sábado, 2 de setembro de 2023

“César Fonte vence etapa inicial do GP JN e assume liderança”


Terminou a primeira etapa do GP JN

 

Por: José Pedro Gomes

Igor Martins / Global Imagens

Corredor da Rádio Popular-Paredes-Boavista fez vingar fuga que ajudou a desenhar logo no início da etapa e foi o primeiro cruzar a meta final em Águeda vestindo a primeira camisola amarela da corrida.

César Fonte é o primeiro líder do Grande Prémio JN, depois de vencer a etapa inicial, que ligou Albergaria-aVelha e Águeda, de 141,7 km.

O experiente ciclista natural de Viana do Castelo, que conquistou a camisola da montanha na recente edição da Volta a Portugal, fez valer uma fuga que desenhou logo aos 10 KM, para chegar isolado à meta, com dois segundos de vantagem para o pelotão.

André Ramalho (Credibom-LA Alúminios-Marcos Car) e Ignacio Martínez (High Level-GSport-Grupo Torno) que acompanharem Fonte em quase toda a fuga cederam na parte final, e foram absorvidos pelo pelotão.

O pódio da classificação geral ficou, por isso, completo com Rafael Silva (Efapel) e Sergi Darder (High Level-GSport-Grupo Torno).

Na classificação geral, e graças às bonificações, César Fonte tem 8 segundos de vantagem para Rafael Silva, que segue em segundo lugar, e nove segundos André Ramalho, terceiro classificado.

Na segunda etapa, o pelotão tem um ligação de 156,7 km com partida e chegada em Valongo, que começa às 12 horas na Avenida 5 de Outubro.

Fonte: JN

“Seleção Nacional/Renato da Silva quarto entre os juniores na Taça da Europa de BMX”


Por: Vasco Moreira

Renato da Silva foi o destaque principal da Seleção Nacional na ronda 11 da Taça da Europa de BMX, a primeira das duas rondas decisivas da competição que decorre ao longo deste fim de semana na pista olímpica de BMX do Centro de Alto Rendimento de Anadia, situada em Sangalhos.

O jovem ciclista luso cumpriu o objetivo de atingir a final de juniores masculinos, depois de ter estado a grande nível na qualificação e nas eliminatórias – foi primeiro na primeira ronda e nas meias-finais e segundo nos quartos de final. Contra alguns dos melhores juniores do BMX, Renato da Silva conseguiu terminar em quarto lugar, tendo ficado muito próximo do pódio, apenas atrás de Maxime Habert (França), Vincent Molén (Suécia) e James Cutter Williams (Estados Unidos da América).

“O nosso objetivo também passava por perceber em que nível estou, porque não tenho feito muitas provas devido a lesões. Depois, o objetivo é sempre chegar à final e fazer o melhor possível. O quarto lugar foi bom, mas é difícil ficar tão perto do top 3 e de trazer um pódio para Portugal. Espero conseguir melhorar amanhã”, analisou Renato da Silva.

Bernardo Rocha também esteve em bom plano, ao atingir os quartos de final de juniores masculinos, onde acabou por ser sexto, lugar que lhe permitiu terminar na 23.ª posição da classificação final. Nas juniores femininas, Rita Xufre não conseguiu atingir as eliminatórias, depois de ter sido quinta nas três corridas de qualificação. Foi 10.ª na classificação final.

Entre os cadetes em representação da Seleção Nacional, Leonor Carvalho foi quem mais se destacou, tendo atingido a final e terminado no sétimo lugar, depois de ter sofrido uma queda na corrida decisiva. Nos masculinos, todos atingiram os quartos de final, sendo que Leonardo Carmo foi 24.º na classificação final, Lourenço Hartel foi 28.º e Francisco Marcelino foi 29.º.

“Ficou um sabor agridoce. O Renato entrou na final depois de ter sido um campeão nas corridas de qualificação e nas eliminatórias. Na final, contra os melhores, ele tinha de ter calma e serenidade para a corrida não terminar na primeira curva. Conseguiu, fez uma segunda reta que lhe permitir entrar na luta pelo pódio e terminou em quarto lugar. Estamos contentes, mas vamos procurar melhorar”, referiu Alexandre Almeida.


“O Bernardo tem vindo a ganhar mais confiança e conseguiu superar o seu objetivo ao entrar nos quartos de final.  Nas atletas femininas, o nosso nível não nos permitiu chegar mais à frente, mas vamos procurar melhorar na próxima ronda. Nos cadetes masculinos, uma categoria muito disputada, foi um abre-olhos, uma experiência para terem um embate com estes adversários. Amanhã vamos afinar e procurar melhorar”, concluiu o selecionar nacional de BMX.

Nota ainda para os restantes 28 portugueses em prova, a maioria dos quais nas categorias challenge. Paulo Domingues foi quem esteve em maior evidência, tendo terminado em quarto lugar em cruisers 30-44. André Muller, em boys 14, também atingiu a final, tendo ficado na sétima posição.

 

Ruben Gommers e Zoe Claessens festejam na elite

 

Os grandes vencedores desta ronda 11 da Taça da Europa de BMX, porém, foram Ruben Gommers (Bélgica) e Zoe Claessens (Suíça), que venceram na categoria de elites. Nos masculinos, o belga confirmou o favoritismo, uma vez que é líder do ranking da Taça, e bateu Eddy Clerte (França) e Mauricio Ignacio Molina (Chile), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Já entre as femininas, Zoe Claessens teve concorrência à altura, mas levou a melhor sobre a campeã mundial Bethany Shriever (Grã-Bretanha), segunda classificada, e sobre Laura Smulders (Países Baixos), terceira.

Nos sub-23, foram Pablo Garcia Marcos (Espanha) e Emily Hut (Grã-Bretanha) a festejar o primeiro lugar. Nos juniores, para além de Maxime Habert, francês que liderou a prova em que Renato da Silva foi quarto, nota para Betsy Bax, britânica que liderou a corrida feminina. Finalmente, em cadetes, a Grã-Bretanha dominou, com triunfo de Ben Cornish e Freia Challis.

A competição, recorde-se, continua este domingo, com a 12.ª e última ronda da Taça da Europa de BMX. As corridas de elites, sub-23, juniores e cadetes, as categorias principais, vão decorrer durante a manhã e as das várias categorias challenge durante a tarde. Há bilhetes à venda no local (10 euros), sendo que os residentes no concelho de Anadia têm direito a entrada gratuita e o evento pode também ser acompanhado através da transmissão online.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Cassilda Carvalho terceira na Taça da Europa triatlo para juniores”


Atleta portuguesa só foi batida pela francesa Léa Houart e pela austríaca Tabea Huys

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Cassilda Carvalho

Cassilda Carvalho alcançou este sábado a melhor classificação entre os oito portugueses presentes na Taça da Europa de triatlo para juniores, em Bled, na Eslovénia, com o terceiro lugar na competição feminina.

Nos 400 metros de natação, 13,4 quilómetros de bicicleta e 3,3 quilómetros a correr, Cassilda Carvalho, que concluiu com o tempo de 39.13 minutos, só foi batida pela francesa Léa Houart (38.44) e pela austríaca Tabea Huys (39.03).

Catarina Felício Santos foi 16.ª, Sofia Almeida Sousa 21.ª e Matilde Tomás 59.ª, enquanto, no setor masculino, vencido pelo italiano Lorenzo Pelliciardi, Tomás Figueiredo foi o primeiro luso a terminar, no 17.º posto, à frente de Rodrigo Pissarra 19.º, David Abreu 22.º e José Ferreira 27.º.

Fonte: Record on-line

“Vuelta: Primoz Roglic vence oitava etapa, Sepp Kuss assume liderança da geral”


O português João Almeida (UAE Emirates) chegou no sexto lugar, a dois segundos, e é 11.º na geral

 

Por: Lusa

Foto: AFP

O ciclista esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) venceu hoje a oitava etapa da Volta a Espanha, em que o colega de equipa norte-americano Sepp Kuss assumiu a liderança da classificação geral individual.

Roglic, que venceu a Vuelta entre 2019 e 2021, cumpriu os 165 quilómetros entre Dénia e Xorret de Catí em 04:13.52 horas, batendo num sprint restrito o belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep), campeão em 2022 e hoje segundo, e o espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates), terceiro, com o português João Almeida (UAE Emirates) no sexto lugar, a dois segundos.

Nas contas da geral, em que Almeida é 11.º a XX da camisola vermelha, o novo líder é Sepp Kuss, com o espanhol Marc Soler (UAE Emirates) em segundo, a 43 segundos, e o francês Lenny Martinez (Groupama-FDJ) em terceiro, a um minuto.

No domingo, a nona etapa, que antecede o primeiro dia de descanso, liga Cartagena a Collado de la Cruz de Caravaca em 184,5 quilómetros acidentados, incluindo uma chegada em alto.

Fonte: Sapo on-line

“Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa/1.º GP JN de Ciclismo Feminino”


Cristiana Valente conquista Taça de Portugal

 

Por: Vasco Moreira

Cristiana Valente (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) foi coroada vencedora da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, depois de ter sido sexta na quinta e última prova da competição em 2023. Sem hipóteses de lutar pelo título, Vera Vilaça (Massi Tactic) foi a ciclista mais rápida do dia.


O 1.º GP JN de Ciclismo Feminino, correspondente também à 5.ª Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, decorreu esta manhã, em Albergaria-a-Velha, a partir das 9h30. Nas elites femininas, Vera Vilaça (Massi Tactic) esteve em destaque, ao ser a mais rápida a percorrer as cinco voltas ao circuito, num total de 89,2 quilómetros, à frente de Agustina Reyes (Matos Mobility/Optiria) e Ana Caramelo (Matos Mobility/Optiria), por esta ordem.

No entanto, o maior festejo pertenceu a Cristiana Valente, que foi sexta, resultado suficiente para segurar o primeiro lugar do ranking, com 177 pontos, e juntar a conquista da Taça de Portugal ao título de campeã nacional. Ana Caramelo, com 145 pontos, terminou a Taça na segunda posição, e Liliana Jesus (Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade), com 110, acabou no terceiro lugar.


Nas sub-23, que percorreram os mesmos 89,2 quilómetros, foi Beatriz Roxo (Cantabria Deporte/Río Miera) a primeira a cortar a meta, apesar de ter terminado com o mesmo tempo de Beatriz Pereira (Bizkaia-Durango). No ranking, porém, foi Nádia Henriques (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) quem segurou o primeiro lugar, depois de ter sido quarta nesta prova. Beatriz Roxo terminou a Taça no segundo lugar, com os mesmos 100 pontos de Johana Diaz (Matos Mobility/Optiria), terceira classificada.


Nas juniores, que percorreram 70,6 quilómetros, Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade) garantiu a conquista da Taça com a vitória nesta quinta prova, que lhe permitiu somar 175 pontos e fugir a Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo), que não participou mas terminou em segundo lugar no ranking, com 125 pontos. O pódio da Taça das juniores femininas fica completo com Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade), que foi também terceira nesta prova.

Já em cadetes, depois das três voltas ao percurso de 18,6 quilómetros, num total de 52 quilómetros, foi Maria Marques (Matos-Cheirinhos/Vila Gale/Etopi) a mais rápida, somando 50 pontos, o que lhe permitiu subir ao segundo lugar do ranking, com 137 pontos. No entanto, a vencedora da Taça, com 158 pontos, é Leonor Casimiro (Korpo Activo/Penacova), que foi 10.ª nesta prova. Emília Baía (Korpo Activo/Penacova), que terminou em sétimo lugar, fecha o pódio da competição, com 120 pontos.


Nas categorias de masters, Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/VESAM) venceu em master 30 e sagrou-se vencedora da Taça, com 200 pontos, à frente de Patrícia Rosa (Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade) e Filipa Fidalgo (Ciclismo 20kms Almeirim/Restaurante O Forno). Ana Neves (Bike & Nutrition Shop) confirmou o favoritismo em masters 40 com uma vitória que a consagrou como líder do ranking final, com 235 pontos, à frente de Raquel Santos (Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade) e Irina Coelho (5Quinas/Municipio de Albufeira/CDASJ). Já em masters 50, foi Rosa Marques (União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca) a vencer a prova e a conquistar a Taça de Portugal, com 210 pontos. Filomena Gomes (Vertentability/CRG) e Natália Mendes (5Quinas/Municipio de Albufeira/CDASJ) fecharam o pódio, por esta ordem.

Nota ainda para Leontina Palhas (Vertentability/CRG), que se sagrou vencedora da Taça de masters 60, apesar de não ter corrido nesta última prova. Numa categoria com apenas duas ciclistas, Claúdia Ribeiro terminou na segunda posição do ranking. Por fim, destaque para Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade, que terminou na liderança do ranking das equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional com sete representantes na Taça da Europa de BMX”


Por: Vasco Moreira

A Seleção Nacional vai ter sete representantes nas duas últimas e decisivas rondas da Taça da Europa de BMX, agendadas para este fim de semana (2 e 3 de setembro), na pista olímpica de BMX do Centro de Alto Rendimento de Anadia, situada em Sangalhos.

Alexandre Almeida, selecionador nacional de BMX, convocou os juniores masculinos Renato da Silva (Team BMX Quarteira), que atingiu os quartos de final do Europeu e do Mundial e já chegou a uma final nesta edição da Taça da Europa, e Bernardo Rocha (Team BMX Quarteira), atual campeão nacional de juniores, bem como a júnior feminina Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside).

“O Renato tem feito um percurso excelente e acreditamos que pode brilhar nesta prova, o que significaria estar nas finais. O Bernardo é um atleta excelente, que terá a sua primeira experiência a este nível na categoria júnior. Vamos procurar que possa passar a primeira ronda e entrar nas eliminatórias. Tudo o que vier depois será um ganho muito importante para o seu futuro. O mesmo é válido para a Rita, júnior de primeiro ano que vai ter a primeira experiência na rampa de oito metros”, explicou o selecionador.


A lista conta ainda com os nomes dos cadetes masculinos Leonardo Carmo (Team BMX Quarteira), Lourenço Hartel (Team BMX Quarteira) e Francisco Marcelino (BMX Badajoz AD), bem como da cadete feminina Leonor Carvalho (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside). De fora devido a lesão ficou Bruno Cardoso, campeão nacional de elites masculinos, que se encontra a recuperar de lesão. A seleção nacional não contará com nenhum representante nas categorias de elite e sub-23.

“Nos cadetes, uma categoria muito disputada, vamos tentar chegar o mais longe possível. Termos um cadete no primeiro terço da classificação já seria um grande resultado. O nosso objetivo é procurar que os nossos atletas continuem a melhorar as suas qualidades técnicas e competitivas. O resultado é sempre importante, mas não vamos estar obstinados com isso. Sabemos que o ritmo vai ser bastante elevado porque estão cá alguns dos melhores”, referiu Alexandre Almeida.

A par da seleção nacional, estarão presentes em prova outros 28 corredores portugueses nas diversas categorias challenge. No total, serão 35 os corredores lusos que vão participar nas duas rondas que vão consagrar os vencedores da Taça da Europa de BMX, ao lado de alguns dos maiores nomes desta disciplina olímpica.

“É uma prova que nos enche de orgulho. Receber atletas de grande nível, atletas olímpicos e campeões do mundo, e de tantos países na nossa pista nacional é algo que só nos pode encher de orgulho. Portugal mete uma pista no mapa mundial do BMX. Todas as seleções começam a ter esta pista como referência para treinos, estágios e mesmo para competições internacionais”, realçou ainda o selecionador de BMX.

Recorde-se que o programa do evento teve início esta sexta-feira, com os treinos oficiais, mas as corridas estão agendadas apenas para sábado (ronda 11) e domingo (ronda 12), entre as 9h e as 16h. As manhãs estarão reservadas às corridas de elites, sub-23, juniores e cadetes, as categorias principais, e as tardes para as várias categorias challenge.

Os residentes no concelho de Anadia têm entrada gratuita – é necessário que apresentem um documento que comprove a respetiva residência. Há também bilhetes à venda no local do evento, tanto diários, com o custo de 10 euros, como para os dois dias, com o custo de 15 euros. A prova terá ainda transmissão em direto online.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com