segunda-feira, 6 de julho de 2020

“Europeus de estrada vão ser em Plouay de 24 a 28 de agosto”


Cidade recebe anualmente duas provas de fundo por equipas e já acolheu mundiais de estrada
Por: Lusa
Os Europeus de estrada vão decorrer na cidade francesa de Plouay de 24 a 28 de agosto, anunciou esta segunda-feira a União Europeia de Ciclismo (UEC) em comunicado.
A cidade de Plouay, que recebe anualmente duas provas de fundo por equipas e já acolheu, antes, Mundiais de estrada e provas da Taça do Mundo feminina, entre outros, vai substituir Trento, em Itália, que passou para 2021 devido à pandemia de covid-19.
A UEC procurava nova localização para conseguir realizar o campeonato da Europa ainda este ano, destacando o "vínculo estreito" da localidade com o ciclismo e um "orgulho face à crise sanitária" que se vive em todo o mundo.
A prova arranca no dia 24 de agosto com o contrarrelógio em todas as categorias, seguindo-se a corrida de fundo da elite masculina no dia 26, um dia antes das femininas, num programa que contempla provas mistas e de sub-23 e juniores.
O Europeu vai terminar um dia antes do arranque da Volta a França, ainda que os ciclistas de elite estejam livres a partir de dia 26, um dia depois da Clássica da Bretanha, que trabalha em parceria com a UEC.
Fonte: Record on-line

“Vitória surpreendente na “rentrée”


Por: After Two //works
Fotos: João Fonseca e After Two //works
Daniel Dias foi o brilhante vencedor do contra-relógio que assinalou a 1ª prova da “Taça de Portugal de Sub-23”, realizada este domingo na zona envolvente ao Velódromo Nacional, em Anadia.
Com apenas 18 anos e a cumprir o primeiro de experiência no escalão, o ciclista da “Sicasal - Torres Vedras” surpreendeu toda a concorrência ao concluir os 22 quilómetros do exercício em 29 minutos e 52 segundos, menos 17s que o seu mais direto adversário, Miguel Salgueiro da LA Sport. Na classificação geral, o atleta de Vila Nova de Gaia registou o 22º melhor tempo.
A prova marcou o regresso à competição em Portugal quase 4 meses depois do confinamento a que os atletas foram obrigados devido à pandemia da Covid-19 e teve a participação de alguns dos melhores lusos a correr o “World Tour”, como é o caso do campeão do mundo Rui Costa, que venceu a competição em elites.

Ao conquistarem o comando da taça nas respetivas categorias, Rui Costa e Daniel Dias partilharam o pódio e o jovem da equipa de Torres Vedras não conteve a emoção: “O Rui Costa é um ídolo para mim desde que comecei a correr. É um exemplo a seguir e é incrível subir ao pódio com ele. É uma enorme motivação para um dia poder seguir os seus passos.” Sobre a vitória acrescentou: “Foi um dia muito bom. Venci em sub-23, o que para a nossa equipa é muito importante. Somos uma equipa de clube, mas ambiciosa. A Taça de Portugal Sub-23 é um objetivo para nós”.
Em destaque esteve também Francisco Morais, que terminou na 6ª posição com um tempo de 30m e 53s. Em 9º lugar, Diogo Narciso foi o terceiro elemento da equipa a concluir no top-10 e a contribuir para mais uma vitória coletiva da formação de Torres Vedras em 2020.
Wilson Esperança concluiu o desafio na 26ª posição enquanto Guilherme Simão ficou impedido de terminar após um súbito problema mecânico a apenas 4 km da meta.
A equipa torriense comanda assim, individual e coletivamente, o ranking 2020 da Taça de Portugal de ciclismo sub-23.
Fonte: Academia Joaquim Agostinho





Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com