sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

“O festival Hero Dolomites Bike de 2022, o btt leva o palco central do Dolomite entre 16 e 19 de junho de 2022”


O HERO Südtirol Dolomites pode ser a mais difícil maratona de BTT do mundo – mas é muito mais do que isso. O HERO Dolomites Bike Festival (16-19 de junho de 2022) é uma celebração de todas as coisas do ciclismo todo-o-estrada. Quatro dias repletos da típica energia e estilo HERO rodeados pelos deslumbrantes Dolomitas, património mundial da UNESCO. Registe-se agora na www.herodolomites.com

O evento do ano para ciclistas profissionais, amadores e quem gosta de desporto. Um evento onde o desportivismo genuíno assume o centro do palco, tendo como pano de fundo uma beleza natural e deslumbrante.

O HERO Südtirol Dolomites é a mais difícil maratona de BTT do mundo. Este incrível evento terá lugar no sábado, 18 de junho de 2022. Selva di Val Gardena vai retomar o seu papel de ponto de partida da prova e ostenta dois percursos: o primeiro com 86 km e 4.500 hm, e o segundo com 60 km e 3.200 hm. As rotas desenvolvem-se no sopé de um dos tesouros mais valiosos da província: os Dolomites, Património Mundial da UNESCO.

Espera-se que milhares de ciclistas cheguem de todo o mundo, juntamente com inúmeros aficionados de BTT, provas do interesse cada vez maior que as pessoas têm nesta disciplina ao ar livre. Por ocasião da corrida, o HERO Dolomites Bike Festival decorrerá entre 16 e 19 de junho de 2022.

 Este evento de quatro dias é uma celebração de todas as coisas HERO e ciclismo todo-o-estrada. O Village contará com marcas de btt, experiências fora deste mundo, eventos imperdíveis – todos desenvolvidos para garantir que todos os participantes, os participantes, os participantes e os fãs de ciclismo possam celebrar a sua paixão de todas as formas possíveis!


As coisas começam na quinta-feira, 16 de junho de 2022, quando os participantes puderem testar os HERO Trails: reserve a sua excursão para um guia de BTT especializado com a Selva Ative e explore os locais de break-it-or-make-it no percurso para preparar a corrida de sábado. Este tipo de excursão guiada continuará durante todo o verão através do Grupo Sella para todos os turistas e entusiastas do ciclismo.

O Women's Lounge também fará um retorno, a área exclusiva para os nossos participantes correndo na categoria feminina. Salve a data porque a Hero Charity Night estará de volta quinta à noite com muita diversão, entretenimento e ótimas e excitantes notícias!

 

Sexta-feira, 17 de junho de 2022: o HERO Dolomites KIDS para as estrelas em ascensão do BTT

 

Um evento imperdível para todos os ciclistas mais jovens, o HERO Dolomites KIDS 2022 é o evento não competitivo que se realiza na sexta-feira, 17 de junho de 2022, às 15h00. O evento é para todos entre os 4 e os 12 anos, permitindo que estas jovens estrelas em ascensão testem as suas habilidades de BTT numa pista em Selva di Val Gardena. Cada participante receberá um pacote de boas-vindas com uma camisola HERO Alé de marca.

Por último, mas não menos importante, o GRANDE Final! A Cerimónia de Entrega de Prémios terá lugar na noite de sábado, 18 de junho de 2022.

O evento final terá lugar no domingo, 19 de junho: o ZERO Dolomites é um dia dedicado à mobilidade verde e sustentável. Um grande evento que contribui para a proteção da natureza, especificamente os Dolomites, que são o palco deste evento único.

Registe-se no HERO Südtirol Dolomites e no HERO Dolomites KIDS e para mais informações em:  www.herodolomites.com

Fonte: Comissão Organizadora Heroís Dolomites do Tyrol do Sul

“Rota Santini e Haute uma experiência profissional para ciclistas amadores”


Fotos: Mathilde L'Azou

A Santini tem o prazer de anunciar uma nova parceria com a série internacional Haute Route para os pilotos amadores que querem uma experiência profissional do início ao fim. A companhia italiana vai fazer a camisola para as provas do circuito, vestir os vencedores das corridas, e também criar mercadoria para combinar com a camisola oficial, bem como uma coleção especial.

Corridas amadoras de vários dias que proporcionam aos participantes serviços que delvier uma experiência de corrida de estrada 'profissional' sem paralelo. A Haute Route é composta por três, cinco e sete dias em que os pilotos amadores podem recorrer a toda uma gama de serviços de alta qualidade concebidos para eles: desde os carros de corrida e escolta, comboio de apoio, assistência técnica, apoio logístico às estações de alimentação e briefings pré-corrida. Um menu inteiro do tipo de serviços que as equipas profissionais desfrutam, como é óbvio.

Depois de terem reconhecido os seus objetivos comuns, a Santini e a Haute Route assinaram um acordo de parceria que os verá trabalhar em conjunto durante os próximos dois anos, até 2024. A partir desta temporada, a marca italiana vai fornecer as camisolas do evento que todos os participantes encontram nos seus packs de corridas, além das camisolas exclusivas dos vencedores. 

Mas isso está longe de ser o fim da história. Devido ao caráter icónico dos eventos, a empresa italiana de desgaste de ciclismo vai oferecer uma gama de mercadorias nos eventos e uma coleção central dedicada à Haute Route que estará disponível também nos eventos e no www.hauteroute.org.


«O acordo com a Haute Route é o resultado da confiança que a IRONMAN Corporation, que detém o circuito e é um dos nossos parceiros desde 2019, tem em nós e o nosso trabalho, comentou Monica Santini, CEO Da Santini Cycling Wear, e estamos muito satisfeitos por aproveitar esta oportunidade para vestir os muitos ciclistas amadores que participam na Haute Route no nosso desgaste de ciclismo de qualidade».

A temporada de Haute Route 2022 conta com cinco eventos no seu calendário e proporcionará mais uma vez aos participantes uma experiência verdadeiramente única, permitindo aos ciclistas amadores enfrentarem passes míticos ao longo de vários dias, ao mesmo tempo que lhes fornecem os tipos de serviços que os pilotos profissionais de estrada gozam. Isto é o que faz dos eventos da Rota haute o próprio epítome do ciclismo amador de luxo, permitindo que os ciclistas amadores vivam a sua paixão em estilo profissional.

 

As corridas da temporada de 2022 são:

 

Haute Route Alpe d'Huez - 24 a 26 de junho

Haute Route Pirinéus - 5 a 9 de julho

Haute Route Alpes - 21 a 27 de agosto

Haute Route Dolomites – 30 de agosto a 3 de setembro

Haute Route Davos - 23 a 25 de setembro

 

Declarações de Julie Royer, CEO do Haute Route Group:

 

«A Haute Route tem o prazer de anunciar a nova parceria com a Santini Cycling Wear. Acreditamos que a marca italiana é o embaixador de vestuário ideal para a Haute Route, pois partilham o mesmo ethos e paixão por fornecer o melhor para os nossos cavaleiros. Estamos entusiasmados por partilhar as camisolas oficiais e a mercadoria com os nossos pilotos na próxima época».

 

Sobre Santini:

 

A Santini Cycling Wear foi fundada em 1965 por Pietro Santini, que viu um mercado de vestuário técnico de ciclismo como resultado da sua paixão permanente pelo desporto e competição. No que parece ser uma escolha revolucionária e contrariada hoje, a empresa sediada em Bergamo tomou a decisão fundamental de conceber e fabricar todos os seus produtos exclusivamente em Itália.

Cada item é projetado e desenvolvido por uma equipe de designers com uma paixão profunda pelo mundo das duas rodas para satisfazer quatro requisitos fundamentais: ajuste, desempenho, conforto e durabilidade.

ATualmente, a Santini produz 5.000 peças de roupa por dia e exporta 80% da sua produção. Está profundamente empenhado em investir em investigação e desenvolvimento de têxteis inovadores e novos métodos de produção. No entanto, as pessoas – atletas – continuam a ser o seu foco central, uma vez que continua a aperfeiçoar as suas criações para permitir que os ciclistas prossigam as suas paixões desportivas num kit confortável, mas elegante www.santinicycling.com

 

Sobre a Rota Haute:

 

Nascida nas montanhas e criada na estrada, a Haute Route começou em 2010 com o seu evento fundador - Os Alpes da Rota de Haute. Hoje, a marca é impulsionada por uma paixão por alturas elevadas e feitos pessoais, oferecendo eventos de ciclismo de 3, 5 e 7 dias em destinos icónicos.

O objetivo da marca é proporcionar uma experiência 'profissional' inigualável para ciclistas amadores. Isto significa não só fornecer hospitalidade de primeira classe e gestão de eventos, mas todos os ingredientes-chave que compõem a cultura e experiência das corridas de estrada profissionais. 

Fonte: Gabinete de Imprensa SANTINI da LDL COMeta

“Michael Woods vence isolado segunda etapa do Gran Camiño com José Neves em 8º”


Canadiano arrebatou a liderança da classificação geral individual

 

Foto: APF

O ciclista canadiano Michael Woods (Israel-Premier Tech) venceu esta sexta-feira isolado a segunda etapa do Gran Camiño, na subida ao Miradouro de Ézaro, arrebatando a liderança da classificação geral individual.

Woods, de 35 anos, venceu a 'batalha' de veteranos, ao distanciar-se já dentro do último quilómetro do espanhol Alejandro Valverde (Movistar), de 41, que teve de se contentar com o segundo posto, a 16 segundos.

O espanhol Rubén Fernández (Cofidis) foi terceiro, a 37 segundos, após a 'empinada' subida até ao Miradouro de Ézaro, presença habitual na Volta a Espanha, testar o pelotão.

A subida final 'quebrou' grande parte dos corredores, com o espanhol Delio Fernández (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) como melhor representante do contingente de equipas lusas, no sétimo lugar, a 42 segundos.

O campeão nacional de fundo, José Neves (W52-FC Porto), chegou logo a seguir, em oitavo, a 45, com Tiago Antunes como melhor da Efapel, em 11.º. Tiago Machado foi o melhor da Rádio Popular-Paredes-Boavista, no 35.º posto.

Na classificação geral, Woods lidera com a mesma margem que abriu na etapa para o pódio do dia, com Delio Fernández em sétimo e José Neves em oitavo.

Nas classificações secundárias, a Efapel é a melhor equipa portuguesa, no sétimo posto, com Pedro Miguel Lopes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) no nono lugar da tabela da juventude.

De fora das equipas portuguesas, os 'emigrantes' Nelson Oliveira (Movistar), 69.º na tirada, e Daniel Viegas (EOLO Kometa), 106.º, trabalharam para os chefes de fila.

No sábado, a terceira e penúltima etapa liga Maceda a Luintra, em 148,4 quilómetros de perfil acidentado e chegada em alto, antes do contrarrelógio decisivo no domingo.

Fonte: Record on-line

“João Almeida é sexto na Volta aos Emirados”


Checo Mathias Vacek (Gazprom-RusVelo) venceu sexta etapa

 

Por: Lusa

Foto: UAE Team Emirates Facebook

O checo Mathias Vacek (Gazprom-RusVelo) venceu esta sexta-feira a sexta etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos em bicicleta, ao fazer vingar a fuga após o pelotão falhar na perseguição.

Vacek, de apenas 19 anos, conseguiu um triunfo marcante, ao cumprir os 180 quilómetros com partida e chegada junto à ExpoDubai em 3:58.10 horas, batendo ao sprint os companheiros de fuga, com o francês Paul Lapeira (AG2R-Citroën) em segundo e o russo Dmitry Strakhov, seu colega de equipa, em terceiro.

O pelotão chegou a 15 segundos e perdeu a última oportunidade para os sprinters, num dia totalmente plano, sem impacto nos primeiros lugares da geral, que continua a ser liderada pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).

O vencedor das últimas duas edições da Volta a França prossegue a defesa do título conquistado nos Emirados em 2021 e, a uma etapa do fim, lidera com quatro segundos de vantagem para o italiano Filippo Ganna (INEOS), segundo, e 14 para o russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe).

João Almeida (UAE Emirates) é o melhor português, no sexto posto, a 30 segundos do colega de equipa, com Rúben Guerreiro (EF Education -- Easy Post) em nono, a 42.

Os dois lusos chegaram integrados no pelotão, sem perdas de tempo, com Almeida, segundo na classificação da juventude, a vestir esta camisola, em virtude de Pogacar, líder dessa tabela, vestir a da geral.

No sábado, a última etapa liga Al Ain a Jebel Hafeet em 148 quilómetros, com cerca de 1.500 metros verticais, quase todos concentrados na ascensão final até à meta, última hipótese de 'desafiar' o líder.

Fonte: Record on-line

“Por uma mobilidade sustentável EMEL abre estações da GIRA nas freguesias dos Olivais e Santa Maria Maior”


Por: Maria Teresa Loureiro

A EMEL abriu hoje três estações da GIRA, duas na Freguesia dos Olivais e uma na Freguesia de Santa Maria Maior, correspondendo a um acréscimo de 59 docas da Rede de Bicicletas Partilhadas de Lisboa.

 

As três Estações da GIRA que entram em funcionamento nas Freguesias de Olivais e Santa Maria Maior são:

130     - Avenida de Berlim/ Rua Américo Jesus Fernandes (20 docas)

151     - Escola Secundária António Damásio (24 docas)

221     - Rua do Crucifixo/ Rua de São Nicolau (15 docas)

 

A partir de hoje, Lisboa passa a ter 116 Estações GIRA em operação, que representam um total de 2.195 docas para bicicletas. Atualmente, GIRAm na cidade mais de 1.000 bicicletas da Rede de Bicicletas Partilhadas de Lisboa.

Fonte: EMEL

“VIII XCO de Melgaço conta participantes de oito nacionalidades”


Melgaço o destino de natureza mais radical de Portugal, prova acontece nos dias 5 e 6 de março

 

Por: Sara Pereira

Melgaço acolhe, nos dias 5 e 6 de março, o VIII BTT XCO de Melgaço. É a 1ª prova da Taça de Portugal de XCO Internacional (C1) e marca também o arranque do Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency. Até ao momento, o evento tem já cerca de 350 atletas inscritos e de oito nacionalidades, mas as inscrições ainda estão a decorrer: até dia 2 de março, no site da Federação Portuguesa de Ciclismo.

A disputar num circuito criado para o efeito na área circundante do Centro de Estágios de Melgaço, com todas as condições de segurança, o percurso será bastante diversificado com subidas duras, rock gardens, saltos, descidas técnicas e demais atrativos para que o espetáculo e divertimento estejam garantidos.


A prova assume-se como o primeiro grande evento desportivo do ano de 2022 em Melgaço e a organização espera ter uma boa adesão. «Contamos com a participação dos melhores atletas nacionais, mas temos também já inscritos atletas internacionais com títulos de campeões nacionais na modalidade e ainda atletas com participações olímpicas e presenças em Taças do Mundo de BTT. É um orgulho receber os melhores. Melgaço tem de facto condições de excelência que nos colocam numa posição ímpar para a realização de provas desta modalidade e também de outras» afirma o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, considerando que «acreditamos que o alívio nas restrições em virtude da pandemia Covid-19 ajudará neste sentido. Da nossa parte tudo faremos para garantir todas as condições de segurança».


O programa prevê treinos no sábado, dia 5 de março, entre as 10h00 e as 17h30, realizando-se a competição no domingo, dia 6. Pelas 9 horas será dada a partida para a primeira corrida (cadetes masculinos e femininos) e pelas 10h15 realiza-se a prova para os atletas dos escalões de juniores (masculinos) e para todas as categorias femininas. Os atletas masters (masculinos) e de paraciclismo (masculino) começarão a competir às 12h15 enquanto a prova rainha, para elites e sub 23 (masculinos), tem início marcado para as 14h30.

O evento é promovido em conjunto pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer EM e pelo Município de Melgaço, e conta com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho, da Federação Portuguesa de Ciclismo, da Cision, da POPP Design, da Strong Speed, da Navega Rías Baixas, da Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, da Arrecadações da Quintã, da Polisport, da UnaSeguros, da Seg3 - Mediação de Seguros e da Bike – Tudo sobre o mundo do Btt.

Fonte: Câmara Municipal Melgaço

“Um mês de março com muita ‘pedalada’ no Eurosport”


Por: Vasco Simões

O ciclismo conheça a ganhar ritmo em março e os fãs da modalidade vão ter de ‘dar ao pedal’ para acompanharem tudo o que o canal tem para oferecer. Depois de cumpridas algumas das primeiras provas do calendário, o Eurosport prepara-se para um mês de março com mais de 20 competições masculinas e femininas importantíssimas e de grande tradição.

As habituais ‘Clássicas da Primavera’ e outras icónicas provas por etapas que marcam a preparação dos atletas para o Giro de Itália estão de volta e vão poder ser vistas em direto no Eurosport, a Casa do Ciclismo, ou na App do Eurosport. São mais de 40 horas em direto de ação em diferentes pontos da Europa!


 

Conheça em detalhe as corridas que o canal emite na lista abaixo:

 

Grand Prix Le Samyn H e M   

01 de março – Bélgica

 

Strade Bianche H e M 

05 de março – Siena, Itália

 

Paris – Nice H 

06 a 13 de março – França

 

Tirreno – Adriatico H 

07 a 13 de março – Itália

 

Volta a Drenthe H e M

14 de março – Bélgica

 

Danilith Nokere Koerse H e M 

16 de março – Bélgica

 

Milão – Turim H 

16 de março – Itália

 

Grand Prix de Denain – Porte du Hainaut H 

17 de março – França

 

Clássica Bredene Koksijde H 

18 de março – Bélgica

 

Milão – Sanremo H 

19 de março – Itália

 

Troféu Alfredo Binda M 

20 de março – Itália

 

Cholet - Pays de la Loire H 

20 de março – França

 

Volta à Catalunha H 

21 a 27 de março – Espanha

 

Bruges – De Panne H e M 

23 de março – Bélgica

 

E3 Saxo Bank Classic H

25 de março – Bélgica

 

Gent – Wevelgem H e M 

27 de março – Bélgica

 

Dwars door Vlaanderen - Através da Flandres H 

30 de março – Bélgica

Fonte: Discovery Networks

“W52 - FC Porto José Neves no top 10 da prova do Gran Camiño”


José Neves termina o dia no Top 10 da prova depois de ser o oitavo a chegar ao Alto do Mirador Ézaro na etapa que começou em Bertamiráns perto de Santiago de Compostela.

Uma etapa com 177 quilómetros que percorreu a Costa da Morte no noroeste espanhol.

Logo aos 7 quilómetros de etapa tínhamos formada a fuga do dia, com 7 elementos, entre os quais o Joni Brandão que foi passando pela frente nas Metas Volantes existentes no traçado.

Fuga que durou até aos últimos 10 quilómetros. A partir daqui a Movistar controlou a corrida para a entrada na subida final ao Miradouro de Ézaro 2 quilómetros com média de 12% de inclinação.

O vencedor da etapa foi Michael Woods (Israel-Premier Tech) que chegou isolado. José Neves fechou na 8ª posição passado 45 segundos do vencedor, com isto entrou para o Top 10 da prova.

 

Classificação Etapa

 

8º José Neves +45s

40º Ricardo Vilela +1m39

49º Rui Vinhas +2m01

50º José Gonçalves +2m01

51º Amaro Antunes +2m01

94º Guilherme Mota +5m46

107º Joni Brandão +7m42

 

Geral Individual após 2ª etapa

 

10º José Neves +56s

40º Ricardo Vilela +1m50

48º José Gonçalves +2m09

49º Amaro Antunes +2m12

51º Rui Vinhas +2m12

99º Guilherme Mota +6m28

106º Joni Brandão +7m51

 

Geral Equipas

 

12º W52 – FC Porto +2m38

Fonte: W52 - FC Porto

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com