domingo, 6 de junho de 2021

“Efapel/Fábio Costa termina última etapa da Corrida da Paz em 7.º lugar”


Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também ao Serviço da Seleção Nacional de Sub-23, mas na República Checa, estiveram a competir na Corrida da Paz, que terminou este domingo, os atletas Fábio Fernandes e Fábio Costa, da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL. Fábio Costa esteve em destaque no dia de hoje, ao terminar na 7.ª posição uma dura etapa de montanha, com 168,1 km, a mais longa de todas.

Fábio Costa chegou no grupo da frente e ao terminar em 7.º lugar garantiu-lhe uma subida de sete lugares na Geral, saltando para a 22.ª posição e ficando a 05m27s do vencedor, o francês Axel Laurence. Na etapa de hoje Fábio Fernandes chegou na 59.ª posição.

Fonte: Efapel

“Efapel/Telmo Pinão e Bernardo Vieira trazem quatro medalhas do Europeu de Paraciclismo”


Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

Telmo Pinão e Bernardo Vieira, atletas da EFAPEL PARACYCLING, estiveram até hoje na Áustria ao serviço da Seleção Nacional de Paraciclismo, para disputar o Campeonato da Europa de Paraciclismo e realizaram o feito de trazer quatro medalhas para casa, duas cada um.

Na sexta-feira, dia de contrarrelógio individual, começaram os pódios. Telmo Pinão, que corre na classe C2, conquistou o título de Vice-Campeão Europeu de Contrarrelógio, com a Medalha de Prata. Bernardo Vieira, em C1 e ainda a ganhar experiência internacional, conseguiu a Medalha de Bronze na sua categoria.

Sábado foi dia de Prova de Fundo, onde Pinão consegue mais uma Medalha de Prata e Bernardo Vieira volta a conquistar o Bronze. Resultados extraordinários destes dois atletas, que vieram diretos dos Alpes Suíços para o Europeu de Paraciclismo, onde tinham estado um mês em estágio de altitude. Segue-se agora o Campeonato do Mundo de Paraciclismo, que se realiza em Portugal, no Circuito Estoril, concelho de Cascais, entre os dias 9 e 13 de junho.

Fonte: Efapel

 

“Efapel/Rafael Reis a um ponto da vitória no 41.º Grande Prémio ABIMOTA”


Fotos: João Fonseca Photographer

Rafael Reis, da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, terminou hoje a 41.ª edição do Grande Prémio ABIMOTA na 2.ª posição, com o mesmo tempo do vencedor, Tomás Contte (Louletano-Loulé Concelho), depois de ser o 4.º classificado na 2.ª Etapa. Dado o empate de tempo com Contte, recorreu-se ao desempate por pontos, no qual Rafael Reis perdeu por apenas um ponto.

À semelhança de ontem, esta foi mais uma tirada bem disputada, que teve partida em Anadia rumo a Águeda, com 158,6 km duros, com muito sol e temperaturas elevadas e onde a EFAPEL fez mais uma vez uma grande exibição. A corrida foi muito atacada e por isso com várias tentativas de fuga, sempre controladas pelo pelotão, onde a EFAPEL esteve sempre bem unida para escoltar Rafael Reis e levar o corredor nas melhores condições até à meta.


A chegada a Águeda foi ao sprint e o Camisola Amarela foi o 4.º classificado, com Luís Mendonça a chegar logo a seguir, em 6.º. Nas contas da Geral e com Tomás Contte a ser 2.º classificado na etapa, Reis acabaria por ficar com o mesmo tempo, havendo um empate. Foi a Geral por Pontos que ditou o vencedor, deixando o corredor da EFAPEL no 2.º lugar deste ABIMOTA.

Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, explicou que “ciclismo é assim e tudo pode acontecer. Fomos a equipa mais forte na corrida e demonstrámos isso mesmo na estrada. Tínhamos um objetivo bem definido, que não se concretizou. Mas a corrida foi discutida ao segundo e levou a um empate em tempo. O regulamento ditou que a forma de desempate nesta prova era através dos pontos e perdemos por um ponto”.


Quem também fez questão de hoje estar presente foi o presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, que disse ser uma honra e alegria “ver a equipa vencer em casa. Não tendo corrido nesse sentido, foi igualmente bom aplaudir estes grandes atletas, que ficaram tão perto da vitória. Certamente haverá muito mais oportunidades para que assim seja ao longo desta época”, referiu.

 

CLASSIFICAÇÕES:


 

41.º GRANDE PRÉMIO ABIMOTA

2.ª ETAPA: Anadia – Águeda » 158,6 km

 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL 2.º ETAPA

 

1.º Rafael Silva (Antarte-Feirense), 03h43m31s

4.º Rafael Reis (EFAPEL), mt

6.º Luís Mendonça (EFAPEL), mt

22.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), a 06s

37.º André Domingues (EFAPEL), a 05m32s

49.º Karel Hník (EFAPEL), mt

61.º Mauricio Moreira (EFAPEL), a 12m04s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL - AMARELA (após a 2.ª Etapa)

 

1.º Tomás Contte (Louletano-Loulé Concelho), 08h47m20s

2.º Rafael Reis (EFAPEL), mt

11.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), a 56s

18.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 13m50s

33.º André Domingues (EFAPEL), a 19m25s

43.º Karel Hník (EFAPEL), mt

71.º Mauricio Moreira (EFAPEL), a 29m26s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª W52-FC Porto, 26h29m00s

5.ª EFAPEL, a 08m01s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Tomás Contte (Louletano-Loulé Concelho), 40 Pontos

2.º Rafael Reis (EFAPEL), 39 Pontos

9.º Luís Mendonça (EFAPEL), 10 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 21 Pontos

5.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 4 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – ROSA

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 5 Pontos

2.º Luís Mendonça (EFAPEL), 5 Pontos

3.º Rafael Reis (EFAPEL), 3 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS – BOLINHAS

 

1.º Rodrigo Caixas (LA Alumínios – LA Sport), 10 Pontos

4.º Luís Mendonça (EFAPEL), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º João Macedo (LA ALUMINIOS – LA SPORT), 08h53m04s

4.º André Domingues (EFAPEL), 09h06m45s

Fonte: Efapel

“Joaquim Silva é o Rei da Montanha no GP Abimota e junta Metas Volantes”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua terminou hoje a sua participação no GP Abimota, com uma etapa de 158,7 quilómetros que ligou Anadia a Águeda. A equipa confirmou o bom momento de hoje e Joaquim Silva levou de vencida as duas classificações de que era líder, a Montanha e as Metas Volantes. No final subiu ao pódio para envergar a camisola azul e a rosa.

Fase inicial muito rápida onde Iúri Leitão, Francisco Morais, Ángel Sanchez e Rui Carvalho fizeram um trabalho soberbo ao estarem presentes em todos os grupos que se formavam, garantindo a presença na frente da corrida. Nenhuma fuga parecia realmente vingar e foi já nas principais dificuldades do dia que a corrida se viria a decidir.


Joaquim Silva foi em busca dos pontos da montanha e impôs um ritmo duro, fragmentando o grupo dos favoritos e deixando em dificuldades particularmente o camisola amarela e ciclistas que se encontravam à sua frente na Geral. Já na descida o grupo viria a juntar-se, 27 unidades seguiram juntas até ao final da corrida onde contávamos com as presenças de Joaquim Silva e Gaspar Gonçalves.

Ao ser segundo na contagem de montanha, Joaquim Silva assegurou a vitória na Classificação da Montanha. Conquista importante para Joaquim que viu assim recompensado o seu esforço de ontem na fuga do dia durante mais de 150 quilómetros.


Já na aproximação à meta, Gaspar Gonçalves e Joaquim Silva chegaram com o mesmo tempo do vencedor e mantiveram também os seus ligares dentro do Top-10. No final Joaquim Silva foi o 5º na Geral enquanto que Joaquim Silva terminou na 7ª posição.

Coletivamente a Tavfer-Measindot-Mortágua fechou na 6ª posição, dando mostras de u coletivo forte. A próxima competição será o Grande Prémio do Douro que se disputa de 10 a 13 de junho.


 

Classificação Etapa

 

Anadia - Águeda: 158,7 kms

1.º Rafael Silva (Antarte-Feirense), 3h43m31s

9.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt 34.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 5m32s

63.º Francisco Morais (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 12m04s 75.º Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 21m41s

82.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt


 

Classificação Geral

 

1.º Tomas Contte (Louletano – Loulé Concelho), 8h47m20s 5.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 9s

7.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 12s 36.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 19m25s

56.º Francisco Morais (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 25m57s 76.º Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 35m34s

82.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt


 

Classificação Metas Volantes

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 5 pts

 

Classificação Montanha

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 21 pts

 

Classificação Geral por Equipas

 

1.º W52/FC Porto, 26h29m00s

6.º Tavfer-Measindot-Mortágua, a 12m49s

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

“BMX/Silva Fonseca domina fim de semana de BMX em Portimão”


Por: Ana Nunes

Silva Fonseca (Abs BMX) dominou por completo a primeira e a segunda prova prova da Taça de Portugal de BMX, que decorreu hoje no Parque da Juventude de Portimão.

Silva Fonseca não deu qualquer hipótese aos adversários na abertura da Taça de Portugal de BMX e venceu as duas provas que decorreram neste domingo, estando agora no comando do ranking, à frente de Kayo Camilo (Linda a Pastora Sporting Clube) e Renato Silva (Team BMX Quarteira).

Na primeira prova, o corredor júnior da Abs BMX, terminou na frente de Kayo Camilo e Jaime Airosa (Bmx Águias de S.Gabriel Best Point). Na segunda prova pontuável para a Taça de Portugal, tornou a liderar, com Renato Silva (Team BMX Quarteira) a terminar na segunda posição e Miguel Gaboleiro (Bmx Águias de S.Gabriel Best Point) em terceiro.

Após as duas provas que inauguraram a Taça de Portugal de BMX, na categoria de Femininas +15, Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) é a líder e em Femininas 13-14 é Leonor Carvalho (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) a comandar o ranking geral.

Na categoria Cruiser +40 foi Paulo Domingues (Individual) a colocar-se na frente do ranking e em Cruiser 30/39 foi João Fidalgo (AEBTT Rio/Mr.Print).

Em Masters Masculinos, Carlos Rosado (CBP-Clube Bicross de Portimão) é o líder do ranking, em Cadetes Masculinos é Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr.Print) e na categoria Escola/Juvenil foi André Ribeiro (CBP-Clube Bicross de Portimão) a colocar-se no comando.

No ranking de equipas foi a CBP-Clube Bicross de Portimão a dominar o fim de semana em casa.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Enduro/José Borges e Maaris Meier vencem em Celorico da Beira”


Por: Ana Nunes

José Borges (Clube BTT Matosinhos) segue imbatível na Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, e voltou a vencer nesta segunda prova. No setor feminino Maaris Meier (Maiatos) foi a mais forte, ao destacar-se diante das adversárias.

Cadafaz, em Celorico da Beira, recebeu neste domingo a 2ª Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano. José Borges (Clube BTT Matosinhos) tornou a destacar-se na categoria de Elite Masculina, tendo disputado a corrida com Francisco Pardal (goRide Portugal). Pardal cortou a meta com uma diferença de oito segundos para o vencedor, seguido por João Rodrigues (Maiatos), que fechou na terceira posição, a 30 segundos.

No setor feminino, desta fez foi Maaris Meier (Maiatos) que venceu a prova, com uma vantagem de 27 segundos sobre a segunda classificada, Ana Leite (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde. Sophie Bagnall (Gravity Bc), que tinha vencido a primeira prova da Taça, terminou na terceira posição, a 31 segundos.

Na prova de juniores masculinos voltou a estar em destaque André Fernandes (Caniço Riders) que, uma vez mais, não deu qualquer hipótese aos adversários, ao terminar com uma confortável vantagem superior a um minuto em relação ao segundo classificado, Afonso Sousa (Casa do Povo de Abrunheira). O terceiro classificado foi João Craveiro (Casa do Povo de Abrunheira), que fechou o pódio a dois minutos do vencedor.

Em cadetes masculinos foi Gabriel Correia (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling) a vencer, com 34 segundos de vantagem sobre Marco Fernandes (Clube BTT Matosinhos). Dinis Costa (BTT Enduro Terras de Bouro) fechou o pódio em terceiro, a um minuto.

Nas categorias de veteranos, Gonçalo Gaspar voltou a destacar-se em masters 30 e em masters 40 foi João Cordeiro (Caniço Riders) a vencer a prova. Na categoria de masters 50 o vencedor foi José Ferreira (BTT Enduro Terras de Bouro) e em masters 60 foi Carlos Marques (União Desportiva Lorvanense), mais uma vez, a dominar. No setor feminino foi novamente Bianca Oliveira a terminar na primeira posição.

Na categoria de Escolas/Juvenis, foi Margarida Vasconcelos (Maiatos) a vencer a prova.

Nas bicicletas de assistência elétrica voltaram a destacar-se, no masculino, Miguel Pardal (goRide Portugal) e, no feminino, Ana Lopes (BTT Enduro Terras de Bouro).

A terceira prova da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano vai realizar-se em Castelo de Vide, no dia 10 de outubro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo  

“Stefan Küng vence crono e é o primeiro líder da Volta à Suíça”


Suíço fez a prova de 10.9km em 12 minutos

 

Por: Lusa

Foto: Stefan Küng

O suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ) venceu este domingo o contrarrelógio que deu início à Volta à Suíça em bicicleta, aproveitando o exercício individual em Frauenfeld para assumir a liderança da geral individual.

Küng, um dos grandes especialistas da atualidade no crono, cumpriu os 10,9 quilómetros com partida e chegada em Frauenfeld em 12 minutos, batendo por quatro segundos o compatriota Stefan Bissegger (Education First-Nippo), segundo, e por 12 o italiano Mattia Cattaneo (Deceuninck-QuickStep), terceiro.

O tetracampeão suíço de contrarrelógio prossegue o bom ano de 2021, somando a segunda vitória da temporada, depois de ter vencido o crono da Volta à Comunidade Valenciana, o que lhe valeu o triunfo final à frente do português Nelson Oliveira (Movistar).

Por outro lado, Küng deixa para trás a desilusão em Friburgo, no final da Volta à Romandia, em que foi apenas 15.º, aproveitando para liderar a sua Volta, onde já venceu uma etapa em 2018.

O único português em prova, Rui Costa (UAE Emirates), vencedor da Suíça por três vezes, esteve este sábado aquém das expectativas ao ser 74.º, a 59 segundos do vencedor.

Na segunda-feira, a segunda de oito etapas liga Neuhausen am Rheinfall a Lachen em 178 quilómetros, com três contagens de montanha de segunda categoria no percurso.

Fonte: Record on-line

“Ivo Oliveira focado em recuperar após operação bem-sucedida ao fémur”


Português sofreu queda na quinta etapa do Critério do Dauphiné

 

Por: Lusa

O ciclista português Ivo Oliveira (UAE Emirates) revelou, este sábado, que a operação a uma fratura no fémur foi bem-sucedida e vai concentrar-se na recuperação, após uma queda na quinta etapa do Critério do Dauphiné.

"A operação ao fémur correu bem e agora restam longos meses de recuperação", escreveu o ciclista, na rede social Instagram.

Oliveira, que era o único português em prova no Dauphiné, desistiu após cair a cerca de 30 quilómetros do final da quinta etapa, na quinta-feira, e exames médicos confirmaram uma fratura.

A equipa deu conta da operação com caráter urgente, agora realizada ao ciclista, de 24 anos, que estava na lista de pré-convocados da formação dos Emirados Árabes Unidos para correr a Volta a França, em apoio do último vencedor, o esloveno Tadej Pogacar.

Fonte: Record on-line

“Tomás Contte vence Grande Prémio Abimota”


Argentino do Louletano foi segundo na 2.ª e última etapa

 

Por: Lusa

O ciclista argentino Tomas Contte (Louletano) venceu, este domingo, o 41.º Grande Prémio Abimota, ao ser segundo classificado na segunda e última etapa, ganha por Rafael Silva (Antarte-Feirense).

Silva cumpriu os 158 quilómetros entre Anadia e Águeda, no distrito de Aveiro, em 3:43.31, batendo ao sprint o argentino da equipa de Loulé, que foi segundo, e José Sousa (Kelly/Simoldes/UDO), terceiro.

Rafael Reis (Efapel), que entrava como líder à partida depois de vencer no sábado a primeira tirada, foi quarto e, dadas as bonificações de Contte, perdeu a vitória final para o argentino de 22 anos, em estreia no ciclismo europeu este ano.

"Sinto que foi um merecido prémio para toda a equipa depois de tantos meses de trabalho. O Louletano é mais do que uma equipa, é uma família, e a vitória é para dividir com todos", declarou o corredor, citado no sítio oficial da prova na Internet.

Na classificação final, Daniel Freitas (Rádio Popular-Boavista) foi terceiro, a oito segundos, a mesma distância temporal de José Sousa, quarto.

Fonte: Record on-line

“Mark Padun volta a vencer na consagração de Richie Porte no Critério do Dauphiné”


Ucraniano acabou com 1.36 minutos de vantagem sobre o pelotão

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Richie Porte

O ucraniano Mark Padun (Bahrain-Victorious) venceu este domingo pelo segundo dia seguido no Critério do Dauphiné, ao conquistar a oitava e última etapa da corrida de ciclismo, ganha pelo australiano Richie Porte (INEOS).

Padun, que com os dois triunfos em alto arrebatou a classificação da montanha, cumpriu os 147 quilómetros entre La Léchère-Les-Bains e Les Gets em 4:06.49 horas, com 1.36 minutos de vantagem sobre o resto do pelotão.

O dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) foi segundo, com o austríaco Patrick Konrad (BORA-hansgrohe) no terceiro posto, à mesma distância, ainda à frente da luta pela vitória final.

Aí, mesmo perante várias montanhas exigentes, o pelotão não conseguiu importunar os primeiros nove classificados, que não mudaram em relação à sétima etapa, dando uma primeira vitória no Dauphiné a Porte.

O australiano, de 36 anos, junta este triunfo a dois Paris-Nice, uma Volta à Suíça, uma Volta à Catalunha e outra Volta à Romandia, entre outras conquistas, além de ter sido terceiro na Volta a França de 2020.

O cazaque Alexey Lutsenko (Astana) acabou em segundo, a 17 segundos, com o britânico Geraint Thomas (INEOS) a fechar o pódio, a 29 do colega de equipa.

Fonte: Record on-line

“Victor Paula impôs-se no Circuito de Palmeira / Troféu Peixoto Alves”


Victor Paula (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) venceu ao sprint o 18.º Circuito de Palmeira/Troféu Peixoto Alves, segunda prova do Campeonato do Minho - Arrecadações da Quintã e penúltima da Taça de Portugal de Juniores. Patrocinada pela Junta de Freguesia de Palmeira (Braga), a prova homenageou Peixoto Alves, velha glória do ciclismo português e vencedor da Volta a Portugal de 1965, natural de Palmeira.

Promovida com todas as condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Num dia bastante quente, o Circuito de Palmeira, que sofreu alterações ao seu habitual percurso devido às restrições com a pandemia, foi bastante discutido pelos cerca de 120 ciclistas que marcaram presença. Os ataques fizeram-se sentir durante, praticamente, os 92,6 quilómetros percurso, mas a resposta do pelotão evitou que alguma fuga singrasse.

A diferença foi sendo feita nas passagens pela meta volante, instalada na Rua de Miracávado. Tiago Nunes (Silva & Silva/ADRAP/Sentir Penafiel) foi o mais feliz e venceu três das sete metas volantes, conquistando assim o troféu final. Diogo Sousinha (AJA), Gabriel Ferreira (Efapel), João Leite (Bairrada) e Gonçalo Tavares (Bairrada) foram os outros vencedores das metas intermédias.

À entrada para a última volta do Circuito de Palmeira, era alargado o número de ciclistas que podia atacar na chegada em plano ao Kartódromo Internacional de Braga. Victor Paula (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact), que começou mal a corrida devido a dores no estômago e a uma pequena avaria na bicicleta, fez uma corrida de constante recuperação. O atleta barcelense, de nacionalidade brasileira, chegou aos últimos quilómetros lado a lado com António Morgado (Bairrada), João Martins (Academia Ciclismo Paredes), Sérgio Saleiro (CC Barcelos) e Daniel Lima (CC Loulé).

No sprint final, Victor Paula, que se define como um trepador, foi mais forte e cortou a meta na primeira posição conquistando assim a vitória no tradicional Circuito de Palmeira / Troféu Peixoto Alves.

António Morgado (Bairrada) cortou a meta na segunda posição e reforçou a liderança na Taça de Portugal de Juniores, enquanto João Martins (Academia Ciclismo de Paredes) completou o pódio.


Por equipas, venceu o Centro Ciclista de Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor. A equipa orientada por Alberto Costa colocou quatro ciclistas no Top20 e deixou nos lugares imediatos da classificação coletiva a Seissa /KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact e o Bairrada.

 

César Gomes: “Foi uma corrida que correu muito bem”

 

César Gomes (presidente da Junta de Freguesia de Palmeira) fez um balanço muito positivo do 18.º Circuito de Palmeira/Troféu Peixoto Alves. “Foi uma corrida que correu muito bem, muito disputada e com uma chegada ao sprint, como tinha previsto. Em termos organizativos esteve tudo excecional, não houve falhas, as autoridades colaboraram bastante e as pessoas da freguesia também cumpriram com aquilo que lhes foi pedido. Agora esperamos que para o ano possamos organizar uma prova dentro dos pergaminhos habituais, que é uma prova de elevado nível, com mais quilómetros e mais dura”, afirmou o autarca.

César Gomes considera que “valeu a pena todo o esforço” e lembrou que “para um atleta é complicado treinar e não ter depois provas para competir. Por isso, fizemos todos um esforço, juntamente com a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo, para que a prova fosse para a estrada. O caso de Palmeira será provavelmente um caso atípico porque nós estamos sempre disponíveis para realizar a prova, sejam quais forem as dificuldades. Os atletas merecem-no, nós estamos cá, a população de Palmeira pergunta pela prova e então fomos em frente”.

 

Joaquim Mendes: “apraz-nos registar a forma como Palmeira se adaptou”

 

Joaquim Mendes (Vice-presidente da ACM) também destacou a capacidade da freguesia de Palmeira em se adaptar à nova realidade

“Apraz-nos registar a forma como a freguesia de Palmeira se adaptou à nova realidade e às exigências da DGS. Palmeira adaptou-se e em vez de ter uma chegada em topo, que seria ideal para trepadores, a discussão da vitória foi para roladores e assistiu-se a uma grande prova”.

Joaquim Mendes fez “um balanço muito positivo de mais uma edição do Circuito de Palmeira”, realçando a convicção de que a ACM continua a ter na Junta de Freguesia de Palmeira um parceiro que dá garantias para se manter a tradição por muitos e bons anos”.


 

Victor Paula (Seissa): “No final consegui dar o meu melhor”

 

“O início da prova não foi muito fácil para mim. Estava com dores do estômago, mas aos poucos fui melhorando. Depois tive uma pequena avaria, mas isso não interferiu em nada com os meus objetivos. A meio da prova o ritmo estava muito forte, mas tenho uma boa equipa e conseguiu-me colocar bem e, no final, no sprint, consegui dar o meu melhor”, disse o ciclista da Seissa.

O facto da prova terminar em sprint foi favorável para ti? “Eu prefiro terminar subindo, mas é preciso estar preparado para todas as hipóteses, treinar para vários terrenos e para as várias chegadas. Eu treino muito os sprints e acabei por me sair bem”.

Victor Paula trabalhou muito e confessa que “senti que podia chegar à vitória nos últimos dois quilómetros, quando começaram a surgir muitos ataques e eu percebi que estava em condições para tentar a vitória”.

 

Alberto Costa (CC Barcelos): “É sinal de muito trabalho”

 

O Centro Ciclista de Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor saiu de Palmeira com a vitória na classificação colectiva, repetindo assim o triunfo alcançado pela equipa de cadetes em Golães, na semana passada. Alberto Costa, diretor desportivo do conjunto barcelense, salientou que “isto é sinal de muito trabalho” e garantiu que “os miúdos têm estado muito motivados. Temos feito um grande trabalho com as duas equipas, treinamos juntos várias vezes para ajudar uns e outros”.

“Felizmente as coisas estão a correr bem e temos conseguido vencer as provas coletivamente. Temos uma equipa muito unida, empenhada e trabalhadora e vamos tentar sempre fazer o nosso melhor”,

Afirmando que “os miúdos gostam de ganhar”, Alberto Costa salientou que “temos ciclistas de grande valor e que estão sempre na discussão das corridas. Ainda não conseguimos ganhar individualmente, mas temos que dar o valor aos adversários e há, efetivamente, muito bons atletas no escalão Júnior. Temos que dar o mérito a quem o tem e temos que trabalhar cada vez mais para conseguir chegar lá”.

O 18º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves contou com o patrocínio da Junta de Freguesia de Palmeira e o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, Guimarpeixe, Jopedois e Auto Terror.

 

João Peixoto Alves - Vencedor da Volta a Portugal de 1965

 

João Peixoto Alves, natural de Palmeira (Braga), nasceu a 23 de maio de 1941 e iniciou a sua atividade no ciclismo, como popular, no Futebol Clube do Porto.

Posteriormente representou o C. C. Aldoar e o Benfica, onde se tornou conhecido como um dos melhores ciclistas portugueses. A sua carreira como profissional iniciou-se em 1960 e terminou em 1966, quando se retirou, com 25 anos, deixando um lugar difícil de preencher no ciclismo e no Benfica.

Ao longo da carreira desportiva disputou 171 provas, tendo ganho 22. Conquistou os títulos de Campeão Nacional e Regional de Rampa, no último caso por quatro vezes.

Vencedor da Volta a Portugal de 1965, alcançou ainda dois segundos e um terceiro lugares na importante competição. Na prova “rainha” do ciclismo português ganhou ainda 9 etapas, foi portador da camisola amarela em 23 e ganhou o Prémio da Montanha e a Classificação por Pontos no ano de 1963.

Participou na Volta a França do Futuro em 1963 (7º na geral e 2º na Montanha) e em 1964, tendo ainda participado na Volta à Espanha (1962, 1963 e 1965), na Volta a S. Paulo (1962 e 1966), na Volta à Catalunha (1965) e no Campeonato do Mundo (1965 e 1966).

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Seleção Nacional/Fábio Costa termina última etapa da Corrida da Paz no 7º lugar”


Por: Ana Nunes

Fábio Costa esteve em destaque no dia de hoje, na Corrida da Paz, na República Checa. O ciclista português terminou na sétima posição, numa dura etapa de montanha, ganha por Axel Laurence. O vencedor da geral foi Filippo Zana.

Hoje foi dia de a armada portuguesa enfrentar a última etapa da Corrida da Paz, com partida e chegada em Jeseník. A tirada de 168,1 quilómetros, a mais longa de todas, adivinhava-se muito complicada.

Afonso Silva era o corredor português mais bem colocado na classificação geral, mas um dia menos bom levou-o a perder algum tempo, o que o atirou para longe dos lugares pontuáveis. No entanto, Fábio Costa chegou no grupo da frente e terminou na sétima posição. Este resultado garantiu-lhe uma subida de sete lugares na geral, para a 22ª posição, a 5m27s do vencedor, o francês Axel Laurence.

Um dos objetivos do selecionador nacional, José Poeira, era colocar um corredor no top 20 da geral, de forma somar pontos para a Taça das Nações de Sub-23. Fábio Costa foi o corredor português que ficou mais perto de o atingir, depois de Afonso Silva não se ter sentido bem logo desde o início da etapa.

“Foi uma corrida muito dura, tal como se previa. O Afonso Silva estava em 14ª na geral, mas não se sentiu bem e acabou por ficar logo para trás na primeira montanha. O nosso objetivo era tentar colocar um corredor no top 20 da classificação geral e não foi possível alcançá-lo. Há dias bons e há dias maus. O ciclismo é mesmo assim. Foi um dia menos bom, mas o Fábio Costa conseguiu chegar entre os primeiros e terminar no sétimo lugar, o que é bastante positivo”, explicou José Poeira.

Na etapa de hoje, Diogo Barbosa chegou na 28ª posição, com o mesmo tempo do vencedor. Pedro Miguel Lopes terminou em 44º, a 2m48s e Fábio Fernandes em 59º, a 5m15s. Miguel Salgueiro e Afonso Silva chegaram juntos, a 17m19s, do vencedor, em 65º e 69º, respetivamente.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo  

“Seleção Nacional/Luís Costa soma mais um pódio às contas da seleção nacional no Europeu de paraciclismo”


Por: Ana Nunes

Portugal conquistou mais uma medalha no Campeonato Europeu de Paraciclismo, com um terceiro lugar de Luís Costa, na prova de fundo da classe H5. Flávio Pacheco esteve perto de alcançar o top 5, mas um percalço fez com que fechasse na sexta posição, na classe H4.

A seleção portuguesa somou mais uma às cinco medalhas que já tinha ganho no Europeu de Paraciclismo. Luís Costa tinha como objetivo lutar pela vitória no dia de hoje, mas acabou por terminar na terceira posição, a 1m53s do vencedor, Mitch Valize.

“Tinha alguma esperança de discutir a vitória na corrida. No entanto, percebi que havia uma subida difícil e achei que se alguém atacasse poderia ser mais complicado para mim e foi isso que acabou por acontecer. Ainda consegui responder a alguns ataques, mas não foi possível lutar pelo primeiro lugar. Foi um terceiro lugar, por isso é claro que fico feliz na mesma”, explicou Luís Costa.

Apesar de ter tido um percalço logo no início da corrida, Flávio Pacheco conseguiu terminar na sexta posição, a apenas 14 segundos do quinto classificado. O vencedor da prova foi o francês Joseph Fritsch.

“Foi uma prova dentro das minhas expectativas e do selecionador. Tive um percalço logo no início, que me fez perder algum tempo, mas lutei sempre até ao final. Penso que se isso não tivesse acontecido poderia ter terminado no quinto lugar. Agora, é continuar a trabalhar”, disse Flávio Pacheco.

O selecionador nacional de paraciclismo, José Marques, não poderia estra mais satisfeito com os seis pódios conquistados no Campeonato da Europa e faz um balanço muito positivo da prestação de toda a equipa portuguesa.

“Foi um dia muito positivo, pois voltámos a conseguir um pódio no Campeonato da Europa. Fizemos o nosso papel e cumprimos os nossos objetivos. Como já tinha dito, a classe do Flávio Pacheco é muito difícil, mas ele andou muito bem e está de parabéns pelo resultado que fez. O Luís Costa conseguiu mais um pódio, por isso é um balanço muito positivo que faço desta competição. Os pódios foram fruto de muito trabalho e é muito gratificante sair daqui com seis medalhas”, afirmou José Marques.

O Campeonato do Mundo de Paraciclismo vai ser o próximo desafio destes atletas, que decorre entre os dias 9 e 13 de junho, no Circuito do Estoril, em Portugal.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“4ª Taça de Portugal Júnior”


António Morgado conquista a Taça de Portugal Júnior, em dia de vitória para Pedro Pinto

 

Por: Ana Nunes

A derradeira prova da Taça de Portugal Júnior teve lugar hoje, com o Prémio Cidade de Penafiel, que coroou o grande vencedor, António Morgado (Bairrada). O vencedor da prova deste domingo foi Pedro Pinto (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact), numa chegada ao sprint.

Na quarta e última prova da Taça de Portugal de Juniores, o pelotão teve pela frente 98,2 quilómetros, com partida e chegada à frente da sede da Silva & Vinha/ADRAP/Sentir, em Penafiel.

António Morgado (Bairrada) era quem comandava a geral da Taça de Portugal à partida para a etapa de hoje, seguido de Diogo Pinto (Academia Joaquim Agostinho /CYR/UDO), em segundo lugar, e Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais), em terceiro.

Um grupo grande destacou-se para formar uma fuga, sempre controlada por um pelotão, liderado pela equipa da Bairrada. O calor e o percurso em constante sobe e desce, levou a que o grupo chegasse ao final com apenas 4 corredores, entre eles João Gomes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), Miguel Marques (Bairrada), João Silva (Santa Maria da Feira/Segmento D`Época/Reol) e Pedro Pinto (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact).

Na aproximação à meta, Pedro Pinto mostrou-se mais forte, lançando-se sozinho à procura da vitória. Com esta vitória, a equipa fez a dobradinha neste fim-de-semana de Taça de Portugal, depois da vitória de Victor Paula no dia de ontem. Em segundo lugar, a 10 segundos, ficou João Gomes, enquanto Miguel Marques (Bairrada) fechou em terceiro, a 12 segundos do vencedor.

Nas contas da geral da Taça de Portugal não houve alterações na frente, com António Morgado a conquistar o título, repetindo o triunfo alcançado enquanto cadete. Com o segundo lugar da prova deste domingo João Gomes ascendeu à segunda posição do ranking e Diogo Pinto (Academia Joaquim Agostinho/CYR/UDO) concluiu no terceiro posto.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com