domingo, 19 de dezembro de 2021

“Taça de Portugal de Ciclocrosse de Vila do Conde”


Mário Costa vence prova e Joana Monteiro conquista a Taça

 

Por: José Carlos Gomes

Mário Costa e Joana Monteiro, ambos da Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde, ganharam hoje, em Labruge, Vila do Conde, a quarta prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse. Este resultado permitiu a Joana Monteiro sagrar-se vencedora antecipada do troféu.

A corrida de elite masculina assistiu ao domínio dos suspeitos do costume. Mário Costa e Vítor Santos, da equipa vilacondense, foram os mais fortes. Mário Costa cortou o risco na frente, Vítor Santos gastou mais 8 segundos. Jorge Magalhães (W52-FC Porto) foi o terceiro, a 14 segundos. Este resultado deixa tudo em aberto para a quinta e última corrida, uma vez que Mário Costa e Vítor Santos estão empatados no topo da geral da Taça. João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o melhor sub-23.

No setor feminino a situação é completamente diferente. Joana Monteiro ganhou as quatro corridas já disputadas e conquistou matematicamente a Taça de Portugal de elite feminina. Na prova deste domingo, a famalicense isolou-se e ganhou com 5m37s de vantagem sobre Rafaela Ramalho (Clube BTT Matosinhos). A terceira, a 5m55s, foi Leandra Gomes (Axpo/FirsBike Team/Vila do Conde).

Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) venceu a corrida que junta as sub-23 e as juniores femininas, mas o segundo lugar de Beatriz Sousa (BTT Loulé/Elevis) foi suficiente para garantir à ciclista da equipa louletana a conquista antecipada da Taça. Tomás Mota (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) foi o melhor júnior masculino em Labruge, mas a geral da Taça continua encimada por Rafael Sousa (Guilhabreu BTT).


Miguel Pereira (Santa Cruz/Botelhos.pt) ganhou a corrida de cadetes e reforçou o comando na geral desta categoria. Entre as cadetes sobressaiu Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis), que, com novo triunfo parcial, somou os pontos necessários para selar a vitória final na Taça.

Nas provas de veteranos, impuseram-se os masters 30 Fábio Oliveira (ACDC Trofa/WProtek) e Patrícia Rosa (CE Gonçalves/Azeitonense), os masters 40 Carlos Moura (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech), os masters 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Filomena Paulo (Róódinhas/Santos Silva) e o master 60 Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

A corrida de juvenis contou com 20 participantes, representando 11 equipas, sendo ganha por Afonso Monte (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

O ciclocrosse regressa no início de 2022. Santo Tirso recebe o Campeonato Nacional, no dia 9 de janeiro, exatamente uma semana antes do encerramento da Taça de Portugal, que acontecerá em Águeda.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça do Mundo de Ciclocrosse, Tom Pidcock estreia-se a vencer em Rucphen”


Por: José Morais

Fotos: Getty Images

Decorreu mais uma edição da taça do mundo de ciclocrosse, onde se sentiu a ausência de Mathieu van der Poel que recuperava de uma pequena lesão, e ainda Wout van Aert a estagiar com a sua equipa a Jumbo-Visma, Tom Pidcock apresentou-.se como um forte candidato, tinha como seu rival o líder atual da competição Eli Iserbyt, os ciclistas tinham pela frente o circuito de Rucphen, o qual devido à atual situação pandémica com muitas restrições, foi realizado sem público.

A corrida que se iniciou muito rápida logo na primeira volta originou diversas quedas, o qual se destacaram na frente mais de uma dezena de participantes, com diversos ciclistas a tentarem destacarem-se e a distanciarem-se, com a vantagem a serem sempre muito curtas, com a movimentação decisiva a ocorrer apenas na penúltima volta, com Eli Iserbyt e Michael Vanthourenhout a ganharem algum terreno, mas Tom Pidcock acaba vencer, estreando-se assim nas vitórias.  

Enquanto Tom Pidcock voava para a vitória, Eli Iserbyt tinha imensa dificuldade em concretizar os saltos, sendo fatal para o ciclista líder da taça do mundo de ciclocrosse, com o britânico da INEOS Grenadiers a continuar forte, onde deixava tudo na estrada, e conseguia a sua primeira vitória na taça do mundo de ciclocrosse, com a dupla da Pauwels Sauzen-Bingoal a fazer 2º e 3º lugar respetivamente, e no final Eli Iserbyt mantinha a liderança com uma vantagem muito confortável de 337, contra o seu seguidor Vanthourenhout que possuía menos 109 pontos. 


Mas se na prova masculina foi emotiva, a parte feminina também foi bastante, onde a vitória foi também decidida ao sprint, com Lucinda Brand a entrar na frente na reta da meta, mas sendo batida pela campeoníssima Marianne Vos, já que teve a sua melhor ponta final, com Denise Betsema a fechar o pódio, no final, a campeã do mundo Brand, mantém a liderança da taça do mundo de ciclocrosse.

 

O top 10 da prova masculina ficou assim:

 

1º Tom Pidcock (GBr) Ineos Grenadiers

2º Eli Iserbyt (Bel) Pauwels Sauzen - Bingoa

3º Michael Vanthourenhout (Bel) Pauwels Sauzen - Bingoal

4º Quinten Hermans (Bel) Tormans Cyclo Cross Team

5º Lºars van der Haar (Ned) Baloise Trek Lions

6º Toon Aerts (Bel) Baloise Trek Lions

7º Laurens Sweeck (Bel) Pauwels Sauzen - Bingoal

8º Corne Van Kessel (Ned) Tormans Cyclo Cross Team

9ºVincent Baestaens (Bel) Cx Team Deschacht-group Hens-containers Maes

10º Toon Vandebosche (Bel) Pauwels Sauzen - Bingoal

 

O top 10 da prova feminina ficou assim:

 

1º Marianne Vos (Ned)

2º Lucinda Brand (Ned) Baloise Trek Lions

3º Denise Betsema (Ned)

4º Fem van Empel (Ned)

5º Puck Pieterse (Ned)

6º Annemarie Worst (Ned)

7º Shirin Van Anrooij (Ned)

8º Sanne Cant (Bel)

9º Eva Lechner (Ita)

10º Inge van der Heijden (Ned)

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com