terça-feira, 7 de setembro de 2021

“Taça da Europa de Triatlo em Banyoles Espanha”


João Nuno Batista conquista Medalha de Bronze em Espanha

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

JOÃO NUNO BATISTA, conquistou a MEDALHA DE BRONZE, pela Seleção Nacional de Triatlo, na Taça da Europa de Triatlo em Juniores, numa prova que se realizou este domingo, dia 5 de setembro, em Banyoles no norte de Espanha.

O atleta do Clube de Natação de Torres Novas, de apenas 15 anos, na sua 2ªinternacionalização conquistou o seu primeiro grande título internacional, no seu 1ºano de 4 anos como atleta junior, sendo o mais jovem nesta prova, entre 70 atletas que alinharam à partida.


JOÃO NUNO BATISTA terminou esta prova no 3ºlugar ao sprint com o espanhol David Cantero e o sueco Hampus Mansson, depois de realizar um excelente segmento de corrida de 5000m em 14m38s, um segmento de ciclismo com 20kms em 26m44s, e de ter saído na 6ªposição no segmento de natação com 750m em 9m02s, realizando um tempo total de 52m21s.

Para PAULO ANTUNES, treinador de João Nuno Batista, a medalha de bronze conquistada por este triatleta tão jovem (1ºano de Cadete) foi simplesmente incrível. Com um segmento de natação tão bem conseguido, permitiu-lhe sair num grupo formado por 8 atletas na frente para o ciclismo, aonde se defendeu bem durante as 3 voltas realizadas, partindo para a corrida com o objetivo de fazer o seu melhor.

João Nuno Batista e o seu colega de equipa Gustavo do Canto já se encontram selecionados para o Campeonato da Europa de Triatlo em Youth (Cadetes) que se realiza em Alanya na Turquia, no final do mês de setembro.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas



“Diogo Sousa triunfou no Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho"


Diogo Sousa (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) venceu a corrida de cadetes do Prémio de Ciclismo “Fafe – Sala de Visitas do Minho”, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã que decorreu nas imediações do Parque da Cidade de Fafe.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, a prova realizou-se com todas as condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.


Numa iniciativa que contou com cerca de centena e meia de ciclistas, a emoção, a entrega e a luta foram as tónicas dominantes neste regresso às provas de ciclismo da Associação de Ciclismo do Minho depois de uma curta paragem devido às férias.

A corrida de cadetes foi a mais concorrida, com os cerca de 40 ciclistas do pelotão a terem que efetuar 30 voltas ao circuito.

Logo nas voltas iniciais Diogo Sousa (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) e Leonardo Neves (CC Barcelos / A.F.F. / Flynx / H.M. Motor) destacaram-se do pelotão e rolaram na frente até bem perto do meio da corrida. Foi então que o primeiro grupo de perseguidores conseguiu alcançar o duo, mas a junção durou pouco tempo. Diogo Sousa voltou a atacar e não teve uma resposta rápida do pelotão, acabando por fazer as últimas voltas isolado na frente.


Já no pelotão a luta era intensa e todos procuravam colocar-se numa boa posição para chegar aos restantes lugares do pódio. No sprint final Ricardo Pinho (Efapel – Escola Ciclismo de Águeda) foi o mais rápido e cortou a meta na segunda posição, enquanto João Martins (CC Barcelos) foi terceiro.

Em femininos, Bruna Moreira (Penafiel Bike Clube) superiorizou-se a Lia Godinho (União Ciclista da Trofa), enquanto coletivamente triunfou a Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, seguida do CC Barcelos / A.F.F. / Flynx / H.M. Motor e da Tensai / Sambiental / Santa Marta.


Nos escalões de escolas, a Efapel – Escola Ciclismo Águeda ficou em primeiro na classificação coletiva, seguida da formação minhota de Roriz-Barcelos Landeiro / KTM / Matias & Araújo / Frulact e da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel.

Em termos individuais, Gonçalo Costa (Póvoa de Varzim / CDC Navais) e Juliana Lopes (Vilanovense / Coreva / Duorep) destacaram-se em juvenis, Vasco Silva (Silva & Vinha / ADARP / Sentir Penafiel) e Maria Maia (individual) em infantis, Martim Quitério (CCM – Clube Ciclismo de Mirandela) e Daniela Fernandes (Landeiro / KTM / Matias & Araújo / Frulact) em iniciados e Lourenço Fernandes (Penafiel Bike Clube) em pupilos/benjamins.

 

Diogo Sousa: Um resultado que perseguia

 

“Não contava ganhar, mas era uma coisa que procurava há muito tempo. Hoje proporcionou-se e dei o meu melhor para vencer a corrida”, disse o atleta da equipa Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel.

O jovem corredor explicou que se sentiu bem desde o início da corrida e que, com o passar das voltas, percebeu que era possível ganhar.

“Nas últimas voltas, isolado, custou-me bastante, mas fui buscar forças onde não tinha para terminar em primeiro”, referiu adiantando sentir-se preparado “para continuar a trabalhar e ter uma boa estreia no escalão de juniores”.

Fernando Correia, diretor desportivo da Efapel – Escola de Ciclismo de Águeda manifestou-se bastante satisfeito com o comportamento da equipa, apesar da equipa sair de Fafe sem vitórias individuais, mas com o troféu coletivo.

“É sempre bom ganhar e ainda por cima no Minho onde corremos bastante. Gostamos de correr nesta zona e ganhar por equipas numa prova da Associação de Ciclismo do Minho é muito positivo”, afirmou Fernando Correia.

O Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho" foi a penúltima prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã de 2021, estando ainda prevista a realização, no dia 10 de outubro, do 35º Prémio Cidade de Barcelos.

Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho, o Prémio de Ciclismo ´Fafe - Sala de Visitas do Minho´ foi patrocinado pela Câmara Municipal de Fafe, contando com a colaboração da Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, POPP Agency, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Jopedois, Auto Terror, Ciclismo a Fundo e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

 Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Van Aert lidera Bélgica nos Mundiais”


Belgas correm em casa e apostam forte

 

Por: Record

Foto: epa

A Bélgica vai apresentar uma equipa de luxo com os olhos pontos nos títulos, nos Mundiais caseiros, que vão ter lugar de 19 a 26 na Flandres. Wout van Aert (Jumbo), que perdeu ontem a liderança na Volta à Grã-Bretanha para o norte-americano Robin Carpenter (Rally Cycling), vai ser a arma principal dos belgas, que contam ainda com Remco Evenepoel, Yves Lampaert e Tim Declercq (Deceuninck), Tiesj Benoot (DSM), Victor Campenaerts (Qhubeka), Jasper Stuyven (Trek) e Dylan Teuns (Bahrain) .

Fonte: Record on-line

“Rafael Reis “orgulhoso” por integrar seleção portuguesa “muito forte” nos Europeus”


Por: Por: SIF // AMG

Rafael Reis integra a seleção portuguesa que a partir de quarta-feira disputa os Europeus de ciclismo de estrada, em Trento, Itália, não escondendo o “orgulho” de fazer parte de uma equipa “muito forte”.

“Vir à seleção é sempre um orgulho, já venho há muitos anos. Desde a primeira vez que é sempre um sentimento especial. É sempre bom poder estar entre os selecionados, ainda para mais para um Europeu, e com a seleção que vamos ter. Podemos conseguir alcançar algum resultado com um dos nossos”, descreve, em entrevista à agência Lusa.

Para o corredor, “é realmente gratificante” estar entre este sexteto, uma formação “muito forte”, na qual quer “poder ajudar e ser válido para a equipa”.

O ciclista da Efapel é o único representante do pelotão nacional em prova, ao lado de cinco homens do WorldTour: João Almeida (Deceuninck-QuickStep), Rui Costa e Rui Oliveira, da UAE Emirates), Nelson Oliveira (Movistar) e Ruben Guerreiro (EF Education-Nippo).

Os seis ciclistas vão competir, no domingo, último dia dos Europeus, na prova de fundo, num percurso de 179,2 quilómetros de distância, com Almeida e Reis a disputarem o ‘crono’ individual, de 22,4 quilómetros, na quinta-feira.

Sobre o percurso do contrarrelógio, ainda falta o reconhecimento, mas, no papel, Reis diz que “é plano” e que a distância se adequa às suas características. “Vamos dar o nosso melhor. Se estiver no nível em que estive na Volta ao Algarve e na Volta, seguramente vai ser bom”, atira.

Na prova de fundo, o coletivo apresenta várias possibilidades diferentes, a começar por João Almeida, um ciclista “que está bem em qualquer corrida”, com ‘Rafa’ a destacar ainda o amigo Ruben Guerreiro e o campeão do mundo em 2013 Rui Costa.

“Acho que [também] temos uma seleção muito boa para trabalhar para eles, tanto o Nelson Oliveira como eu e o próprio Rui Oliveira, que fez uma boa Vuelta. [...] Temos algumas cartas para jogar e esperamos conseguir aqui alguma coisa”, avalia.

Garantia, de resto, é que “equipa não falta” a Portugal, que cerca de uma semana depois corre os Mundiais, sem que esteja, para já, definida a lista completa de convocados para essa prova, na Bélgica, mesmo que isso dê “uma motivação” a Rafael Reis, que nunca esteve em Mundiais de elite.

O ciclista de 29 anos assinou este ano contrato com a Efapel e tem dado nas vistas: foi segundo no contrarrelógio da Volta ao Algarve, segundo no ‘crono’ dos Nacionais, e acabou a Volta ao Alentejo em terceiro lugar.

Na Volta, teve uma corrida de sonho, tendo somado quatro vitórias em etapas, uma delas o contrarrelógio final e outra o prólogo inicial, acabado no 21.º posto final e vestido a amarela em vários dias.

Para o corredor de Palmela, este é um regresso aos Europeus, nos quais tem melhores resultados a correr contra o relógio: em 2020, foi 20.º e em 2017 tinha sido 24.º, na especialidade. Abandonou a prova de fundo há quatro anos, e no ano passado foi 87.º.

Reis apresenta um currículo vasto pelas seleções jovens, com o bronze na corrida de fundo dos Europeus de juniores de 2010, entre outros resultados honrosos.

No global, o Campeonato da Europa é “um ponto alto” num ano “muito positivo”, depois da “oportunidade e confiança da Efapel” e de ter dado “o máximo” a preparar-se o ano todo. “É uma chave de ouro [para a temporada]”, admite.

O Europeu arranca, em Trento, com dois dias de contrarrelógios, na quarta e quinta-feira, seguindo-se as provas de fundo dos escalões jovens, nos dias 10 e 11, encerrando com a corrida masculina de fundo elite, no dia 12.

Fonte: Lusa

“João Almeida entre os protagonistas dos Europeus de ciclismo de estrada em Itália”


Por: SIF // AMG

João Almeida será uma das grandes figuras presentes nos Europeus de ciclismo de estrada, que decorrem de quarta-feira a domingo, figurando como principal nome entre os 20 ciclistas lusos que estarão em ação em Trento, Itália.

Realizados sensivelmente uma semana antes dos Mundiais, que se vão disputar na Bélgica, os Europeus trazem apenas alguns dos grandes nomes do ciclismo a Itália, já que a maioria dos restantes se encontra a disputar a Volta ao Reino Unido.

Entre os 20 selecionados de Portugal está um grupo de seis ciclistas da elite masculina encabeçados por João Almeida (Deceuninck-QuickStep), que terá a companhia de quatro outros homens do WorldTour - Ruben Guerreiro (EF Education-Nippo), Nelson Oliveira (Movistar), o campeão do mundo em 2013 Rui Costa e o seu colega na UAE Emirates Rui Oliveira -, e de um representante do pelotão nacional, Rafael Reis (Efapel).

Almeida terá no Europeu novo ponto alto de um ano em que ganhou a Volta à Polónia e foi sexto na Volta a Itália, entre outros resultados de monta, e participou nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Os seis ciclistas vão alinhar no domingo, último dos Europeus, na prova de fundo, um percurso de 179,2 quilómetros de distância, com Almeida e Reis a disputarem o ‘crono’ individual, de 22,4 quilómetros, na quinta-feira.

O jovem ‘prodígio’ Tadej Pogacar (UAE Emirates), principal nome da Eslovénia e vencedor das últimas duas Voltas a França, deverá representar a maior oposição às pretensões dos ciclistas lusos, numa lista de candidatos na qual figura também o dinamarquês Kasper Asgreen, colega de equipa de Almeida.

A lista de inscritos inclui ainda os suíços Marc Hirschi (UAE Emirates) ou Gino Mäder (Bahrain-Victorious), mas não o campeão de 2020, Giacomo Nizzolo (Qhubeka NextHash), com as esperanças da Itália a estarem concentradas em Filippo Ganna (INEOS), o principal nome para o ‘crono’.

O antigo campeão Peter Sagan (Bora-hansgrohe) volta de lesão para liderar a Eslováquia, enquanto os franceses, sem o campeão mundial Julian Alaphilippe, apostam no tridente Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), Romain Bardet (DSM) e Guillaume Martin (Cofidis), e a Bélgica ‘guarda’ Wout van Aert para os Mundiais, apostando em Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep).

Citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), o selecionador destaca as várias subidas da prova de fundo antes da entrada no circuito urbano, que terá ainda um topo por onde o pelotão passará várias vezes, como criando oportunidades para afastar os ‘sprinters’.

 

“Desse modo, aumentaremos a probabilidade de obtenção de um bom resultado”, acrescentou.

Na corrida masculina sub-23 estarão Fábio Fernandes (Efapel), Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport), Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon) e Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO), com Fernandes no ‘crono’ da categoria.

A olímpica Maria Martins (Drops-Le Col) estará na prova feminina de sub-23, no dia 10, com a selecionadora, Ana Rita Vigário, citada pela FPC, a apontar a participação como uma forma de consolidar “o desenvolvimento da corredora”,

O escalão júnior é o que tem mais ciclistas lusos, com seis masculinos - António Morgado, Gonçalo Tavares e Rúben Rodrigues (Bairrada), Sérgio Saleiro (CC Barcelos-AFF-Flynx-HM Motor), Tiago Clemente (GD Lousa) e Tiago Nunes (Silva & Vinha-ADRAP-Sentir Penafiel).

A este sexteto juntam-se Beatriz Pereira (Bairrada), Mariana Líbano (Velo Performance-JS Campinense) e Sofia Gomes (Vessam-Blok-Vilanovense), na prova feminina.

O Europeu arranca, em Trento, com dois dias de contrarrelógios, quarta e quinta-feira, seguindo-se as provas de fundo dos escalões jovens e da elite feminina, na sexta-feira e no sábado, encerrando com a corrida masculina de fundo elite, no domingo.

 

Programa dos Europeus de ciclismo de estrada:

 

- Quarta-feira, 08 set:

 

Contrarrelógio por equipas – equipas mistas.

Contrarrelógio individual – juniores femininos.

Contrarrelógio individual – sub-23 masculinos.

 

- Quinta-feira, 09 set:

 

Contrarrelógio individual – sub-23 femininos.

Contrarrelógio individual – sub-23 masculinos.

Contrarrelógio individual – Elite feminina.

Contrarrelógio individual – Elite masculina.

 

- Sexta-feira, 10 set:

 

Prova de fundo – juniores masculinos.

Prova de fundo – juniores femininos.

 

- Sábado, 11 set:

 

Prova de fundo – sub-23 masculinos.

Prova de fundo – Elite feminina.

 

- Domingo, 12 set:

 

Prova de fundo – Elite masculina.

Fonte: Lusa

“BTT XCO Tesouros do Ave (Porto de Ave - Póvoa de Lanhoso)”


Disputa-se no dia 12 de setembro o 4º BTT XCO Tesouros do Ave, última e decisiva etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency que decorrerá em Porto de Ave (Póvoa de Lanhoso).

Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave, o 4º BTT XCO Tesouros do Ave será disputado no circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave - Póvoa de Lanhoso, sendo promovido em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

O programa do 4º BTT XCO Tesouros do Ave começará às 10 horas com as provas de pupilos/benjamins e iniciados. Às 10h30 começará a prova de infantis, seguindo-se a de juvenis. Pelas 13 horas será dada a partida para as corridas de cadetes, femininas e paraciclismo, às 14h30 para as masters e às 16h00 para os elites, sub23 e juniores.

O 4º BTT XCO Tesouros do Ave tem o apoio da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave, Gabinete do Ave - Seguros & Contabilidade, Corpo Nacional de Escutas, Federação Portuguesa de Ciclismo, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT.

Recorde-se que Porto de Ave acolheu em 2014 o Campeonato Nacional de BTT XCO que consagrou David Rosa e Joana Barbosa como Campeões Nacionais de elites, assim como o 1º XCO - Marino Fonseca que foi disputado no mesmo circuito. Na última edição do XCO Tesouros do Ave, João Rocha e Daniela Pereira foram os grandes vencedores em elites da quinta prova do Campeonato do Minho de BTT XCO.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Seleção Nacional/Juniores abrem participação nacional no Europeu de Estrada”


Por: José Carlos Gomes

Os juniores António Morgado e Gonçalo Tavares são os primeiros portugueses a competir no Campeonato da Europa de Estrada, participando, nesta quarta-feira, no contrarrelógio de 22,4 quilómetros, que vai disputar-se em Trento, Itália.

Além dos dois juniores, Portugal estará representado no contrarrelógio do Campeonato da Europa por dois corredores de elite, João Almeida e Rafael Reis, e pelo sub-23 Fábio Fernandes. São estes os cinco ciclistas portugueses que já estão em Itália e que na manhã desta terça-feira reconheceram o percurso do exercício individual, comum a todas as categorias.

O veredito é unânime. Trata-se de um percurso muito rápido, quase totalmente plano – só tem 172 metros de desnível positivo – e não demasiado técnico. Os corredores mais possantes terão vantagem, mas há algumas estratégias a adotar pelos ciclistas mais leves para mitigar ou ultrapassar a desvantagem teórica, como explica o selecionador nacional, José Poeira.

“O percurso é muito rápido, mas os pontos mais técnicos podem ser aproveitados para ganhar alguma vantagem. Nos juniores ter uma cadência elevada será fundamental para um bom resultado. No nosso caso, trazemos dois juniores de primeiro ano. São excelentes corredores, mas não lhes colocamos a pressão de terem de lutar por um lugar. Têm, sobretudo, de dar o máximo e de fazerem uma aprendizagem, porque o percurso de ambos ainda será muito longo para o futuro. Correndo sem medo, tensão ou pressão, acredito que conseguirão muito bons desempenhos”, frisa o responsável técnico.

“O percurso é muito plano. Será necessário gerir bem o esforço. Esse será o maior desafio, porque o meu adversário serei eu próprio. Por isso vou tentar superar-me. Darei o meu máximo. O resultado final, em comparação com os adversários, é uma incógnita, mas se conseguisse um top 20 ficaria muito satisfeito”, reconhece António Morgado.


Gonçalo Tavares preferia um percurso não totalmente plano, mas promete empenhamento: “O percurso não me favorece muito, por ser excessivamente plano. Mas não será isso que me impedirá de dar o melhor. Não sei o que esperar em termos de classificação final, porque não faço ideia de como está o meu nível em comparação com os adversários. Este europeu também servirá para perceber isso”.

Os contrarrelógios de sub-23 e de elite irão disputar-se na quinta-feira, mas o primeiro reconhecimento do percurso aconteceu já hoje. O campeão nacional de sub-23, Fábio Fernandes, tem o olhar colocado já no futuro. “É um percurso muito rápido, não sendo o mais adequado para mim. Gostava que houvesse algumas partes mais duras, que me permitissem fazer a diferença. Como sou ainda sub-23 de primeiro ano, quero, acima de tudo, acumular experiência para que, no futuro, possa vir discutir o resultado em competições deste nível”, afirma o representante de Portugal na prova de sub-23.

Os mais experientes João Almeida e Rafael Reis também pedalaram, nesta manhã, nas estradas do contrarrelógio. “Demos três voltas ao percurso. A cada volta parecia que se tornava mais rápido. Esta é a primeira perceção: será um contrarrelógio muito rápido, com partes em que a velocidade vais ser alta. Tem algumas rotundas e viragens, mas não é muito técnico. Amanhã, quando virmos o percurso fechado, será possível ter a perceção final e decorar locais importantes para podermos fazer a prova mais rapidamente. Pessoalmente, sinto-me bem. Trabalhei para isso e espero conseguir o mesmo nível dos últimos tempos”, avança Rafael Reis.


“O percurso é muito rápido, o que favorece os mais pesados. Sendo muito plano, não tem zonas para descanso. Vai ser preciso gerir muito bem o esforço, porque será necessário ter um ritmo bastante alto, mas sem que nos ‘afoguemos’. Esse será o segredo, gerir bem o esforço e aproveitar as curvas e viragens para ‘respirar’. Acho que tenho a possibilidade de fazer um bom resultado. Vou dar o meu melhor. Espero ter boas pernas para conseguir ficar nos dez primeiros, que é o meu objetivo”, afirma João Almeida.

Os horários de partida para os contrarrelógios serão conhecidos ao final da tarde desta terça-feira.

Amanhã chegam a Trento os corredores juniores e sub-23 que irão competir nas provas de fundo. Os quatro corredores de elite que apenas competem no domingo juntam-se à comitiva nacional na sexta-feira.

 

Calendário de Provas com participação portuguesa

 

8 de setembro

9h45: Contrarrelógio Juniores - Masculinos

 

9 de setembro

13h15: Contrarrelógio Sub-23 - Masculinos

15h00: Contrarrelógio Elite - Masculinos

 

10 de setembro

8h00: Prova de Fundo Juniores - Masculinos

12h50: Prova de Fundo Juniores - Femininas

15h30: Prova de Fundo Sub-23 - Femininas

 

11 de setembro

8h00: Prova de Fundo Sub-23 - Masculinos

 

12 de setembro

11h30: Prova de Fundo Elite – Masculinos

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com