sexta-feira, 7 de agosto de 2020

“Garantia é dada pela organização da Volta à Polónia”

O ciclista holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick Step) saiu de coma, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa da Volta a Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas.

“Temos boas notícias do hospital de Sosnowiec. O Fábio Jakobsen está acordado do coma. O seu estado é bom”, anunciou hoje na rede social Twitter a organização da Volta a Polónia.

Na quarta-feira, no ‘sprint’ final da primeira etapa da Volta a Polónia, em Katowice, Jakobson (Deceuninck-Quick Step) estatelou-se nas barreiras de proteção, depois de ser ‘apertado’ por Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma).

O holandês, de 23 anos, sofreu graves lesões, nomeadamente na zona da cabeça e rosto, e foi operado ao longo de cinco horas, com os responsáveis a manterem então o ciclista em coma induzido, num cenário grave, mas estável.

Na atualização do estado de saúde de Jakobsen, o diretor-adjunto do hospital de Sosnowiec, Pawel Gruepenter, especificou alguns dados na evolução clínica do ciclista, com as respostas obtidas da parte do atleta.

“Está consciente, reagiu às solicitações. Respira por ele próprio, a tensão está normal. Estamos muito contentes”, disse o clínico, reiterando que do ponto de vista neurológico parece estar tudo bem e que não existiu perda de pele.

O médico especificou ainda que Jakobsen respondeu às perguntas que lhe foram feitas, nomeadamente se falava inglês, e disse que sim, e que mexeu a cabeça, fechou os olhos, levantou os braços e as pernas, tudo a solicitações do neurocirurgião.

“Esperamos que regresse em breve a casa, de boa saúde. De início, falamos em duas semanas, depois veremos”, acrescentou o médico, mantendo a ideia de que o ciclista, depois de sobreviver a uma queda como a que sofreu, voltará ao desporto.

Na quarta-feira, a queda de Jakobsen acabou por provocar uma 'onda' de outras quedas, incluindo a do próprio Groenewegen, já depois de cruzar a meta, com vários ciclistas a acabarem por ir para o hospital, nomeadamente Marc Sarreau, com um traumatismo nas costas e roturas ligamentares múltiplas, Damien Touzé (Cofidis), com uma tripla fratura numa mão ou o espanhol Eduard Prades, com uma fratura numa vértebra.

O incidente levou à desqualificação de Groenewegen, e o diretor da equipa de Jakobsen, a Deceuninck-Quick Step, Patrick Lefevere, confirmou na quinta-feira que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista holandês, depois de já ter apresentado uma queixa na União Ciclista Internacional (UCI).

Entretanto, também na quinta-feira, Dylan Groenewegen lamentou o incidente com o compatriota e disse pensar “constantemente” em Jakobsen, cuja saúde disse ser o mais importante.

Fonte: Sapo on-line

“Volta à Polónia: Richard Carapaz vence 3.ª etapa e assume liderança”

Rui Costa subiu 10 lugares, ascendendo à 7.ª posição

Por: Lusa

Foto: EPA

O equatoriano Richard Carapaz (INEOS) venceu esta sexta-feira ao sprint a terceira das cinco etapas da Volta à Polónia e assumiu a liderança da prova, na qual Rui Costa (UAE-Emirates) subiu a sétimo.

Carapaz, de 27 anos, cumpriu os 203,1 quilómetros, entre Wadowice e Bielsko-Biala em 5:04.54 horas, batendo o italiano Diego Ulissi (UAE-Emirates) e o francês Rudy Molard (Groupama -- FDJ).

O equatoriano, que era 20.º classificado, comanda agora com quatro segundos para Ulissi e o polaco Kamil Malecki (CCC).

Rui Costa, que foi 21.º, integrando o pelotão, subiu 10 lugares, para sétimo, apesar de continuar a 10 segundos do primeiro.

O colega de equipa Ivo Oliveira foi 85.º, a 5.42 minutos, mas, ainda assim, subiu 23 lugares, para 29.º, a 6.45, enquanto o irmão Rui Oliveira foi antepenúltimo, em 141.º lugar, integrando um grupo de 20 ciclistas a 32.16, baixando desta forma 104 posições para 127.º, a 32.26.

No sábado, os ciclistas vão percorrer 152,9 quilómetros, entre Bukovina Resort e Bukowina Tatrzanska.

Fonte: Record on-line

“Andrea Bagioli vence no arranque do Tour de l'Ain”

Português João Almeida foi 8.º classificado

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista italiano Andrea Bagioli (Deceuninck - Quick Step) venceu esta sexta-feira a primeira etapa do Tour de l'Ain, em França, na qual o português e seu colega de equipa João Almeida foi oitavo.

Bagioli cumpriu os 139,5 quilómetros entre Montréal-la-Cluse e Ceyzeriat em 3:16.50 horas, quatro segundos mais rápido do que o esloveno Primoz Roglic (Team Jumbo-Visma) e seis em relação ao suíço Stefan Bisseger (Switzerland).

O italiano, de 21 anos, atacou na subida para a meta, deixando para trás os seus companheiros de pódio.

João Almeida foi o melhor do trio português em prova, com o oitavo lugar, com o mesmo tempo do quarto, o holandês Tom Dumoulain, que acabou a 10 segundos do vencedor.

Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon) foi 96.º classificado, a 57 segundos do vencedor, e Daniel Viegas (Kometa Xstra Cycling Team) 101.º, a 1.16 minutos.

No sábado, a segunda de três etapas da prova vai ligar Lagnieu a Lélex Monts-Jura, num total de 140,5 quilómetros, com quatro contagens de montanha de segunda categoria e uma de terceira.

Fonte: Record on-line

“Jakobsen sai do coma induzido e tem condição "boa", garante organização da Volta à Polónia”

Ciclista holandês da Deuceuninck Quick-Step está a recuperar do traumático acidente sofrido na primeira etapa da Volta à Polónia

Por: Sérgio Magalhães

Foto: LUSA / EPA

O ciclista holandês Fabio Jakobsen, da Deuceuninck Quick-Step, já não se encontra em coma induzido, anunciou esta sexta-feira a organização da Volta à Polónia. Através de um 'tweet' na página oficial, a organização afirmou que a condição do ciclista é "boa".

Recorde-se que o holandês foi alvo de um brutal acidente provocado pelo compatriota Dylan Groenewegen, da Jumbo-Visma, levando Jakobsen a ser operado durante cinco horas a lesões na cabeça e rosto.

Fonte: Record on-line

“Quem está preparado? Bicicletas voltam a subir a Serra da Estrela”

A tradição manda que em agosto o ponto mais alto de Portugal continental seja visitado pelos amantes do ciclismo. Este ano a pandemia Covid 19 impede a realização da Volta a Portugal, e o mesmo se passou com os eventos de massas como o Granfondo Serra da Estrela, mas os ciclistas amadores podem enfrentar as encostas da Serra da Estrela, participando de um desafio baseado num conceito inovador que vai decorrer de 15 de agosto a 18 de outubro.

A apresentação do “Serra da Estrela Riders Challenge”, organizado pela Ultra Spirit Sports e pelo Clube Chronos, decorreu esta sexta-feira, 7 de agosto, no Centro de Interpretação da Torre do Estrela Geopark, a 1993 metros de Altitude.

O conceito deste desafio de ciclismo de estrada passa por cumprir três etapas, correspondentes a três circuitos desenhados nas vertentes que rodeiam o maciço central, com

inícios e finais em Manteigas e em Seia. Ao contrário dos eventos com data e hora específica, neste desafio os participantes têm cerca de dois meses par a alcançarem o objetivo final – a conclusão das três etapas – podendo escolher dias e horários para cumprir os diversos trajetos.

 

ETAPA ESTE:

Distância: 77 km | Desnível acumulado: 2.550 m (d+) Pontos de Passagem: Manteigas – Vale da Amoreira – Verdelhos – Teixoso – Covilhã – Piornos – Torre – Manteigas ETAPA OESTE Distância: 102 km | Desnível acumulado: 2.450 m (d+) Este circuito é passível de ser efetuado com início e final em Seia ou Manteigas, sendo validado nas duas versões correspondentes a estas duas portas de entrada.

 

Pontos de Passagem:

Versão Manteigas Manteigas – Torre – Sabugueiro – Seia – Gouveia – Penhas Douradas – Manteigas.

Versão Seia: Seia – Gouveia – Penhas Douradas – Manteigas – Torre – Sabugueiro – Seia.

 

ETAPA SUL:

Distância: 115 km | Desnível acumulado: 3.100 m (d+)

Pontos de Passagem: Seia – Valezim – Vide – Pedras Lavradas – Alvoco da Serra – – Loriga – Adamastor – Torre – Sabugueiro – Seia

A sinalização de percursos, registo de dados, validação dos objetivos e a performance dos atletas é feita através de dispositivos eletrónicos e plataformas digitais já desenvolvidas para este fim, recursos que a organização utiliza para gerir e verificar todos os dados.

O Turismo do Centro e as Câmaras Municipais de Manteigas e Seia apoiam esta iniciativa que pretende ser um contributo para consolidar o destino Serra da Estrela como referência para o Turismo Desportivo e, em particular, para o ciclismo de estrada.

O “Serra da Estrela Riders Challenge” envolve não só a comunidade ciclística, mas também o território, através dos agentes locais ligados ao Turismo, que se associam a esta iniciativa oferecendo condições especiais aos participantes deste desafio, conjugando forças para dinamizar a Serra da Estrela em torno de um dos principais ativos da região: a rede de estradas desenhadas no único cenário de alta montanha português.

Fonte: Podium

“MILÃO – SANREMO: O 1.º MONUMENTO DA TEMPORADA SAI PARA A ESTRADA ESTE SÁBADO (EUROSPORT 1 ÀS 14:50H)”

ACOMPANHE A MILÃO – SANREMO EM DIRETO NO EUROSPORT 1 ESTE SÁBADO, 8 DE AGOSTO, A PARTIR DAS 14:50H COM OS COMENTÁRIOS DE GONÇALO MOREIRA, PAULO MARTINS E FREDERICO BÁRTOLO.

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

É já este sábado, 8 de agosto, que se realiza a Milão – Sanremo, o 1.º Monumento de ciclismo da temporada, e os fãs da modalidade vão poder acompanhar em direto as 3 últimas horas desta emocionante corrida italiana.

Esta ‘Clássica da Primavera’ deveria ter-se realizado originalmente a 21 de março, mas a pandemia de COVID-19, que afetou o país na altura, obrigou a mudanças no calendário da UCI.

Em 2020 cumpre-se a 111.ª da Milão – Sanremo e emoção não vai faltar ao longo dos quase 300 quilómetros de prova que conta ainda com alguns dos melhores ciclistas do mundo. Entre eles estará Julian Alaphilippe, campeão de 2019, que triunfou ao ‘sprint’ numa batalha a 10 nos metros finais da corrida. Alejandro Valverde, Peter Sagan, Vincenzo Nibali, Greg van Avermaet, Alexander Kristoff, Edvald Boasson Hagen, Michal Kwiatkowski, Roman Kreuziger ou Elia Viviani são outras das estrelas que correm neste Monumento.

Este ano, o percurso da Milão – Sanremo 2020 foi completamente redesenhado após algumas cidades costeiras terem rejeitado acolher a passagem da corrida. Só os últimos 36 quilómetros do icónico traçado resistiram à mudança.

A corrida mantém a partida de Milão, foi ampliada para 299 quilómetros (dos anteriores 293 quilómetros), mas falha a passagem pelo tradicional Passo del Turchino. Em vez disso, a prova desloca-se pelo interior através de Allessandria e Nizza Monferrato antes de chegar à costa em Imperia. O pelotão terá agora de enfrentar duas novas subidas no meio do percurso: Niella Belbo e Colle di Navia.

As coisas vão aquecer quando o pelotão chegar às duas subidas mais duras: Cipressa e Poggio di Sanremo. Cipressa conta com uma extensão de 5,6 quilómetros e uma inclinação de 4.1%, enquanto Poggio di Sanremo soma 3.7 quilómetros de distância com uma média de inclinação inferior a 4%, mas nalguns desses setores a inclinação é de 8%! Surge a apenas 9 quilómetros da meta pelo que pode ser muito importante nas contas finais.

Quem vencerá o 1.º Monumento da temporada? A resposta é dada na estrada este sábado, 8 de agosto, e pode acompanhar tudo em direto no Eurosport 1, a partir das 14:50h, com a equipa de comentadores do canal Gonçalo Moreira, Paulo Martins e Frederico Bártolo.

 

EUROSPORT A CASA DO CICLISMO

O Eurosport continua a ser A Casa do Ciclismo na Europa com mais de 2500 horas de cobertura em direto distribuídas por 200 dias ao longo do ano e mais de 110 eventos profissionais durante toda a temporada. As Três Grandes Voltas - Giro d’Italia, Tour de France ou Vuelta a España - os Cinco Monumentos, os Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada e de Pista são alguns dos eventos que o Eurosport emite para todos os fãs da modalidade.

Consulte a programação semanal do canal em www.eurosport.pt

Fonte: Discovery Networks

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com