sexta-feira, 27 de maio de 2022

“Marco Haller vence quarta etapa da Volta à Noruega ao sprint”


Português Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) foi 83.º na tirada e subiu ao 85.º posto na geral

 

Por: Lusa

Foto: BORA-hansgrohe

O ciclista austríaco Marco Haller (BORA-hansgrohe) venceu esta sexta-feira a quarta etapa da Volta à Noruega ao sprint, com o belga Remco Evenepoel (QuickStep-Alpha Vinyl) a conservar a liderança da classificação geral individual.

Haller, de 31 anos, conseguiu a primeira vitória da temporada, ao completar os 232,1 quilómetros entre Hovden e Kristiansand em 5:02.21 horas, batendo sobre a meta o britânico Ethan Vernon (QuickStep-Alpha Vinyl), segundo, e o norueguês Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), terceiro. O único português em prova, Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), foi 83.º na tirada e subiu ao 85.º posto na geral, cujos primeiros lugares não sofreram alterações.

Evenepoel lidera, à frente dos australianos Jay Vine (Alpecin-Fenix), segundo, a 46 segundos, e Luke Plapp (INEOS), terceiro, a 1.24 minutos.

Na quinta e penúltima etapa, no sábado, o pelotão enfrenta uma ligação de 181,7 quilómetros entre Flekkefjord e Sandnes.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/António Morgado quinto na etapa de hoje do Tour du Pays de Vaud”


Por: José Carlos Gomes

O português António Morgado continua a dar cartas na Taça das Nações de Juniores. Hoje foi o quinto classificado na primeira etapa em linha do Tour du Pays de Vaud, prova que decorre na Suíça, até domingo.

Os 135,8 quilómetros, entre Paudex e Mathod, marcados pelo terreno ondulado, assistiram ao sucesso de uma fuga de quatro corredores, os mais resistentes de um grupo mais numeroso que chegou a ter mais de 4 minutos de vantagem sobre o pelotão principal. Do quarteto, o mais forte viria a revelar-se o dinamarquês Henrik Pedersen, que se destacou para vencer isolado, com 4 segundos de vantagem sobre os perseguidores diretos.

António Morgado encabeçou o primeiro grupo mais numeroso, sendo o quinto a cortar a meta, a 43 segundos do vencedor. Foi o único representante nacional a chegar neste grupo de elite. Seguiram-se Daniel Lima, 24.º, e Gonçalo Tavares, 25.º, ambos a 1m35s do vencedor da etapa. Tiago Santos, 55.º, e Rafael Barbas, 56.º, gastaram mais 4m51s do que o primeiro, enquanto Rúben Rodrigues, 64.º, ficou a 5m48s.

Este resultado permitiu a António Morgado subir à nona posição da geral, depois de ontem ter sido 15.º no prólogo. O natural das Caldas da Rainha está a 50 segundos de Henrik Pedersen, que comanda com 22 segundos de vantagem sobre o norueguês Johannes Kulset e com 25 segundos à melhor sobre o neerlandês Menno Huisng.

Depois de Morgado, os portugueses colocam-se na geral da seguinte forma: Gonçalo Tavares, 22.º, Daniel Lima, 37.º, Rafael Barbas, 56.º, Tiago Santos, 58.º, e Rúben Rodrigues, 63.º

O sábado será dia de etapa com dois setores no Tour du Pays de Vaud. Às 8h00 será dada a partida para uma ligação de 97,3 quilómetros, entre Cuardnees e Champagne. Três prémios de montanha contribuem para um acumulado de subida de 2145 metros. A derradeira montanha da viagem, a 23,7 quilómetros da meta, é uma escalada de primeira categoria, com 12,1 quilómetros de extensão e uma inclinação média de 5 por cento.

O setor vespertino é um contrarrelógio individual de 11,3 quilómetros, a disputar em Champagne. O primeiro corredor partirá às 14h00.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Koen Bouwman vence a 19.ª etapa do Giro e Carapaz segura a camisola rosa”


Holandês levou a melhor no sprint final

 

Por: Record com Lusa

Foto: Reuters

O ciclista holandês Koen Bouwman (Jumbo-Visma) venceu esta sexta-feira pela segunda vez na 105.ª edição da Volta a Itália, triunfando na 19.ª etapa em que o equatoriano Richard Carapaz (INEOS) segurou a liderança da geral. Bouwman, que já tinha vencido a sétima etapa e praticamente garantiu o triunfo na classificação da montanha, cumpriu os 178 quilómetros entre Marano Lagunare e o Santuário de Castelmonte em 4:32.55 horas, batendo sobre a meta o suíço Mauro Schmid (QuickStep-Alpha Vinyl), segundo, e por três segundos o italiano Alessandro Toneli (Bardiani-CSF-Faizanè), terceiro.

Nas contas da geral, os três primeiros chegaram juntos, a 3.56 minutos, e Carapaz mantém três segundos de vantagem para o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), segundo, e 1.05 minutos para o espanhol Mikel Landa (Bahrain Victorious), terceiro.

No sábado, a 20.ª e penúltima etapa liga Belluno a Marmolada em 168 quilómetros, com mais de 4.700 metros de acumulado de subida e o Passo Fedaia no traçado, com chegada em alto.

Fonte: Record on-line

“Richie Porte despede-se das grandes Voltas com abandono do Giro devido a doença”


Experiente australiano foi afetado por "problemas de estômago"

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O ciclista australiano Richie Porte (INEOS) despediu-se esta sexta-feira das grandes Voltas de forma infeliz, ao ser forçado a abandonar o Giro durante a 19.ª etapa, devido a doença.

O escudeiro do camisola rosa Richard Carapaz descolou do pelotão logo nas primeiras subidas da 19.ª etapa, que está a ligar Marano Lagunare ao Santuário de Castelmonte, num total de 178 quilómetros, e acabou mesmo por desistir, quando já perdia largos minutos para o grupo.

"Podemos confirmar que Richie Porte abandonou a Volta a Itália durante a 19.ª etapa, devido a doença", informou a INEOS, na sua conta na rede social Twitter, já depois de também a organização da 'corsa rosa' ter avançado a desistência do experiente australiano, afetado por "problemas de estômago".

Ciclista emblemático do pelotão, quer pela sua perseverança, quer pelos vários azares de que foi vítima ao longo da sua carreira, Porte, de 37 anos, escolheu o Giro para despedir-se das grandes Voltas, uma decisão que justificou ainda antes do arranque da 'corsa rosa'.

"Os meus dias como amador foram passados em Itália e essa foi a minha aprendizagem velocipédica. Depois, fui ao Giro2010 como neo-profissional e, de repente, estava a vestir a camisola rosa durante três dias. Isso foi incrível e ainda permanecem como algumas das melhores memórias da minha carreira, para ser sincero. É um privilégio fechar o ciclo e acabar o meu percurso nas grandes Voltas no Giro", assumiu, em declarações reproduzidas no site da INEOS.

Na sua estreia na Volta a Itália, há 12 anos, Porte alcançou a sua melhor classificação na prova, ao ser sétimo na geral final, um sucesso que não voltaria a repetir.

Vencedor de algumas das principais corridas do calendário internacional, como o Critério do Dauphiné (2021), o Paris-Nice (2013 e 2015), a Volta à Catalunha (2015), o Tour Down Under (2017 e 2020), a Volta à Suíça (2018) ou a Volta à Romandia (2017), Porte nunca foi feliz nas grandes Voltas até 2020, quando, contra todos os prognósticos, foi terceiro classificado do Tour e subiu ao pódio nos Campos Elísios.

Após iniciar o seu percurso na Saxo Bank (2010), passou pela Sky (2012-2015), pela BMC (2016-2018) e pela Trek-Segafredo (2019-2020), antes de regressar à formação britânica para assumir o papel de trabalhador.

A INEOS perde, assim, o principal gregário de Carapaz, que tem apenas três segundos de vantagem sobre o segundo classificado, o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), e o pelotão do Giro um dos 'clássicos', numa temporada que será marcada por muitas despedidas entre nomes sonantes do ciclismo.

Fonte: Record on-line

“Segunda edição Volta a Portugal Feminina Cofidis”


Pelotão feminino vai pedalar de Loures a Anadia entre 16 e 19 de junho

 

Por: José Carlos Gomes

A segunda edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis vai realizar-se entre 16 e 19 de junho e o percurso já está definido. O pelotão vai percorrer 273,4 quilómetros, começando com um prólogo, em Loures, e terminando com uma etapa em linha que finaliza em Anadia, com duas voltas ao circuito que, semanas depois, irá receber o Campeonato da Europa de Estrada.

Depois do sucesso desportivo e social da histórica primeira edição, a Volta a Portugal Feminina Cofidis entra em fase de consolidação desportiva e de expansão territorial. A segunda edição leva as emoções do ciclismo feminino a diferentes regiões.

As partidas e chegadas do prólogo e das três etapas atravessam cinco comunidades intermunicipais: Área Metropolitana de Lisboa e as comunidades intermunicipais do Oeste, Médio Tejo, Região de Leiria e Região de Aveiro.

A prova inicia-se com um prólogo de 2,9 quilómetros, em Loures, a partir das 16h00 de dia 16 de junho, feriado nacional. Será um contrarrelógio individual, que ajudará a marcar as primeiras diferenças, mas que, por ter uma distância curta, manterá tudo em aberto na luta pela classificação.

A primeira etapa em linha, no dia 17, parte de Vila Franca de Xira, às 12h30, para chegar a Torres Vedras, junto à icónica estátua que homenageia Joaquim Agostinho, cerca das 15h00, depois de percorridos 87,6 quilómetros. É a menos exigente das etapas em linha em termos de orografia, mas pode guardar surpresas, por passar em zonas onde o vento, por vezes, faz a sua aparição com alguma intensidade.

Num percurso com nível de exigência crescente de etapa para etapa, surge a terceira jornada competitiva, segunda etapa em linha, no sábado, 18 de junho. A partida será em Monte Redondo, concelho de Leiria, às 12h45. O itinerário terá 78,1 quilómetros, que incluem o prémio de montanha de segunda categoria, no alto do Reguengo, a 22,5 quilómetros da chegada, que acontecerá por volta das 15h00, em Ourém.

A etapa-rainha será a terceira e última, no dia 19. As corredoras partem de Aveiro às 12h15 para uma viagem de 104,7 quilómetros, que irá terminar em Anadia, cerca das 15h15. A fase final ficará marcada por duas voltas ao circuito que irá receber as provas de fundo do Campeonato da Europa, que a Federação Portuguesa de Ciclismo irá organizar entre 30 de junho e 19 de julho. A exigência deste circuito marcará diferenças e será determinante no apuramento da sucessora de Raquel Queirós como vencedora da Volta a Portugal Feminina Cofidis.

“A Volta a Portugal Feminina é herdeira da Volta a Portugal, nascida em 1927, motivo pelo qual tem um compromisso com o território, procurando levar a festa do ciclismo aos mais variados locais. A edição deste ano apresenta uma maior cobertura territorial, sem perder o equilíbrio desportivo. O percurso é variado, apresentando etapas para diferentes perfis de ciclistas. Espera-se que adicione emoção e competitividade ao evento. O final será, certamente, em festa, no circuito que semanas depois irá receber, em Anadia, o Campeonato da Europa de Sub-23 e Juniores”, considera o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

 

Percurso da segunda Volta a Portugal Feminina:

 

Prólogo: Loures (CRI), 2,9 km, dia 16 junho 16 horas

1.ª etapa: Vila Franca de Xira – Torres Vedras, 87,6 km, dia 17 junho 12,30 horas

2.ª etapa: Monte Redondo – Ourém, 78,1 km, dia 18 junho 12,45 horas

3.ª etapa: Aveiro – Anadia, 104,7 km, dia 19 junho 12,15 horas

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato da Europa de Paraciclismo dia 2”


Telmo Pinão oitavo no contrarrelógio do Campeonato da Europa

Por: José Carlos Gomes

Telmo Pinão conseguiu hoje o melhor resultado relativo da Seleção Nacional no contrarrelógio do Campeonato da Europa de Paraciclismo, disputado em Lochen, Áustria.

O paraciclista português concluiu o esforço de 12,45 quilómetros em 19’48’’70, o que lhe valeu a oitava posição entre os 14 participantes na classe C2, a 2’23’’76 do homem mais rápido, o francês Alexandre Leaute, que parou o cronómetro em 17’24’’94. O espanhol Maurice Eckhard Tio ficou com a medalha de prata, a 47,50 segundos do vencedor. O britânico Matthew Robertson fechou o pódio, a 58,16 segundos.

Bernardo Vieira também cumpriu 12,45 quilómetros, sendo o quinto classificado na classe C1, um resultado aquém do alcançado por Pinão, dado que em C1 apenas participaram sete corredores. O representante nacional gastou 21’05’’57, mais 2’14’’80 do que o vencedor, o alemão Michael Teuber, que se impôs com 18’50’’77. Ainda no pódio colocaram-se o espanhol Ricardo Tem Argiles, a 3,87 segundos, e o alemão Pierre Senska, a 50,25 segundos.

Tanto Bernardo Vieira como Telmo Pinão melhoraram os registos pessoais face aos tempos que conseguiram no mesmo percurso, na edição transata do Campeonato da Europa.

O terceiro português em prova nesta sexta-feira foi Hélder Maximino, que competiu nos 22,39 quilómetros do contrarrelógio de classe C5, ficando na 12.ª posição, com 37’05’’53, a 8’39’’22 do mais veloz, o francês Kevin le Cunff, que cortou a meta com 28’26’’31. Seguiu-se outro francês, a Dorian Foulon, a 32,67 segundos, e o neerlandês Daniel Abraham Gebru, a 48,20 segundos.

As provas de fundo deste Europeu começam no sábado, dia em que Portugal terá em competição os mesmos corredores que hoje representaram o país. Irão percorrer 49,6 quilómetros, em redor de Gaspoltshofen, a partir das 13h20.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“A tristeza e a desilusão de João Almeida no Giro de Itália”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

O Covid-19 fez mais uma vítima, desta vez bateu à porta do português João Almeida,  que teve abandonar o Giro de Itália na 18ª etapa, após ter acordado com febre e dores de garganta, e ter feito um teste, com o mesmo a acabar por dar positivo.

O ciclista da UAE Team Emirates ficou destroçado, com o seu coração cheio de tristeza, quando estava em 4º lugar na geral, e sonhava ainda em agarrar o pódio, João Almeida foi obrigado a abandonar assim o Giro, numa prova que se preparou bastante, onde já foi muito feliz, quando o mesmo tem um significado para si,  com o ciclista de A-dos Francos a não ficar  nada satisfeito, muito desiludido, mas já resignado.

Sem palavras para o que lhe sucedeu, João Almeida confessou que não estava preparado para um percalço destes nas circunstâncias que o obrigou a ter de abandonar o Giro, talvez por ainda ser um jovem ciclista esta sensação de alguma revolta, já que ama o que faz, mas tem de aceitar, são contratempos como este que fazem parte do caminho de um ciclista.

O ciclista de A-dos Francos que agradeceu a todos que o apoiaram e lhe deram animo, onde desejou a todos os seus companheiros de equipa tudo de bom, com um resto de Giro muito positivo, onde agora é tempo de recuperar e voltar mais forte, e pensar nos próximos desafio, onde o ciclista da UAE Team Emirates, se vai preparar para a Volta a Espanha, e onde já se fala, se não irá também marcar presença no Tour de França.

Ficam os votos de rápida recuperação, e força.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com