinados a atividades lúdicas e culturais.

A segunda grande área é destinada ao desporto de alta competição. Está servida por infraestruturas capazes de acolher diversas modalidades, tanto para competição como para treino. É nesta área que se situa o Centro de Estágios, dotado de um conjunto de equipamentos próprios, disponibilizados em exclusivo aos clubes em estágio. É composto por estádio de futebol, pista de atletismo, campo de treinos, balneários, clube saúde, ginásio de manutenção, salas de tratamentos e massagem, entre outros.

Estes equipamentos encontram-se vedados ao exterior, mas interligados entre si, visando oferecer as condições necessárias a um melhor estágio, em segurança, tranquilidade e com privacidade.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Van Aert e Jumbo-Visma podem ser penalizados”


Por: José Morais

Foto: EPA

O ciclista belga Van Aert pode ser penalizado, e corre o risco de uma multa significativa, com até quatro meses de suspensão, o ciclista arrisca a uma desqualificação de competir, como uma multa financeira, Van Aert enfrenta assim um julgamento motivado pela quebra do contrato que tinha com a Sniper Cycling, a empresa dona de sua equipa anterior, Vérandas Willems-Crelan, porem a Jumbo-Visma também poderá sofrer uma penalização.

Tudo aconteceu quando em 2018 o ciclista belga rompeu o seu vínculo com a empresa liderada por Nick Nuyens, sobre estes fatos, o tribunal de trabalho de Antuérpia, sendo condenou a pagar mais de 600 mil euros em junho, como indenização ao Sniper Cycling, porem Van Aert recorreu da decisão, como ainda a organização de Nuyens, que exisge um valor mais elevado.   

A antiga equipa de Van Aert pede justiça desportiva, fazendo assim uso dos regulamentos da UCI, pedindo a aplicação de uma multa entre os 285 a 94.950 euros, como ainda uma suspensão de um a quatro meses, para o campeão belga, e ainda uma penalização que pode variar entre os 28.490 e os 474.770 euros, para a Jumbo-Visma a sua atual equipa.

O advogado que defende os interesses da Nuyens, Rudi Desmet, afirmou que tentaram chegar a um acordo com a equipa da Jumbo-Visma, mas a mesma não respondeu, tendo a UCI regulamentos rigorosos, todos os devem respeitar, e se eles não forem aplicados, irão apresentar uma ação, o qual ainda tem esperança de não enfrentar uma nova batalha judicial, afirmou Desmet.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com